publicidade

Javier Sierra diz que disposição dos autores será fundamental para a sobrevivência das livrarias

Não basta escrever, tem que promover
Escritor espanhol de best-sellers acredita que a disposição dos autores será fundamental para a sobrevivência das livrarias

Os livros do espanhol Javier Sierra já venderam, segundo ele, quatro milhões de exemplares no mundo, em 40 idiomas. Na semana passada, o escritor esteve aqui para promover sua nova obra, o thriller O anjo perdido (Planeta, 424 pp, R$ 39,90 – Trad. Clene Salles). Ele deu entrevistas, visitou o colégio Miguel de Cervantes, que deve adotar o lançamento no ano que vem, e deu atenção especial às livrarias brasileiras, que impressionaram o autor.

“Fiquei assustado com o tamanho das livrarias aqui, acho que são as maiores do mundo!”, conta Sierra, depois de um giro por unidades da Saraiva e da Livraria Cultura. “Vocês tem muitas lojas e elas são muito grandes, esse é um patrimônio do Brasil.” A impressão não é tão exagerada quanto se poderia pensar, segundo o autor. “Em Buenos Aires, há El Ateneo, por exemplo, que é impressionante, mas é uma só na cidade. Nos Estados Unidos, há livrarias enormes, mas cada vez mais elas diminuem o espaço dos livros e aumentam o de jogos, brinquedos, papelaria...além de estarem muito vazias.”

Para Sierra, os livreiros são, atualmente, o elo mais “desprotegido” da cadeia editorial. “Num futuro imediato, com a ascensão do livro eletrônico e das vendas pela internet, acredito que o papel da livraria vai mudar muito”, diz o autor. Ele acredita que as lojas vão se transformar em espécies de “centro de animação cultural” e caberá aos autores ter disposição para participar de mais e mais eventos, essenciais para a futura sobrevivência das lojas.

No que depender de Sierra, ele vai dar uma força. Desde o começo do ano, o autor já percorreu 70 mil quilômetros em viagens de divulgação. Ao todo, passou por 60 cidades em sete países, entre eles EUA, Argentina e México. A próxima parada depois do Brasil era a China. “Eu aposto no contato físico e me esforço para ser um autor muito colaborativo. Sei que meu trabalho não termina quando eu entrego o livro para a editora”, diz.

Sierra é um dos poucos espanhóis que teve um livro nas listas de mais vendidos dos EUA. Com La cena secreta, figurou nas compilações do The New York Times, USA Today e The Wall Street Journal, entre outras. “Fui o único autor espanhol a entrar em todas as listas americanas”, diz. Graças ao sucesso em território americano, a obra chamou atenção e foi vendida para vários  outros países. O próximo projeto do escritor, ex-jornalista, é levar seus livros para as telas de TV e cinema. “Já existe um produtor em Los Angeles trabalhando na adaptação de La cena secreta. Meus livros dariam bons filmes, o problema é que são muito caros para produzir”, avalia.

Fonte: PublishNews, Roberta Campassi - 29/11/2011

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias