publicidade

Água Para Elefantes, de Sara Gruen, Editora Arqueiro

Água Para Elefantes (Water for Elephants)
Sara Gruen - Editora Arqueiro
Tradução: Anna Olga de Barros Barreto
272 páginas - Ano: 2007 - R$24,90 (impresso) R$16,99 (e-book)

Sinopse:
"Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera."
*O livro foi lançado no Brasil em 2007 pela Editora Sextante. Com a criação do selo próprio para os livros de ficção, Água Para Elefantes recebeu nova edição sob a Editora Arqueiro e com o lançamento do longa metragem no cinema ganhou em 2011 uma nova capa com os atores.
Capa antiga:


Mais de acordo com o livro que a capa nova com os atores.




Links: Skoob | Arqueiro | degustação

Resenha:
Uma história que mescla de forma simples mistério e encanto, que envolve e emociona o leitor.
O maior espetáculo da Terra, como eram anunciados os circos de antigamente, é o fator principal desse livro. Um mundo mágico aos olhos de seus visitantes, cheio de atrações fantásticas, incríveis artistas e os mais esplêndidos animais. Uma diversão para toda a família, uma lembrança inesquecível.

Tão inesquecível que Jacob jamais deixou de pensar como um circo marcou e modificou drasticamente a sua vida. Um estudante de veterinária de 23 anos de idade que não possuía mais objetivos na vida, nenhuma expectativa em relação ao futuro. Vagando em busca de qualquer coisa, o destino lhe surpreende com um emprego inusitado: trabalhar num circo cuidando dos animais.
Hoje, com 93 anos de idade, Jacob relembra cada acontecimento, em especial os momentos nesse circo e acompanhamos sua comovente história sem conseguir desgrudar os olhos de páginas cheias de mensagens, apesar de parecer ser um livro básico.

A narrativa é minuciosa e completamente intrigante. O narrador é o próprio protagonista, Jacob. Acompanhamos seu presente. Ele é um idoso com uma história de vida apaixonante. Mesmo tendo uma família numerosa, vive num asilo monótono e nada parecido com os tempos gloriosos que viveu no passado. Sente saudades da vida dinâmica que teve, da esposa maravilhosa e de tudo que o circo lhe trouxe.
Essas lembranças tornam-se mais intensas quando o idoso observa os preparativos de um circo próximo à casa de repouso e se anima com a possibilidade de rever tal espetáculo.
Através de uma narrativa sensível a autora utiliza do Jacob idoso para nos mostrar os dramas da velhice; de se sentir solitário; de desejar a voltar a ser ativo, útil e valorizado, seja como pessoa e/ou profissional; de se observar no espelho e não reconhecer o próprio rosto, tomado por rugas.
Mesmo com as limitações físicas e psicológicas da idade avançada, a vida continua e a vontade de segui-la intensamente ainda pulsa nas veias do censurado e limitado velho Jacob.

Intercalando presente e passado, conhecemos o Jacob e sua ligação com o circo. Mais concentrada no passado a autora escreve brilhantemente, de forma ágil e detalhada. Um livro que já tem um "quê" de clássico.
Talvez, em parte, isso seja culpa da ambientação do circo da década de 1930, da pesquisa histórica notavelmente feita pela autora (embora seja uma pesquisa que não surpreende) e transmitida ao texto. Além disso, nota-se que houve também bastante pesquisa sobre circos, suas atrações e os animais - fato explicado na nota da autora ao término da história. Ela dedica o livro para duas elefantas!

Os animais, personagens importantes e ativos na trama, sejam os cavalos imponentes de Marlena; a cachorrinha do anão, Queenie; o macaco sapeca Bobo; ou o grande destaque: a elefanta Rosie, tão doce e esperta.
A autora faz uma crítica sobre os maus tratos e exploração sofridos pelos animais. Impossível não analisar como circos, touradas e rodeios são, na verdade, uma exibição maldosa e cruel.

As personagens humanas também merecem elogios. A autora traz um grupo interessante. Tio Al, August, Marlena,Walter, Camel. Todos desempenham excelentemente seus papéis.
O grande destaque é o maníaco, complexo e imprevisível August. Ele não é o vilão típico, que demonstra a maldade de forma direta, apesar de ser inescrupuloso. Ele sofre de transtornos de personalidade, tem ataques de fúria ou de ternura. Possui violentos surtos psicóticos, embora em outros momentos seu charme seja inabalável, seduzindo, intimidando e controlando a todos - tudo isso ao mesmo tempo.
Tio Al é mercenário, falso e frio. Mas está sempre tentando transmitir paz e aconchego no seu circo. Sua única meta é riqueza e fama, nem que para isso explore, engane, roube e mate. Um psicopata.
Marlena é a exuberante, bela e delicada esposa de August. Não é uma "mocinha" que me cativou, apesar de ser uma protetora e admiradora dos animais. Ela é fraca e omissa, estando presa ao seu casamento com August e à seu emprego no circo. Ela precisa de ajuda para ter a coragem de enfrentar seus problemas e vê na paixão de Jacob essa saída.
Walter e Camel são personagens secundários admiráveis, trazendo outros conflitos menores, mas também intensos.

Até mesmo o circo pode ser classificado como personagem, já que parece ganhar vida. Seu funcionamento, sua caracterização, os bastidores, todas as pessoas conectadas como se fossem uma só, com apenas um objetivo: fazer o maior espetáculo da Terra funcionar corretamente e trazer lucro à diretoria e uns trocados aos funcionários.
A rotina do circo é bastante interessante, desde as acomodações das pessoas e animais nos vagões do trem, as viagens, a montagem e exibição do show, a hierarquia no cotidiano, a rotina dos animais, artistas e trabalhadores.
Porém não espere encontrar apenas o glamour e o charme do circo. O foco permanece nos segredos e mistérios por detrás da lona. A podridão dos bastidores, a competição entre membros do mesmo circo; assassinatos violentos, exploração dos trabalhadores e animais.
Numa época de recessão financeira, muitos trabalham por apenas comida e um lugar para dormir. A vida sob os trilhos não é fácil. Na verdade, o perigo rodeia cada vagão.
Trabalhadores e artistas não se misturam, como se fossem duas raças diferentes. Mas e Jacob, o que ele é? Afinal ele é o veterinário, que vive se revezando entre a convivência com a direção do circo, os trabalhadores braçais e os artistas exóticos. Jacob ainda busca por si próprio.

O livro possui cenas de ação, perigo e violência; tensão e suspense na medida certa e ainda um toque de romance. Eu destaco mais os laços de amizade de Jacob com os homens Walter e Camel e os animais Rosie, Queenie e Bobo do que seu romance com Marlena. É claro que ambos os sentimentos (amizade e amor) são os combustíveis para sua luta e determinação, mas ainda acho que o romance é o coadjuvante, analisando o livro de uma forma geral.
Recomendo o livro para quem gosta de histórias no passado, intrigas, dramas e animais. Quem não leu deve imaginar se Jacob e Marlena conseguem ficar juntos e o que acontece com o circo e cada um de seus animais. Como Jacob terminou sozinho e abandonado num asilo após tantos fatos fantásticos em sua vida?

Observação: o filme não chega nem perto da ambientação e sensação transmitida pelo livro. Os acontecimentos são diferentes, o casal de atores protagonistas não se parece em nada com suas personagens. Além da interpretação ruim as características principais foram diminuídas ou fracamente adaptadas; os atores não são convincentes.
O livro foi adaptado para mostrar uma história de amor nascida num circo e o sofrimento da elefanta. Deixa de lado qualquer outro detalhe importante. Se você gostou do filme e ainda não leu o livro, não sabe o que está perdendo; e quem desgostou da adaptação cinematográfica corre o risco de se apaixonar pela história original.

Uma história única, que possui vários dramas em apenas uma leitura. A saudade pelo passado, o sofrimento da perda, a solidão da velhice, o carinho pelos animais, o encontro do verdadeiro amor, amizades tocantes.

A autora:
Nascida no Canadá, Sara Gruen é autora de Água Para Elefantes e dois outros livros ainda não publicados no Brasil, Riding Lessons e Flying Changes.
Ela vive em Chicago, com o marido, três filhos, quatro gatos, dois cachorros, duas cabras e um cavalo.

O filme:
Sinopse: "Jacob Jankowski (Hal Holbrook) já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem (Robert Pattinson) e um ex estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena (Reese Whiterspoon) era a Encantora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August (Christoph Waltz) um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo. Dirigido por Francis Lawrence."


Trailer:

19 comentários

  1. Oi Tati,

    Eu sou super suspeita pra falar desse livro e do filme também. Amei essa história! Fiquei super comovida com a amizade entre o Jacob Jankowski e a elefanta Rosie. E o filme também foi muito bem feito. Enfim, foi uma grata surpresa pra mim, pois quando peguei para ler, eu não tinha a menor noção do que esperar, então, foi uma experiência maravilhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lindsay! É tão bom quando somos surpreendidos assim, né?
      Eu assisti ao filme no Telecine e chorei com a Rosie, fiquei louca pelo livro. Fui presenteada pelo meu marido com o livro e apreciei muito a leitura!
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu assisti o filme e gostei, vou comprar o livro pra conhecer melhor a história.

    mmundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia, Raquel. O livro é melhor, se você gostou do filme, vai gostar do livro com certeza. Beijos.

      Excluir
  3. Tive uma grata surpresa ao ler este livro no anos passado, eu adorei e nem esperava gostar tanto assim. Em relação ao filme não assisti até hoje.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu acho quase todo livro melhor que o filme, então você está no lucro. Beijos.

      Excluir
  4. Para começar...também gostei da capa antiga, acho que ela conta um pouco sobre como é o livro, mas não entrega tanto quanto a capa depois do filmes. Além de que não gosto dessa ideia de novas capas só por causa do filme. O circo há décadas era realmente um terreno mais preenchido de mistérios que atualmente, afinal naquilo tempo as produções não eram tão luxuosas e o circo, por ser nômade, não dava a chance das pessoas conhecerem muito bem os seus integrantes. Hoje em dia, os circos tem até sites! Acho fantástico filmes que conseguem tornar um animal uma peça fundamental na trama, pois assim percebemos o quanto ainda podemos aprender com eles. Também acho livros que começam em um futuro e retrocedem no tempo muito instigantes, pois quando intercalam esses dois momentos fazem do livro um quebra-cabeça e estimular o leitor a participar do livro como um ouvinte que se senta ao lado dos personagens. Poxa, August parece ser daqueles vilões que nos deixam cativados, né? Sim, sou do tipo de leitor que valoriza "bons" vilões porque eles são um tempero necessário nas histórias para que haja evoluir na trama. Os filmes nunca chegarão ao ápice que os livros conseguem, isso porque os livros são experiências mais íntimas que fazem o leitor criar na sua mente as imagens, enquanto o filme já as joga digeridas para o espectador. Parabéns pela sua resenha!

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. August é um vilão imprevisível, daquele tipo que você sente tanta raiva, mais tanta, que adoraria matá-lo ahaha
      Beijos

      Excluir
  5. Eu odeio qdo fazem isso com as capas dos livros -.- Poderiam até fazer, se mantessem a capa original, mas ela simplesmente SOME. Sério q mtas vezes tenho preguiça de comprar o livro por causa daquela capa de cartaz de filme. Bom, eu não vi esse filme ainda e pelo q vc disse, n perdi mta coisa xD O livro porém parece interessante, emocionante. O ambiente circense pode ser interessante, emocionante, macabro, triste e alegre por si só e deve ser legal que a história seja narrada por um personagem idoso. Acho que isso dá mais riqueza a narração, de alguma forma.
    Obrigada pela dica Tati!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto disso, trocar a capa só por causa do filme, mas confesso que o livro passa a vender bem mais. Eles mudam a capa para vender o livro para quem virou fã do filme, e não tentando agradar leitores fiéis. Acho que a solução para isso seria fazer uma tiragem limita com a capa do filme e manter a capa original como fixa. Essa capa original é tão mais bonita. Beijos.

      Excluir
  6. D+.
    O livro e o filme me parecem ser perfeitoooosss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tati

    Não assisti o filme justamente porque não quero me decepcionar com a história, mas o livro está aqui na minha estante :)
    Quero chegar logo nele, pois sempre vejo resenhas muito positivas!

    Você escreve muito bem, viu? Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio. Depois de ler o livro, retorne e me diga o que achou. Beijos.

      Excluir
  8. Oii amei sua resenha...Tenho o livro mas ainda não o li. O filme me encantou. Lendo sua resenha fiquei com mais vontade de ler o livro. Parabéns!

    Beijos

    http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Parabéns pela resenha...Já assisti o filme e tenho o livro mas ainda não consegui lê-lo...Sua resenha me deixou com muita vontade de ler o mais rápido possível ^^

    Beijos
    Tífany
    http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. adorei o livro é magnifico

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias