publicidade

[Resenha] Uma Mulher no Escuro de Raphael Montes e Companhia das Letras

Uma Mulher no Escuro
Raphael Montes - Companhia das Letras / Grupo Companhia das Letras
256 páginas - R$ 49,90 (impresso) e R$ 34,90 (ebook)
Comprar na Amazon

Sinopse:
"Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Única sobrevivente, ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar. Seu refúgio é ficar em casa e observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, Rio de Janeiro.
Mas o passado bate à sua porta, e ela não sabe mais em quem pode confiar. Obrigada a enfrentar sua própria tragédia, Victoria embarca em uma jornada de amadurecimento e descoberta que a levará a zonas obscuras, mas também revelará as possibilidades do amor. Um psiquiatra, um amigo feito pela internet e um possível namorado — qual dos três homens está usando tudo o que sabe para aterrorizar a vida de Vic? E o que afinal ele quer com ela?
Na literatura nacional, Raphael Montes é unanimidade quando se trata de livros de suspense. Uma mulher no escuro traz sua primeira protagonista feminina e confirma o autor como um dos mais originais da atualidade — além de deixar o leitor intrigado do começo ao fim."

Resenha:
Em quem você pode confiar? Neste suspense psicológico de alto nível, Raphael Montes, autor de Suicidas, Dias Perfeitos, O Vilarejo e Jantar Secreto, sucessos de crítica e público, explora a questão através de sua primeira protagonista feminina. O resultado é o realista e perturbador Uma Mulher no Escuro, lançamento de junho da Companhia das Letras, onde Victoria Bravo, única sobrevivente do ataque a facadas sofrido por sua família há vinte anos, reencontra o assassino. Mas ela não sabe quem ele é. Pode ser seu único amigo, feito pela internet, o interesse romântico que conheceu na cafeteria ou o psiquiatra que sabe tudo sobre ela. Muito mais que um thriller viciante sobre quem é o assassino, é uma obra densamente psicológica que aborda temas muito sérios e complexos, como as diversas consequências de abusos e traumas na infância que permanecem durante a vida adulta, mas influenciam as vítimas em diferentes formas. Uma leitura que não consegui largar e que ainda me faz pensar em variadas questões, especialmente em como pode nascer um psicopata. As personagens certamente não vão me abandonar tão cedo, pois adoro refletir e pesquisar sobre questões psicológicas. Se você também gosta da complexidade da mente humana e um enredo instigante, Uma Mulher no Escuro é o livro certo!


Ambientada no Rio de Janeiro, a obra também nos leva a uma rápida visita à Região dos Lagos, no interior do estado, até Iguaba Grande. Sou carioca e vivo nesta região há dez anos, além de ter morado em Iguaba. No Rio de Janeiro, o autor passeia por diversos bairros, como Lapa, Cinelândia, Copacabana, Catete, Ilha do Governador. Este último é o local onde ocorreu o crime central da história. Por coincidência, bairro onde vivi no Rio. Portanto, ressalto a forma incrível como o autor descreve os cenários, pois conheço a maioria. Descrever não é a forma correta, ele realmente coloca quem lê no ambiente em questão, de modo muito envolvente. Não é uma ambientação romantizada, e sim muito realista e honesta e eu gostei bastante, de verificar que os cenários realmente são como mostrados.
Victoria é uma jovem de vinte e quatro anos de idade que perdeu pais e irmão mais velho em um crime horrendo. Um dos estudantes da escola da qual seus pais eram donos invadiu a residência da família, esfaqueou violentamente e pichou de tinta preta todos os integrantes. Victoria tinha apenas quatro anos de idade e foi a única sobrevivente. Criada então pela tia-avó, quem ela visita semanalmente, Victoria mora em um pequeno apartamento na Lapa e trabalha em uma cafeteria de um amigo da família, no centro do Rio. Ela carrega traumas físicos e psicológicos, como a dificuldade em se relacionar com outras pessoas, especialmente homens, e o histórico de alcoolismo. Possui apenas um amigo (ou o que estaria mais próximo de um), o Arroz, e o passatempo preferido deles é visitar imóveis disponíveis para aluguel, desde que tenha alguém morando no local. Eles fingem ser um casal interessado no imóvel e observarem a vida de quem vive no local. Parece meio doentio, ao menos anormal. Tentando mudar um pouco sua vida antissocial, Victoria aceita então o convite para um lanche do cliente assíduo da cafeteria, o escritor Georges. E entre uma amizade estranha e uma tentativa desajeitada de relacionamento romântico, Victoria conta boa parte dos acontecimento ao psiquiatra, o Dr. Max, que lhe ajuda a se relacionar melhor com as pessoas.

Foto: Pizabear.
Até o dia em que alguém invade seu apartamento e o picha com tinta preta, mesmo ato cometido à ela e sua família assassinada. Será um imitador, um susto de muito mau gosto ou o retorno de Santiago, o assassino? Victoria procura a polícia e tudo retorna de uma só vez: lembranças dolorosas, informações esquecidas, perguntas nunca respondidas e sua vida em risco.
A partir de então, o livro se torna ainda mais instigante e atraente. Realmente não consigo explicar, mas fiquei muito curiosa e fascinada com o perigo iminente e a tensão no ar. O estilo do autor é rico, mas de fácil compreensão, além de extremamente instigante, ou seja, aquele tipo de história que prende, que te faz pensar em muitas possibilidades, que te impressiona e te convida a especular. O mais legal é duvidar de todas as personagens, cheguei ao ponto da neurose (no bom sentido) de desconfiar até dos aparentemente mais inocentes, não desconfiava apenas dos três homens em questão (o amigo, o namorado, o médico), eu tentava dissecar tudo e todos.
No avançar do livro, algumas outras personagens surgem, relacionadas ao passado dos pais de Victoria e/ou de Santiago. Tudo porque chega às mãos da protagonista, mesmo após duas décadas, parte de um diário escrito por Santiago do final da infância à adolescência. Com isso, Victoria tem novos nomes relacionados ao assassino e aos pais, e até a ela mesma. Com revelações chocantes, Victoria descobre novas pistas sobre o caso e uma pessoa muito importante que ela nem sabia que existia. O que levou Santiago a cometer esse crime bárbaro? Outras pessoas estariam envolvidas? Victoria deseja descobrir a verdade, tanto para compreender porque sua família foi assassinada como para impedir um potencial novo ataque a si. Quem é Santiago? Mas Victoria descobre muito, muito mais...


A narrativa é em terceira pessoa, mas existem pequenos "interlúdios" em primeira pessoa e no presente, que são do assassino. Eu relia estas partes em busca de pistas sobre a identidade dele. Além disso, o diário de Santiago lido por Victoria também incrementa a trama.
Se você gosta de romances de suspense atuais com protagonistas mulheres e imperfeitas mas corajosas, que lidam com problemas e traumas e um crime assombrador, Uma Mulher no Escuro é leitura perfeita. Victoria é uma protagonista marcante e complexa, pois ela é a vítima e possui muitos problemas, mas ela os supera, se desenvolve e cresce como pessoa, enfrentando heroicamente todos os obstáculos. Mais que vítima traumatizada, ela é uma sobrevivente. Não uma coitadinha. Ela assume seus defeitos e fragilidades e encontra sua força para encarar o que estiver por vir, mesmo seu pior pesadelo. Victoria não é passiva, ela investiga, busca por respostas e não deixa o medo dominá-la, mesmo sofrendo de crises de pânico, por exemplo. Admirável ver como ela dispensa a hiperproteção ao redor, principalmente vinda de homens que supostamente desejam o seu bem, para ela mesma enfrentar seus problemas. Uma prova de que uma pessoa frágil e traumatizada, até mesmo manipulada ou dependente de outras, pode sim se tornar mais forte, ativa e decidida sobre sua vida. Pensei muito sobre isso por causa da protagonista, sobre reaprender a viver, a recomeçar.
Então quem curte livros com mulheres complexas e de atitude como Uma Mulher na Janela, A Garota no Trem ou Garota Exemplar, vai adorar Uma Mulher no Escuro, e se você busca por uma obra ambientada no Brasil, dentro da nossa realidade, será uma leitura ainda mais memorável. O livro também é indicado para quem gosta de filmes clássicos de suspense como os de Alfred Hitchcock e fãs de literatura criminal e obras que exploram ao máximo a complexidade das profundezas da mente humana. Um suspense impossível de largar.
O mais legal da minha experiência é que fui surpreendida, porque eu não tinha certeza sobre a nova identidade de Santiago, o assassino da família de Victoria, mesmo na reta final da leitura. Descobri o segredo da família de Victoria, mas não consegui acertar quem era o assassino.

O exemplar da Companhia das Letras possui capa linda de Rafael Nobre, excelente revisão, páginas amareladas e orelhas.
Conheça os demais livros de Raphael Montes: Dias PerfeitosSuicidasO Vilarejo (resenha aqui) e Jantar Secreto.


O autor:
Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Escreveu os romances Suicidas, Dias Perfeitos, O Vilarejo, Jantar Secreto e Uma Mulher no Escuro, todos sucesso de público e de crítica, traduzido em mais de 20 países e com os direitos de adaptação vendidos para o cinema. Atualmente, Raphael assina uma coluna semanal em O Globo, apresenta um programa de literatura na TV Brasil, o Trilha de Letras, e escreve roteiros para cinema e para TV.
Site | Facebook | Twitter | Instagram

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias