publicidade

Dicas de leitura: 10 livros adaptados em histórias em quadrinhos (e em volume único!)

Prefere quadrinhos que livros? Ou simplesmente busca por uma HQ, mas não sabe qual?

Veja então 10 livros adaptados em histórias em quadrinhos! Quase todas são versões de livros clássicos e algumas são até mesmo oficiais. O melhor de tudo: são em volume único, histórias completinhas... (ah, duas HQs estão disponíveis no catálogo Kindle Unlimited.)


O Diário de Anne Frank
Anne Frank, Ari Fiolman e David Polonsky - Record
Tradução: Raquel Zampil
160 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Edição especial em HQ de um dos livros mais importantes do século XX. A única edição autorizada pelo Anne Frank Fonds.
O Diário de Anne Frank, o depoimento da pequena Anne, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Suas anotações narram os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.
Lançado em 1947, O Diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.
Uma poderosa lembrança dos horrores de uma guerra, um testemunho eloquente do espírito humano. Assim podemos descrever os relatos feitos por Anne em seu diário. Isolados do mundo exterior, os Frank enfrentaram a fome, o tédio e a terrível realidade do confinamento, além da ameaça constante de serem descobertos. Nas páginas de seu diário, Anne Frank registra as impressões sobre esse longo período no esconderijo. Alternando momentos de medo e alegria, as anotações se mostram um fascinante relato sobre a coragem e a fraqueza humanas e, sobretudo, um vigoroso autorretrato de uma menina sensível e determinada, cuja vida foi tragicamente interrompida."



O Sol É Para Todos
Harper Lee e Fre Fordham - José Olympio
Tradução: Marina Vargas
288 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Um dos maiores clássicos da literatura mundial em graphic novel.
Nesta emocionante história ambientada no Sul dos Estados Unidos da década de 1930, região envenenada pela violência do preconceito racial, vemos um mundo de grande beleza e ferozes desigualdades através dos olhos de uma menina de inteligência viva e questionadora, enquanto seu pai, um advogado local, arrisca tudo para defender um homem negro injustamente acusado de cometer um terrível crime.
Uma história sobre raça e classe, inocência e justiça, hipocrisia e heroísmo, tradição e transformação, O sol é para todos permanece tão importante hoje quanto foi em sua primeira edição, em 1960, durante os anos turbulentos da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
Considerado um dos romances norte-americanos mais importantes do século XX, O sol é para todos surpreende pela atualidade de seu enredo e estilo. A lamentável permanência do tema, o racismo, percorre a narrativa de Scout, criança sensível, filha do advogado Atticus Finch, responsável pela defesa de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca em Maycomb, pequeno município de Alabama, no sul dos Estados Unidos, no início dos anos 1930.Os sentimentos que cercam a família e a cidade de Scout - desde que Atticus se dispôs a cuidar do famigerado caso - são nossos velhos conhecidos: preconceito racial e social, conformismo diante das injustiças e a mais pura malícia destilada em relações banais e familiares. Apesar da crua humanidade desses personagens, Scout enxerga a realidade com o frescor dos olhos infantis, e conta sua história, deixando um improvável rastro de esperança.
Scout narra a rotina de um ambiente rural e pacato, as férias de verão com o irmão, Jem, e o melhor amigo deles, Dill, a curiosidade com os vizinhos, as travessuras inventadas, as aventuras na escola e a vida em família.
O conjunto de pequenos casos nos transporta a um lugar de aparente quietude. No entanto, esse suposto relaxamento se transforma e desespero quando vemos a reação da população de Maycomb diante de denúncia contra Tom Robinson.
O Sol É Para Todos ganhou o Prêmio Pulitzer em 1961 e deu origem a um filme homônimo, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, em 1962. Lançado pela primeira vez em 1960, até hoje vende mais de um milhão de cópias por ano em língua inglesa. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça."



Grande Sertão: Veredas
João Guimarães Rosa, Eloar Guazzelli e Rodrigo Rosa - Quadrinhos na Cia.
184 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"A obra-prima de João Guimarães Rosa adaptada para os quadrinhos.
Publicado em 1956, e traduzido para diversas línguas, Grande sertão: veredas é o único romance escrito por João Guimarães Rosa e um dos mais importantes textos da literatura brasileira. Nesta versão em quadrinhos, vencedora do prêmio HQ Mix, o roteiro de Eloar Guazzelli refaz os caminhos da obra clássica e guia os traços poderosos de Rodrigo Rosa, que dá vida a um romance gráfico arrebatador e mescla faroeste e narrativa de aventura no coração do Brasil profundo. Ao atribuir ao sertão mineiro sua dimensão universal, Grande sertão é um mergulho na alma humana, capaz de retratar o amor e a violência através de personagens que se tornaram marcos da nossa cultura, como Riobaldo e Diadorim."



O Velho e o Mar
Ernest Hemingway e Thierry Murat - Bertrand Brasil
Tradução: André Telles
128 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Edição em quadrinhos de O velho e o mar, clássico de Ernest Hemingway que rendeu ao autor o Pulitzer de Ficção, 1952, e o Nobel de Literatura, em 1954.
Havia tempos que Santiago não pescava um só peixe. Sozinho, sem a companhia de seu melhor amigo ― um menino que o ajudava e que muito o estima ―, o velho pescador rema mar adentro e se vê cercado por água cristalina e animais marinhos. Até que fisga um peixe especial: o peixe que mudaria sua vida.Dias se passam enquanto a batalha dos dois é travada. Apesar dos sonhos e pensamentos que transcorrem em meio à solidão do alto-mar, o pescador não esmorece. Essa é a história de um homem de mãos calosas cuja crença em si mesmo é a única coisa que importa.Nessa adaptação do clássico indiscutível de Ernest Hemingway, Thierry Murat propõe uma versão personalíssima de O velho e o mar, em que o despojamento e a contenção de seu estilo combinam admiravelmente com a deriva solitária do velho pescador."



Orgulho e Preconceito
Jane Austen, Robert Deas e Ian Edginton - Nemo
Tradução: Fernando Variani e Gregório Bert

Sinopse:
"“É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa.”
Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família?
Jane Austen se referia a Orgulho e Preconceito (1813), o primeiro romance que escreveu, como seu “filho querido” – e gerações de leitores lhe têm dado um cantinho em seus corações desde então. A atração irresistível que ela retrata, entre a vivaz e independente Elizabeth Bennet e o austero e solene Sr. Darcy, se insere entre as maiores, mais românticas e mais engraçadas histórias de amor já contadas."



Fahrenheit 451
Ray Bradbury e Tim Hamilton - Excelsior
Tradução: Felipe CF Silveira

Sinopse:
"Ao lado de Admirável Mundo Novo e 1984, Fahrenheit 451 é uma das maiores obras-primas de ficção-científica de todos os tempos. O título refere-se à temperatura em que os livros queimam – 451 graus Fahrenheit ou 233 graus Celsius. Em uma sociedade futura distópica em que ter opinião própria é considerado uma conduta criminosa, todos os livros são proibidos. E a função dos bombeiros não é apagar incêndios, mas sim destruir pilhas e pilhas de literatura para que a sociedade viva sem conflitos. Nessa brilhante adaptação para graphic novel, Tim Hamilton teve o aval de Ray Bradbury na introdução, que diz: “O que você tem diante de si agora é mais um rejuvenescimento de um livro que já foi um curto romance, que já foi um conto, que já foi uma caminhada ao redor do quarteirão, um levante do túmulo e uma queda final da casa de Usher. Meu subconsciente é mais complicado do que eu imaginava. Aprendi com os anos a deixá-lo correr sem limites e me oferecer suas ideias assim que surgiam, sem dar preferência e sem tratamento especial. Quando chega a hora certa, de algum jeito elas se juntam e entram em erupção, jorrando de meu subconsciente e se derramando nas páginas. No caso da versão final de Fahrenheit 451, ilustrada aqui, eu trouxe todos os meus personagens ao palco outra vez e os repassei pela máquina de escrever, deixando meus dedos contarem as histórias e desenterrarem os fantasmas de outras histórias e outros tempos.”"



1984
George Orwell e Fido Nesti - Quadrinhos na Cia.
224 páginas - comprar na Amazon - resenha

Sinopse:
"A obra-prima de George Orwell adaptada para os quadrinhos. Clássico moderno, 1984 ganha vida e movimento na arte de Fido Nesti.
No traço magistral do artista paulistano Fido Nesti, a obra mais poderosa de George Orwell ganha sua primeira adaptação para os quadrinhos. 1984 conta a história do angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo. Numa sociedade em que a mentira foi institucionalizada, Winston se rebela e, em seu anseio por verdade e liberdade, arrisca a vida ao se apaixonar por uma colega, a bela Julia, e se voltar contra o poder vigente. Publicada originalmente em 1949, a profecia de Orwell encontra seu rosto neste romance gráfico extraordinário.
“A arte sublime de Fido Nesti faz deste livro um prazer completo. Um triunfo visual da mais alta ordem!” ― Emil Ferris, autora de Minha Coisa Favorita é Monstro.
“Nenhum livro do século XX teve maior influência do que 1984.” ― George Packer."



A Revolução dos Bichos
George Orwell e Odyr - Quadrinhos na Cia.
176 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"A obra-prima de George Orwell adaptada para os quadrinhos. Clássico moderno, A revolução dos bichos ganha vida e movimento no traço do gaúcho Odyr. Ao narrar a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, a obra mostra como o conflito os leva a uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.
Odyr passou os últimos anos envolvido numa empreitada desafiadora: transformar em quadrinhos um dos maiores clássicos da literatura mundial, A revolução dos bichos. Em tinta acrílica, fazendo com que cada página se tornasse uma verdadeira obra de arte, Odyr deu forma à narrativa de George Orwell ― e a personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, essa breve narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A revolução dos bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política."


O Conto da Aia
Margareth Atwood e Renée Mault - Rocco
Tradução: Ana Deiró
240 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Tudo o que as Aias usam é vermelho: como a cor do sangue, que nos define.
Offred é uma aia da República de Gilead, um lugar onde as mulheres são proibidas de ler, trabalhar e manter amizades. Ela serve na casa do Comandante e de sua esposa, e sob a nova ordem social ela tem apenas um propósito: uma vez por mês, deve deitar-se de costas e rezar para que o Comandante a engravide, porque em uma época de declínio da natalidade, Offred e as outras Aias têm valor apenas se forem férteis. Mas Offred se recorda dos anos anteriores a Gilead, quando era uma mulher independente, com um emprego, uma família e um nome próprio. Hoje, suas lembranças e sua vontade de sobreviver são atos de rebeldia.
Provocante, surpreendente, profético. O conto da Aia é um fenômeno mundial, já adaptado para cinema, ópera, balé e uma premiada série de TV. Nessa nova versão em graphic novel, com arte arrebatadora de Renée Nault, a aterrorizante realidade de Gilead é trazida à vida como nunca antes."



Alien: a História Ilustrada
Walter Simonson, Archie Goodwin e Ridley Scott - Excelsior
Tradução: Felipe CF Vieira
64 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"“Alien: a história ilustrada pode muito bem ser a única adaptação em quadrinhos bem-sucedida de um filme. É um romance gráfico incrível.”  ― Frank Miller (Sin City, Batman: O Cavaleiro das Trevas).
Vencedor do Harvey Awards, um dos maiores prêmios do mercado de HQ americano. A adaptação best-seller de Archie Goodwin e Walter Simonson para o inovador filme de ficção científica de Ridley Scott é uma verdadeira obra-prima. Temos aqui a famosa tenente Ripley, interpretada nos cinemas por Sigourney Weaver, combatendo uma ameaça alienígena e se eternizando como a precursora máxima das heroínas dos filmes de ação. Ao lado, é claro, dos famosos personagens que estão em nossos sonhos – e pesadelos – há décadas, como Lambert, Ash, Dallas, Parker, Kane e Brett. A história se passa a bordo da nave espacial Nostromo, que recebe estranhos sinais vindos de uma lua distante e acaba à mercê de um organismo cujo único instinto é matar para sobreviver. Um verdadeiro clássico! Elogios sobre a obra: “Um incrível exemplo de como adaptar um filme em um romance gráfico.” – TG Daily.
“Incrível... a história ilustrada de Alien é diferente de qualquer adaptação de filme que eu já li. Ela consegue capturar a essência, o ritmo, o terror e o realismo do filme melhor do que qualquer outra adaptação filme-quadrinhos que eu já encontrei. Lendo a revista, eu podia até mesmo ouvir as notas da trilha sonora de Jerry Goldsmith e os próprios efeitos sonoros. A narrativa sequencial, uma incrível colaboração entre Goodwin e Simonson trabalhando apenas com o roteiro (e cortes preliminares do filme), é tão elegante e bem balanceada quanto é possível para uma história em quadrinhos.” – Huffington Post “Inteiramente satisfatório... deve ser procurado por todo fã da franquia.” – Geek New Wave."

Gostou das dicas de leitura?

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias