publicidade

Livros e arte: El Castillo de Jorge Méndez Blake

O mexicano Jorge Méndez Blake combina arquitetura e literatura em suas obras e se tornou famoso em 2016 após algumas fotos de um de seus trabalhos viralizarem na internet: El Impacto de un Libro (O Impacto de um Livro). Na verdade o título oficial é El Castillo (O Castelo).



Trata-se de um enorme muro de tijolos com a parte central deformada devido ao exemplar de um livro que permanece embaixo da construção. A obra foi exibida pela primeira vez na Biblioteca José Cornejo Franco em Guadalajara, México, e nos anos seguintes em museus e galerias de outros países como França, Estados Unidos e Turquia.


O livro é uma edição em língua espanhola de  O Castelo de Franz Kafta. O artista o escolheu porque o protagonista, ao precisar entrar em um castelo para se candidatar a um trabalho, enfrenta o sistema social em que vive e não sabe que está lutando contra toda uma estrutura ao qual é inferior.


Um único livro deformando um grandioso muro. Metaforicamente, o poder da leitura e do conhecimento impactando uma barreira sólida e grande e interrompendo um padrão. A transformação pelo livro. Uma pequena ideia pode modificar qualquer coisa!


No Brasil O Castelo é publicado pela Companhia das Letras. Saiba mais sobre o livro aqui.


As fotos pertencem ao autor da obra.

Fonte: Verne.ElPais.com e MendezBlake.com

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias