Foto: Alexandre Severo/Arquivo JC Imagem |
O requerimento 234/12 do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) solicitando o nome de Ariano Suassuna para representar o País no prêmio foi aprovado na última quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. O escritor é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
"Eu aceito, mas não disputo. Como não disputei a vaga das academias para as quais fui eleito", comentou Ariano Suassuna, referindo-se à ABL, Academia Pernambucana de Letras e Academia Paraibana de Letras.
Nascido em João Pessoa, em 1927, Ariano Suassuna é autor de obras como Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. Foi fundador, na década de 1970, no Recife, do Movimento Armorial, dedicado às expressões populares da cultura brasileira.
Apesar de nunca ter saído do Brasil, os livros do escritor já foram traduzidos para o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês e polonês.
Fonte: NE10 UOL - 28/05/2012
Tatinda, que notícia maravilhosa! O Brasil está com tudo na literatura e vindo de um conterrâneo, fico mais feliz ainda!!!!
ResponderExcluirRespeito e valorizo demais o Ariano Suassuna! Os textos dele são de um humor muito refinado e nunca perdem aqueles traços tipicamente nordestinos. Amo demais! No ensino médio, eu e uns amigos adaptamos um dos seus textos para o teatro. Foi demais! O texto se chamava "Dilemas de um coração", se não me engano.
ResponderExcluirBeijos!
http://policialdabiblioteca.blogspot.com/
Muito Feliz por ele.
ResponderExcluirBrasil! ♥
Quem merece deve ganhar mesmo :)