publicidade

Codex de Ouro 2011 - O Oscar da Literatura Brasileira!!

Como Leitora Viciada é com grande empolgação e orgulho que apoio o projeto do Ponto do Autor e lhes apresento o Codex de Ouro, o Oscar da Literatura Brasileira!
O Brasil precisava de um evento com essa importância e proposta. A Literatura Nacional necessita de apoio, propaganda e estímulo.
Novos escritores e editoras surgem. Livros de qualidade são lançados. Os leitores brasileiros precisam conhecer e ler mais ainda estas obras. Precisamos celebrar nosssa Literatura.
O meu blog é muito recente e já me sinto no dever de apoiar e divulgar essa ideia, esse projeto magnífico.
Vamos conhecer a primeira edição do Codex de Ouro e qual sua proposta:

O Codex de Ouro
O Codex de Ouro é um prêmio anual promovido pelo Ponto do Autor, e, antes de tudo, o desejo de celebrarmos as conquistas dos autores que representam a força da literatura nacional. Almejamos realizar uma festa anual para os autores nacionais, em uma celebração promovida com base exclusivamente no conhecimento que buscamos na weblit*.
 Não temos a pretensão de definir qualidades ou apontar o que há de melhor em crítica literária, para isso já existem outros prêmios importantes como, por exemplo, o Jabuti, em âmbito nacional, ou o Nobel de Literatura, em âmbito internacional; nossas indicações baseiam-se em um termômetro que difere dos prêmios tradicionais, afinal, em nossa visão, o que mais importa é o retorno do público leitor.
Lamentamos profundamente se algumas obras extraordinárias tenham ficado de fora desta primeira edição do Codex de Ouro, mas, como foi mencionado anteriormente, nosso prêmio é definido pela base de conhecimento a que temos acesso, e nosso maior limitador é o tempo. Nossa meta é ampliar cada vez mais este conhecimento.
Diante da enormidade que é o universo literário, talvez tenhamos visto apenas uma lua nos últimos dois anos, e já ficamos maravilhados com o que vimos. Quem sabe, até a próxima edição do Codex de Ouro, não conseguimos um planeta?
Quanto mais autores, resenhistas, blogueiros, críticos, editores e colaboradores aderirem ao nosso movimento, maior, mais importante e abrangente se tornará o Codex de Ouro. A ampliação de nossa rede de conhecimento é fundamental para o enriquecimento do prêmio, e ela depende de cada ser vivo que respire literatura.
Estamos muito felizes em realizar a primeira edição do Codex de Ouro!
* Apelido que carinhosamente demos à rede literária on line.


O Ponto do Autor
O grupo é formado por um voluntariado entre autores, editores, produtores culturais, jornalistas e outros participantes que têm interesse em promover a literatura em nosso país.
Antes de qualquer outra coisa, o Ponto do Autor é um movimento focado naquele que é o elemento primeiro para a existência da literatura: o autor; um baluarte para os autores trocarem experiências entre si, promoverem o seu trabalho e fornecerem, ao mesmo tempo, um referencial aos demais integrantes do mundo literário, tais como leitores, críticos, demais autores e editores. O Ponto do Autor é... Onde a literatura começa!
O Ponto do Autor acredita que todos os estilos literários são interessantes, possuem sua riqueza e uma
forma peculiar de passar aos leitores o mundo imaginado por seus criadores. Não há uma preferência específica por livros de um gênero ou outro, afinal, todos têm uma mensagem, frase ou citação que pode tocar a alma de alguém, e nenhum livro deixa de ser um pequeno portal que conduzirá o leitor compatível a inefáveis experiências

A proposta do Codex de Ouro
A proposta é instituir um prêmio que fuja ao clássico padrão e a mesmice de tantos prêmios e concursos que normalmente têm por objetivo eleger as obras de acordo com sua perfeição e adequação às normas técnicas exigidas para a elaboração de uma obra literária.
O Codex de Ouro chega ao cenário literário para ser reconhecido como algo mais sensível ao leitor diverso; é um prêmio que pretende evidenciar as obras literárias que, no mérito do entretenimento, conseguem efetivamente encantar o público leitor; define os trabalhos que merecem a atenção da mídia convencional e dos grandes editores em nosso país.

O tamanho do Codex:
  • 54 Autores
  • 50 Obras literárias
  • 14 Blogs literários
  • 08 Resenhistas
  • 06 Revistas literárias
  • 36 Editoras
 A Agenda:
  • 10/03/2011 - Divulgação dos indicados
  • 01/04/2011 - Início de avaliação do Codex 2012
  • 30/06/2011 - Seleção dos vencedores
  • 26/11/2011 - Festa da entrega dos prêmios
As Categorias e seus indicados:

ROMANCE


CHICK-LIT


SOBRENATURAL/TERROR


FICÇÃO/FANTASIA


DRAMA/POLICIAL


POESIA


ANTOLOGIA DE CONTOS - INDIVIDUAL


ANTOLOGIA DE CONTOS - CONJUNTO


DESIGN DE CAPA


BOOKTRAILER


PUBLICIDADE ONLINE


RESENHISTA


BLOG LITERÁRIO


REVISTA LITERÁRIA


EDITORA


AUTOR


AUTORA

Gostaram das indicações? Já tem seus preferidos?
Aguarde que vem mais novidade por aí!!

Para todas as informações, acesse o site oficial do evento!

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias