publicidade

Stephen King: Lista de filmes e séries inspirados em livros e contos do autor - Anos 1970 e 1980

Stephen King é autor de mais de cinquenta livros best-sellers publicados no mundo todo. Dentre os prêmios recebidos, ganhou a medalha de Eminente Contribuição às Letras Americanas da National Book Foundation e foi nomeado Grão-Mestre dos Escritores de Mistério dos Estados Unidos. É considerado o Mestre do Terror, mas também merece outro título: o Autor Vivo Mais Adaptado para outras mídias. Alguns de seus livros e contos já foram adaptados mais de uma vez e em diferentes formatos. E não apenas isso, King escreveu roteiros originais para TV, incluindo episódios para séries. Seu universo é tão rico que ganhou sua própria série: Castle Rock.


De modo bem simples e por cronologia, conheça os principais filmes e séries adaptados ou inspirados nas obras de Stephen King (livros ou contos) e também seus roteiros originais (também tem as histórias em quadrinhos!). É uma longa lista, portanto foi dividida em postagens por década. Nesta primeira parte, confira as principais adaptações lançadas nas décadas de 1970 e 1980:

1976 - Carrie

Filme dirigido por Brian De Palma, baseado no livro Carrie - A Estranha de 1974. Foi indicado a vários prêmios, destacando-se duas indicações ao Oscar (atriz / atriz coadjuvante), e ainda Edgar Allan Poe, Globo de Ouro e Hugo Awards. Sissy Spacek é Carrie White, uma adolescente de 16 anos. Em casa sofre com uma mãe abusiva muito religiosa e na escola, bullying constante, até descobrir que possui poderes telecinéticos. O filme também contou com Piper Laurie, Amy Irving, Nancy Allen, William Katt, P. J. Soles, Betty Buckley e John Travolta como coadjuvantes. Ganhou sequência em 199 e foi adaptado novamente em outras versões em 2002 e 2013. Também originou um musical em 1988.


O livro é uma publicação da Editora Suma e você pode comprá-lo aqui;



1979 - Salem's Lot / Os Vampiros de Salem

Minissérie para a TV lançada em 1979, baseada no livro Salem's Lot / A Hora do Vampiro ou Salem de 1975, dirigida por Tobe Hooper. Foi idicado a três Emmys e um Edgar Award, e recebeu excelentes críticas. Um escritor retorna à sua cidade natal e descobre coisas estranhas. Estrelado por David Soul e James Mason, é uma homenagem aos clássicos como Nosferatu. Ganhou sequência em 1987, uma adaptação para a Radio BBC em 1995 e um remake também para a televisão e em duas partes em 2004, dirigido por Mikael Salomon.


O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma e você pode comprá-lo aqui;



1980 - The Shining / O Iluminado

Filme baseado no livro O Iluminado de 1976, dirigido por Stanley Kubrick, co-escrito por Diane Johnson e com Jack Nicholson como Jack Torrance. Ele é um escritor alcoólatra em recuperação, que aceita ser o zelador do Overlook Hotel, onde fica com sua esposa Wendy e seu filho Danny. O menino possui habilidades psíquicas e se conecta ao passado do hotel. Atualmente é um filme aclamado pelos críticos e se tornou um marco da cultura pop, embora na época tenha recebido indicações apenas ao Saturn Awards. A continuação de O Iluminado é Doutor Sono, publicado em 2003 e que estreia nos cinemas em 2019.


O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma e você pode comprá-lo aqui. Recentemente a obra ganhou edição especial em capa dura na coleção Biblioteca Stephen King.



1981 - Stephen King's The Lawnmower Man

O conto homônimo publicado na edição da Cavalier de 1975, que também integra o livro Sombras da Noite de 1978, foi adaptado em 1981 para uma história em quadrinhos intitulada Stephen King's The Lawnmower Man / O Cortador de Grama, na edição #29 da Bizarre Adventures (antes chamada de Marvel Preview). Era uma HQ em preto-e-branco publicada pela Magazine Management que teve 34 edições, afiliada à Marvel Comics. A morte de um animal de estimação por um cortador de grama assola a família de Harold. Após deixar o quintal ser tomado pela grama, contrata um homem para cortá-la. Mas há um problema em como ele a corta. O roteiro é do próprio King e a arte é de Walter "Walt" Simonson. No Brasil, a história saiu na Aventura e Ficção #16, publicada em março de 1989 pela Editora Abril.


O livro Sombras da Noite é publicado no Brasil pela Editora Suma. você pode comprá-lo aqui;



1982 - Creepshow / Creepshow: Arrepio do Medo

Cinco curtas dirigidos por George A. Romero, sendo dois baseados nos contos Weeds ou The Lonesome Death of Jordy Verrill / A Morte Solitária de Jordy Verrill, publicado na revista The Cavalier de 1976, e The Crate / A Caixa, parte da revista Gallery de 1979; e três escritos exclusivamente para o filme: Father's Day / Dia dos Pais, Something to Tide You Over / Indo com a Maré e They're Creeping Up on You / Vingança Barata. No primeiro segmento, King faz uma participação como Jordy Verrill. O filme ganhou HQ no mesmo ano e uma sequência em 1987.



1982 - Creepshow HQ

Adaptação do filme Creepshow de 1982 em formato de história em quadrinhos, com roteiro de King e arte de Bernie Wrightson. É publicada no Brasil pela Darkside Books e você pode comprá-lo aqui;


1982 - Stephen King's Nightshift Collection: The Boogeyman & The Woman in the Room  / O Bicho-Papão & A Mulher no Quarto

Dois curtas baseados em contos presentes no livro Sombras da Noite de 1978, lançados diretamente em home video: The Boogeyman / O Bicho-Papão, publicado originalmente na revista Cavalier de 1973, dirigido por Jeff C. Schiroo; e The Woman in The Room / A Mulher no Quarto, com direção de Frank Darabont. Tanto A Mulher no Quarto como O Bicho-Papão entraram para uma coletânea posteriormente, no livro Sombras da Noite de 1978. O Bicho-Papão ganhou nova adaptação em 2010.

O livro Sombras da Noite é publicado no Brasil pela Editora Suma. você pode comprá-lo aqui;




1983 - Cujo

Filme baseado no livro Cujo de 1981, dirigido por Lewis Teague e escrito por Don Carlos Dunaway e Barbara Turner sob o pseudônimo de Lauren Currier. Estrelado por Dee Wallace, Daniel Hugh Kelly e Danny Pintauro, a história gira ao redor de um furioso são bernardo. Na época do lançamento recebeu críticas mistas, teve uma boa bilheteria e se tornou um clássico cult nos anos seguintes. Cujo foi "interpretado" por quatro cães da raça são bernardo, um mestiço de labrador com dogue alemão, alguns cachorros mecânicos e o dublê Gary Morgan fantasiado.


O livro estava fora de catálogo, mas ganhou nova edição no Brasil pela Editora Suma, na coleção em capa dura Biblioteca Stephen King e você pode comprá-lo aqui;




1983 - The Dead Zone / Na Hora da Zona Morta

Filme baseado no livro A Zona Morta de 1979, com direção de David Cronenberg e roteiro de Jeffrey Boam. Christopher Walken é Johnny Smith, um professor que estava prestes a se casar, mas sofre um acidente e fica cinco anos em coma. Ao acordar, descobre que perdeu a carreira e a noiva, e ganhou poderes paranormais e é capaz de prever o futuro. Em 2002 foi lançada na TV uma série baseada nas personagens. Esta durou seis temporadas, com o total de oitenta episódios.


O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma e você pode comprá-lo aqui;



1983 - Christine / Christine, o Carro Assassino

Filme dirigido por John Carpenter baseado no livro Christine de 1983, com roteiro de Bill Phillips. Na época a recepção foi morna, mas se tornou um clássico cult posteriormente. Em 1978, Arnie Cunningham (Keith Gordon), um adolescente impopular, compra um Plymouth Fury vintage de 1958 chamado Christine. Coisas estranhas acontecem com ele e outros ao redor. Com John Stockwell, Alexandra Paul, Robert Prosky e Harry Dean Stanton. Apesar do carro do filme ser identificado como um Plymouth Fury 1958, na verdade outros dois modelos de Plymouth foram utilizados nas filmagens: o Belvedere e o Savoy.


O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma e você pode comprá-lo aqui;



1984 - Children of The Corn / Colheita Maldita

Filme baseado no conto As Crianças no Milharal, presente no livro Sombras da Noite de 1978, originalmente publicado na revista Penthouse no ano anterior. Dirigido por Fritz Kiersch, o elenco do filme é formado por Peter Horton, Linda Hamilton, John Franklin, Courtney Gains, Robby Kiger, Anne Marie McEvoy, Julie Maddalena e R. G. Armstrong. Uma cidade do interior onde crianças matam ritualmente os adultos em prol de uma colheita de milho bem-sucedida. A crítica detonou o filme, mas a bilheteria foi lucrativa o suficiente para gerar uma franquia de mais oito produções. A sequência foi lançada no cinema, o restante diretamente em vídeo ou para a TV: Children of the Corn II: The Final Sacrifice, (1993), Children of the Corn III: Urban Harvest, (1995), Children of the Corn IV: The Gathering, (1996), Children of the Corn V: Fields of Terror, (1998), Children of the Corn 666: Isaac's Return, (1999), Children of the Corn: Revelation, (2001), Children of the Corn, (2009) e Children of the Corn: Genesis, (2011) - a partir de 2009 é um remake.


O livro Sombras da Noite é publicado no Brasil pela Editora Suma. você pode comprá-lo aqui;




1984 - Firestarter / Chamas da Vingança

Filme dirigido por Mark L. Lester baseado no livro A Incendiária de 1980. O roteiro é de Stanley Mann. A protagonista é Drew Barrymore como Charlie McGee, uma menina com pirocinese que foge com o pai de uma agência secreta do governo. Com David Keith, Martin Sheen e George C. Scott. Uma continuação com Charlie adulta foi feita para a TV em 2002, em duas partes.


O livro esteve fora catálogo no Brasil, mas foi republicado pela Editora Suma em bela edição da coleção Biblioteca Stephen King e você pode comprá-lo aqui. Foi resenhado no blog, leia aqui.




1984 - Word Processor of the Gods / O Processador de Palavras dos Deuses
Oitavo episódio da primeira temporada da série de TV Tales From the Darkside / Contos da Escuridão. Baseado no conto Word Processor of the Gods / O Processador de Palavras dos Deuses, originalmente publicado em uma edição da revista Playboy de 1983, e depois no livro Skeleton Crew / Tripulação de Esqueletos de 1985. O roteiro foi adaptado por Michael McDowell. Contos da Escuridão foi uma série televisiva criada por George A. Romero. Teve quatro temporadas de 1983 a 1988 e um filme em 1990.

O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma e você pode comprá-lo aqui.




1985 - Cat's Eye / Olhos de Gato

Este filme é formado por três curtas; dois baseados nos contos presentes no livro Sombras da Noite de 1978 (Quitters, Inc. / Ex-Fumantes Ltda. de 1978 e The Ledge / O Ressalto de 1976); e General, escrito especialmente para o filme. Drew Barrymore participa novamente de uma adaptação de King na terceira parte, como uma garotinha atormentada por uma criatura. Contém referências a obras de King.


O livro Sombras da Noite é publicado no Brasil pela Editora Suma. você pode comprá-lo aqui;



1985 - Silver Bullet / Bala de Prata

Filme baseado no livro Cycle of Werewolf / A Hora do Lobisomem de 1983, dirigido por Dan Attias, produzido por Dino De Laurentiis e estrelado por Corey Haim, Gary Busey, Everett McGill, Megan Follows, Terry O'Quinn, Lawrence Tierney, Bill Smitrovich, Kent Broadhurst, David Hart e James Gammon. Numa pequena cidade rural no Maine, mortes violentas ocorrem e um garoto está certo de que o responsável é um lobisomem. A produção do filme não decidia sobre o visual do lobisomem, portanto suas cenas foram acrescentadas depois de todas as outras já terem sido gravadas e mesmo contratando dublê para fazê-lo, um ator do próprio elenco foi o responsável por ele.


Após um tempo fora de catálogo, o livro foi republicado pela Editora Suma no Brasil, ganhando edição linda em capa dura e ilustrações lindas de Bernie Wirghtson. Leia a resenha do livro clicando aqui; e para comprá-lo, aqui;




1986 - Maximum Overdrive / Comboio do Terror

Filme dirigido pelo próprio King baseado no conto Trucks / Caminhões de 1973, presente no livro Sombras da Noite de 1978. Com elementos de humor negro exagerado e AC/DC na trilha sonora, um meteoro passa pela Terra e afeta o funcionamento das máquinas. Elas atacam e matam seres humanos, incluindo um caminhão preto com uma gigantesca cabeça do Duende Verde. Além de uma aparição como um homem no caixa eletrônico, King gravou o trailer irônico. Imagine estar no cinema em 1986, na época em que as adaptações das obras de King estavam muito em alta e, de repente, ele mesmo está no trailer te convidando? Com os atores Emilio Estevez, Pat Hingle, Laura Harrington, e Yeardley Smith. Em 1997 o filme ganhou um remake (Trucks: Comboio do Terror).


O livro Sombras da Noite é publicado no Brasil pela Editora Suma. você pode comprá-lo aqui;




1986 - Stand By Me / Conta Comigo

Filme baseado no conto The Body / O Outono da Inocência - O Corpo, presente no livro Different Seasons / Quatro Estações de 1982. Com Com Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman e Jerry O'Connell no elenco e Rob Reiner na direção, o título foi inspirado na música de Ben E. King, que toca nos créditos finais. Com ótimas críticas, foi indicado ao Oscar (roteiro adaptado) e a dois Globos de Ouro. A história mostra quatro meninos no verão de 1959, em Castle Rock, se aventurando em busca do corpo de um adolescente desaparecido. Curiosidade: a série Stranger Things da Netflix faz homenagem à Conta Comigo.

O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma e você pode comprá-lo aqui;




1986 - Gramma / Vovó
Primeiro segmento de três do décimo oitavo episódio da primeira temporada da série The Twlight Zone / Além da Imaginação (da segunda edição), com roteiro adaptado por Harlan Ellison e protagonizado por Barret Oliver (de A História Sem Fim). Gramma foi escrito por King em 1984 para a revista Weirdbook e depois publicado no livro Skeleton Crew / Tripulação de Esqueletos de 1985. Gramma foi adaptado em filme em 2014 (Mercy). Além da Imaginação é uma franquia de série televisiva que já teve quatro versões (1959, 1985, 2002 e 2019), dentre outros produtos.

O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma e você pode comprá-lo aqui.



1987 - Sorry, Right Number / Desculpe, Número Certo
Nono episódio da quarta temporada da série de TV Tales From the Darkside / Contos da Escuridão. Roteiro original escrito por King para a série em 1987, que depois integrou o livro Nightmares & Dreamscapes / Pesadelos e Paisagens Noturnas* de 1993. Tales From The Darkside foi uma série televisiva criada por George A. Romero. Teve quatro temporadas de 1983 a 1988 e um filme em 1990.  *No Brasil o livro foi publicado em dois volumes.

Desculpe, Número Certo está em Pesadelos e Paisagens Noturnas Volume II. Os livros são publicados no Brasil pela Editora Suma e você pode comprar o volume I clicando aqui e o volume II, aqui;



1987 - Creepshow 2 / Show de Horrores

Sequência do filme Creepshow de 1982, dirigido por Michael Gornick e com roteiros de George A. Romero. São três curtas, um baseado no conto The Raft / A Balsa de 1982, publicado na revista Gallery, e os outros escritos especialmente para o filme: Old Chief Wood'nhead / Velho Chefe Cabeça de Madeira e The Hitch-Hiker / O Carona. Este tem uma participação de King como um caminhoneiro. A Balsa entrou para o livro Skeleton Crew / Tripulação de Esqueletos de 1985. Creepshow 3 / Forças do Mal não possui ligação com King.


O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma e você pode comprá-lo aqui.




1987 - A Return to Salem's Lot / O Retorno a Salem's Lot ou Os Vampiros de Salem: o Retorno
Sequência da minissérie televisiva/filme para a TV de 1979.



1987 - The Running Man / O Sobrevivente

Antes de Battle Royale e Jogos Vorazes, esta distopia sobre uma competição mortal televisionada era estrelada por Arnold Schwarzenegger e dirigida por Paul Michael Glaser. Um filme baseado no livro The Running Man / O Concorrente de 1982, escrito por King sob o pseudônimo de Richard Bachman. Foi republicado depois como uma das quatro histórias do livro The Bachman Books / Os Livros de Bachman de 1985.


No Brasil, o livro foi publicado pela editora Francisco Alves e atualmente esta edição de 1992 (Os Livros de Bachman) é um item raríssimo. A Editora Suma chegou a publicar O Concorrente e você pode comprar um exemplar aqui. Curiosidade: King declarou que levou apenas 72 horas para escrever o livro.




1989 - Pet Sematary / Cemitério Maldito

Filme baseado no livro Pet Semaraty / O Cemitério de 1983 com direção de Mary Lambert e roteiro do próprio King, que faz uma aparição. Com Dale Midkiff, Denise Crosby, Brad Greenquist e Miko Hughes. Os Creed (o casal Louis e Rachel, a filha Ellie, o filho Gage e o gatinho de Ellie) se mudam para a nova casa, na zona rural de Ludlow, devido ao novo emprego de Louis. Nos fundos da propriedade existe um cemitério de animais de estimação, o qual é mostrado pelo vizinho Jud. O problema está no outro cemitério além dele... Uma nova adaptação foi lançada em 2019


O livro é publicado no Brasil pela Editora Suma e recentemente, com o remake de 2019, ganhou uma jacket. Você pode adquiri o livro aqui. Ah, foi resenhado no blog, é só clicar aqui e ler a resenha. Além disso, tem uma postagem sobre a casa que inspirou King a escrever O Cemitério, incluindo o verdadeiro cemitério de bichos. Confira aqui.



Gostou? Então siga para segunda parte, com as adaptações lançadas na década de 1990. Clique aqui.

Stephen King é autor de mais de cinquenta livros best-sellers no mundo. Os mais recentes incluem Outsider, Revival, Mr. Mercedes, Escuridão Total Sem Estrelas, Doutor Sono, Joyland e Novembro de 63. Em 2003, King recebeu a medalha de Eminente Contribuição às Letras Americanas da National Book Foundation e, em 2007, foi nomeado Grão-Mestre dos Escritores de Mistério dos Estados Unidos. Ele mora em Bangor, no Maine, com a esposa, a escritora Tabitha King.
Site | Facebook | Twitter | Instagram

Observação: Dollar Babies
Alguns contos do Stephen King, que não estão sob contrato para filmes, séries e afins, são disponibilizados para que estudantes de cinema os utilizem para sua formação de carreira, sem fins lucrativos. Geralmente são para exibições gratuitas em festivais ou eventos. Basta o interessado entrar em contato com a equipe do King para aprovação. Portanto, existe muito material de curta-metragem adaptado a partir dessas histórias. Não as incluí na postagem, senão a lista seria enorme e, na verdade, não há muita informação sobre estes filmes mais alternativos. Se você tiver curiosidade em ver quais contos estão disponíveis no momento, só acessar esta área do site oficial do Stephen King.

Encontrou um erro ou conhece um filme / série / HQ / roteiro lançado de 1976 a 1989 que não aparece na lista? Me ajude a atualizar esta postagem me enviando a informação. Comente no blog ou envie um email para leitoraviciada@yahoo.com.br

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias