Pesquise no Leitora Viciada

25 de julho de 2011

Os Gêmeos - Uma história de terror, Thomas Tryon, Artenova

Os Gêmeos - Uma História de Terror
Thomas Tryon - Editora Artenova - 250 páginas

Sinopse:
"Um livro de terror psicológico com grandes revelações.
É o primeiro romance de Thomas Tryon e também um extraordinário êxito de público e de crítica, que não poupou elogios ao livro.
O leitor é atingido pela violência do clima e envolvido por uma atmosfera densa, cheia de sombras e maus presságios, sentindo-se cada vez mais abalado pela tensão crescente e expectativa de tragédia, que a narrativa vai criando
página por página.
A história tem como palco uma cidadezinha da zona rural de Connecticut na década de 30, abalada em sua tranquila e pacífica rotina por misteriosos acontecimentos que
lentamente vão se sucedendo, espalhando o pânico entre os habitantes e provocando um clima de terror e apreensão na cidade.



No centra de cena estão dois belos meninos, irmãos gêmeos, pertencentes a uma tradicional e respeitada família. Eles, Niles e Holland Perry são dois garotos problemáticos e estranhos, de atitudes reservadas, que mantêm uma mórbida fidelidade aos laços consaguíneos que os unem, ao ponto de se tornarem voluntários reclusos de um mundo compartilhado exclusivamente pelos dois.
Todos os detalhes são arrumados para compor o clima; o velho celeiro e o depósito de maçãs servem como palco, para os dois irmãos encenarem os mais fantásticos jogos de imaginação, e aí a natureza
mórbida de Holland predomina. No entanto, o outro, Niles, delicado e amoroso, é o contemplado, o escolhido para a mais estranha e terrível brincadeira; um jogo meio místico, de empatia, envolvendo todas as pessoas vivas, ensinado a eles por ada, sua adorada avó...
Mas pouco a pouco, enquanto os jogos dos meninos são encenados, enquanto o dia-a-dia no lar dos Perry é abalado, distraído por rumores, conflitos e intrigas características de famílias numerosas e de pequenas cidades, enquanto a elegante e frágil mãe dos gêmeos vai se isolando mais e mais, perdida em seu mundo interior, onde a realidade se confundiucom a fantasia dos romances que lê, enquanto a avó - a mais resistente e forte de todos - trabalha para nutrir e guiar seus entes queridos, uma nuvem sombria se adensa e baixa ameaçadoramente sobre todos eles.
Até que subitamente a família - e a cidade inteira - é sacudida e violentada por uma pavorosa série de mortes e tragédias inexplicáveis.
Ira Leving, que escreveu A semente do Diabo elogiou afirmando: Desde que publiquei A Semente do Diabo , todos os livros de terror me são enviados para apreciação. Os Gêmeos é o primeiro a me despertar entusiasmo irrestrito.
NÃO REVELE O SEGREDO DO LIVRO A QUEM AINDA NÃO O LEU!"


Minha resenha:
Os Gêmeos, em inglês The Other (O Outro), é um chocante Terror Psicológico com muito suspense escrito em 1971.
Eu não comprei esse livro. Na verdade, ele veio de brinde numa compra que fiz pela internet no Estante Virtual. O livreiro me enviou na época 2 livros como brinde. Fiquei curiosa por ser um livro de terror. Não imaginava que um livro antigo, de sebo, que não foi escolhido por mim, seria um tesouro escondido. Talvez nem mesmo o livreiro soubesse que brinde havia me dado.

Comecei a ler livro e o achei meio estranho. Não no sentido da narrativa, nem de acontecimentos, mas de início, não parecia um livro de terror.
Entendi, páginas a frente, que o leitor precisa se familalizar com todos os personagens e cenários, descobrir o cotidiano da família e do local. A história se passa nos anos 30 e numa cidade de interior bem pequena.
O livro é bem escrito, ricamente detalhado, fazendo o leitor mergulhar no mundo ali contido. A narrativa é boa e ágil, mesmo quando não há nada demais acontecendo, apenas o dia-a-dia.

 É a história de Niles que perdeu o pai, tem uma mãe traumatizada e deprimida, uma avó amiga e um irmão gêmeo, o Holland, um menino meio inquieto, e vive numa grande propriedade numa pequena cidade do interior onde começam a desenrolar mortes muito estranhas e violentas.
Os dois irmãos vivem num mundo a parte, complexo, como se criado como refúgio de sua vida aparentemente simples e campestre, mas na realidade, conturbada e triste. Eles são muito amigos, beirando o exagero.

A história se desenvolve e chega ao ponto de lhe passar agonia, curiosidade... uma mistura de sentimentos.
Tudo que acontece na história é importante no desenrolar da mesma, cada detalhe mostra-se no futuro da narrativa como se fosse uma teia, tudo interligado. Mesmo que o leitor não perceba. Você lê descompromissado e de repente, é pego de surpresa!
Há um grande choque! Recomendo este livro, mesmo parecendo meio parado no início. Continue que você não vai se arrepender. Suspense até a última página!

É um livro brilhante, inteligentíssimo. Pena que não há muitos leitores com quem comentar a história. É um livro do tipo que você termina e fica pensando em como o segredo é muito bem escondido do leitor! Você fica com vontade de sair contando a história para qualquer um. Pode deixar: não contarei. Leia e descubra!

Página do livro no Skoob.

Thomas Tryon foi ator, trabalhou na Broadway e em Hollywood, antes de se dedicar à Literatura. Outro livro seu é "As Possuídas do Diabo".

Instagram @leitoraviciada

Skoob

Online

Siga por e-mail