Pesquise no Leitora Viciada

18 de março de 2012

II Festival do Livro e da Leitura de Diadema

Entre os dias 22, 23 e 24 de março, a Prefeitura de Diadema, em parceria com a UNIFESP (campus Diadema), FAD (Faculdade Diadema), Projeto Adolescente Aprendiz e GEB (Grupo Estudantil de Base), realizará o II Festival do Livro e da Leitura de Diadema, no Centro Cultural de Diadema.

Trata-se de um momento único na cidade para a discussão sobre o livro e a literatura, com diversas atividades culturais e de incentivo à leitura, além de uma feira de livros com diversas editoras, onde será possível encontrar desde livros técnicos, infanto-juvenis e paradidáticos.

O evento pretende congregar toda a comunidade de Diadema, em especial o público jovem das escolas e universidades públicas e particulares, cursos preparatórios para a universidade, cursos técnicos e a sua população em geral.
Para tanto, pretende reunir artistas, escritores e produtores culturais, promovendo feira de livros, apresentações de dança e música, intervenções poéticas, lançamentos de livros, palestras e círculos de leitura.


Para mais informações, entre em contato através do telefone 4055-9202, através do e-mail bibliotecacentraldiadema@gmail.com ou visite o site oficial.

Programação:
Dia 22 de março – quinta-feira

9h - Apresentação da Lira Musical Diadema - Regência: Lucas Guimarães.

9h30 - Cerimônia de abertura - Mário Reali - Prefeito de Diadema, Galeno Amorim - Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Sérgio Nobre - Presidente do Sindicato do Metalúrgicos do ABC e demais autoridades. Homenagem a Moacyr Scliar – por Juscilene Araújo Monteiro.
Local: Teatro Clara Nunes

11h30 - Abertura da Feira de Livros
Local: Teatro Clara Nunes

14h - Lançamento do livro “Diadema: Em Cada Esquina uma História” e exposição fotográfica - Apresenta um resumo do trabalho desenvolvido pelo memorialista Walter Adão Carneiro, abordando a origem dos nomes das ruas da cidade de Diadema.
Local: Teatro Clara Nunes

14h - Dinâmica e atividades - Ministradas pelas educadoras do Projeto Adolescente-Aprendiz.
Local: Ateliê 1

14h - Workshop de Libras - Encontro com a fisioterapeuta e instrutora de libras Fabíola de Oliveira (deficiente auditiva).
Local: Ateliê 2

15h - Palestra - Exercitando a Criatividade - Marco Túlio Costa, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Infantil ou Juvenil em 2004, abordará o processo criativo do autor, com foco na obra “A árvore do Medo”.
Local: Teatro Clara Nunes

16h - Lançamento do livro “Violência Escolar: Caminhos para Enfrentar o Problema” - Com a professora Dra. Maria Auxiliadora Elias – Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora da FAD.
Local: Ateliê 1

18h30 - Lançamento da Resvista Espelho Negro - Ver, Refletir, Reconhecer e Identificar - realização da Associação Zulu Nation Brasil e o Movimento Negro de Diadema com a presença da Ministra da Promoção da Igualdade Racial. Com apresentação artística e distribuição gratuita de exemplares da revista.
Local: Teatro Clara Nunes

19h - Sarau - Literatura Popular Encontro para leitura e apreciação de poemas - Visa difundir a literatura, com intervenções musicais, performáticas e outras manifestações artísticas. Leitura de textos de literatura popular, lendas e causos do folclore brasileiro. Participação do poeta popular Moreira de Acopiara e da escritora e poeta Radi Oliveira. Participação especial dos alunos da EJA da Escola Municipal José Martins.
Local: Ateliê 1

20h - Mesa: Produção Literária em Diadema - Debate com os principais produtores das letras em Diadema, sobre o cenário cultural para a área e as políticas de apoio para o segmento. Participação: Reni Adriano, Juan Rodriguez Latorre, Luiz D. Salles, Hudson R. dos Santos, Radi Oliveira, Moreira de Acopiara e Carlos Henrique. Mediação: William Figueiredo.
Local: Ateliê 2

Dia 23 de março – sexta-feira

9h - Mesa: Democratização e acesso ao livro: reflexões sobre a cadeia produtiva - O debate contará com a participação de editoras, entidades e projetos que buscam melhorar o acesso da população à leitura. Participação: Joaquim Maria Botelho – Presidente da União Brasileira dos Escritores do Brasil – UBE, representante da Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Vitor Tavares – Vice-Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Haroldo Ceravolo (LIBRE), Ricardo Almeida – Clube dos Autores, Alex Giostri – Editora Giostri, Marcelo Duarte - Diretor da Panda Books, Christian Piana – Coordenador da Editora Lamparina Luminosa: Editora Livre Popular Artesanal, e representantes das Editoras Companhia das Letras e Isis.
Mediação: William Figueiredo.
Local: Teatro Clara Nunes

10h - Lançamento de livros - Produção de professores da Unifesp nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Local: Ateliê 2

10h - Oficina sobre Literatura de Cordel com Moreira de Acopiara - Poeta popular, cordelista com diversos livros publicados e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Participação especial dos alunos do 5º ano da Escola Municipal José Martins.
Local: Ateliê 1

14h - Show de Ciências - Demonstrações científicas em Física, Química, Biologia, Geologia, Engenharia Química e Farmácia e Bioquímica, elaboradas e executadas pelos estudantes de graduação, auxiliados por docentes da UNIFESP - Diadema.
Local: Teatro Clara Nunes

14h - Mesa: Literatura e Diversidade Relato de autores sobre suas experiências de vida e o comprometimento com movimentos de inclusão social. Participação: Lia Crespo - Jornalista, convive com sequelas de pólio e participa do movimento das pessoas com deficiência, Kiusam de Oliveira - Doutora em Educação e Mestre em Psicologia (USP), Markiano Charan Filho - Formado em Letras, Presidente da ADEVA – Associação de Deficientes Visuais e Amigos, Samara Andreza Del Monte - Universitária, tem paralisia cerebral e lança a 10ª edição da revista “Mais Deficiente” versão Braille e áudio.
Local: Ateliê 1

14h - Mediação de Leitura: Arthur Rimbaud: Juventude, Rebeldia e Eternidade - Arthur Rimbaud é conhecido como o jovem rebelde, que escrevia transgressivamente. Mediação: William Figueiredo.
Local: Ateliê 2

16h - Palestra - Literatura e Universidade - Com o professor Dr. Denílson Soares Cordeiro da UNIFESP. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e coordenador do grupo de Estudos e Pesquisa sobre Filosofia e Literatura, falará sobre a delicada relação entre a vida acadêmica e a produção literária, abordando aspectos convergentes e divergentes.
Local: Ateliê 1

16h - Apresentação de trabalhos artísticos do Projeto Adolescente Aprendiz e Coral Juvenil da Casa da Música - Regência de Ana Paula Guimarães.
Local: Teatro Clara Nunes

19h - Palestra - A Leitura dos Quadrinhos e as Adaptações Literárias em HQ - Paulo Ramos – Doutor em Letras pela USP, professor do Departamento de Letras da UNIFESP - Campus Guarulhos, autor de livros e responsável pelo Blog dos Quadrinhos.
Local: Ateliê 1

20h - Apresentação da Banda Jazz Sinfônica de Diadema
Regência: Todd Murphy. Repertório em homenagem às mulheres.
Local: Teatro Clara Nunes

Dia 24 de março – Sábado

9h - Relatos de experiências do Projeto “Leitura nas Fábricas” - O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Diadema, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, SINTRACOM e Ministério da Cultura, que visa inserir o livro no cotidiano dos trabalhadores e democratizar o acesso à Leitura. Presenças do Sr. José David Lima Carvalho – Coordenador Regional do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Diadema, Sra. Ana Nice M. Carvalho, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC São Bernardo do Campo, Sra. Aparecida M. Menezes, SINTRACOM e Sra. Daisy Fornaziero, Diretora de Biblioteca e Memória – Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e representantes das empresas Legas Metal, Grupo Papaiz, IGP, Apis Delta, Uniferco, Delga, Uniforja, Segatto, Mercedes-Benz.
Mediação: Lucineide Guimarães – Prefeitura de Diadema – Secretaria de Cultura.
Local: Teatro Clara Nunes

10h30 - Oficinas culturais no Centro de Detenção Provisória de Diadema (CDP) - Relato de experiência das oficinas de comunicação e expressão, cordel e música. Participantes: Carlos Lotto, Moreira de Acopiara, Jara Arrais – artistas-oficineiros –, Leandro da Silva Carvalho e Daniel Caldas Savassa – educadores do CDP.
Local: Teatro Clara Nunes

12h - Intervenção poética - Com performance de Lílian Reis.
Local: Teatro Clara Nunes

12h30 - CRENDICES... QUEM DISSE? Apresentação da Companhia de Danças de Diadema. Direção Ana Bottosso - Aborda as crendices populares que habitam o dia a dia do povo brasileiro, tendo como base elementos das danças populares brasileiras.
Local: Teatro Clara Nunes

Natureza e poesia PET (Atividade desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Ciências Biológicas da UNIFESP. Os visitantes serão convidados a confeccionar desenhos e poesias a partir da exposição dos alunos PET sobre elementos da natureza como folhas, rochas e etc) acontecerá nos três dias do evento.

A Feira de Livros e a Troca de livros (organizada pelos alunos do GEB e UNIFESP) acontecerão nos três dias do evento.

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail