publicidade

Stephen King: Lista de filmes e séries inspirados em livros e contos do autor - Anos 1990

Stephen King, o Mestre do Terror Moderno, é o autor Autor Vivo Mais Adaptado para outras mídias! Em uma série especial de postagens, organizadas cronologicamente, você encontra as principais obras baseadas em seus livros e contos, que já foram adaptados mais de uma vez, para o cinema, TV ou streaming. E não apenas isso, King escreveu roteiros originais exclusivos. Seu universo ganhou sua própria série: Castle Rock.


Na postagem anterior, as obras lançadas nas décadas de 1970 e 1980, como Carrie: a Estranha, O Iluminado, Cujo, Na Hora da Zona Morta, Christine: o Carro Assassino, Chamas da Vingança (A Incendiária), Conta comigo (O Corpo), Cemitério Maldito e muito mais!
Abaixo, as obras dos anos 1990:


1990 - It / It: Uma Obra-Prima Do Medo

Minissérie de TV exibida originalmente em duas partes baseada no livro It: A Coisa de 1986. Posteriormente foi relançada na televisão como um filme. Escrita por Lawrence D. Cohen e Tommy Lee Wallace, este responsável pela direção. Um grupo de sete pré-adolescentes enfrenta um ser maligno que se apresenta como um palhaço assassino de crianças. Trinta anos depois, eles se reúnem para enfrentá-lo de uma vez por todas, após o retorno da entidade à sua cidade natal. Pennywise se tornou um ícone da cultura pop. O livro It: A Coisa foi adaptado novamente e lançado em duas partes no cinema, a primeira em 2017 e a última em 2019. Com Tim Curry, Richard Thomas, Tim Reid, Annette O'Toole, John Ritter e Jonathan Brandis.


O livro é publicado pela Editora Suma, compre-o aqui.




1990 - Misery / Louca Obsessão

Filme baseado no livro Misery de 1987, dirigido por Rob Reiner e roteirizado por William Goldman. Kathy Bates, que interpreta Annie Wailkes, ganhou três prêmios importantes como atriz: um Oscar, um Golden Globe e um Chicago Film Association, além de ter ficado em 17º na lista de vilões cinematográficos pelo American Film Institute. Depois que um famoso autor é resgatado de um acidente de carro por uma fã, percebe que o cuidado que está recebendo é apenas o começo de um pesadelo.


O livro é publicado no brasil pela Editora Suma, compre o seu aqui.




1990 - Graveyard Shift / A Criatura do Cemitério

Filme escrito por John Esposito e dirigido por Ralph S. Singleton, baseado no conto Graveyard Shift /Último Turno, publicado originalmente em uma edição de 1970 da Cavalier. O conto está presente no livro Sombras da Noite de 1978. Uma fábrica têxtil de uma pequena cidade, abandonada há anos, é reaberta e os trabalhadores contratados para limpá-la começam a ser mortos e mutilados por ratos que infestam o local. Com David andrews, Kelly Wolf e Stephen Macht.


O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma. você pode comprá-lo aqui;




1990 - Tales From the Darkside: The Movie / Contos da Escuridão: O Filme

Tales From The Darkside / Contos da Escuridão foi uma série televisiva criada por George A. Romero (King escreveu roteiros originais). Teve quatro temporadas de 1983 a 1988. Este é o filme oficial da série, lançado na TV em três partes, cada uma com uma história; mas apenas uma é do King: baseado no conto The Cat From Hell / O Gato do Inferno de 1977, publicado na revista The Cavalier, com roteiro adaptado por George A. Romero. O outro conto é adaptado por Michael McDowell e é de Arthur Conan Doyle (Lot No. 249). McDowell também escreveu a última história, Lover's Vow. Todas se interligam com uma quarta história, um garoto que lê os contos. A direção é de John Harrison. Algumas pessoas apelidaram Contos da Escuridão: O Filme de Creepshow 3. Nos Estados Unidos, o conto foi publicado em uma edição de Duma Key de e na coletânea Just After Sunset, ambos livros de 2008.




1991 - Sometimes They Come Back / Às Vezes Eles Voltam

Filme feito para a TV baseado no conto homônimo, publicado originalmente em 1974 na Cavalier, e posteriormente no livro Sombras da Noite de 1978. Um professor volta para sua cidade natal e reencontra os assassinos de seu irmão, que também morreram. O filme foi planejado originalmente para compor Olhos de Gato, mas foi ampliado. Com Tim Matheson, Brooke Adams, Robert Rusler, e Chris Demetral. Ganhou duas sequências diretamente para home video: Sometimes They Come Back... Again, em 1996, e em 1998, Sometimes They Come Back... for More.


O livro Sombras da Noite é publicado no Brasil pela Editora Suma. você pode comprá-lo aqui;




1991 - Golden Years / Jovem Outra Vez

Minissérie para a TV em sete episódios com roteiro original do King exibido pelo canal CBS e lançado posteriormente em DVD. Elenco formado por Keith Szarabajka, Bill Raymond, Frances Sternhagen e Felicity Huffman. Um zelador idoso ferido em uma explosão em um laboratório secreto do exército começa a ficar mais jovem. King aparece como um motorista de ônibus.




1991 - The Moving Finger / O Dedo Semovente (Monsters)
Vigésimo quarto e último episódio da terceira temporada da série de TV Monsters, com direção de Kenny Myers e roteiro de Haskell Barkin. O conto foi publicado pela primeira vez na The Magazine of Fantasy & Science Fiction de 1990. Depois foi lançado no livro Nightmares & Dreamscapes / Pesadelos e Paisagens Noturnas* de 1993. Monsters foi uma série exibida pelo Syfy de 1988 a 1991, com um  total de três temporadas. *No Brasil Pesadelos e Paisagens Noturnas foi publicado em dois volumes. O Dedo Semovente está no Volume I.

O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma e você pode comprá-lo aqui;




1992 - Sleepwalkers / Sonâmbulos

Filme com roteiro original de King e direção de Mick Garris, com Brian Krause, Mädchen Amick e Alice Krige nos papéis principais. Conta com aparições especiais de King (como zelador do cemitério) e do também escritor Clive Barker. No filme, Charles e a sua mãe se mudam para uma nova cidade. Eles são da raça Sonâmbulos e para continuarem vivos, se alimentam da força vital de virgens. Tanya é a próxima vítima. Você pode assistir online o filme pelo Google Play Filmes, neste link.




1992 -  Pet Sematary 2 / Cemitério Maldito 2
Sequência do filme Cemitério Maldito de 1989. Você pode assistir online o filme via Google Play Filmes.




1993 - Children of the Corn II: The Final Sacrifice / Colheita Maldita 2: O Sacrifício Final
Sequência do filme Colheita Maldita de 1984.




1993 - The Dark Half / A Metade Negra

Filme baseado no livro The Dark Half / A Metade Sombria de 1989. King escreveu vários livros sob o pseudônimo Richard Bachman. Após ser identificado como Bachman, ele escreveu A Metade Sombria, que ganhou um filme dirigido por George A. Romero e foi estrelado por Timothy Hutton, Amy Madigan e Michael Rooker. No filme, o escritor Thad simula o enterro de seu pseudônimo usado para assinar seus livros com histórias de crimes violentos. Logo após se torna o principal suspeito de uma série de assassinatos.


Após muitos anos fora de catálogo, o livro foi relançado no Brasil pela Editora Suma, dentro da coleção Biblioteca Stephen King. você pode adquirir o seu aqui.



1993 - Needful Things / Trocas Macabras

Filme baseado no livro Needful Things / Trocas Macabras de 1991, com roteiro adaptado por W.D. Richter, direção de Fraser C. Heston e elenco formado por Com Max von Sydow, Ed Harris e Bonnie Bedelia. Gaunt chega à Castle Rock e abre sua loja de utilidades. Cada pessoa morador pode ter o que deseja, em troca de prestar um favor a Gaunt.


O livro será republicado no Brasil ainda em 2019 pela Editora Suma, na Biblioteca Stephen King.



1993 - The Tommyknockers / Os Estranhos

Minissérie para a TV em duas partes baseada no livro The Tommyknockers / Os Estranhos de 1987, estrelada por Jimmy Smits e  Marg Helgenberger. Foi dirigida por John Power e adaptada por Lawrence D. Cohen. Uma estranha radiação começa a emanar da floresta em Castle Rock depois que uma romancista encontra e começa a desenterrar o que parece ser uma nave alienígena.


O livro havia sido publicado no Brasil na coleção Mestres do Horror e da fantasia pela Editora Francisco Alves e está fora de catálogo.





1994 - The Shawshank Redemption / Um Sonho de Liberdade

Baseado no conto Primavera Eterna: Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, escrito logo após finalizar A Zona Morta de 1976, localizado no livro Quatro Estações de 1982. O filme recebeu sete indicações ao Oscar 1995 (Melhor filme, ator, roteiro adaptado, fotografia; mixagem de som; edição; e trilha sonora) e ocupa o primeiro lugar na lista de melhores filmes do site IMDB. Andy Dufresne é condenado a duas prisões perpétuas consecutivas pelas mortes de sua esposa e de seu amante. No presídio, faz amizade com Red, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição. O ator Morgan Freeman, que interpretou Red no cinema, declarou que este é o seu livro preferido. Tim Robbins também atua no filme e a direção é de Frank Darabont. O filme está disponível na Netflix! Assista online aqui.


Você comprar o livro neste link, ele é publicado no Brasil pela Editora Suma.




1994 - The Stand / A Dança da Morte

Minissérie feita para a televisão com quatro episódios baseada no livro A Dança da Morte de 1978. Depois que uma praga mortal exterminar a maior parte da população mundial, os sobreviventes se dividem em dois grupos opostos. Dirigida por Mick Garris, traz  Gary Sinise, Miguel Ferrer, Rob Lowe, Ossie Davis, Ruby Dee, Jamey Sheridan, Laura San Giacomo, Molly Ringwald, Corin Nemec, Adam Storke, Ray Walston, Ed Harris e Matt Frewer no elenco. King aparece em dois episódios, como Teddy Weizak.


É o livro em volume único mais longo escrito por King (1248 páginas no formato comum e 1568 no de bolso). No Brasil, é publicado pela Editora Suma. Clique aqui para comprar o seu.




1995 - The Mangler / Mangler: O Grito de Terror

Filme co-escrito por Stephen King, Tobe Hooper, Stephen David Brooks, Harry Alan Towers e dirigido por Tobe Hooper, baseado no conto The Mangles / A Máquina de Passar Roupa da Cavalier de 1972. O conto também faz parte da antologia Sombras da Noite de 1978. Em uma pequena cidade industrial da Nova Inglaterra, uma máquina de passar roupa é possuída por forças malignas e começa a fazer vítimas dentro de uma lavanderia.O filme ganhou continuações: The Magler 2 / Pânico Virtual (2002) e The Mangler Reborn / Mangler: O Massacre (2005).


O livro Sombras da Noite é publicado no Brasil pela Editora Suma. você pode comprá-lo aqui;




1995 - Dolores Claiborne / Eclipse Total

Filme baseado no livro Eclipse Total de 1992. King escreveu a personagem Dolores Claiborne com a atriz de Misery / Louca Obsessão em mente, Kathy Bates. Na adaptação, a atriz interpretou Dolores, enquanto Jennifer Jason Leigh é Selena e Judy Parfitt vive Vera Donovan. O filme, escrito por Tony Gilroy e dirigido por Taylor Hackford, conta a história da protagonista desde 1955 até 1975. Dolores é empregada doméstica de Vera, uma mulher que perdeu marido e filhos em um acidente, e sofre abusos do marido, até cometer um crime. Selena é sua filha e a história se movimenta novamente 20 anos após. Eclipse Total está disponível no Google Play Filmes para assistir online!


No momento no Brasil o livro se encontra fora de catálogo. Havia sido publicado em 1995 pela editora Francisco Alves, edição em capa dura.




1995 - The Langoliers / Fenda no Tempo

Minissérie para a televisão baseada no livro Four Past Midnight / Depois da Meia-Noite de 1990, uma coletânea com Os Langoliers, Janela Secreta - Jardim Secreto, O Policial da Biblioteca e O Cão da Polaroide. Fenda no Tempo foi composta originalmente por dois episódios de duas horas cada, dirigida e escrita por Tom Holland e produzida por Mitchell Galin e David R. Kappes, com participação de King. Em um voo de Los Angeles para Boston, dez passageiros acordam e constatam que são as únicas pessoas no avião. Um deles é piloto e pousa a aeronave em Bangor, no Maine, mas não encontram mais ninguém em lugar algum. Com Kate Maberly, Kimber Riddle, Patricia Wettig, Mark Lindsay Chapman, Frankie Faison, Baxter Harris, Dean Stockwell, David Morse, Christopher Collet e Bronson Pinchot. King participa da minissérie como Tom Holby.


Outro item raro, pois o livro está fora de catálogo no Brasil; fora publicado em 1992 pela editora Francisco Alves, na coleção Mestres do Horror e da Fantasia.




1995 - Children of the Corn III: Urban Harvest / Colheita Maldita 3: Colheita Urbana
Sequência do filme Colheita Maldita 2 de 1993.




1996 - Sometimes They Come Back... Again / Às Vezes Eles Voltam 2
Sequência do filme Às Vezes Eles Voltam de 1991.




1996 - Children of the Corn IV: The Gathering / Colheita Maldita 4
Sequência do filme Colheita Maldita 3 de 1995.




1996 - Thinner / A Maldição

Baseado no livro A Maldição de 1984. Dirigido por Tom Holland e adaptado por Michael Mcdowell. Billy Halleck é um advogado obeso e influente, até atropelar uma cigana e se livrar da justiça. Um velho cigano lança então uma maldição para puni-lo, e ele passa a perder peso incontrolavelmente. Estrelado por Robert John Burke e Joe Mantegna. king faz uma aparição como um farmacêutico. Você pode assistir online A Maldição no Google Play Filmes, clicando aqui.


No brasil é livro é publicado pela Editora Suma e está à venda aqui.





1997 - The Night Flier / Voo Noturno

Baseado no conto The Night Flier / O Piloto da Noite de 1988, publicado na antologia Prime Evil: New Stories by the Masters of Modern Horror. Posteriormente, foi lançado em Nightmares & Dreamscapes / Pesadelos e Paisagens Noturnas* de 1993. Dois repórteres investigativos de uma publicação sensacionalista percorrem o país atrás de um serial killer que viaja de avião particular perseguindo vítimas em aeroportos rurais. um deles desconfia que o assassino seja um vampiro. Foi dirigido e roteirizado por Mark Pavia e estrelado por Miguel Ferrer e Julie Entwisle. *No Brasil Pesadelos e Paisagens Noturnas foi publicado em dois volumes. O Piloto da Noite está no Volume I.


A obra é publicada no Brasil pela Editora Suma e você pode comprá-la aqui;




1997 - Stephen King's The Shinning / O Iluminado

Nova adaptação baseada no livro O Iluminado de 1976. Desta vez, em formato de minissérie de televisão exibida originalmente em três partes, dirigida por Mick Garris. Ao escrever parte do roteiro, King acompanhou de perto a produção para garantir que ela seguisse a narrativa do livro. Uma mudança significativa foram as gravações no The Stanley Hotel em Estes Park, no Colorado, o verdadeiro hotel que inspirou King a escrever o livro. O elenco é encabeçado por Steven Weber como Jack Torrance e Rebecca De Mornay e Courtland Mead como Wendy e Danny, respectivamente. King aparece em um episódio como um maestro de banda.


O Iluminado é publicado no Brasil pela Editora Suma, que recentemente lançou uma nova edição em capa dura na coleção Biblioteca Stephen king. Veja aqui.




1997 - Trucks / Trucks: Comboio do Terror

Remake do filme Maximum Overdrive / Comboio do Terror de 1986, inspirado no conto Trucks / Caminhões de 1973, presente no livro Sombras da Noite de 1978. Escrito por Brian Taggert e dirigido por Chris Thomson, traz no elenco Timothy Busfield, Brenda Bakke, Aidan devine, Roman Podhora, Rick Skene e Brendan Fletcher.


Compre aqui seu exemplar de Sombras da Noite, publicado pela Editora Suma.




1997 - Quicksilver Highway / A Maldição de Quicksilver

Dois pequenos filmes feitos para a TV dirigidos e adaptados por Mick Garris: um baseado no conto Chattery Teeth / A Dentadura Mecânica de 1993, e o outro no conto de Clive Barker (The Body Politic). A Dentadura Mecânica primeiramente havia sido publicado em 1992 na revista do autor Richard Chizmar, a Cemetery Dance, para então depois integrar a antologia Nightmares & Dreamscapes / Pesadelos e Paisagens Noturnas* de 1993. No filme, Aaron Quicksilver é um showman itinerante que conta as duas histórias de horror, com Christopher Lloyd e Raphael Sbarge. *No Brasil Pesadelos e Paisagens Noturnas foi publicado em dois volumes. A Dentadura Mecânica está no Volume I.


O livro é publicado pela Editora Suma e você pode adquiri-lo aqui;





1997 - The Revelations of Becka Paulson (The Outer Limits)
Décimo quinto episódio da terceira temporada de The Outer Limits, baseado no conto The Revelations of Becka Paulson de 1984, publicado em uma edição da revista Rolling Stone. Também foi publicado em uma edição limitada do livro Skeleton Crew de 1985. Com direção de Steven Weber e roteiro adaptado por Brad Wright, Becka Paulson acidentalmente atira na própria cabeça. A bala não a mata, mas afeta seu cérebro e ela então tem alucinações. A personagem também aparece no livro Os Estranhos de 1987. The Outer Limits foi uma série de TV exibida de 1995 a 2002, um revival da série homônima que fora ao ar de 1963 a 1965.




1998 - Children of the Corn V: Fields of Terror / Colheita Maldita 5: Campos do Terror
Sequência do filme Colheita Maldita 4 de 1996. Você pode assistir online o filme no Google Play Filmes.




1998 - Apt Pupil / O Aprendiz

Filme baseado no conto Summer of Corruption: Apt Pupil / Verão da Corrupção: Aluno Inteligente Pupil, integrante do livro Different Seasons / Quatro Estações de 1982. O filme se passa na década de 1980, no sul da Califórnia, onde um estudante adolescente descobre que um velho senhor fugitivo nazista vive em seu bairro sob outra identidade. O jovem chantageia o velho senhor, então o alemão prepara um plano para o garoto. O filme possui um final diferente e foi dirigido por Bryan Singer e protagonizado por Ian McKellen e Brad Renfro.


Você comprar Quatro Estações na Amazon, uma publicação da Editora Suma.




1998 - Sometimes They Come Back… for More / Às Vezes Eles Voltam... Para Sempre!
Sequência do filme Às Vezes Eles Voltam 2 de 1996.




1998 - Chinga (Arquivo X)
Décimo episódio da quinta temporada da série de TV The X-Files / Arquivo X. King, fã da série, pediu para escrever um roteiro original e o resultado é Chinga, um episódio tipo "monstro da semana", ou seja, uma história completa sem ligação com a mitologia principal. Dirigido por Kim Manners, um assassinato e rumores de feitiçaria levam a agente do FBI Scully até o Maine e uma garotinha e sua boneca sinistra. Arquivo X é uma série de TV exibida de 1993 a 2002, que ganhou um revival de 2016 a 2017 (e possui dois filmes) e é protagonizada pelos agentes Fox Mulder (David Duchvny) e Dana Scully (Gillian Anderson). Eles investigam casos não solucionados envolvendo paranormalidade, fenômenos sobrenaturais, teorias de conspiração e outras bizarrices.


Arquivo X é minha série preferida de todos os tempos, então compartilho este pôster do episódio feito por J. J. Lendl Art Studio, que transformou Chinga em uma capa de livro dos anos 1980/90 de Stephen King:



1999 - The Rage: Carrie 2 / A Maldição de Carrie
Sequência do filme Carrie - A Estranha de 1976. Vinte e três anos após os acontecimentos de Carrie: a Estranha, conhecemos a meia-irmã de Carrie White, Rachel Lang, que também possui telecinesia. Sue Snell, sobrevivente do ataque de Carrie, é conselheira da escola e desconfia que Rachel tenha o dom de Carrie. Com Emily Bergl, Mena Suvari, Jason London e Amy Irving e direção de Katt Shea.




1999 - Storm of the Century / A Tempestade do Século

Minissérie feita para a televisão em três partes dirigida por Craig R. Baxley, com roteiro original de King e estrelada por Colm Feore, Casey Siesmazcko, Tim Daly, Debrah Farentino e Jeffrey DeMunn. King teve a ideia principal em 1996, enquanto decidia o melhor formato: romance ou roteiro. Em 1999 ela foi finalizada como um "romance para a televisão". Nos Estados Unidos, A Tempestade do Século foi publicada como livro, mas a obra é inédita no Brasil. Em uma pequena ilha do Maine, Little Tall, os moradores se preparam para a pior nevasca dos últimos tempos. Chega então à cidade um estranho sujeito que parece saber segredos dos habitantes do local. King aparece como um repórter e um advogado num anúncio.




1999 - Children of the Corn 666: Isaac's Return / Colheita Maldita 666: Isaac Está de Volta
Sequência do filme Colheita Maldita 5 de 1998.




1999 - The Green Mile / À Espera de um Milagre

Filme baseado no livro The Green Mile / Á Espera de um Milagre de 1986. Dirigido e adaptado por Frank Darabont e estrelado por Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse, Bonnie Hunt e James Cromwell. Recebeu quatro indicações aos Oscar (melhor filme, ator coadjuvante, som, roteiro adaptado), uma ao Globo de Ouro (melhor ator coadjuvante), venceu três Prêmio Saturno (melhor filme de ação, aventura e suspense, ator coadjuvante e atriz coadjuvante) e dois People Choice Awards. Paul, agente penitenciário, narra sobre seu trabalho no corredor da morte durante a Grande Depressão, quando conheceu John, condenado à morte, e os eventos sobrenaturais ocorridos. Você pode assistir online na Netflix, clicando aqui.


Você encontra o livro, publicado pela Editora Suma, à venda neste link.

Continue acompanhando as postagens! A próxima e quarta parte será com as adaptações lançadas na década de 2000. Para ler a postagem dos anos 1970 e 1980, clique aqui.

Stephen King é autor de mais de cinquenta livros best-sellers no mundo. Os mais recentes incluem Outsider, Revival, Mr. Mercedes, Escuridão Total Sem Estrelas, Doutor Sono, Joyland e Novembro de 63. Em 2003, King recebeu a medalha de Eminente Contribuição às Letras Americanas da National Book Foundation e, em 2007, foi nomeado Grão-Mestre dos Escritores de Mistério dos Estados Unidos. Ele mora em Bangor, no Maine, com a esposa, a escritora Tabitha King.
Site | Facebook | Twitter | Instagram

Encontrou um erro ou conhece um filme / série / HQ / roteiro lançado de 1990 a 1999 que não aparece na lista? Me ajude a atualizar esta postagem me enviando a informação. Comente no blog ou envie um email para leitoraviciada@yahoo.com.br

Observação: Dollar Babies foram desconsiderados.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias