O que ler dos 2 aos 18 anos? Aos 4 anos

Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências. Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a terceira.

2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos | 9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos | 13 anos

Estes livros apropriados para a criança na Educação Infantil foram indicados pela professora Márcia Tim.

Janeiro
Flicts de Ziraldo, Editora Melhoramentos:
O clássico de Ziraldo, que completa 40 anos, conta a história de uma cor feia, frágil e aflita que procura, procura e procura seu lugar no mundo. Além da poesia visual, o livro trabalha o respeito às diferenças. O final surpreendente emociona a criançada.



Fevereiro
Onde Está A Mamãe? de Theresinha Casasanta, Editora do Brasil:
Este livro aborda a questão do estabelecimento de vínculos afetivos, o que é importante de ser trabalhado desde cedo. Os patinhos que nascem e não encontram a mãe no ninho se veem sem referencia e a partir disso a autora abrange a importância das relações familiares.











Março
Amanhecer Na Roça de Ronaldo Simões Coelho, Editora Le:
Por meio de rimas e ritmos, o autor mineiro traz para as crianças um pouco da diversidade do mundo do interior e dos animais do campo.




Abril
Cobra Zola de Maria José da Serra, Editora Le:
Com um pouco de massa de modelar, as crianças fizeram a cobra Zola e dali surgiu uma divertida história.  O livro desperta para a possibilidade de brincar de modelagem com canções, rimas e exercícios de ritmo.




Maio
...E A Lua Sumiu de Milton Célio de Oliveira Filho, Editora Brinque Book:
Por ter a noite como tema principal, o livro é interessante para despertar a curiosidade dos alunos sobre novos assuntos, como astronomia, mudanças lunares, animais noturnos e o que acontece com a noite.




Junho
Por favor, Obrigado, Desculpe de Becky Bloom e Pascal Biet, Editora Brinque Book:
O livro mostra que aprender boas maneiras, que vão desde o respeito com os colegas até como se comportar em um jantar, pode ser divertido.




Julho
O Sapo Encontra Um Amigo de Max Velthuijs, Editora Brinque Book:
É uma ótima maneira de transmitir às crianças a relevância de sentimentos como o amor, o respeito e a amizade.





Agosto
Gabriel, Já Para O Banho de Ilan Brenman e Silvana Rando, Editora Brinque Book:
De maneira bem-humorada, os autores exploram questões do dia a dia como o banho, que muitas vezes é motivo de briga entre pais e filhos. O livro é legal para conscientizar as crianças da importância da higiene pessoal.



Setembro
Vira Lata de Stephen Michael King, Editora Brinque Book:
A partir da história de um cachorro abandonado, o livro desperta no público infantil o amor ao próximo. Questões como valores, sensibilidade e amizade são colocadas fazendo um paralelo entre a relação dos homens com os animais e com os próprios homens.




Outubro
Anton Sabe Fazer Mágica de Ole Konneche, Editora Martins Fontes:
Enfoca ao otimismo, ressalta o que a criança é capaz de realizar. É legal para aumentar a auto-estima, a auto-confiança e mostrar que as dificuldades podem ser enfrentadas.




Novembro
Coleção Dó Ré Mi Fá de vários autores, Editora Scipione:
Os livros da coleção trabalham de diferentes maneiras as diferenças de opiniões. Em alguns, a rima é bastante trabalhada o que mostra às crianças um outro jeito de contar história.




Dezembro
Coleção Sabor e Amizade de Tatiana Belinky, Editora Paulinas:
Estimula a imaginação e trabalha com as percepções, colocando a criança para pensar em si mesma e em suas questões.




Alguma lembrança de algo que liam para você nessa idade, ou alguma dica de leitura? Minha dica é de um livro que desde que decorei, nunca mais saiu da minha cabeça. Eu tinha uns 8 anos de idade e o lia sempre para minha irmã, que tinha uns 4 anos. Ela adorava a historinha e ficava repetindo as frases. Era uma gostosa brincadeira nossa.

Eu recomendo
A Vaca Rebeca de Regina Siguemoto e Martinez, Editora Scipione:
A história mostra uma vaquinha que tem o nome de Rebeca. Ela ganhou na loteca algo que não lhe serve muito... e existe algo que ela realmente sonha em ganhar. As frases todas rimam com o nome Rebeca e os desenhos são muito fofos.



Na próxima postagem, aguarde os livros recomendados para os 5 anos de idade.
Fonte: Educar Para Crescer

4 comentários

  1. Eu sempre lia Flicts na biblioteca da escola. Adoro toda a obra do Ziraldo, principalmente o famoso Menino Maluquinho. Esbarrei com o Ziraldo uma vez no aeroporto Santos Dumont e falei com ele, muito carihoso e simpático. Tenho uma foto como recordação.

    ResponderExcluir
  2. Quero que chegue em 18 anos logo, pra ver o que devo ler haha
    Adorei as recomendações

    ResponderExcluir
  3. Gleyca, que legal que gostou das recomendações, pode deixar que, aos poucos, chegaremos à sua idade! bjos

    ResponderExcluir

Antes da publicação, os comentários passam por moderação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como pedidos de ebooks ilegais.
Sua opinião é muito importante!
Se você tem um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.
Obrigada por participar.

Parcerias