publicidade

Espíritos do Tâmisa, volume 1 de Enigmas de Londres, Ben Aaronovitch, Fantasy - Casa da Palavra

Enigmas de Londres: Espíritos do Tâmisa
Trilogia Enigmas de Londres - volume 1
Ben Aaronovitch - Fantasy - Casa da Palavra
368 páginas - Ano: 2012 - R$42,90

Sinopse:
"Peter Grant tinha tudo para ser apenas mais um jovem guarda da Polícia Metropolitana de Londres. Após um encontro inesperado com um fantasma, contudo, ele é recrutado para uma unidade secreta que trata de casos relacionados à magia e ao sobrenatural, tornando-se detetive e aprendiz do inspetor Nightingale, o último mago da Inglaterra.
Sua primeira missão é descobrir quem é o espírito vingativo que anda transformando pessoas comuns em assassinos sanguinários. Com isso, aprende a usar magia, convive com grupos de vampiros e revira covas pela cidade. Além, é claro, de negociar uma trégua entre deuses enfurecidos do rio Tâmisa.
Com uma linguagem ágil e bem-humorada, Ben Aaronovitch narra a história de um detetive que achava o mundo normal, antes de conhecer o poder intenso e surreal da magia por detrás do submundo de Londres. Aclamado por público e crítica em sua estreia como romancista, o autor foi indicado ao Galaxy National Books Awards como "Autor Estreante do Ano", além de escrever roteiros para a série de televisão Doctor Who."

Links: Fantasy - Casa da Palavra | Skoob

Resenha:
À primeira vista a capa pode parecer simples, com fundo fosco e letras brilhosas, porém olhando com atenção verificamos a complexidade que a compõe. Ao fundo, como uma marca d'água, está o detalhado mapa de Londres, cidade onde se passa a história. Existem pingos de sangue, já que assassinatos acontecem em Espíritos do Tâmisa, o primeiro livro da trilogia Enigmas de Londres. Vários símbolos estão espalhados não apenas pela capa, mas também contracapa, lombada e orelhas. Cada um possui relação com o enredo. A cada pausa na leitura eu ficava olhando para eles e descobrindo o que eram.
É um trabalho gráfico bem planejado e elaborado, um design que não se limita apenas à capa. Por dentro, atrás dela e da contracapa, o tom de cores muda radicalmente para uma malha ondulada com dois tons de rosa.
Cada um dos quatorze capítulos possui um título. O livro tem uma qualidade gráfica de primeira, como todos os livros publicados pela Fantasy - Casa da Palavra.

A opinião da autora Diana Gabaldon na capa atrai a atenção do leitor: "O que aconteceria se Harry Potter crescesse e se unisse ao CSI?"
Dificilmente gosto dessas recomendações impressas nos livros. Sinceramente, Enigmas de Londres - Espíritos do Tâmisa nada tem de semelhante com Harry Potter. O clima da narrativa é completamente diferente, os magos nada têm a ver com os de Harry Potter, a ambientação e o protagonista estão mais para uma história noir que de Fantasia. A única semelhança é que ambos aprendem magia.
Quanto à referência a CSI devo concordar. Nunca imaginei como seria uma investigação criminal voltada para crimes e mistérios sobrenaturais realizada por detetives magos! Esse é o ponto forte da história e a sua originalidade.
Poderia gerar uma série bem mais interessante que CSI e derivados.

O autor criou um protagonista instigante, maduro e muito sarcástico. Peter é o narrador da história, o que contribui bastante para o sucesso da narrativa. Com suas observações e opiniões, Peter fornece os acontecimentos e faz disso uma experiência única. Como citei anteriormente, o livro é de temática sobrenatural com elementos noir, embora seja moderna, é um tanto obscura. Eu classifico o livro como uma Fantasia Urbana rica e bem desenvolvida.
A cidade cria vida e participa do desenvolvimento da trama, por causa da importância que os locais possuem e porque o narrador não deixa escapar nenhum cenário ao descrever um acontecimento.
Interessante como o autor personifica entidades mitológicas e deuses de forma natural e diferente.
Ele encaixa o sobrenatural à uma misteriosa história basicamente policial. Crimes envolvendo seres mais que estranhos, assassinatos bizarros, magia pairando no ar, fantasmas depondo sobre o caso... Eu achei muito criativo!

O início do livro é dinâmico, agradável e inteligente. A introdução aos crimes, personagens e locais é bem efetuada, assim como a apresentação dos conflitos principais.
O protagonista possui humor negro e o autor cria uma ambientação fácil de ser montada na mente do leitor, tanto no visual de locais, pessoas, seres e acontecimentos como no clima da história em geral, que possui mistério, dúvidas, segredos escondidos, ação e um toque cômico especial.
O meio do livro é um pouco lento. Me desinteressei pela leitura, embora estivesse muito ligada ao protagonista e às personagens Beverley e Nightingale. Todos na trama causam curiosidade e possuem personalidades bem definidas. Além do tom sarcástico e cenas de ação, as personagens são o ponto forte.
Meu problema foi que na metade do livro a leitura tornou-se arrastada e não compreendi o motivo. Muitas coisas acontecem, o desenrolar da história fica longe da falta de acontecimentos. Mas me senti perdida e senti falta de alguma coisa. Talvez, pelo começo ter sido tão empolgante, meu interesse tenha diminuído conforme eu me acostumei com tudo. Creio que esperava ser mais surpreendida.
No final, no último um terço do livro, a qualidade melhora novamente e uma sequência de fatos frenéticos me fizeram voltar a desejar o andamento da leitura. Vários pontos importantes começam a ser interligados. O autor mostra um pouco mais do lado íntimo do protagonista e muitas páginas de descobertas, magia e viradas no enredo surgem.

O aprendizado de Peter como mago-detetive é curioso, principalmente a parte de perceber vestígios de magia e detritos de sobrenatural no ambiente. As descrições dos aromas sentidos por Peter são mais que criativos, são incríveis. O que achei entediante é a manipulação de magia fisicamente. Embora seja engraçado como um iniciante em magia estraga aparelhos eletrônicos, explode coisas, causa muita sujeira e prejuízos, foi um pouco frustrante esperar por poderes mágicos mais desenvolvidos.
Acredito que por ser uma trilogia o protagonista ainda cresça muito e desenvolva suas habilidades cada vez mais. E além de tudo, a história tenta convencer de que tudo poderia ser real, logo magos não fazem nada de tão fantástico, mesmo possuindo poderes, ainda são humanos. Gostei muito da união dos instintos do protagonista, à sua experiência como policial e ao seu aprendizado de mago. Uma mistura infalível.

Recomendo esse livro para quem gosta de ação, livros policiais e thrillers, mas está cansado do cotidiano dessas histórias e busca por algo a mais.
Em Espíritos do Tâmisa, o sobrenatural se mescla ao mistério de crimes exóticos e personagens inumanos misturados aos de carne e osso. Uma linha transparente que liga todos em uma rede sobrenatural.
Detetives que são magos treinados para tentar solucionar os casos bizarros. A magia existe, é verdadeira e não é nada bonita e harmoniosa; é perigosa e fatal!
Uma Fantasia Urbana passada na Londres atual, sem deixar de lado o passado fantasmagórico da cidade.
Espero muitas novidades e mais seres estranhos no segundo livro.

Comprar: Saraiva | Submarino | Livraria da Travessa | Extra | Ponto Frio | Livraria da Folha | Livraria Cultura | Fnac | Livrarias Curitiba

O autor:
Ben Aaronovitch nasceu em Londres em 1964. Teve um tipo de infância que leva um homem a beber ou a se tornar fanático por ficção científica.
Ele é roteirista e fez sucesso na BBC com a série legendária Doctor Who.
 Depois de uma década trabalhando em roteiros, decidiu que era hora de mostrar ao mundo o que realmente poderia fazer e embarcou na sua primeira trilogia: "Enigmas de Londres". Twitter.


Obrigada, Fantasy, por mais um livro fantástico!

Sorteio:
Concorra a um exemplar com marcadores de Enigmas de Londres, Espíritos do Tâmisa + marcador cedidos pela Fantasy - Casa da Palavra. Imperdível!!



62 comentários

  1. Realmente é bem diferente o enredo, essa união de magos com investigação, e é esse modo diferenciado que já me conquistou! Gosto de livros nesse estilo e seria uma ótima experiência ;)

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem diferente! Nunca tinha visto nada semelhante.
      Beijos.

      Excluir
  2. Amei a resenha,como sempre você consegue colocar exatamente o que sente na história,quando lemos sua resenha parece que estamos junto a você,viajamos nela.Sempre entra na história bem a fundo ^^
    Olha agora quero muito ler,pois sou fã de Harry Potter rsrs,adoro leituras que envolvem magos,magia e investigações criminais,quero saber onde tudo isto vai dar!
    Uma nota 100 000...... para sua renha,colocaria um símbolo do infinito,mas não tem aqui rsrs.Um super bju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tamires, é exatamente o que tento transmitir. Não sei exatamente "resenhar", mas tento mostrar o que senti e absorvi do livro aos leitores, de forma a não contar a história diretamente. Afinal, o leitor precisa descobrir por si próprio e ter suas próprias emoções, suas descobertas... Muito obrigada por gostar do meu estilo de tentar resenhar.
      Esse livro é muito original, difícil encontrar isso atualmente nos gêneros sobrenaturais.
      Beijos.

      Excluir
  3. Esse livro tem de tudo, eventos e criaturas sobrenaturais, investigação e mistério. A capa por mais simples que pareça não, como você disse que quando olhamos vemos a complexidade dela, é muito perfeita. Super me interessei, com certeza é o tipo de livro que envolve do inicio ao fim. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, o livro é, no mínimo super interessante e diferente! Uma mistura de policial, thriller e fantasia. Também achei a capa simples, mas quando reparei bem, vi como é complexa. Os responsáveis pelos layouts e design da Fantasy estão de parabéns em todos os sentidos.
      Beijos.

      Excluir
  4. Sinopse interessante. O livro parece unir dois gêneros bem diferentes e isso me deixou curioso.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha. Criaturas sobrenaturais, investigação e outras coisas mais. Um romance policial sobrenatural, se bem escrito da um bom enredo. Parece que é o caso. Vou ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Celso. O livro é bem interessante, principalmente para quem gosta de livros policiais. Beijos.

      Excluir
  6. lol como assim o que aconteceria se harry potter crescesse e se unisse ao csi aushsahu tenso isso ai.
    o livro parece bem interessante, mas fico na duvida se leria ou nao sabe
    eu gostei da capa, achei bem legal. e o livro me ganhou pq tem coisas sobrenaturais, um dos meus assuntos preferidos em livros.
    vamos ver se eu ler um dia se vou gostar né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! O lance do HP no CSI realmente não ficou legal, mas acho que a ideia foi explica de cara que são magos na investigação.
      Sim, a capa e todo o conjunto da obra são muito bem feitos.
      Espero que ao ter a chance de ler o livro você curta.
      Beijos.

      Excluir
  7. A história é bem interessante porque envolve vários fatores... Achei a capa bem intrigante até, simples mas convidativa... Pena que não posso dizer o mesmo do preço, né?!
    Enfim, nem tudo é perfeito, haha.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Barbara, o bom do livro é justamente o fato de englobar diversos fatores. Sim, o preço está salgado, mas em várias lojas online fazem promoções dele.
      Beijos.

      Excluir
    2. É só esperar para o mês de Novembro/Dezembro pela Feira de livro da USP (Festa do Livro USP), a editora Casa da Palavra tava ano passado e bem capaz q esteja esse ano tb. Lá vc pode comprar o livro com 50% de desconto!

      Excluir
  8. Esse livro me interessou desde a sinopse. Parece que agrada mesmo aos fãs de Harry Potter e tb aos n fãs! xD Parabéns pela resenha Tati, vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla, fico satisfeita em ver que lerá o livro, irá se divertir! Beijos.

      Excluir
  9. deve ser interessante, assim, eu não gostei muito, mas tenho que ler pra dizer o que acho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia, sempre devemos ler para ter nossa opinião mesmo. Beijos.

      Excluir
  10. Como não pensaram nisso antes??
    A união de dois gêneros que adoro ^^
    Apesar de não ter mto a ver com HP apenas a magia em si já me faz querer ler o livro.
    Espero que o personagem cresça como mago nos próximos livros.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariana, eu pensei a mesma coisa: Como já não haviam feito algo assim? Unir policial com Fantasia?
      Também espero o crescimento do Peter, ele é singular!
      Beijos.

      Excluir
  11. A história parece ser algo que eu venho procurando. Um livro diferente, mas que tem um pouco dos gêneros policial e thriller, e é cheio de ação. Gosto muitos de livros assim. Não entendi muito a comparação com Harry Potter, só porque o carinha é um mago? Mas eu gosto de Harry Potter, então isso não tem importância. Adorei a capa desde o dia que a vi, achei bem bonita e simples, mas gostei mais ainda depois do que você falou :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tarsila, gostando ou não, qualquer leitor irá admitir: É muito diferente! Principalmente para quem gosta de leitura policial e sobrenatural, mas não encontra um livro que faça um bom equilíbrio entre os gêneros.
      Beijos.

      Excluir
  12. Quero muito ler esse livro, já li varias resenhas e todas me deixaram com mais vontade de ler. Independente se foram positivas ou não.
    Sei que vou gostar da mistura de gêneros que estão presentes nesse livro.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liziane, leitora de atitude! Também sou assim, se o livro me interessa preciso matar minha curiosidade!
      Beijos e boa leitura!!

      Excluir
  13. Resenha muito bem escrita, abordando os pontos importantes do livro, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Andressa! Que bom que atingi meus objetos com você. Vale a pena mesmo. Obrigada e beijos.

      Excluir
  14. Só pelo autor ser roteirista de Doctor Who já me interessei pelo livro. Mas eu adoro livros de fantasia e histórias de detetive. Me parece que uni-las em um só livro em uma fantasia urbana em estilo noir me parece uma ótima idéia. E acho a capa linda também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, fãs do Doctor Who precisam muito ler o livro e conhecer este lado do autor/roteirista! Espero que curta bastante. Beijos.

      Excluir
  15. Gosto de um bom livro policial e que nele misturem espiritos, fantasias e muita adrenalina. amei sua resenha. Vou querer ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela, então este é um livro que vai lhe agradar muito! Beijos.

      Excluir
  16. É bem interessante a mistura de dois gêneros literários tão bons... Como sobrenatural e policial...Eu gosto muito... E quero ler o livro... Gostei bastante da resenha...

    ResponderExcluir
  17. Oi Tati!
    Também não curto comparações com outras obras na capa, isso pode gerar expectativas não correspondidas, ainda bem que mesmo a parte do HP não tendo muito a ver, o enredo te agradou. Deve ser muito interessante toda essa mistura de suspense investigativo com o universo sobrenatural, adorei a resenha e fiquei curiosa!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O, Elis, sim, não costumo gostar de comparações nas capas, no máximo na contra-capa ou orelha :) Mas gosto de fazer as minhas =D
      O livro, de qualquer modo, é interessantíssimo.
      Beijos.

      Excluir
  18. Bem diferente e pelo que li gostosa leitura, temática muito boa e ter um cara que entende do assunto como autor ai fica melhor ainda ! Quero muito ler !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Márcia, espero que logo o leia, você vai adorar! Beijos.

      Excluir
  19. Esse livro parece perfeito para dar continuidade a minhas leituras atuais estou bem focada em literatura fantástica.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada parecido. Sou fã de histórias com muita ação, investigação, sobrenatural, mistérios, e tudo o mais.
    Realmente achei essa mistura de entre os elementos de Harry Potter com CSI bem interessante. Pretendo ler e ver se o autor conseguiu dar liga a essa união.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa em breve conferir o resultado de Enigmas de Londres - Espíritos do Tâmisa, Nardonio. Beijos.

      Excluir
  21. Acho que nunca li um livro desse gênero, mas quando vi que a história se passa em Londres, aí sim deu vontade de ler *u*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Londres é importantíssima, porque as descrições sobre a cidade são bem detalhadas. Beijos.

      Excluir
  22. Nossa, que livro interessante!!!
    Já me chamou a atenção por ter csi. Adoro histórias policiais e juntando com fantasia deve ter ficado muito bom mesmo.
    Quero ler!!!
    bjs

    Entre Páginas e Sonhos

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que livro interessante.
    Já fiquei interessada por ter csi, adoro livros policiais e juntando com fantasia deve ter ficado muito bom mesmo.
    Quero ler !!!!
    bjs

    Entre Páginas e Sonhos

    ResponderExcluir
  24. Nossa amei essa resenha sobre o livro, ele parece ser muito bom! Confesso que julguei um pouco o livro pela capa e não tinha muito interesse nele não, mas pela descrição vale a pena lê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não julgue pela capa, mas ela ao vivo e combinada à leitura, é fantástica, mesmo simples. Beijos.

      Excluir
  25. E pessoas me falaram que esse livro era tipo uma reescrita de Harry Potter.. vai entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver com HP, nem o enredo nem o estilo de narrativa! ;) Mas é ótimo, apenas beeeem diferentes.
      Beijos

      Excluir
  26. Adorei a resenha e esse livro me interessou muito mesmo!
    Quero ler :D

    ResponderExcluir
  27. Oi Tati :)
    Hum, que interessante esse livro! A história é uma mescla de assuntos que curto: sobrenatural, magia, mistério...
    Gostei de sua resenha e o fato de vc dizer que o início do livro é dinâmico, já o coloca em minha lista de leitura :)
    Beijocas!

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian, o início é muito bom, depois o ritmo cai um pouco, p=mas continua interessante.
      Beijos.

      Excluir
  28. Menina.... Fiquei louquinha para ler o livro agora... Isso de ação e os fantasmas me fascinaram... E a capa... A capa me deixou instigada... A capa é em alto-relevo????

    Até mais...

    PS.: Você me deixou doidinha viu...srsrsrr... Eu tenho que ler ele; quero ver como é essa dinâmica de investigação, ação e fantasma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosiclécia, a capa é linda, mistura efeito fosco e brilhoso, mas é lisa. É linda!
      Corre para ler se você gosta de todos esses itens em histórias ;)
      Beijos.

      Excluir
  29. Bom, eu adoro Doctor Who então quando soube desse livro fiquei morrendo de vontade de ler, li uma ou duas resenhas todas muito positivas e definitivamente livros policias, de mistério, thrillers estão entre meus favoritos então esse é um dos meus livros mais desejados. Gostei sua resenha está muito clara e objetiva, gostei do modo como dividiu e explicou bem sobre personagem, narrativa, etc. Engraçado é que só agora descobri que será uma trilogia. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os fãs do trabalho do autor em Doctor Who e que curtem gênero policial e thrillers vão certamente gostar do livro.
      Sim, é uma trilogia, espero grande desenvolvimento e evolução do protagonista.
      Beijos e obrigada!

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias