publicidade

Trilogia do Mago Negro, volume 1: O Clã dos Magos, Trudi Canavan, Novo Conceito

O Clã dos Magos (The Black Magician's Guild)
A Trilogia do Mago Negro - livro 1
Cuidado com o que você deseja, você pode se tornar um deles
Trudi Canavan - Novo Conceito
Tradução: Robson Falchetti Peixoto
448 páginas - Ano: 2012 - R$34,90

Sinopse:
"Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem
fora de controle e destruam a todos."


Links: Novo ConceitoDegustação | Skoob

Resenha:
Este é o primeiro livro da Trilogia do Mago Negro e ainda assim O Clã dos Magos é dividido em duas partes. A primeira parte possui quinze capítulos e a segunda tem catorze. O final do livro conta ainda com extras que auxiliam a leitura e podem ser consultados a qualquer momento: Guia com gírias da favela, um glossário e mapas - Portanto não se esqueça de checá-los durante a leitura (acho que esses apêndices deveriam estar no começo, antes da primeira parte).

O papel deste livro é introduzir o universo criado pela autora, sua protagonista Sonea e o Clã dos Magos, por isso o título. O foque está totalmente na apresentação do funcionamento da cidade de Imardin, mostrando suas classes sociais, a rotina e hierarquia existente na poderosa criação da autora.
Os destaques dos domínios de Kyralia, (uma nação) são os Magos, os Ladrões e os favelados. Por enquanto, pouco foi mostrado das Casas.
Os Magos são figuras à parte da sociedade, possuem magia, recebem treinamento e seguem fielmente às leis do Rei. Os Ladrões formam um grupo especial dentro da favela de Imardin e assim como os Magos, possuem seus planos e estrutura, porém não obedecem ao Rei e sim a seus próprios interesses. Roubam e de certa forma, comandam a favela.
Os favelados são os miseráveis e marginalizados dessa sociedade; foram separados do restante da população e dependem dos Ladrões, porém nos deixam de temê-los. Odeiam os Magos e os veem como sobre-humanos desprezíveis.
Os integrantes das Casas formam a população mais importante: Realmente considerados os cidadãos de Imardin. São os mais ricos e respeitados, comparando-os aos favelados.

Sonea, a personagem principal é uma jovem favelada que é criada pelos tios. É ela que modificará as tradições. O fato de não sabermos muito sobre o passado da moça e seus pais biológicos deixa no ar questões que com certeza serão levantadas ao longo da saga, pelo menos imagino.
A partir de um impulso inconsequente, Sonea acompanha vários outros jovens e joga uma pedra no grupo de Magos durante a Purificação. Porém o que se segue é algo totalmente inesperado: O escudo de proteção dos Magos não impede o ataque. O único modo disso acontecer é se atacante possuir magia!
Os Magos querem Sonea e desvendar o mistério de uma favelada possuir forte poder. Os Ladrões também a querem e  podem protegê-la dos Magos em troca do poder da moça. Sonea não imagina como ela pode ter o mesmo dom dos Magos.
Esse é o ponto inicial da trama: Sonea se esconde de todos com a ajuda de amigos, especialmente de Cery, mas percebe que a cada momento, mais intensos e descontrolados seus poderes ficam.

A primeira parte do livro é interessante para fazer o leitor mergulhar no mundo de Fantasia criado pela autora, nos mostrando detalhes da vida na favela, o esquema criado pelos Ladrões para comandá-la e a ideia dos Magos de encontrar Sonea.
Entre um beco e outro, passagens secretas, um submundo complexo e pessoas estranhas, Sonea não sabe em quem confiar, começa a se desesperar sobre seu futuro, pois não importa onde ela se esconda nem para onde fuja, sempre existe alguém atrás dela, quase apanhando-a.
Essa primeira parte poderia ser reduzida à metade em número de páginas. Compreendo que é importantíssimo conhecermos um mundo inédito, as motivações de cada grupo, a cultura e as personagens. Isso faz parte da jornada de um herói e é sempre o ponto de partida de qualquer aventura do gênero. No entanto, acho que a autora poderia ter sido mais rápida ao introduzir os fatos que realmente fazem o leitor se motivar a ler a saga.
É um livro imperdível, sem dúvidas. Vale a pena ler a primeira parte, com cenas um pouco prolongadas e história um tanto arrastada e lenta, porque ao chegar à segunda parte tudo muda.

A narrativa, feita em terceira pessoa ganha mais fluidez e dinamismo. As coisas finalmente começam a acontecer de verdade e a partir desse momento fica impossível deixar o livro de lado, portanto, seja forte e insista na leitura, caso ela a considere monótona no início.
O que mais me agradou na escrita da autora é justamente a narrativa. Ela tem a capacidade de utilizar os mais diversos pontos de vista. Ao narrar a história ela não se prende apenas à visão da protagonista. Ela consegue trocar com facilidade de ponto de vista e mostrar cada parte perante o olhar de determinada personagem, sem se prender apenas a Sonea. Algumas coisas que Sonea desconhece nos são mostradas, causando curiosidade.

Na segunda parte, além de termos muito mais ação e um desenvolvimento do enredo mais bem feito, nos afeiçoamos às personagens. Na primeira parte não conseguia ver cada Mago com personalidade, por exemplo, e na segunda, comecei a conhecer cada um deles. E nesse sentido, a autora é responsável por boas doses de suspense, pois em momento algum sabemos quem está dizendo a verdade, em quem Sonea pode realmente confiar. Você desconfia da palavra e caráter de todos.

O papel de Sonea é fundamental para a mudança. Ela timidamente surge para modificar o mundo em que vive. Timidamente, porque demora a perceber isso; Sonea não percebe o poder que tem nas mãos: Não apenas a magia dos Magos e sim o dom da mudança. Ela, como favelada, mostra a todos que padrões podem ser quebrados, caso ela aceite ser do Clã dos Magos.
Ela possui fortes princípios e não consegue rompê-los com facilidade, pois os Magos sempre foram vistos por seus círculos de convivência e familiar como vis, sem sentimentos e egoístas. Então ela não quer nem consegue confiar no apoio deles. A qualquer momento podem enganá-la.
Por outro lado, ela percebe que tornar-se um deles e controlar e desenvolver poder, poderá mudar seu mundo, poderá fazer algo marcante e ousado.

Gostei da forma como os Magos e o funcionamento do Clã são apresentados. A estrutura e hierarquia existentes entre os Magos são muito bem centradas e organizadas. A Universidade dos Magos e toda a área onde vivem é fantástica e assustadoramente real. Tão plausível que caso existissem Magos, talvez eles se organizassem de forma bastante semelhante.
Embora seja uma obra de Fantasia e apresente magia, o mundo criado por Trudi Canavan na verdade consegue ser realista. Consegue ser convincente e crível. Esse é um dos pontos fortes do livro.
O ponto fraco certamente é o início lento, mas isso é superado (e quase esquecido) posteriormente com uma aventura interessante, curiosa e mágica.
O final do primeiro livro da trilogia empolga o leitor a desejar a continuação e a imaginar como muitos fatos ocorrerão.
A obra prendeu a minha atenção, admiro vários pontos da criação da autora, mas não fui surpreendida. Espero que a continuação siga as características do final desse primeiro volume, já que não existe mais a necessidade de apresentar o mundo novamente. Aguardo em A Aprendiz por sequências frenéticas, muitas conspirações e mistérios - exatamente como é a segunda parte de O Clã dos Magos.
Sinto que surpresas virão em A Aprendiz!

Comprar: Livraria CulturaSaraiva | Fnac | Amazon

Booktrailer:



Os outros livros da trilogia:
Livro 2
Livro 3

A autora:
Trudi Canavan publicou sua primeira história em 1999 e recebeu um Aurealis Award na categoria de melhor conto fantástico. Sua série de estreia, A Trilogia do Mago Negro, a tornou sucesso internacional, e todos os três volumes da trilogia Age of Five foram best-sellers do Sunday Times.
Trudi Canavan vive com seu companheiro em Melbourne, Austrália, e passa o tempo tricotando, pintando e escrevendo romances campeões de vendas.


32 comentários

  1. Eu sou apaixonada por magia... Não tenho duvida de que esse livro é muito legal... Estou super curiosa para ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fãs de magia com certeza vão gostar de matar a curiosidade sobre uma faculdade de magia hehehe beijos.

      Excluir
  2. Eu já ouvir várias pessoas falando super bem desse livro, eu cheguei a começar a ler o de um amigo meu, mas eu parecei nas primeiras 100 paginas e nunca mais li. Não sei se foi comigo, porque ele gosta muito, mas o livro não me cativou muito. =/
    Gostei da sua resenha, e tenho certeza que o livro é mais do que eu li, mas eu acho que não era o meu gosto no momento..rs.

    ;***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tay, eu amo Fantasia e não me intimido nem um pouco com livros grossos e leitura um tanto lenta, mas concordo com você que esse começo é bastante arrastado. É interessante, mas a metade da primeira parte do livro poderia ocupar menos espaço. Ocorre justamente isso, nem todo mundo passa dessa fase inicial e não culpo quem não consegue. Por outro lado, depois de superada essa "enrolação" excessiva, o livro fica excelente!
      Beijos.

      Excluir
    2. Assim que eu terminar alguns livros, vou tentar começar esse de novo, pulando as partes que eu já li, pra ver se eu consigo..rs. Assim que eu fizer isso, eu volto aqui pra avisar o que eu achei!

      ;**

      Excluir
    3. Olha tambem acho que esse início é demorado e não prende o leitor mas passe essa faze e ebtao vai começar a ficar bom terminei a trilogia e posso garantir que um livro vai ficando melhor com o outro o fim da saga é surpreendente, super recomendo.

      Excluir
  3. Que legal, achei bem interessante sua resenha esses booktrailers são perfeitos ! hahah
    beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Ganhei o livro 2 a algum tempo mas ainda não o li. Temos que começar do começo, não?!

    ResponderExcluir
  5. Ganhei o livro 2 a algum tempo mas ainda não o li. Temos que começar do começo, não?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Também já li o 2, A Aprendiz, e não recomendo começar por ele.
      Beijos e espero que consiga o 1 :)

      Excluir
  6. Adoro livros que envolvam magia! Vi esse livro na estando do skoob de uma conhecida minha e fiquei bastante interessada devido sua sinopse. Mesmo que a leitura tenha no seu inicio um pouco de lentidão e seja um pouco arrastada como você disse, acredito que não me inibirá de ler o livro, pois não tenho medo de um bom livro grande, se a leitura for recompensada com uma boa ação ao final, como você disse que o livro é. Estou louca para ler esse livro, e espero ter essa oportunidade em um futuro próximo. Excelente resenha (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Lorena! Nada de medo de livro grande ou de início lento hehehe
      Em O Clã dos Magos somos posteriormente recompensados :)
      Beijos e espero que em breve possar ler a trilogia. Em breve será sorteada aqui.

      Excluir
  7. Terminei a trilogia em 6 dias, e esto MEGA APAIXONADA pela história. Mas fiquei um pouco triste com o final :'(
    Queria muito que tivesse um quarto livro HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao foi o final ... no site da escritora pode se observar que já existe continuação.

      The Traitor Spy Trilogy.

      Excluir
    2. Não foi o fim. No site da escritora já existe a continuação:

      The Traitor Spy Trilogy.

      Excluir
    3. Bispo de guerra, tu sabe se já foi lançada essa trilogia por aqui? E se não foi sabe quando chega aqui? Abraço, amigo.

      Excluir
    4. Bispo de Guerra, sabe se já chegou aqui essa trilogia? Se não chegou tem uma previsão para chegar? Abraço.

      Excluir
  8. Eu acho que o final foi, bom sem spoilers né mas acho que entenderam

    ResponderExcluir
  9. Acho que o final poderia ser, bom sem spoilers né, mas acho que me entenderam

    ResponderExcluir
  10. Curti muito esses livros, todos os 3, mas... minha singela opinião: ela estragou a série toda em 2 capítulos.
    Quem leu até o final pode ter ctz q concordará comigo

    ResponderExcluir
  11. Li os três livros em 3 semanss, comprei o box na promoçao apenas lendo a sinopse! Nao achei o inicio lento, mas sem duvida a cada livro a história fica ainda mais envolvente. Vale muito a pena ler, principalmente porque o ultimo livro: Lorde supremo, é simplesmente maravilhoso!
    Logo que terminei fiquei com arrasada, me prendi tanto a história, aos personagens, que por mim teriam mais tres livrls hahaha :D s
    Maravilhoso e aconselho a todos q gostam e apreciam uma boa ficçao.

    Outra dica espetacular:
    Nome do Vento - primeiro dia
    Temor do Sabio - segundo dia
    O terceiro ainda nao lançou, infelizmente :(
    É o tipo de livro q pode intimidar pelo tamanho, principalmente o segundo, mas que tem um conteúdo de enredo assustador! Hahahaha
    Boa leitura :D

    ResponderExcluir
  12. Li os três livros em 3 semanss, comprei o box na promoçao apenas lendo a sinopse! Nao achei o inicio lento, mas sem duvida a cada livro a história fica ainda mais envolvente. Vale muito a pena ler, principalmente porque o ultimo livro: Lorde supremo, é simplesmente maravilhoso!
    Logo que terminei fiquei com arrasada, me prendi tanto a história, aos personagens, que por mim teriam mais tres livrls hahaha :D s
    Maravilhoso e aconselho a todos q gostam e apreciam uma boa ficçao.

    Outra dica espetacular:
    Nome do Vento - primeiro dia
    Temor do Sabio - segundo dia
    O terceiro ainda nao lançou, infelizmente :(
    É o tipo de livro q pode intimidar pelo tamanho, principalmente o segundo, mas que tem um conteúdo de enredo assustador! Hahahaha
    Boa leitura :D

    ResponderExcluir
  13. Espero sinceramente que algo recompensador aconteça na trilogia seguinte. Caso contrário O Mago Negro se tornará tão decepcionante para os fãs, que poderá abalar a credibilidade da autora. Como disseram acima, toda a trilogia foi estragada nos últimos capítulos.

    ResponderExcluir
  14. Espero sinceramente que algo recompensador aconteça na trilogia seguinte. Caso contrário O Mago Negro se tornará tão decepcionante para os fãs, que poderá abalar a credibilidade da autora. Como disseram acima, toda a trilogia foi estragada nos últimos capítulos.

    ResponderExcluir
  15. Livro péssimo, grande decepção. Gíria em livro Épico ou de fantasia é imperdoável. A autora peca na fluidez do texto, ruim de descrição. Enrolação total, não entendo como alguem pode gostar disso. Vc termina de ler uma cena que aconteceu e não se dá por satisfeito com a descrição da cena. Essa escritora devia tricotar em vez de escrever livros. Comprei os 3 volumes e vou doar pra alguém. Favelas? Vazar? Meio passada. A leitura se arrasta e não empolga. Péssimo!!!

    ResponderExcluir
  16. Livro péssimo, grande decepção. Gíria em livro Épico ou de fantasia é imperdoável. A autora peca na fluidez do texto, ruim de descrição. Enrolação total, não entendo como alguem pode gostar disso. Vc termina de ler uma cena que aconteceu e não se dá por satisfeito com a descrição da cena. Essa escritora devia tricotar em vez de escrever livros. Comprei os 3 volumes e vou doar pra alguém. Favelas? Vazar? Meio passada. A leitura se arrasta e não empolga. Péssimo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica aí a opinião do Ed que detestou o livro. Mas qual é o problema de existir favelas em um livro de Fantasia? A autora criou um mundo próprio e as pessoas das favelas do livro usam suas próprias gírias mesmo, para mostrar o impacto que Sonea sofre, do mundo ignorante do povo para o erudito dos magos. Que pena que não gostou. Beijos.

      Excluir
  17. Que bom que achei essa sua resenha (não li ela inteira de propósito, para evitar revelações sobre o enredo). Mas dei uma checada na parte onde você fala sua opinião e sobre o livro ser lento no começo. E garota, que bom que achei seu post, pois estava quase desistindo nos primeiros capítulos, pois é lento mesmo. Agora me animei!

    ResponderExcluir
  18. Guria,

    Ainda bem que achei tua resenha. Tava quase desistindo de ler (devido ao começo lento). Mas agora vou mergulhar nele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SamohT, o livro é devagar mesmo no começo, depois melhora bastante e mais ainda em A Aprendiz. Boa leitura!! Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias