publicidade

1º Festival Internacional de Quadrinhos da Região Norte Muiraquicon

1º Festival Internacional de Quadrinhos da Região Norte, o Muiraquicon
Local: Boulevard Shopping
Endereço: Av. Visconde de Souza Franco, 776
Reduto - CEP: 66053-000 - Belém PA
Data: 24 a 27/05

O evento:
O público paraense já provou diversas vezes que tem interesse por eventos de grande porte, seja por meio de shows internacionais, eventos artísticos, entre outros. Sendo assim, a 9ª Arte – Nerd Store em parceria com a Libra Design lançam em maio o MuiraquiCon: 1º Festival Internacional de Quadrinhos do Norte, no Boulevard Shopping.



A ideia é unir pessoas que se interessam por HQs para que elas possam ter contato com artistas e profissionais do ramo. Para isso, serão promovidos diversos bate-papos, palestras, exibições de vídeos, espaços para artistas independentes, oficinas e muito mais. Tudo para que os apaixonados por quadrinhos possam se divertir e aproveitar ao máximo com o evento.
Contudo, o evento não pretende abranger, apenas, o público específico de fãs de HQs. A ideia é despertar também o interesse de quem não tem acesso a esse tipo de arte. Por esse motivo, o evento é gratuito, entretanto, é preciso que os interessados façam um cadastro no site para participar.
Entre os convidados da primeira edição do evento constam artistas nacionais e internacionais.



Programação:

Dia 24/05 – Quinta

Palco central

10:00 – Abertura dos portões. Stands de vendas iniciam seu funcionamento e exposições dos quadrinistas completamente montadas na área de circulação aberta ao público.
13:00 – Bate-papo com os artistas Jorge Trindade (sócio do Pencil Blue Studio), Fabio Jansen, Moysés Damasceno e Carlos Paul falando sobre suas carreiras, expectativas do mercado, quadrinhos independentes e trabalhos futuros.
15:00 – Bate papo com Otoniel Oliveira, Alan Yango, Igor Vitorino, e Peter Vale sobre as tendências do mercado local de quadrinhos e oportunidades na área.
17:00 – Abertura oficial do evento: Coquetel de abertura com um breve comunicado ao público sobre o Festival e seus organizadores e patrocinadores e apresentação do grupo de comédia Massacote.
18:00 – Bate-papo “garotas fazendo as HQ’s”, onde mulheres quadrinhistas falam sobre a realidade do Mercado e crescimento de artistas feminias.
20:00 – Trabalhos/Artigos Acadêmicos sobre HQ’s. Quais as possibilidades e amostras de trabalhos já realizados.

Palco secundário

14:00 – Apresentação de trabalhos/artigos acadêmicos com temas em HQ’s
16:00 – Workshop de Cosplay. Aprenda técnicas para fazer os mais variados trajes dos seus personagens favoritos.
18:00 – Workshop Pencil Blue Studio.
Dia 25/05 – Sexta

Palco central

Exibição “Cinema e quadrinhos” Cine TV News.
- 10:00 – Superman (Irmãos Fleischer – 1940)
- 10:10 – Capitão-America (1966)
- 10:30 – Os Defensores da Terra (1986)
- 11:00 – A Filha da Selva (1941)
- 11:30 – O Império Submarino (1936)
- 12:00 – Batman (serie de tv) episodio duplo (1966)
- 13:00 – O Besouro Verde (seriado de cinema) (1940)
- 13:30 – O Besouro Verde (serie de TV) (1966)
13:00 – Palestra Criação de Projetos de HQ’s. Otoniel Oliveira fala sobre o processo criativo da Arte Sequencial passo a passo.
14:00 – Palestra sobre Roteiros com Gian Danton. Saiba o que é preciso para criar um roteiro de História em Quadrinhos, quais as principais técnicas de escrever página a página.
16:00 – Palestra “MSP: OS QUADRINHOS DE MAURICIO DE SOUSA”. Sidney Gusman, gerente de projetos do estúdio MSP, editor da série de livros MSP50 e editor-chefe do maior site sobre quadrinhos “Universo HQ”, fala da carreira do maior autor de quadrinhos infanto-juvenis brasileiro.
18:00 – Bate-Papo – Quadrinho Digital com Eddy Barrows e Renato Guedes. Dois dos maiores artistas mundiais, Eddy contratado pela DC e Renato pela Marvel Comics, conversam com o público sobre o futuro das HQ’s.
20:00 – Bate-Papo Joe Bennet, Jack Jadson e Ruy José. O trio paraense de sucesso mundial falam sobre seus trabalhos juntos, sua carreira, evolução no mercado de quadrinhos e trabalhos futuros.

Palco secundário

10:00 – Workshop Esculturas em Papel – Paulo Emílio
14:00 – Apresentação de trabalhos/artigos acadêmicos com temas em HQ’s
16:00 – Workshop de Cosplay. Aprenda técnicas para fazer os mais variados trajes dos seus personagens favoritos.
18:00 – Workshop Pencil Blue Studio.
Dia 26/05 – Sábado

Palco central

10:00 – Bate-papo Literário – Os Contos de Meigan. As Autoras do Livro de Ficção de autoria regional Os Contos de Meigan conversam com os fãs sobre o processo criativo e o fantástico universo que envolve o enredo.
12:00 – Lançamento do Projeto Vingadores. Os autores Isaac Braz e Nelson Nabiça falam sobre o processo de criação do projeto, mostrando com imagens desde a ideia.
13:00 – Palestra as Eras dos Quadrinhos. O estudioso Arnaldo Prado Jr. Fala sobre as HQ’s desde a Era de Ouro até a Moderna e debate sobre o futuro da Nona Arte.
15:00 – Palestra de Renato Guedes falando sobre sua carreira e projetos futuros.
16:00 – Palestra de Eddy Barrows sobre sua vida nos quadrinhos e projetos para a DC.
17:00 – Bate-Papo Sidney Gusman, Volney Nazareno e Otoniel Oliveira – Mercado Nacional, seus trabalhos na MSP + 50 e tendências do Mercado nacional de Quadrinhos.
19:00 – Bate-Papo com o homenageado quadrinista argentino Eduardo Risso e tradução de Renato Guedes.

Palco secundário

10:00 – Workshop Esculturas em Papel – Paulo Emílio
14:00 – Workshop de Roteiros com Gian Danton.
16:00 – Workshop de Cosplay. Aprenda técnicas para fazer os mais variados trajes dos seus personagens favoritos.
18:00 – Palestra Quadrinhos e Games: Arte Gamequencial – Beljogos. Apalestra vai tratar sobre os jogos baseados em quadrinhos, de que forma a linguagem foi traduzida e retransmitida pelos games desde o princípio até a atualidade. De que forma as limitações tecnológicas influênciaram essas adaptações e a presença dos Artistas dos Quadrinhos nos Games.
Dia 27/05 – Domingo

Palco central

12:00 – Lançamento Oficial do projeto “Encantarias 2” e bate-papo com os autores.
14:00 – Bate-papo John Carter de Marte com Arnaldo Prado Jr., Jack Jadson e Orlando Simões.
16:00 – Bate-Papo Eduardo Risso, Eddy Barrows, Renato Guedes, Joe Bennett e Sidney Gusman sobre as funcionalidades do mercado de HQ’s e da arte sequencial como a 9ª Arte.
18:00 – Sessão de autógrafos e sketches com os artistas – Espaço do Hall do Shopping.

Palco secundário

14:00 – Workshop de Roteiros com Gian Danton.

Destaque:
O livro Contos de Meigan das autoras Roberta Spindler e Oriana Comesanha estará presente no evento, no dia 26/05 às 10 horas:


Links do evento:  Site | Twitter | Facebook

Contato:
Catarina Barbosa (91) 8133-1235
Cintia Macêdo (91) 9157-7758

2 comentários

  1. Um festival de HQs *-* Pena que acontece fora do meu estado. Mas espero que isso faça mais eventos do tipo aconteceram nos demais estados.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. weeeeeeeeeeeeeee *_* é aqui no meu estado *_______*

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias