publicidade

Congo, Michael Crichton, Rocco

Congo
Michael Crichton - Editora Rocco - 378 páginas
Ano de lançamento: 1980 - Título original: Congo

Sinopse:
"O fascinante continente africano já foi fonte de inspiração para diversas obras da literatura mundial. O escritor Michael Crichton também se serviu desse fascínio e exotismo para escrever Congo, romance baseado na história real de uma expedição ao coração da África. Em jogo está a descoberta das ruínas de Zinj e uma jazida de valiosos diamantes azuis.
Patrocinado por um instituto americano de pesquisas de recursos da terra e comandado pelo mercenário Charles Munro, o grupo substitui uma primeira expedição, cujos oito integrantes foram dizimados violentamente por estranhos primatas desconhecidos, no chamado lugar dos ossos. Um casal de cientistas, alguns técnicos, a gorila Amy, que faz parte de um projeto de linguagem de sinais e é capaz de entender mais de 600 palavras, e alguns nativos acompanham Munro. Na floresta do Congo irão enfrentar a concorrência de um consórcio internacional.
Ao longo da aventura, Crichton aproveita para contar a evolução dos computadores — assunto do qual é especialista —, fala da exploração da África ao longo dos séculos, explica como as sociedades que lutam pela preservação dos animais começaram a se interessar pelo sofrimento das cobaias e reproduz relatos assustadores de outros exploradores, como o do reverendo Holman Bentley, que passou 20 anos na região do Congo e reproduziu o que um nativo teria lhe dito sobre hábitos alimentares: "Vocês, homens brancos, consideram a carne de porco a mais saborosa das carnes, mas a carne de porco nem se compara à carne humana."


Minha resenha:


Primeiramente é um livro de narrativa boa, com tempos aonde o autor para nos beneficiando com dados e explicações científicas, geográficas e importantes ao desenrolar da história, sem ser massivo ou entedioso, na verdade, ele torna tudo mais interessante.
Uma ficção baseada em fatos reais inteligente e bem estruturada.
 Ação e aventura temperando todo o enredo.
Um vislumbre do Zaire (antigo Congo) nativo, virgem, exótico e desconhecido.
o que você encontra no livro: Imperialismo, corrida tecnológica em plena Guerra Fria, briga por recursos naturais, busca pelos diamantes azuis, uma expedição perigosa, uma cidade perdida, pigmeus, guerreiros nativos, canibais, animais selvagens, dois cientistas (cada um com seu proósito), uma gorila civilizada, um mercenário experiente e carregadores locais contratados.
A história me levou a repensar o uso dos animais em experiências científicas, em testes de laboratório e os mau tratos sofridos or eles unicamente em nosso benefício.
Amy é uma gorila meiga e inteligente, criada por humanos com carinho e bons tratos, mas vive num laboratório para experiências da Linguagem nos animais. Ela se comunica com a linguagem dos sinais e entende o inglês. Ela é a chave de tudo! Rouba a atenção do leitor durante a história.
Em contraste vemos uma nova espécie de gorilas... achei fantástico.
Até que ponto nós nos intrometemos e influenciamos as vidas dos animais?
Gosto muito do tipo de Ficção que era escrita pela Crichton. Congo é um livro que sempre recomendo a qualquer um que goste desse tipo de livro. Não entrei muito em detalhes, pois senão acabaria contando demais!
Pena que perdi meu exemplar... preciso ter esse na minha estante!

Página do livro no Skoob.

Já resenhei outro livro do autor aqui no blog. Devoradores de Mortos - nesta primeira postagem, você pode ver a foto e pequenas informações sobre Crichton.

3 comentários

  1. Nossa, pensei que só eu gostei desse livro!! Quando meu pai me deu achei q ia odiar mas me enganei, é muito legal e 100 vezes melhor que o filme!

    "Até que ponto nós nos intrometemos e influenciamos as vidas dos animais?"

    Bom, para resumir nós estamos f****** com os animais e também com o planeta. Cada vez mais o planeta me parece tenebroso e sombrio, se não houver união para mudar esse quadro temo até que o futuro não exista...

    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Belo blog. Sugiro que você faça uma resenha de Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros e também de O Mundo Perdido ambos do Michael Crichton...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão anotada! Já li ambos e adorei, principalmente O Parque dos Dinossauros. Recomendo os dois livros. Beijos e obrigada!

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias