publicidade

Dia Internacional da Mulher #03: 10 Obras Feministas de Não Ficção para Todos; Essenciais, Simples e Divertidas

Continuando a homenagem às mulheres e lutas feministas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, mais uma postagem especial com indicações de leitura. Depois de 20 biografias de mulheres inspiradoras e 10 HQs autobiográficas feitas por mulheres, confira 10 obras de não-ficção sobre as mulheres. São histórias em quadrinhos e livros ilustrados; obras informativas, divertidas e didáticas sobre o feminismo e a atuação das mulheres em variadas áreas. Leitura para todas as pessoas, especialmente iniciantes no assunto e/ou mais jovens. Uma biblioteca essencial para as adolescentes:




Mulheres na Luta: 150 Anos em Busca de Liberdade, Igualdade e Sororidade
Jenny Jordahl, Marta Breen, Seguinte | comprar na Amazon


"O movimento feminista em quadrinhos, para jovens e adultos. Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade. Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres ― pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras ―, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito ― e tudo o que ainda precisamos conquistar."


Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil
Duda Porto de Souza, Aryane Cararo, várias ilustradoras, Seguinte | comprar na Amazon


"Elas mudaram (e estão mudando) a nossa história. Mas você conhece a história delas?
Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil."


Lute Como uma Garota: 60 Feministas que Mudaram o Mundo
Laura Barcella, Fernanda Lopes, Cultrix


"Estamos vivendo novos tempos: a discussão sobre os direitos das mulheres não se concentra mais em grupos específicos e a luta feminista amplia seu debate na sociedade. Da violência contra a mulher à cultura do estupro, uma série de questões é tema de conversas frequentes na mídia e nas redes sociais. Mas como chegamos até aqui? Quem nos ajudou nessa trajetória? Lute como uma Garota reúne o perfil de figuras importantes da militância feminista, abrangendo das pioneiras do século XVIII às estrelas pop dos dias de hoje, como Frida Kahlo, Simone de Beauvoir, Oprah Winfrey e Madonna, além de nomes essenciais da luta no Brasil, apresentando um pouco de nossa história. Com prefácio de Mary Del Priore, apresentação de Nana Queiroz e todo ilustrado, Lute como uma Garota mostra a força das mulheres."


Wonder Women: 25 Mulheres Inovadoras, Inventoras e Pioneiras que Fizeram a Diferença
Sam Maggs, Sophia Foster-Dimino, Primavera | comprar na Amazon


"Pense no quanto alguém é capaz de alcançar quando tem à disposição todos os recursos e o apoio de que precisa para desenvolver plenamente suas habilidades. Agora pense no quão especial alguém deve ser para conseguir os mesmos resultados quando nada ao redor conspira a seu favor. Em “Wonder Women”, o leitor conhecerá mulheres além de seu tempo. Pessoas brilhantes, que se recusaram a se acomodar no papel de coadjuvantes e foram à luta, tornando-se protagonistas de sua própria vida. Cientistas, engenheiras, matemáticas, aventureiras e inventoras cujos feitos mudaram os rumos da história."


As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo
Rachel Ignotofsky, Blucher | comprar na Amazon


"Recheado de ilustrações encantadoras, As cientistas destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo, além de trazer infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado.
Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas, como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras nem tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.
As cientistas celebra as realizações das mulheres intrépidas que abriram o caminho para a próxima geração de engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas e muito mais!"


As Esportistas: 55 Mulheres que Jogaram Para Vencer
Rachel Ignotofsky, Blucher | comprar na Amazon


"Inspirador e ricamente ilustrado, "As esportistas" destaca as conquistas e histórias de 55 mulheres atletas notáveis desde o século XIX, que fizeram história e quebraram recordes em mais de 40 esportes. Entre elas, há figuras conhecidas, como a tenista Billie Jean King e a ginasta Simone Biles, além de campeãs menos comentadas, como Toni Stone, a primeira a jogar beisebol em uma liga profissional masculina, e a skatista pioneira Patti McGee. A edição brasileira traz também 5 das mais importantes atletas da história do nosso país. Com infográficos, uma linha do tempo e estatísticas, "As esportistas" celebra o sucesso de mulheres fortes, corajosas e destemidas que abriram caminho para as atletas de hoje."


Uma Breve História do Feminismo no Contexto Euro-Americano
Patu, Antje Schrupp, Blucher | comprar na Amazon


"Filósofas, rebeldes, ativistas: conheça a evolução do feminismo no contexto europeu e americano desde a Antiguidade nesta história em quadrinhos que aborda o direito das mulheres ao voto, as ondas feministas e personalidades como Olympe de Gouges, Simone de Beauvoir, Audre Lorde e Angela Davis.
Uma breve história do feminismo no contexto euro-americano nos prende, nos educa, nos faz rir e nos irrita. Narra desde os primórdios da tradição judaico-cristã, com os questionamentos de Maria Madalena; passando pela Idade Média, pela Idade Moderna e pelo Iluminismo; e chegando ao princípio dos movimentos organizados das mulheres no século XIX, a “segunda onda”, o feminismo queer e a "terceira onda"."


Ousadas Vol.1: Mulheres que Fazem o que Querem
Penélope Bagieu, Nemo | comprar na Amazon


"Margaret, atriz "aterrorizante", especializada nos papéis mais perversos de Hollywood; Agnodice, ginecologista da Grécia Antiga que teve de se disfarçar de homem para exercer a profissão; Lozen, mulher Apache, guerreira e xamã...
Pénélope Bagieu traça, com humor e sagacidade, quinze retratos de mulheres excepcionais que enfrentaram a pressão social de seu tempo e se tornaram donas de seus próprios destinos."


Mulheres Incríveis: Artistas e Atletas, Piratas e Punks, Militantes e outras Revolucionárias que Moldaram a História do Mundo
Kate Schatz, Miriam Klein Stahl, Astral Cultural | comprar na Amazon


"Feche seus olhos e pense numa pirata. Agora imagine uma espiã. Ou uma presidenta. Pense numa guerreira em ação. Uma grande pintora ou na maior jogadora de futebol de sua época. Estas são apenas algumas das mulheres incríveis que você encontrará neste livro. São 44 perfis de mulheres extraordinárias, numa coleção de histórias que começa em 430 antes de Cristo e alcança os dias de hoje. Da Mesopotâmia até a Antarctica, Mulheres Incríveis conta a história de vida de jovens e adultas transgressoras, que subverteram leis, lutaram por menos desigualdade entre gêneros e ajudaram a construir um futuro melhor para todos nós."


50 Brasileiras Incríveis para Conhecer Antes de Crescer
Débora Thomé, Galera Record | comprar na Amazon


"Em tempo de super-heróis nos cinemas, 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer é um livro fantástico sobre heroínas da vida real .
Débora Thomé, jornalista, cientista política e criadora do bloco de carnaval Mulheres Rodadas, é a autora dessa obra que reúne a biografia de grandes mulheres brasileiras e conta também com ilustrações belíssimas feitas por artistas mulheres.
Com uma história cheia de aventuras e desafios, neste livro não faltam mulheres fortes, fabulosas e fantásticas para inspirar meninas e meninos a não desistirem de seus sonhos, independente das dificuldades.
Leila queria ser livre e ponto. Maria Rita andava com uma rolha pendurada no pescoço - não a deixavam falar o que pensava. Na primeira metade do século XIX, Liberata apelou pela própria liberdade. Lota morreu de amor. E Aracy virou anjo. Incríveis, revolucionárias, livres. Mulheres que mudaram o mundo com histórias para ler antes de crescer, de dormir e de sonhar."

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias