publicidade

O que ler dos 2 aos 18 anos? Aos 11 anos

Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências, Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a décima.

2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos | 9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos | 13 anos


Os livros para o 6º ano do Ensino Fundamental foram indicados pela professora de Língua Portuguesa Ana Elvira Casadel Iorio.


Janeiro
Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento de Marina Colasanti, Global Editora:
Este conto é bastante metafórico e provoca o imaginário das crianças. Reparar na temática, no tipo de texto e na linguagem utilizada pela autora.


Fevereiro
A Chave do Tamanho de Monteiro Lobato, editora Globo:
Monteiro Lobato precisa ser lido porque é muito importante para a literatura infanto-juvenil. Essa obra é pertinente porque defende a paz e a boa convivência.

Março
Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato, editora Globo:
Outro clássico de Monteiro Lobato que as crianças precisam conhecer, pois retrata o universo infantil e mexe com o imaginário ao misturar realidade e fantasia.
Abril
Aprendiz de Inventor de João Carrascoza, editora Ática:
Este livro de aventura desperta a criatividade das crianças ao apresentar um monte de invenções “maluquinhas”. Após a leitura, proponha que o jovem invente alguma coisa.
Maio
O Menino no Espelho de Fernando Sabino, editora Record:
As crianças precisam ter contato com bons textos e Fernando Sabino escreve muito bem. Além disso, o autor aborda valores importantes, como a amizade e a família, ao narrar em primeira pessoa suas travessuras quando garoto.
Junho
O Príncipe e O Mendigo de Mark Twain, editora Ática:
Este livro amplia a visão de mundo do jovem ao retratar diferenças sociais e ideológicas. As crianças ainda não compreendem tudo e não têm uma noção geral, mas já dá para instigá-los. Mas é importante contextualizar o livro, explicando, por exemplo, sobre a época em que se passa a história.
Julho
Cazuza de Viriato Correa, editora Ibep Nacional:
Estamos enfrentando uma fase de perda de valores, por isso costumo indicar esse livro, que fala de virtude, moral e família.
Agosto
O Mistério do Cinco Estrelas de Marcos Rey, editora Ática ou Global editora:
Pela editora Ática este livro pertence a série Vagalume, e tornou-se um grande clássico da literatura juvenil nacional. A Global Editora relançou o livro. É uma história de aventura e mistério de tirar o fôlego, mas que também faz refletir sobre a amizade e a valorização dos deficientes físicos.


Setembro
O Pequeno Lorde de Frances Hodgson Burnett, editora 34:
Uma bela história que deixa a mensagem de que a nobreza não está em títulos, mas dentro de cada um.
Outubro
O Santinho de Luiz Fernando Veríssimo, editora Objetiva:
São crônicas divertidas que falam da infância e da escola. Geralmente, o gênero crônica é apresentado a alunos mais velhos. Como esse livro é mais leve, costumamos trabalhar com ele no 6º ano.
Novembro
Coleção Para Gostar de Ler Volume 6 - Poesias, José Paulo Paes, Henriqueta Lisboa, Mário Quintana e Vinícius de Moraes, editora Ática:
E esta é uma boa obra poética, porque traz poemas de quatro autores que possuem estilos diferentes. Para aprender a gostar de poesia.

Dezembro
Odisseia de Homero, editora DCL:
Este é um clássico e é importante que as crianças o conheçam. No caso desta obra, é importante o trabalho interdisciplinar para que os alunos entendam a cultura grega.






Eu gostaria de compartilhar com vocês, os livros que li aos 11 anos de idade (em 1995). Eu os tenho bem conservados até hoje. Nesse meu ano de leitora, não sei exatamente o porquê, mas tornei-me realmente uma apaixonada por livros. Acho que juntou o estímulo que meus pais me davam às boas escolhas feitas pela minha professora de redação e literatura. Estas serviram para me empolgar ainda mais em ler. Por isso...

Eu recomendo
Calunga Roteiro de Ternuras de Um Vagabundo de Lurdes Gonçalves, Editora de Orientação Cultural:
Eu gosto tanto desse livro que mesmo sendo infanto-juvenil eu quis escrever uma pequena resenha.

É um lindo livro infanto-juvenil que em 1977 recebeu o Prêmio Jabuti em revelação.
A história da vida de um cão vira-latas e sua visão de mundo, um livro cheio de emoção, aonde alegria e tristeza se intercalam como sentimentos de um ser sincero e simples que não compreende o mundo com racionalidade mas sente todas as emoções de forma confusa e forte.


A Hora do Campeão de Lurdes Gonçalves, Editora de Orientação Cultural:

Janjão, um cavalo que sonhava em ser um campeão das corridas; Brilhante, um belo cavalo de raça destinado ao sucesso; Juju, o velho asno que puxava carroças; Boneca, a égua de olhos doces; Menino, o filho do homem dono dos animais; Serrote, o cão pelado companheiro de Menino. E muitos outros personagens nessa história emocionante que toca o coração de leitores de qulquer idade.





De Amora e Amor de Elias José, editora Atual.
Um universo de magia e encantamento envolve o leitor em oito contos que falam sobre a descoberta da paixão. Seja na cidade, no campo ou entre classes sociais diferentes, as jovens personagens experimentam a sensação de urgência e arrebatamento trazidos pela experiência romântica do primeiro amor. Ótimo para essa fase de 11-13 anos.
Trecho:
"Um beijo que se eu viver cem anos não vou esquecer. As meninas do Skindô-dô-dô até pararam pra aplaudir. Olhei desajeitada pra mesa da família: meu pai estava de cara amarrada, todo ciumentão (...)"




O meu livro eu dei para minha irmã, era essa edição com ilustrações de Roberto Barboza:

Uma História de Amor de Carlos Heitor Cony, editora Ediouro:
História romântica escrita em forma de carta. O protagonista, Henrique, escreve para a amada de sua juventude, Helena. Desabafa, recorda todos os momentos que passaram juntos. Romance juvenil para ler em um só fôlego. Muito bonito. As capas de edições diferentes :





Na próxima postagem, aguarde os livros recomendados para os 12 anos de idade.
Fonte: Educar Para Crescer

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Parcerias