publicidade

Primavera dos Livros 2012 no Rio de Janeiro


O evento:
Maior evento de editoras independentes da América Latina chega à 12ª edição, celebra o Rio de Janeiro como patrimônio e plataforma cultural do país e recebe um dos mais reconhecidos historiadores da atualidade: o francês Roger Chartier.

A feira literária apresenta a produção de 100 editoras com mais 10 mil títulos com descontos de até 50%. Ruy Castro, Mirian Goldenberg, Luiz Eduardo Soares, Nelson Sargento, Leoni, entre outros, debaterão - e saudarão - temas ligados à cultura e ao estilo de vida carioca.

Organizada pela LIBRE (Liga Brasileira de Editores), a Primavera dos Livros 2012 reunirá nos jardins do Museu da República, entre os dias 27 e 30 de setembro, um grande evento cultural.

Paralelamente à feira literária, a Primavera dos Livros 2012 vai proporcionar no Museu da República três dias de programação inteiramente gratuita que inclui shows, atividades para crianças, encontros com escritores, debates e mesas redondas com protagonistas da cultura carioca, além de atrações literárias interativas sob medida para o público de todas as idades.

A Primavera dos Livros 2012 - sob o tema "Rio: Patrimônio e Plataforma Cultural do País", homenageará o economista Carlos Lessa, que, além de ser um apaixonado pela cidade, é bibliófilo de carteirinha, responsável por uma das maiores bibliotecas privadas do Brasil.

No ano em que o Rio de Janeiro foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, Suzana Vargas, curadora do evento, reúne em 18 mesas redondas nomes como Ruy Castro, Mirian Goldenberg, Luiz Eduardo Soares, Maria Juçá, Leoni, Heloisa Buarque de Hollanda, Marcia Bulcão, Afonso Romano de Sant'Anna, Nelson Sargento, Monarco, Rildo Hora, entre muitos outros, que debaterão e saudarão temas ligados à cultura e ao estilo de vida carioca.

Entre os destaques da Primavera dos Livros 2012, Roger Chartier um dos mais reconhecidos historiadores franceses da atualidade - e também um apaixonado pelo Rio de Janeiro - debaterá com Afonso Romano de Sant'Anna "A Leitura como Patrimônio Pessoal"; Ruy Castro e Mirian Goldenberg falam sobre o tema "Duas Cariocas Notáveis: Carmem Miranda e Leila Diniz"; As crianças e mães também terão uma programação voltada para elas com diversas atividades interativas: Performance de ilustração com Guto Lins; a História de dois vovôs, onde dois autores contam suas histórias de avós e reproduzem algumas das peripécias praticadas com os netos; bate-papo com escritores e muito mais. Entre os lançamentos infantis da Primavera dos Livros 2012 está "O Menino que Gostava de Carros", de Ana Lima.

Para as mães daqueles que ainda não saem do colo, a Primavera preparou uma atividade especial capaz de encantar: "Lendo e Divertindo Seu Bebê desde os Primeiros Meses", com Camila Perlingeiro e Ninfa Parreiras. Educação, leitura e arte também estarão presentes na programação especial montada pela Primavera dos Livros para os educadores, com uma série de eventos voltados para a literatura e o ensino. Mesas de discussão com professores e especialistas em literatura, tendas temáticas, teatro, música, contação de histórias e exibição de filmes também marcam o evento.

Mapa:



Fonte: Site do evento.

Um comentário

  1. Quando a minha cidade vai ter um evento deste porte? Espero que em breve, tento fazer o que está ao meu alcance, espero conseguir o meu objetivo. Bom evento ao pessoal que for!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias