publicidade

Relatos de Leitores Viciados na Revista Innovative: Leitora Viciada participa!

Oi, Leitores Viciados? Vocês conhecem a coluna da Revista Innovative, Relatos de Leitores Viciados? A cada postagem, um leitor diferente conta sua história em relação a um livro, como foi que ele chegou às suas mãos, a sua história de amor com ele, sua reação ao lê-lo... é muito interessante.




Eu participo dessa vez com o meu relato. O livro escolhido foi As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley, lido a primeira vez em 1997, qunado eu tinha 13 anos de idade. Não deixem de ler a minha contribuição, por favor.

Obrigada, Revista Innovative, pelo convite!


O relato:
Por Tatiana Jimenez
blogueira no Leitora Viciada

Primeiramente, agradeço a Camille pelo convite. Contar o meu relato de Leitora Viciada é um enorme prazer. Minha história é a paixão pela principal obra da autora Marion Zimmer Bradley: As Brumas de Avalon, no Brasil publicada em quatro volumes.

Retornando a 1997, quando eu tinha treze anos de idade, eu era fanática por histórias em quadrinhos (tudo bem, eu ainda sou) e eu lia e colecionava tudo de X-Men e outros super-heróis. Me permitam contar um pouco de minha vida de leitora: minha casa parecia um sebo, de tantos gibis e livros espalhados. Chegamos a ter quase dois mil exemplares. Eram muitas prateleiras e duas estantes grandes. Meu pai, meu avô e meu tio-avô trabalharam por anos em editoras, como a Abril, a Record e a extinta Vecchi – então minha mãe ganhava muitos livros!

Ela era a leitora mais viciada que já vi na vida e passou o hábito para as filhas. Desde antes de aprender a ler eu já havia decorado inúmeros livros infantis. Possuía várias coleções infantis maravilhosas! Então, sempre fui leitora. No começo, livros infantis, livros que a escola pedia para ler, histórias em quadrinhos… A minha escola era dotada de uma biblioteca ótima, onde pude ler muito, com destaque para a série Vagalume da Ática. Ah, e o sebo e banca de jornal perto de casa! Parada obrigatória no mínimo uma vez por semana.

Mas falando de As Brumas de Avalon, minha mãe de vez em quando comentava sobre a obra, era só ver algo ligado ao Rei Artur e companhia. Dizia que seus livros estavam com a minha tia.

Eu estava lendo uma grande saga dos X-Men chamada A Era do Apocalipse. Um arco fechado de histórias que durou vários meses e o presente era modificado, uma pessoa voltou ao passado e matou por engano o Professor Xavier, líder dos X-Men, antes dele ter criado a escola e a equipe. Certo, a história não interessa, o importante é que por ser um ciclo completo e não haver a necessidade da leitura de toda a cronologia das HQs, minha mãe resolveu ler a saga como passatempo.

Ela disse que eu já assistia a filmes para maiores, lia sequências de quadrinhos longas e compreendia tudo muito bem. E que estava na hora de dar um passo na vida como leitora, que deveria ir além dos livros juvenis e gibis. Ela comentou também que um triângulo amoroso presente em A Era do Apocalipse se parecia bastante com o relacionamento de Artur, Guinevere e Lancelot em As Brumas de Avalon. E minha mãe veio novamente mencionar a nostalgia dos livros… Eu fiquei muito interessada!

Minha mãe telefonou para minha tia perguntando sobre os livros, e ela disse que estavam emprestados com outro irmão delas. Falaram com ele e descobriram que os livros foram parar no lixo! Estariam ocupando espaço na casa dele. Nem preciso explicar como minha mãe e minha tia se sentiram, né?

Começou a procura pelos livros. A primeira tentativa foi no sebo próximo de casa. Nada de As Brumas de Avalon por lá. Fomos ao centro da cidade (morávamos no Rio) em livrarias e sebos. Os exemplares novos eram muito caros. O preço nem chegava perto do valor atual, muito menos tínhamos essas promoções fantásticas do Submarino. Nos sebos, encontramos os volumes dois e três e não estavam nada convidativos, eram exemplares bem surradinhos. E nem sonhávamos com Mercado Livre, Estante Virtual ou similares para pesquisarmos por usados. Na verdade, ninguém na minha família naquela época possuía computador e conexão à internet. A situação era drástica.

Minha mãe pensava então em comprar um volume de cada vez, quando pudéssemos. Domingo, como era nosso costume, fomos checar as novidades na banca de jornal e adivinhem o que estava pendurado na lateral, com destaque? As Brumas de Avalon, volume um: A Senhora da Magia. Sério! Uma edição de banca da Altaya/Record, em capa dura e papel de baixa qualidade. Porém o texto era integral e o preço muito convidativo! Era uma coleção lançada semanalmente: Supersellers. Uma grande diferença de preço em relação à livraria. Compramos e reservamos os seguintes volumes.

Terminei a leitura antes de o segundo volume chegar à banca e minha mãe releu tudo. Eu adorei minha primeira leitura “adulta”, me senti o máximo. Eu e minha mãe tivemos muitas conversas sobre As Brumas de Avalon, que se tornou meu livro preferido. Até hoje. Sou fã da autora e possuo quase todos os livros dela publicados no Brasil. Gosto muito também da série Darkover.

Ano passado comprei a versão de livraria da Imago por apenas R$19,90 no Submarino. No entanto, ainda tenho a versão de banca que foi colecionada juntamente com minha mãe. É como um tesouro para mim, pois dois anos e meio depois, mamãe faleceu.

5 comentários

  1. Que legal, Tatiana! Merecida essa reportagem! :) Tenho uma amiga que ama "As Brumas de Avalon".

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo de coração mesmo! Obrigada por ler a matéria. Beijos.

      Excluir
  2. Oi Tati! Li o seu relato! Interessante e emocionante a sua relação com o livro As Brumas de Avalon. =) Bjo! Analígia

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, Sinto muito pela sua mãe ( Meu respeito a você e a família ) , Bem também sou fã do Brumas ,cheguei a fazer um post no meu blog, Brumas é fora de serie foi escrito em 79 mas traz mensagens para os dias atuais , meus exemplares são antigos , mas são meus xodós *---------------* Abraço super forte e venha me visitar , a proposito seu blog é lindo *-*
    http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias