publicidade

Sociedade das Sombras - Contos Sobrenaturais de vários autores

Sociedade das Sombras - Contos Sobrenaturais
Vários autores - Editora Estronho - R$32,90 R$22,90 (promoção estronha)
Nº de páginas: 176 - Ano de lançamento: 2011
Organização: Anny Lucard - Prefácio: Giulia Moon

Sinopse:
"A partir de hoje, você está sob o olhar atento da Sociedade das Sombras e ao ingressar pelo mundo oculto na escuridão, terá privilégios que só o saber pode dar a alguém, como deveres que tal conhecimento te trará. Cuidado a quem revele o segredo dos seres nas sombras, pois não vai gostar de receber uma visita de um dos nossos membros." - Sociedade das Sombras.


 "A Sociedade das Sombras é uma antiga sociedade secreta, que protege um segredo milenar, mas que ninguém sabe ao certo se existe. Vampiros, lobisomens, bruxos e outros seres conhecidos pelos humanos como sobrenaturais, sempre povoaram as mentes de geração após geração, dando origem a lendas e histórias das mais diversas. Porém já parou para imaginar que se tais seres fossem reais, como os humanos não saberiam de sua existência? Simples, porque a Sociedade das Sombras mantém o segredo, até dos próprios seres que são relatados nas lendas. Desde que eles se comportem e se mantenham ocultos nas sombras. Porque a maioria dos seres, humanos ou não, nunca ouviram falar da Sociedade das Sombras, ou se ouviram, acham que é tão fantástica quanto outras famosas sociedades secretas por ai. Já aqueles que tiveram o privilégio de saber a verdade, nem sempre ficaram muito felizes com tal descoberta.
Sociedade das Sombras – Contos Sobrenaturais é uma antologia que reúne autores que participaram do programa da rádio Digital Rio e/ou se tornaram parceiros do blog Contos Sobrenaturais. Composta por contos dos mais variados, a antologia manterá a ideia do programa, que busca as mais variadas histórias sobre seres lendários ou não, onde o fã de literatura fantástica e sobrenatural pode encontrar histórias e estilos dos mais diversos. Mantendo o foco nos mundos ocultos nas sombras, essa antologia trará em especial, histórias fantásticas onde o segredo da existência de seres sobrenaturais é guardado a sete chaves. Este projeto é organizado por Anny Luccard e Rádio Digital Rio, em parceria com a Editora Estronho e conta com prefácio de Giulia Moon."

Conto a Conto:
  • O Cemitério de Reggor - Paulo Soriano
  • O Misterioso Caso de Ashfield - Adrianna Rodrigues
  • Tratado Imortal - Adriano Siqueira
  • Barbara Está Morta - Celly Borges
  • A Sala das Ampulhetas - Alícia Azevedo
  • A Escolha - Nazarethe Fonseca
  • O Inferno Pode Esperar - Carla Ribeiro
  • O Regresso - Fábio Ventura
  • Monstro - Kampos
  • Férias Encantadas - Louise Duarte
  • A Vida Oculta - Kane Ryu
  • Urbanos - Gabriel Arruda Burani
  • Espectros - Bruno Pereira
  • Entre A Caça E Os Caçadores - Vivianne Fair

Minha resenha:
Este livro foi cortesia da Editora Estronho e gostei muito dele. São contos sobrenaturais com temas e estilos de narrativa bem diversificados. Claro, cada conto foi escrito por um autor diferente. Os escritores são brasileiros e alguns de Portugal. Vampiros, demônios, lobisomens, bruxos, fantasmas... e muito mais!
Este é o tipo de livro que agrada em cheio pela variedade e qualidade. A revisão do livro é perfeita, e a diagramação um show a parte.
A capa é sombria, com um olho atento e enigmático em meio a luz fraca de um fósforo aceso. Uma criatura das sombras, mas quem? Então ao iniciar a leitura o leitor se depara com o prefácio da Giulia Moon:
"Sejam bem-vindos ao lado escuro do mundo! Pois, aqui, imperam as sombras. E elas escondem os segredos mais inquietantes, os casos mais assombrosos, os personagens mais bizarros." - pronto, está explicada a capa! E a cor preta em impressão fosca finaliza o efeito de sombras.
Outro detalhe que eu gostei (na verdade adorei, achei um charme) são as páginas pretas do livro. Algumas possuem imagens acinzentadas, outras apresentam cada conto e cada autor com uma mini biografia. Ao folhear rapidamente o livro, vemos um efeito preto-e-branco nas páginas.
O leitor é presenteado com um leitura muito prazerosa, que o faz flutuar e nem olhar para o relógio. Contos de terror, de magia, de suspense. Outros engraçados, e também com um humor negro. Não há conto ruim, apenas diferentes e isso depende do gosto do leitor. Eu, por exemplo adoro literatura fantástica, seja mais voltada para o terror, o sobrenatural, a fantasia, qualquer tipo! Gosto de leituras mais adultas e sombrias, e também leituras mais leves e juvenis. Desde que seja criativo e bem escrito. E podem confiar que Sociedade das Sombras é muito bem feito, em cada parte.
Este livro me lembrou bastante um livro que já li e adorei, o Fantasmas do Século XX, do Joe Hill, se me permitem uma comparação aproximada.
O primeiro conto, O Cemitério de Reggor de Paulo Soriano, inaugura a antologia de forma levemente poética. Essa impressão ficou em mim devido a forma de narrativa dele. Um cemitério temido, uma promessa feita, uma história de amor. Que segredos sobrenaturais essa combinação pode conter? Macabro com uma certa leveza!
Depois o estilo muda totalmente para o conto de Adrianna Rodrigues intitulado O Misterioso Caso de Ashfield. Uma história para quem gosta de magia, gatos e detetives policiais. Um conto inteligente exibindo um mistério a ser desvendado.
Em Tratado Imortal de Adriano Siqueira, uma história fabulosa construída num cenário único, com direito a vampiros, feitiçaria e reinos. Muita ação, um romance incomum e ambição.
E chega a vez de Barbara Está Morta de Celly Borges, também revisora do livro. Um conto inquietante rico em detalhes nas descrições. Barbara divide a cena com uma sinistra personagem que a observa. Esse conto me deixou melancólica e surpresa. Ótimo.
Alícia Azevedo nos brinda com o incrível A Sala das Ampulhetas, cheio de dúvidas e receios típicos da alma humana. Uma personagem em busca do sentido de sua existência, recebe um embrulho muito estranho pelo correio, e uma chance de modificar a sua vida e a dos outros.
Com A Escolha, a autora Nazarethe Fonseca nos apresenta uma suicida deprimida que está prestes a finalizar o ato até que encontra um ser improvável que a leva a viagens inimagináveis.
O próximo conto é O Inferno Pode Esperar, escrito por Carla Ribeiro. Mais uma criatura sobrenatural é protagonista. Dessa vez, ele interfere na vida de alguém, quando deveria manter-se imparcial. Não, na verdade deveria ser condizente, porém deixou-se levar pelo impulso. Agora a vida que muda é a dele.
Fábio Ventura escreveu O Regresso, um dos contos que mais gostei. Me deixou angustiada, querendo de uma vez saber o final. Um cenário campestre e pacífico aonde vive um casal que realmente se ama e é feliz. Até que chega a guerra e o marido é obrigado a ir para a batalha. Ao regressar, algo mudou nesse homem. Arrepiante!
O conto de Kampos, Monstro, mostra a história de um camponês trabalhador e honesto que num ato desesperado invade o palácio na tentativa de matar o rei tirano, egoísta e cruel. Ele é sentenciado a morte e deseja com todas as forças vingança... nem que tenha que fechar um acordo macabro. Esse conto é chocante.
Férias Encantadas de Louise Duarte é um conto mais jovem e dinâmico. Conto bem divertido, aonde conhecemos irmãos gêmeos que descobrem de repente que a família é encantada, de bruxos e que possuem poderes mágicos. Estão ainda aprendendo a utilizá-los, mas nada que não os permitas tirarem umas férias relaxantes. Ou não! Temos na história uma garota morta e feiticeiros rivais.
Em seguida o conto A Vida Oculta de Kane Ryu. Outros irmãos que fazem parte de uma família fora do comum. Mais uma semelhança com o conto anterior é a forma descolada da narrativa. Os gêmeos completarão 21 anos e a mãe começa a agir estranhamente. Mistérios do passado são revelados, assim como... segredos sobrenaturais.
Outro que está entre meus preferidos: Urbanos de Gabriel Arruda Burani. Uma história diferentemente encantadora, com um ar de magia druida. Uma moça descobre que possui o dom da cura e que não está sozinha.
Mais um conto que choca, este escrito por Bruno Pereira: Espectros. Uma família feliz. Um casal apaixonado, com um filho pequeno, consegue comprar um apartamento melhor. Quando a vida deles deveria estar num momento alegre, algo muito esquisito surge no comportamento da mãe. Uma história com um final que te deixa com olhos arregalados.
O último conto Entre A Caça E Os Caçadores é muito bom. É moderno, divertido, cheio de referências bem encaixadas. A protagonista é uma caça vampiros vaidosa, que tem uma queda pelo vampiro mais poderoso e temido (além de charmoso). Eles possuem uma relação inusitada que sofre interferência de outros, de uma hora para outra. Gostaria de ler um livro com esse "casal" engraçado, num jogo de "gato e rato".  Aposto que surpreenderia.

Contos que mais gostei:
Barbara Está Morta, O Regresso, Urbanos, Espectros e A Caça E Os Caçadores.


Skoob | Editora Estronho | Degustação | Booktrailer | Livraria Estronho (frete grátis, promoção, brindes e programa de fidelidade)

8 comentários

  1. Meu marido que não é muito chegado a livros quer ler Sociedade das Sombras. Ele disse que gostou da capa, do tema sobrenatural e do fato de serem histórias curtas. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler agora, mas não resisti em ler a resenha, aumentou a curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço as palavras sobre a obra e sobre o meu conto! Quero ser seu escritor amigo. :)
    Abraços
    Adriano Siqueira
    www.contosdevampiroseterror.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tatinda, fico feliz que a variedade e qualidade tenha agradado, era essa a minha intenção. E quanto ao "casal" engraçado, ter um livro... O jogo de "gato e rato" deles, possui atualmente 2 livros. Faça uma visita ao blog da autora Vivianne Fair (http://www.recantodachefa.com.br/).

    Anny Lucard

    ResponderExcluir
  5. Anny, que legal! Sabia que o casal daria um bom livro, adorei saber que já existem 2! Visitarei o blog sim! Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Aww, obrigada mesmo! rsrsrs, eu ia dizer o que Anny já disse! O livro chama-se "A Caçadora"! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado!
    Bruno Pereira - autor de "Espectros"

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias