Resenha Resenha Resenha Resenha
13 agosto 2011

O que ler dos 2 aos 18 anos? Aos 6 anos

Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências. Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a quinta.

2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos | 9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos | 13 anos


Os livros para o 1º ano do Ensino Fundamental foram indicados pela professora Karina Tamborlim Simões.

Janeiro
A Arca de Noé de Vinícius de Moraes, Editora Companhia das Letrinhas:
É o único livro infantil de Vinicius. As rimas e as belas palavras escolhidas pelo autor tornam a leitura prazerosa e divertida. Não ficam para trás as ilustrações que acompanham o texto: essas trazem mais detalhes sobre as divertidas façanhas dos animais da arca.



Fevereiro
Futebol de Lalau, Editora Companhia de Letrinhas:
Esse os meninos adoram, pois trata de um esporte que eles estão começando a jogar e cujas regras estão aprendendo. O poema Pelada na Praia costuma ser o preferido da garotada, que se mata de rir com os trocadilhos inocentes.



Março
Amigos do Peito de Claudio Thebas, Editora Formato:
Esse livro, que já está em sua 15º edição, traz vários poemas que contam a rotina de um menino, desde o instante em que ele acorda até a hora de dormir, passando pelo momento do banho e das brincadeiras com os amigos. As crianças se divertem quando o personagem descreve as partes do corpo que está lavando no banho e fala do pipi.



Abril
O Pote Vazio de Demi, Martins Editora:
ssa é uma fábula sobre a honestidade, contada por Demi em um texto simples, mas primoroso. Essa história não deve ser lida com a intenção de ensinar as crianças. Toda fábula tem uma lição de moral, mas são as crianças que devem percebê-la.



Junho
Os Contos de Grimm de Tatiana Belinky, Editora Paulus:
Os contos de fadas dos irmãos Grimm têm mais de dois séculos e são clássicos da literatura infantil. Neste livro, são recontados pela grande escritora Tatiana Belinky. É importante que as crianças tenham contato com várias versões dos contos de fadas, mas sempre depois de conhecerem a história original.



Julho
Ah, Cambaxirra, Se Eu Pudesse... de Ana Maria Machado, Editora FTD:
Os contos acumulativos (ou de repetição) são mais indicados para crianças de 3 e 4 anos, que adoram sua sonoridade e a repetição de frases. Mas este, por ter um vocabulário mais avançado, pode ser lido para turmas do 1º ano.




Agosto
O Caso da Lagarta Que Tomou Chá-de-Sumiço de Milton Célio de Oliveira Filho, Editora Brinque Book:
Uma história engraçadinha com ilustrações belíssimas de André Neves. É um livro interativo, que envolve a criança em um jogo de adivinhações e charadas.




Setembro
Nestor de Quentin Greban, Editora Brinque Book:
Este livro, todo escrito com letras maiúsculas (o que ajuda a criança a acompanhar o texto junto ao contador), tem uma história bonita. A linguagem é acessível, mas ao mesmo tempo rebuscada. O autor não despreza seus pequenos leitores e valoriza o conhecimento infantil. E isso é muito importante em uma obra.



Outubro
A Fantástica Fábrica de Chocolate de Roald Dahl, Martins Editora:
Essa é uma história que muitas crianças já conhecem. A descrição do autor é tão perfeita que podemos acompanhar o personagem Charlie nesse lugar fantástico, onde há um rio de chocolate e um gramado de açúcar. Dá para sentir o cheirinho de chocolate.



Novembro
O Crocodilo Enorme de Roald Dahl e Quentin Blake, Martins Editora:
É um livro engraçado e que pode ser lido em capítulos para as crianças, sempre parando em uma parte de suspense (“O que será que vai acontecer?”).




Dezembro
O Duende da Ponte de Patrícia Rae Wolff, Editora Brinque Book:
Livro infantil tem de ser muito bem escrito. E este é. Além de considerar a criança um ser pensante, que reflete. O Duende da Ponte tem uma história engraçada e diverte as crianças com charadas e adivinhas, ao mesmo tempo em que reforça a importância da escola e dos estudos.



Aos 6 anos de idade, o que você estava lendo? Tem alguma recomendação? Nessa idade eu estava sendo alfabetizada na escola e ao terminar o "C.A." (ou Classe de Alfabetização), que hoje é o 1º ano. Bem, meu pai havia trabalhado na extinta Editora Vecchi e guardado lindas coleções infantis e infanto-juvenis para mim. Eram coleções de contos de Fadas clássicos, árabes, indianos, medievais, dos irmãos Grimm, etc. Os livros eram grandes e de capa dura, com textos ótimos e ricamente ilustrados, com pinturas realistas. Eu ganhei também outras coleções em formato menor com capa mole e histórias gerais desde clássicas até publicadas exclusivamente pela Vecchi. Eu estava muito orgulhosa em ler sozinha e em ganhar tantos livros e ter uma parte na estante só para mim. Minha mãe disse que eu poderia ler nas férias de verão muitos livros e os colocou ao meu alcance na prateleira de baixo. Ela orientava e acompanhava para ver como eu estava lendo sozinha, pedia para eu ler ou contar um resumo e dar minha opinião (minhas primeiras resenhas??) Mais de uma centena de livros e surpreendi meu pai: li tudo antes das férias terminarem. Ele não parava de brincar dizendo que estava ferrado, teria mais uma em casa lendo muito, que eu era igualzinha a minha mãe. Foi assim que nasceu a Leitora Viciada. Não possuo mais os livros, eram dos anos 60, mas possuo guardado um exemplar de uma das coleções! Gostaria de mostrá-lo a vocês:

Eu recomendo
Como este é muito antigo, recomendo, na verdade, histórias clássicas dos contos de fadas e folclóricos, de todas as culturas e tipos.
É a história de uma menina órfã muito pobre e que passa fome e frio, enquanto vê pelas janelas famílias em Natal rico e cheio de coisas boas, ela nem sapatos tem, apenas alguns fósforos. Esse livrinho me marcou, pois eu chorei com o final e minha mãe me explicou pela primeira vez o que era a morte.

Atrás, Coleção Fantasia, uma das que eu possuía.
Encontrei algumas fotos na web (Mercado Livre) das coleções da Vecchi:




 Que saudades!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes da publicação, os comentários passam por moderação, então aguarde, por favor.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos, não serão publicados, assim como pedidos de e-Books ilegais.
Sua opinião é muito importante! Através dos comentários é que posso tentar fazer um blog mais interessante.
Se você tem um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.
Obrigada por participar.

© Copyright 2011 - 2014. | Todos os direitos reservados. | Tema: Way2themes. | Administração: Tatiana Jiménez Inda. | Tecnologia: Blogger. | Atenção: Direitos autorais.