publicidade

12 Dicas para ler mais ou sair de uma ressaca literária

Todo mundo que adora ler já enfrentou momentos em que a leitura não flui. Pode ser uma ressaca literária ou simplesmente falta de atenção. Você não consegue ler tanto ou tão rápido como antes.
Nunca se esqueça: quando a leitura é um passatempo, deve ser feita por prazer e sem pressão. Respeite o seu ritmo e não se cobre. Agora, se ainda assim você busca dicas para sair de uma ressaca literária e desempacar de um momento onde a leitura não flui, confira abaixo dicas para ler mais e tentar sair de uma ressaca literária:


12 dicas para ler mais ou sair de uma ressaca literária



Participe de um clube do livro / leitura coletiva


Foto: @CareerswithSTEM
Conversar sobre o que está lendo costuma ajudar muito a prosseguir com a leitura. Poder compartilhar o que está achando e sentindo sobre a história é sempre estimulante. Comparar suas reações e ideias sobre trama e tema com outras pessoas faz você se envolver mais e descobrir outros pontos de vista. Às vezes algo que não reparou chega até você desta forma. Com a internet fica mais fácil participar de um clube do livro ou combinar uma leitura coletiva. No mínimo você consegue perguntar a um colega/amigo/parente se não deseja ler um livro junto e combinar comentários por mensagens online. Grupos de Facebook, blogs e editoras muitas vezes montam clubes de leitura. Algumas livrarias e bibliotecas também fazem isso, embora você tenha que procurar em sua região.
Uma de minhas melhores experiências foi um clube do livro com outros blogueiros, mas infelizmente a maioria não possui mais blogs.


Assine uma box literária


Foto: divulgação TAG.
Recentemente no mercado tem surgido assinaturas com caixas literárias temáticas. A maioria é de periodicidade mensal ou bimestral e você geralmente recebe um livro e um mimo que tem a ver com o enredo ou um kit informativo do livro. É sempre uma surpresa, pois o assinante não sabe qual será o livro. Ótima alternativa para quem tem dificuldade em escolher a nova leitura. Fora que esta opção pode se ligar a anterior, pois fica mais fácil de encontrar grupos de leitura coletiva da box em questão. Se você se interessa, veja como são as assinaturas de algumas boxes nesta postagem.


Leia um Young Adult


Foto: www.studybreaks.com.
Se você acha que a leitura atual parece nunca terminar, veja se não está insistindo em um livro meio desinteressante para o momento que você está vivendo. Talvez deva pausá-lo para tentar novamente em outro dia! Pode ser o gênero, a temática, o estilo do autor. Simplesmente pode não ser o momento ideal. Considere um livro juvenil desta dica de leitura que fiz com incríveis Young Adult para ler nas férias! Sua leitura deve fluir com um Young Adult, pois mesmo que abordem temas sérios e sensíveis, todo mundo se identifica com eles, seja por serem atuais ou universais, são atraentes para todo tipo de pessoa. Adoro a pegada dos YA, a leitura costuma fluir muito bem!


Leia um título fino


Foto: @Pexels.
Será que seu problema é ter escolhido um calhamaço? Você tem a sensação de estar lendo e lendo e não estar saindo do lugar? Pode ser apenas uma questão psicológica. Não importa quantas páginas você lê ao dia, pode até ser um número acima da média a qual você costuma ler, mas só o fato de estar há dias ou semanas com o mesmo livro em mãos parece diminuir seu ânimo. Radicalize, pause o volumão e pegue uma sequência de livros curtos. Mesmo que você ainda esteja lendo no mesmo ritmo, o fato de finalizar um volume e outro fará você ter a sensação de "dever cumprido" e de não estar mais se atolando em páginas! Assim ainda dá tempo de você refletir se vale a pena investir tempo naquele longo. Confira aqui 20 livros finos para você ler em um único dia.


Leia contos


Foto: @Free-Photos.
E que tal histórias ainda mais curtinhas? Se nem um livro fino é capaz de te animar e te tirar da improdutividade, leia contos! Pode ser um livro de contos de um mesmo autor ou de autoria variada sob uma mesma temática. Existem várias antologias e coletâneas no mercado. Ou então leia um conto avulso, você encontra vários disponíveis na Amazon, incluindo via Kindle Unlimited. Adoro contos, sempre aumento minha produtividade assim, pois rapidamente você lê histórias bem variadas.


Assine o Kindle Unlimited ou vá a uma biblioteca


Foto: @jarmoluk.
Independentemente de ter ou não um ereader Kindle, experimente o Kindle Unlimited! São 30 dias para testar e depois você paga uma assinatura de R$ 19,90 ao mês e pode ler até 10 ebooks simultaneamente, todos do catálogo Kindle Unlimited. São ebooks de todo tipo, incluindo contos da dica anterior. Quem não tem Kindle é só instalar o aplicativo gratuito Kindle e ler como preferir, em desktop, smartphone ou tablet, tem app para Android ou iOS. Se a sua região possuir uma biblioteca, que tal buscar por alguma leitura à moda antiga? Vá e peça sugestões ao bibliotecário, veja o que o local tem de novo - ou de velho! Vai que você encontra algo interessante que não encontraria de outra forma? Kindle Unlimited ou biblioteca pode ser a solução para você, pois são muuuuitas opções à sua disposição.


Leia HQs


Foto: @emiliefarrisphotos.
Que tal partir para as histórias em quadrinhos? Se você já tem o hábito de ler HQs, busque logo por algumas que estejam em sua wishlist, porque muitas vezes é o empurrão que você precisa para sair de uma ressaca ou ler mais. Pelo menos comigo funciona! Agora se você não costuma ler HQs, pense na possibilidade de visitar a banca de jornais e revistas ou comic shop mais próxima de sua casa. São vários tipos de HQs: comics em série, graphic novels fechadas, tirinhas, mangás. Variados tipos e gêneros, do infantil ao terror, passando pelos de super-heróis, e você pode ler em formato físico, do gibi de banca ao encadernado de luxo, ou em ebook, incluindo assinaturas digitais ou aplicativos como mostrei nesta postagem aqui!


Acompanhe as novidades


Foto: @DariuzSankowski.
Estar à par das novidades literárias pode ser o estímulo que faltava! Se você possui redes sociais, já parou para seguir suas editoras, autores(as), livrarias, blogueiros(as) e booktubers preferidos? Seja no Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube, não importa, acompanhe perfis literários para conhecer os lançamentos, obter mais informações e saber o que andam lendo. Certamente encontrar notícias com livros e HQs em seu feed vai estimular sua leitura e te fazer descobrir várias obras. Confira as resenhas de influencers que você gosta, tanto blogueiros(as), booktubers ou instagramers. Saber que livros recomendam pode não apenas ajudar você a decidir pela próxima leitura como simplesmente empolgar você a prosseguir com a sua. É comprovado que é benéfico se cercar de pessoas que praticam o mesmo hobby que você! Aproveite e compartilhe suas experiências também, seja em comentários ou em seu perfil. Todo mundo pode mostrar o que anda lendo. E claro, não deixe de acompanhar o blog Leitora Viciada para novidades! O blog está no Instagram, no Twitter e no Facebook.


Crie uma trilha sonora


Foto: @kaboompics.
Se você gosta de ouvir música enquanto lê, com certeza já tem playslists prontas para isso. Que tal dar aquela renovada e mudar um pouco a trilha sonora? Busque novas músicas ou aqueles hits que você adorava e não tem escutado mais. Outra opção é buscar por sons específicos ou músicas instrumentais para relaxar totalmente na história ou ainda, faixas para aumentar a concentração e foco. O YouTube e o Spotify estão repletos de playlists para acompanhar você na leitura, mas existem também aplicativos com sons da natureza ou de água. Adoro os aplicativos da Relaxio, o que mais utilizo é o gratuito Sons de Chuva (gosto tanto que até paguei pela versão sem anúncios). Veja os apps para Android aqui.


Experimente um audiolivro


Foto: @sik-life.
Anteriormente mais voltado para aprendizagem e prática de um novo idioma, o audiolivro ou audiobook é cada vez mais vendido. No Brasil, antes produzido exclusivamente para deficientes visuais ou pessoas com dislexia, o audiolivro tem conquistado um público maior e as editoras têm investido mais na sua produção, resgatando o prazer em ouvir uma boa história em pessoas que cada vez mais têm vidas agitadas e não conseguem parar para ler um livro. Exatamente como músicas ou podcasts, o audiolivro é ótimo para escutar no trânsito lento, na fila interminável, enquanto lava a louça ou viaja, por exemplo. Talvez seja o produto ideal para movimentar sua leitura e facilitar sua vida: escutando a história! Até o dia 17 de julho de 2019 o seu primeiro audiolivro da Editora Sextante ou da Editora Arqueiro é grátis. Saiba mais aqui.


Compre aquele livro muito desejado

Foto: @congerdesign.
Às vezes você só precisa daquele livro em específico! Não está fácil para ninguém, mas talvez você precise do tão desejado livro, aquele com o qual você sonha. Pode ser um título que está há tempos na sua wishlist, mas você nunca o comprou. Se ele for o motivo de não deixar você se interessar ou se prender a nenhum outro, veja se consegue comprá-lo. Em muitos momentos nada melhor que aquele livro desejado em mãos para nos fazer feliz.


Crie uma meta e um diário de leitura


Foto: @congerdesign.
Trace metas e as controle para perceber que está avançando em seu projeto de leitura. Comece com metas bem fáceis, por baixo mesmo. Não importa quantas páginas leia, é legal também ter um diário de leitura se você gosta de escrever. Não precisa ser nada complexo, apenas pegue um caderninho. Ao finalizar a leitura do dia, anote quantas páginas leu e se possível, algo sobre a leitura, como uma ou duas observações sobre as páginas lidas ou ainda uma quote do próprio livro. O Skoob, a maior rede social de leitores do brasil, começou como site e hoje também conta com um aplicativo bem legal para você monitorar suas leituras. Lá você anota o quanto e quando leu e planeja ler, incluindo histórico com anotações, classifica os livros, monta lista de desejos, etc. É simples e gratuito, visite aqui.




Em último caso, talvez não seja o momento para insistir na leitura; invista em outras atividades em seu tempo livre. Assistir filmes ou séries, ver vídeos e fotos de animais fofinhos, praticar um artesanato, esporte ou novo hobby, descansar, ouvir música ou passar mais tempo com a família, pet ou amigos. Depois você volta aos livros, pois uma vez leitor(a), sempre leitor(a)! Não se preocupe. Relaxe!

Se você busca por conselhos fundamentais para melhorar a produtividade, manter o foco e finalizar tarefas, clique aqui.

Um comentário

  1. Comigo isso aconteceu após eu terminar de ler o livro onde esta Teresa que achei um fiasco! Não conseguia começar outro por umas 2 semanas!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias