publicidade

Extraneus volume 1 - Medieval Sci-Fi de vários autores

Medieval Sci-Fi
Série Extraneus - volume 1
Vários autores - Editora Estronho/Editora Literata
Nº de páginas: 134 - Ano de lançamento: 2010
Organização: M. D. Amado - Prefácio: Richard Diegues
R$25,00 R$19,00 (Promoção na Livraria Estronho com brindes e frete grátis!)

Sinopse:
"O inusitado encontro de duas épocas distantes em nossa história. Aventuras medievais, viagens espaciais, alienígenas, realidade virtual e viagens no tempo, misturados em contos que resgatam a criatividade insana de nossos autores. Isso é Medieval Sci-Fi. Isso é Estronho!
Cavaleiros e dragões viajando no tempo e no espaço; Visitantes do futuro; Jogos tão reais que podem fazer com que você fique preso no passado... Esses e muitos outros, são os ingredientes do volume 1 da Série Extraneus, que mistura idade média e ficção científica em contos inéditos e inusitados. Das combinações mais simples e criativas, até as mais poéticas."


Conto a conto:

  • Dez Lampejos do Muçulmano de Ferro - Cirilo S. Lemos
  • Ameaça Dracônica - Larissa Caruso
  • Jogos de Guerra - Rober Pinheiro (convidado)
  • Cartouche - Ana Cristina Rodrigues (convidada)
  • A Peste - Claudia Zippin Ferri
  • Um Dia Qualquer - Leandro Reis (convidado)
  • Guerra dos Mundos - M. D. Amado
  • Eram Os Magos Astronautas? - Renato A. Azevedo (convidado)
  • Punição - Simone O. Marques (convidada)
  • A Peregrina - Gianpaolo Celli (convidado)
  • Mensagem A Pedro, O Eremita - Davi M. Gonzales
  • A Sepultura do Juízo Final - Gadiego Silvestrini
  • Demônios das Estrelas - Rebis Kramrisch
  • Aparição - Rudá Almeida
  • Churrasco D'Arc - Leonardo Pezzella (convidado)

Minha resenha:

Quando eu li a primeira vez sobre o que era esse livro, eu fiquei curiosa e empolgada, pois eu amo qualquer história com enredo fantástico. E mais: a proposta de Medieval Sci-Fi é misturar os meus gêneros preferidos: ficção científica e histórico, medieval - perfeito! Eu nem acreditei que existia um livro com essa combinação tão rica, e ainda por cima, de contos de variados autores. Por outro lado pensei se não seria mistura demais, tornando o projeto meio confuso.
Assim como outro livro estronho que li (porém de temática sobrenatural - Sociedade das Sombras) este livro também traz histórias variadas, algumas mais voltadas para a aventura, outras para a ficção científica, algumas com pitada de humor e até aquelas que deixam uma crítica no ar.

O livro é excelente, por isso é indicado ao Codex de Ouro 2011 como melhor antologia de contos pelo conjunto - merece ganhar! Falando em ganhar... este livro pode ser seu no sorteio aqui do blog! A Editora Estronho enviou um exemplar e marcadores estronhos autografados para serem sorteados entre os seguidores! Para participar, clique na figura abaixo.


Continuando...
O prefácio de Richard Diegues já agrada o leitor antes mesmo da leitura dos contos. Leiam este trecho do prefácio, uma amostra do que é a presença desses contos no livro, um texto magnífico:
"E Ele disse: que tenhamos a peste, dragões, bruxas e feiticeiras, cavaleiros e suas armaduras, reis, minotauros, orcs e os anões, demônios, e até mesmo os anjos. Tudo em um caldo primordial, com o olor de tempos medievais. E tudo assim o foi por muito tempo, até que algo O cansou e novamente Sua voz toou: que tenhamos também alienígenas, humanóides, naves espaciais, Meca-humanos, escudos de luz (nada de sabres), implantes e realidade aumentada, incluam-se até mesmo os uranianos. E tudo por ele dito passou a coexistir. Não em paz. Não com harmonia. Mas o suficiente para que Ele contemplasse o que acabara de criar e Se pronunciasse: êita lambança porreta! Tá bom demais. Deixa a lona torrar que eu quero ver o palhaço chorar." - Richard Diegues - Medieval Sci-Fi, Extraneus volume 1.
De uma forma geral, todos os contos agradam, nos fazendo mergulhar em mundos alternativos, em diversas linhas temporais, sempre com elementos medievais e da ficção científica. Magia e tecnologia nos impressionam através de cenários exóticos, seres fantásticos, situações interessantes. Alguns contos conseguem ir além da proposta e parecem sair de um universo totalmente à parte, de um mundo próprio e rebuscado. Deixam uma impressão de que foram extraídos de um livro ou série, de tão bem desenvolvidos e criativos que são. Outros são menos ousados, porém a qualidade é a mesma, com a diferença de estarem sendo mais básicos quanto à proposta. Mesmo assim o leitor encontra todos os elementos "medieval sci-fi" presentes de forma inteligente.
Interessante notar a visão de homens medievais sobre armas, vestimentas e naves espaciais, com descrições deles próprios, com o vocabulário e experiencia cultural
A ciência e tecnologia munidas de artefatos modernos da ficção científica unidos à magia e fantasia cheia de adereços medievais recheiam as páginas através de personagens estranhos, de outros mundos, da história, da imaginação. O real e o irreal lado a lado. Realmente o inusitado deu certo, muito certo!

O primeiro conto, Dez Lampejos do Muçulmano de Ferro já inicia a leitura com uma prosa direta. Dividido em 10 partes, as memórias fragmentadas se unem para contar uma derrota cristã durante as Cruzadas, misturando história com ficção e mergulhando o leitor no mundo árabe - o que torna tudo diferente e impactante logo nas primeiras páginas. (me lembrei do Homem de Ferro da Marvel, mesmo não tendo semelhanças.)


Em Ameaça Dracônica, o Rei da França e seu povo preparam um ataque ao dragão que os chacina. Uma nova tática "divina" é adotada com armamentos incomuns. A caça ao dragão, tão presente nos clássicos e lendas medievais ganha nova abordagem.

O terceiro conto é o Jogos de Guerra. Numa guerra medieval é necessário que os comandantes tenham raciocínio rápido, estratégia sagaz e... armas secretas! Por detrás da batalha, as surpresas. Desde que estejam dentro das regras do jogo. Os elementos medievais e sci-fi estão todos organizados.

Em seguida lemos Cartouche, um conto totalmente único! A aventura fantástica vivida por personagens bastante diferentes, num mundo à parte. Foi o melhor conto para mim. Parece saído de um livro próprio, uma grande saga em clima medieval, porém em outro planeta, com seres de diversas etnias. Ah, e a dupla principal é de ladrões profissionais. Temos ainda uma personagem peculiar que traz humor à trama. (percebi também uma possível crítica aos escritores egocêntricos.)


Depois vem o conto A Peste, que mesmo não sendo tão ousado e se mantendo numa atmosfera mais tradicionalista, me agradou bastante. A histórica e catastrófica Peste Negra, que dizimou quase toda a população medieval, mostra um barão que se perdeu num desespero total para salvar o filho. Apesar de implorar a Deus, ele recebe outra ajuda. Gostei do final! (e da identidade do filho enfermo.)


Um Dia Qualquer nos apresenta mais um mundo totalmente original, mesclando seres mitológicos gregos com uma pitada medieval num cenário cyberpunk. É um conto marcante e mais violento, com ação policial. Outro tesouro literário que poderia ser um livro.

Guerra dos Mundos é um conto extremamente inteligente composto por seres extraterrestres e personagens medievais, que te faz viajar no tempo e espaço. Uma sequência de fatos efeito borboleta. E ainda descobrimos um possível fim do mundo. Tudo com criatividade, leveza e bom humor.

Em Eram Os Magos Astronautas? Dragões, magos e cavaleiros, visitas de seres de outros mundos, uma batalha no mundo celta. Stonehenge, misticismo ou conhecimento vindo de civilização extraterrena? (encontrei referência às lendas clássicas do Rei Artur, seria a mesma Viviane?)


Passamos da metade no livro lendo o conto Punição, outro conto que surpreende. Primeiro, pela riqueza da escrita da autora, segundo pela história em si. Um cavaleiro medieval, possuído por fome de matança, tortura, sangue, gula e luxúria. Ele peca e vive num mundo perfeito para suas vontades. O problema são os apagões mentais. E então entra o lado sci-fi do conto, uma ótima cartada no livro. Um dos meus preferidos.

Seguimos com A Peregrina, que me pareceu ser uma personagem complexa demais para um conto, no bom sentido. Outra história que parece recortada de um livro fantástico, que além da magia poderosa, alta tecnologia, seres esquisitos e mutantes, temos uma aura mística que vai além da bruxaria... parece espiritual. Uma feiticeira peregrina no Umbral e atravessa mundos complexos que parecem paralelos. Gostaria de ler um livro com ela.

O próximo é Mensagem A Pedro, O Eremita que possui suas peculiaridades através da narrativa em forma de carta medieval e mesclando personagens históricas da Primeira Cruzada com ufologia e ficção científica de modo rico e empolgante.

A Sepultura do Juízo Final nos mostra um ataque de alienígenas gelados e malvados. Quem está defendendo o planeta dessa invasão são dragões quentes e seus mestres cavaleiros. Gostei das descrições, principalmente  dos aliens de espadas de gelo e sobre o que eles dizem que acontecerá à Terra e aos humanos.

Entramos no conto Demônios das Estrelas, uma mistura de religião antiga, magia, profecia, tecnologia high-tech e ufologia. Um jovem diferente e excluído é aparentemente a salvação de um vilarejo. Aparentemente. Simples, mas sem deixar a desejar.

Aparição tem como pano de fundo a Inquisição da Igreja e uma luz misteriosa que surge no céu por várias noites. Pessoas desaparecendo, inquisidores teimosos... Outro conto simples, porém que prende e agrada o leitor.

O último conto é o Churrasco D'Arc, o mais engraçado. Mais personagens reais e históricas estão presentes, durante a Guerra dos Cem Anos. Dois amigos viajam no tempo e espaço para vivenciar as batalhas daquela época usando uma alta tecnologia fecha o livro com chave de ouro.


Contos que mais gostei:
Cartouche, A Peste, Um Dia Qualquer, Eram Os Magos Astronautas?, A Peregrina e Punição.

Links do livro:
Skoob | Editora Estronho | Degustação | Comprar na Livraria Estronho

A série:



Extraneus é uma série. Este é seu primeiro volume (Medieval Sci-Fi). O segundo volume chama-se Quase Inocentes. O terceiro volume está em pré-venda no site da Livraria Estronho e seu nome é Em Nome de Deus.

Sobre a origem da série

Desde 1996, o site Estronho e Esquésito vem divulgando contos de literatura fantástica, de autores do Brasil e Portugal, assim como as poesias góticas e grotescas também de autores dos dois países, tendo como marco de um aumento significativo de qualidade e quantidade, a partir de 2004, quando autores que já começavam a ficar conhecidos no cenário da literatura fantástica brasileira, começaram a publicar seus textos no site.
A Série Extraneus veio para ultrapassar a barreira virtual e espalhar o talento de nossos autores no mundo das escritas em papel. A série é ao mesmo tempo, uma merecida homenagem ao site - que há tanto tempo vem se mantendo no ar, sem apoio, patrocínio ou investimentos de terceiros -, e mais uma ferramenta para divulgação das obras de nossos escritores. Foi o primeiro projeto nascido com a ideia do Selo Estronho (em parceria com a Editora Literata), que acabou se tornando mais tarde a Editora Estronho.

Conheça os volumes 2 e 3

Quase Inocentes
Série Extraneus - volume 2
Vários autores - Editora Estronho/Editora Literata
Nº de páginas: 130 - Ano de lançamento: 2011
Organização: M. D. Amado - Prefácio: Martha Argel
R$25,00 R$19,00 (Promoção na Livraria Estronho com brindes e frete grátis!)

Sinopse:
"Porque as criancinhas nem sempre são doces criaturas... Anjinhos ou pequenos demônios? Inocência nas brincadeiras ou manipulação consciente em busca de... sangue? Texto que envolvem crianças. Essa foi a proposta dada ao autores convidados e aos interessados em participar da seleção para este volume. E o resultado você poderá conferir, de preferência, sentado ao lado de criancinhas brincando perto de você, enquanto você lê essa variedade de textos e estilos distribuída pelas páginas do volume 2 da Série Extraneus.
Crianças e terror. Duas palavras díspares, mas que combinam muito bem. Porque, quando justapostas, dão a garantia de emoções fortes, que nos atingem em um de nossos pontos mais vulneráveis: a fé absoluta que temos na inocência imaculada da tenra idade. Garotos e garotas perdidos. Alminhas assassinas. Pequenos monstros que horrorizam e repugnam. Que ferem e matam."

Autores:
  • Martha Argel (prefaciadora)
  • Adriano Siqueira (convidado)
  • Ana Lúcia Merege
  • André Bozzetto Jr. (convidado)
  • Andrés Carrero Fumega
  • Camila Fernandes (convidada)
  • Celly Monteiro (convidada)
  • Felipe Pierantoni
  • Georgette Silen (convidada)
  • Giulia Moon (convidada)
  • Juliano Sasseron (convidado)
  • M. D. Amado
  • Lucas Rezc
  • Luísa Vianna
  • Suzy M. Hekamiah (convidada)


Links:
Skoob | Editora Estronho | Degustação | Comprar na Livraria Estronho



Em Nome de Deus
Série Extraneus - volume 3
Vários autores - Editora Estronho/Editora Literata
Nº de páginas: 112 - Ano de lançamento: Dezembro de 2011
Organização: M. D. Amado - Prefácio: Alessandro Reiffer
R$25,00 R$22,00 (Promoção na Livraria Estronho com brindes e frete grátis! Atenção: lançamento dia 10/12/2011 e entregas a partir de 12/12/2011)

Sinopse:
"Deus. Seja ele quem for, ou seja lá qual for o seu deus, já parou para pensar nas atrocidades que são cometidas em SEU nome? Violência, mortes, estupros e todo tipo de sujeira que o ser humano é capaz de fazer, com a desculpa de que tudo é feito em nome de um deus, quase sempre não respeitado. Um deus cujas palavras são deturpadas e usadas como melhor convém àqueles que a pregam. O volume 3 da série Extraneus tem o prefácio de Alessandro Reiffer."




Autores:
  • Alessandro Reiffer (prefaciador)
  • Adriana Pueblo
  • Bethania Amaro
  • Bruno R. R. Santos
  • Celly Borges
  • Daniel Cavalcante
  • Eric Novello (convidado)
  • Fernando Salvaterra
  • Leonilson Lopes
  • Lino França Jr.
  • Luciano Alencar
  • Marcelo Augusto Claro
  • Monique Rodrigues
  • Sheilla Liz

Links:
Skoob | Editora Estronho | Degustação | Comprar na Livraria Estronho (atenção: lançamento dia 10/12/2011 e entregas a partir de 12/1/2011)

Os marcadores



Morrendo de vontade de ler os outros dois!

2 comentários

  1. Eu sou um grande fã da editora Estronho. Fiquei muito feliz quando meu conto em Le Monde Bizarre foi aceito. Na época nao pude participar de Extraneus, mas, se houver outros volumes, vou tentar um espaço por lá xD
    Os preços são muito bons, e a qualidade literária é ótima.

    Tá muito bacana o seu blog!
    vou acompanhá-lo! xD

    fica na PAz!

    @Pedro_Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedro, que bacana!!Ser publicado pela Estronho é certeza de ter o trabalho bem tratado, né? Também gosto muito da editora, por esses motivos: qualidade em todos os sentidos e preço.
    Obrigada por visitar o blog!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias