publicidade

Dia Internacional da Mulher #02: 10 HQs autobiográficas

Mais uma postagem especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com mais dicas de leitura, desta vez para quem gosta de histórias em quadrinhos! Depois da lista com 20 livros biográficos sobre mulheres inspiradoras, que tal 10 HQs autobiográficas feitas por mulheres? São álbuns excelentes e variados para descobrir, fazer refletir e divertir.



Persépolis - completo
História em quadrinhos.
Marjane Satrapi, Quadrinhos na Cia. | comprar na Amazon


"Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama - e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar."


O Melhor que Podíamos Fazer: Memórias Gráficas
Thi Bui, Nemo | comprar na Amazon


"Esta é uma história de busca por um futuro melhor e de saudosismo pelo passado. Explorando a angústia da imigração e os efeitos duradouros que o deslocamento tem sobre uma criança, Bui documenta a difícil fuga de sua família após a queda do Vietnã do Sul, na década de 1970, e as dificuldades que enfrentaram para construir uma nova realidade. O melhor que podíamos fazer traz à vida a jornada de Thi Bui em busca de compreensão e fornece inspiração a todos aqueles que anseiam por um futuro melhor, enquanto recordam o passado de privações."


Adeus Tristeza
Belle Yang, Quadrinhos na Cia. | comprar na Amazon


"Belle Yang escolheu os quadrinhos para narrar a tumultuada saga de sua família. Nascida em Taiwan, Yang emigrou com a família para os Estados Unidos aos sete anos. Na década de 1980, voltou à China para estudar pintura e caligrafia. Mas, perseguida por um ex-namorado que a havia ameaçado de morte, ela é obrigada a retornar à casa dos pais, na Califórnia. Enquanto seus amigos ocidentais desfrutavam uma vida de liberdade criativa e pessoal, Yang se vê paralisada pelo medo. Aos poucos, as histórias de seu pai sobre a Velha China, pelas quais ela nunca havia se interessado, vão se transformando num ambicioso projeto: recontar a saga da dinastia Yang durante o século XX. A partir das disputas e dos embates entre o patriarca dos Yang e seus filhos, a autora pôde revisitar cem anos de história chinesa. O enfoque na intimidade da família ganha contornos épicos, conforme os Yang vivenciam a invasão da Manchúria pelos japoneses, a grande fome, a Segunda Guerra Mundial e a subida dos comunistas ao poder. No traço de Belle Yang, que deve tanto à mais tradicional caligrafia chinesa quanto aos quadrinhos contemporâneos, essa saga familiar ganha uma forte carga de poesia. O resultado é uma jornada que capta não apenas as grandes pinceladas da História, mas também os pequenos traços de uma tradicional dinastia chinesa."


Hoje É o Último Dia do Resto da sua Vida
Ulli Lust, Martins Fonte | comprar na Amazon


"Um quadrinho sobre garotas punks cruzando a Itália de carona sem um centavo no bolso.
Hoje É o último Dia do Resto da sua Vida é uma crônica intimista, detalhada, engraçada, tocante e dramática sobre a viagem que a autora, Ulli Lust, e sua nova melhor amiga, Edi, fizeram da Áustria para a Sicília, em 1984. Uma história com sexo, drogas e também rock'n'roll. E passagens pela cadeia, tempo ruim, mendicância, lições de vida, novas amizades, atos de generosidade e de traição. E, na Sicília, alguns desentendimentos com a Organização Cujo Nome Você Não Deve Mencionar. Uma viagem iniciática no mundo tragicômico, sem nenhuma complacência e com boa dose de humor."


A Diferença Invisível
Julie Dachez e Mademoiselle Caroline, Nemo | comprar na Amazon


"Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Sua rotina é sempre a mesma, e mudanças de hábito não são bem-vindas. Seu ambiente precisa ser um casulo. Ela se sente agredida pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista – a síndrome de Asperger. Sua vida então se altera profundamente."


Estudante de Medicina
Cynthia B., Veneta | comprar na Amazon


"Dissecações de cadáveres, abcessos purulentos e discussões eletrizantes sobre nucleotídeos, cromossomos e linfonodos. Por sete anos (entre 2004 e 2011), essa foi a rotina de Cynthia B, aluna da mais tradicional e concorrida faculdade de medicina do país, a da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mesma que, entre tantos outros notáveis, formou Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Emílio Ribas e o cirurgião plástico das estrelas Ivo Pitanguy.
Convivendo com algumas das mentes mais destacadas mentes do Rio de Janeiro, que formariam no futuro a elite da classe médica do país, ela entra em uma rotina de festas, bebedeiras homéricas, sexo casual e dilemas existenciais. Todo esse cotidiano está registrado de forma franca e bem-humorada em Estudante de Medicina, seu primeiro álbum de história longa, livro que sai simultaneamente no Brasil e na França."


Fun Home: uma Tragicomédia em Família
Alison Bechdel, Todavia | comprar na Amazon


"Fun Home é um marco dos quadrinhos e das narrativas autobiográficas, além de uma obra-prima sobre sexualidade, relações familiares e literatura. Um labirinto da memória trazido à tona com graça, humor e a força das maiores realizações artísticas. Pouco depois de revelar à família que é lésbica, Alison Bechdel recebe a notícia de que seu pai morreu em circunstâncias que poderiam indicar um suicídio. Nesta aclamada autobiografa em quadrinhos, ela explora a difícil, dolorosa e comovente relação com o pai. A autora retraça também os próprios passos, da criança que cresceu entre os cadáveres da funerária da família à jovem que se encontrou nos livros e na arte. Num trabalho imensamente poderoso e sutil, Bechdel trilha o caminho de sua vida em busca de um pai tão enigmático quanto incontornável."


O Enterro das minha Ex
Gauthier, Nemo | comprar na Amazon


"Algo não vai bem na vida de Charlotte. Na escola, ela se sente diferente das garotas de sua idade, e mesmo com o passar dos anos a incompreensão sobre si mesma persiste. Em sua cabeça, amor e amizade se confundem.Nesta delicada e comovente narrativa gráfica, Charlotte relembra seus relacionamentos com outras garotas, desde as paixonites da infância até o início davida adulta. Com suas vivências, ela passa a se compreender melhor e desbravar um mundo desconhecido, cheio de intolerância, arrogância e rejeição, mas também repleto de liberdade."


Entre umas e outras
Julia Wertz, Nemo | comprar na Amazon


"Nesta inebriante graphic novel autobiográfica, Julia Wertz, criadora da cultuada HQ The Fart Party, documenta o ano em que decidiu ir embora de São Francisco, sua cidade natal, para ganhar as ruas desconhecidas de Nova York. Mas não se engane: esta não é aquela história manjada de redenção da jovem que supera todas as adversidades ou bobagens desse tipo. É um livro pra lá de engraçado – às vezes incisivo, é verdade –, repleto de ilustrações divertidas, de um humor ácido e de muita autodepreciação.
De quadrinho em quadrinho, Wertz passa por quatro apartamentos toscos, sete empregos sofríveis, problemas familiares, viagens fracassadas e uma infinidade de garrafas de uísque."


Placas Tectônicas
Margaux Motin, Nemo | comprar na Amazon


"Aos 35 anos, Margaux Motin narra os erros e acertos que abalaram sua existência em páginas repletas de humor e realidade. Uma separação e um novo amor mudam radicalmente sua vida de mulher com trinta e poucos anos de idade; uma época em que decisões abruptas podem levar a consequências desastrosas."

Tem uma indicação de autobiografia em história em quadrinhos, álbum de tirinhas ou graphic novel? Deixa aí nos comentários para mais gente conhecê-la:

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias