Pesquise no Leitora Viciada

13 de maio de 2012

Amigos Inimigos, de Vanessa Martinelli, Novo Século

Amigos Inimigos
Vanessa Martinelli - Editora Novo Século/Novos Talentos da Literatura Nacional
104 páginas - Ano: 2012 - R$29,90

Sinopse:
"Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?"

Orelha:
"Maria contemplou Jack furtivamente, percebendo como ele cresceu. Não parou para olhá-lo propriamente desde que se afastaram. Ainda lembrava o garoto de cara alegre e rechonchuda, mas agora era um adolescente magro e petulante.
Jack girou a cabeça em sua direção, o que fez com que Maria parasse de olhar imediatamente, adquirindo um rubor estranho. A companhia de Jack deixava-a incomodada. Suspirou aliviada quando o sinal tocou, avisando que o martírio chegou ao fim. Saiu da sala correndo, deixando Jack sozinho."

Links: Degustação | Novo Século (comprar) | Skoob


Resenha:
Este livro chegou até mim por cortesia da própria autora, que enviou dois exemplares autografados e uma bela carta. Foi uma enorme surpresa!
Eu adoro livros juvenis, principalmente quando bem escritos, pois eles atraem novos leitores e divertem os já experientes. Não existe apenas a questão da idade, o que mais importa é realmente o entretenimento, a leitura agradável.

Amigos Inimigos é um desses casos: um livro voltado para os adolescentes, que agrada em cheio leitores de qualquer idade. A autora reuniu uma série de ingredientes que juntos fazem do livro um sucesso e uma leitura bastante divertida.

A narrativa ocorre em terceira pessoa e a cada momento utiliza o ponto de vista de uma personagem diferente, sem deixar, no entanto, de ser imparcial na história central. Isso faz com que o leitor fique curioso sobre os acontecimentos, não sabendo explicitamente o que as personagens sentem ou pensam, mas deduzindo o que está acontecendo de uma forma indireta. É o tipo de narrativa rara em livros juvenis: a autora demonstra os fatos e sentimentos, sem perder tempo explicando demais.

Isso faz o enredo se desenvolver fluidamente, utilizando de diálogos interessantes e dinâmicos.
O detalhe mais importante do livro é que todas as personagens foram muito bem caracterizadas. Mesmo sendo um livro juvenil, a autora consegue em poucas páginas nos mostrar as personalidades e aparências de cada adolescente (e adulto) de uma forma nem um pouco monótona, sem se perder em descrições excessivas.
É através da forma de falar, do comportamento, do vestuário e dos gestos de cada um que sinaliza ao leitor como cada personagem é. Dessa forma, cada um possuindo seu próprio estilo, rapidamente o leitor os identifica e simpatiza com cada um deles.

Os protagonistas são dois adolescentes comuns, de classe média e que além de estudarem na mesma turma da escola, são vizinhos: Maria e Jack.
Eles já foram colados e os melhores amigos do mundo, quando crianças, mas no decorrer dos anos, foram se afastando. Mesmo tendo perdido a intimidade, será que a amizade realmente acabou? Então por que os dois não sabem o porquê de estarem pensando bastante um no outro? E por que estão brigando tanto? Se gostam e se odeiam...

Uma história escrita em forma de aventura, com personagens divertidas e os dramas da idade: estar acima do peso, ver os pais se divorciando ou os que são ausentes, aturar o irmão mais novo implicante, revoltas que se refletem no visual, achar graça em tudo, rir dos mais velhos.
Existem personagens diversificados: a inteligente, o esportista, o convencido, a punk, a estranha, o amigo, a líder, a distraída. Até um cachorro muito bonzinho e adultos engraçados ou esquisitos - claro, sob a ótica adolescente. Um prato cheio para o leitor.

Apesar das diferenças, a turma é unida, mesmo quando não tem essa intenção. A amizade (e o romance) está presente em todas as páginas e é uma aventura atrás da outra. Me lembrou muito os livros da época da série Vagalume. Destaque para o final fora do clichê e comovente!

Além disso tudo, a autora possui uma criatividade enorme e uma forma de escrever moderna sem se perder no coloquialismo; ou seja, consegue equilibrar um texto jovem a um texto bem redigido.

Um dos melhores livros juvenis que já li.
Me senti de volta ao início de minha adolescência, relembrei de minhas amizades da época, do ambiente escolar e até mesmo, de um "amigo inimigo" - não queria estar perto dele, mas não conseguia me manter afastada.
Este livro trata da amizade, que como tudo nessa época da vida, é muito intensa. Quando queremos que tudo dure para sempre, enquanto descobrimos uma novidade sobre a vida a cada dia.

Com certeza uma leitura super recomendada para os adolescentes e para os adultos que não se esquecem dessa fase da vida.
Livro ideal para ser utilizado em escolas, ainda mais tendo o ambiente escolar, os amigos e o primeiro amor como pano de fundo.

A autora:

Vanessa Martinelli Levandowski (ou Vanessa ML, mesmo!) é joinvillense, Neuropsicóloga e Mestre em Psicologia, graduada também em Educação Artística.
Inclusive a ilustração na capa de Amigos Inimigos, seu primeiro livro publicado voltado ao público juvenil, foi desenhada por ela. Ela adora desenhar, além de escrever!
Ela possui 32 anos de idade, é casada e tem uma filha de 3 anos.
Não deixem de acompanhar o blogue da autora para saberem as novidades.

Blogue | Skoob de autora
E-mail: contato@vanessaml.com

Sorteio:
A Vanessa enviou um livro autografado para ser sorteado aqui no blogue. Vocês podem concorrer a ele, a Promo#17 vai do dia 11/05 até o dia 03/06, participem!

Skoob

Online

Siga por e-mail