Pesquise no Leitora Viciada

29 de março de 2012

Obras do escritor Teixeira e Souza serão reeditadas

Reeditar as obras de Antônio Gonçalves Teixeira e Souza e divulgá-las para o Brasil é o reconhecimento de sua importância na literatura e na vida social do século XIV. Além ser o primeiro romancista do país, escreveu outros cinco romances, quatro títulos de poesia e dois de teatro, mas acima de tudo um escritor que tratava o negro como ser humano e considerava as manifestações populares como cultura. O mulato, filho de um português e uma negra, que buscou na realidade inspiração para contar histórias.

As obras de Teixeira e Souza serão reeditadas. A Secretaria de Cultura de Cabo Frio e Fundação Palmares firmaram um convênio para divulgar as obras do escritor cabofriense.


O termo de cooperação técnica tem validade por cinco anos, renováveis por mais cinco, e prevê a preservação, promoção ao acesso à cultura afrobrasileira. Uma das ações propostas é reeditar as obras de Teixeira e Souza, começando por O Filho do Pescador, primeiro romance brasileiro de 1843, escrito pelo cabofriense. De acordo com o secretário de cultura da cidade, ainda não há data definida para o lançamento da reedição.

Em comemoração ao bicentenário do escritor, Cabo Frio está tendo uma série de eventos culturais, incluindo uma Feira do Livro. Sobre a feira e fotos.

Fonte: in360 - 28/03/2012

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail