Pesquise no Leitora Viciada

16 de novembro de 2011

O Morro dos Ventos Uivantes pode ser lido gratuitamente

Devido aos anos passados desde a sua publicação, O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights) é uma obra de domínio público que pode ser lida gratuitamente.
Obs: Apesar de ser uma obra de domínio público, os direitos autorais de suas traduções ainda estão em vigor.
Você pode baixar o e-book gratuitamente.

Download!


O livro
O Morro dos Ventos Uivantes (traduzido do original em inglês Wuthering Heights) é o único romance escrito por Emily Brontë. Foi publicado pela primeira vez em 1847 sob o pseudônimo da autora Ellis Bell, e uma edição póstuma foi editada por sua irmã Charlotte.
O nome do romance vem de uma mansão, nas charnecas de Yorkshire, em que a história se passa (como um adjetivo, Wuthering é uma palavra que se refere a ‘tempo de turbulência’). A narrativa trata do apaixonado, e contrariado, amor entre Catherine Earnshaw e Heathcliff, e como esta paixão termina por destruir muitos ao seu redor.

Considerada um clássicoda literatura inglesa, O Morro dos Ventos Uivantes não foi bem recebido inicialmente, confundindo os críticos com sua estrutura inovadora, principalmente devido à descrição crua da narrativa de crueldade mental e física. Alguns críticos contemporâneos chegaram a pensar que a obra era um trabalho menos maduro de sua irmã Charlotte (no mesmo ano ela havia publicado Jane Eyres, sob o pseudônimo Currer Bell). Mais tarde, essa visão foi revista e consideraram que a originalidade de O Morro dos Ventos Uivantes excedeu aos trabalhos de suas irmãs Charlotte e Anne e embora tenha recebido críticas na época em que foi lançado, o livro foi incluído no cânone dos clássicos da literatura inglesa.
O Morro dos Ventos Uivantes também deu origem a muitas adaptações e obras inspiradas, incluindo filmes, rádio, adaptações para a TV, um musical de Bernard J. Taylor, um balé, uma ópera, um jogo de RPG além, é claro, da famosa canção de Kate Bush.

Enredo
Apesar de muitos retratarem apenas o aspecto relacionado ao amor do livro, O Morro dos Ventos Uivantes é na verdade uma história de vingança. Ele descreve a vida de Heathcliff, uma pessoa de misterioso aspecto cigano, desde sua infância (cerca de sete anos de idade) até sua morte aos quarenta. Heathcliff é recebido por sua família adotiva e, em seguida, é reduzido à condição de servo, fugindo quando seu amor, a jovem Catherine, decide se casar com outro. Anos depois ele volta rico e educado com o objetivo de se vingar das duas famílias que ele acreditava terem arruinado sua vida. O conto se passa na Granja da Cruz dos Tordos, em Gimmerton, Yorkshire, Inglaterra.

Emily Brontë
Emily Jane Brontë (Thornton, 30 de julho de 1818 – Haworth, 19 de dezembro de 1848) foi uma romancista e poeta inglêsa, mais lembrada pelo seu único romance, Wuthering Heights. Emily era a segunda irmã mais velha das três irmãs Brontë, entre Charlotte e Anne. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell.

Fonte: O Morro dos Ventos Uivantes

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail