Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências, Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a sétima.
2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos | 9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos |13 anos
Os livros para o 3º ano do Ensino Fundamental foram indicados pela coordenadora Vânia Barone e pela bibliotecária Marilda Mitsul.
Janeiro
Pomba Colomba de Sylvia Orthof, editora Ática:
A autora brinca com as palavras, usando muitos recursos visuais para representar as situações do livro. Por exemplo, a palavra “voar” parece estar no ar; a palavra “não” tem uma forma mais agressiva etc. É um gancho para trabalhar a importância da carta como meio de comunicação. Após a leitura, é interessante propor que as crianças escrevam uma carta e preencham o envelope corretamente.
Fevereiro
Lolo Barnabé de Eva Furnari, editora Moderna:
Uma graça de livro, que retrata, com propriedade, o mundo de excessos em que vivemos. Esse livro tem uma mensagem pertinente para os dias atuais — de que a felicidade pode ser encontrada nas coisas simples da vida.
Março
Ratilda de Elisa Ramón, editora Salesiana:
Transmite a mensagem de que, com organização e persistência, é possível alcançar nossos objetivos. Além disso, é um livro interativo, pois as crianças são convidadas a contar de 1 a 10 com a pequena Ratilda.
Abril
Rubens, O Semeador de Ruth Rocha, editora Salamandra:
Este livro é indicado para uma leitura mais atenta e supervisionada por ser mais difícil e ter uma mensagem mais “escondida”. Ruth Rocha conta a história de Rubens, o ilustrador do livro, que começou a plantar árvores quando ainda era criança. É uma verdadeira declaração de amor às árvores. E com ele as crianças aprendem o nome e as características de diversas espécies.
Maio
Tudo É Possível de Lúcia Maria Teixeira Furlani, editora Unisanta:
É um livro muito bom: bem escrito, bonito e com ilustrações maravilhosas, que fazem as crianças terem vontade de ler a história. Além de passar uma bela mensagem de confiança nos próprios sonhos, permite que o professor faça uma ponte com a História do Brasil, pois a autora cita personagens históricas como o padre José de Anchieta e Santos Dumont.
Junho
A Fada Emburrada de Alessandra Pontes Roscoe, editora Elementar:
É uma linda história, repleta de fantasia e seres mágicos. De forma doce, a escritora fala da felicidade que está por trás das coisas simples da vida. Ela mostra que podemos “contaminar” as pessoas à nossa volta positiva ou negativamente, de acordo com atitudes e forma de encarar a vida.
Julho
Diário de Juleta: As Histórias Mais Secretas da Menina Maluquinha de Ziraldo, editora Globo:
Ler as obras do escritor e cartunista Ziraldo é essencial na infância. Ele criou, em forma de quadrinhos, as divertidas histórias de Julieta, com as quais as garotas irão se identificar.
Agosto
O mais Misterioso do Folclore de Luciana Garcia, editora Caramelo:
O livro agrada principalmente os meninos, que adoram histórias de mistério. E esta envolve personagens do folclore brasileiro que povoam o imaginário infantil, como o chupa-cabra e a loira do banheiro. Um ponto forte são as ilustrações cheias de detalhes.
Setembro
Histórias Á Brasileira de Ana Maria Machado, editora Companhia das Letrinhas:
Ana Maria Machado é uma grande escritora, que pode ser recomendada sem medo, pois tudo o que ela faz é bom. Os três volumes desta obra (A Moura Torta e Outras, Pedro Malasartes e Outras e O Pavão Misterioso e Outras) apresentam às crianças histórias dos folclores brasileiro e universal recontadas pela autora, que as ouviu de sua avó, que, por sua vez, ouviu de sua avó...
Outubro
Onde Já Se Viu? de Tatiana Belinky, editora Ática:
Essa grande autora deve fazer parte da vida das crianças. Este livro, da coleção “Para Gostar de Ler”, é recomendado por conter contos curtos e simples de diversas culturas. O que atrai é a variedade de temas abordados. Tem fantasia, folclore, mitologia...
Novembro
A Árvore Generosa, de Shel Silverstein, editora Cosac Naify:
É um livro para todas as idades, pois traz uma mensagem muito bonita sobre amizade, lealdade, generosidade e a relação do homem com a natureza.
Dezembro
Coleção A Casa da Árvore Mágica de Mary Pope Osborne, editora Farol:
Essa coleção lançada em 2008 tem tudo o que uma criança adora: muita aventura e suspense. É uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação. Além disso, é protagonizada por crianças, o que aproxima ainda mais o leitor da obra.
Você tem alguma lembrança do que lia aos 8 anos de idade? Tem alguma dica para dar de livro interessante para essa faixa etária? Eu tenho algumas dicas. Me lembro como se fosse ontem! Ainda tenho os 4 livrinhos que tive de ler (com muito gosto!) para as provinhas "do livro" na escola.
Eu recomendo:
Fantasma Só Faz Buuu! de Flávia Muniz, editora Moderna:
Este livro pertence à Coleção Girassol e as ilustrações são de Carlos Edgard Herrero, pelo menos esta minha edição antiga, a 16ª. A sinopse do livro é muito atraente para as crianças dessa idade, que adoram aventuras e histórias com fantasmas e investigações.
Casa de Vó É Sempre Domingo de Marina Martinez, editora Nova Fronteira:
As ilustrações ficam por canta da talentosíssima dupla Ivan & Marcello e o livro é muito detalhado, até o fundo das página é desenhado, como um papel de parede. O livro mostra as aventuras e brincadeiras super gostosas e animadas do menino na casa dos avós muito carinhosos e criativos. O livro é mesmo muito divertido!
Eu Nunca Vou Crescer? de Eva Grant, editora Ática:
A tradução e adaptação foi realizada por Fernanda Lopes de Almeida e as ilustrações foram feitas por Susan Lexa. Este livro pertence a Coleção Sempreviva, que propõe alguns recursos para lidar com problemas específicos das crianças. No caso desta história, o protagonista é o filho mais novo e sente muitos ciúmes do irmão mais velho, pois acha que ele é tratado melhor que si próprio e também tem privilégios perante os adultos e tarefas. Claro que no decorrer do livro o menino percebe que toda essa insegurança não tem sentido algum e que na verdade, sente muita admiração e amor pelo irmão, quando fica um tempinho afastado dele e morre de saudades - tudo escrito com muita sensibilidade em belas ilustrações.
Outros livros dessa coleção: Não Me Chame de Gorducha, Nem Sempre Posso Ouvir Vocês, Minha Irmã É Diferente, Por Que Vovó Morreu?, Meu Melhor Amigo Se Mudou, Minha Nova Mãe e Papai Nunca Mais Voltará Para Casa?
Troca-Troca de Maria Helena Portilho, editora Conquista:
Zé da Cuca é um menino pobre, mas bastante inteligente. Certo dia, ao passar pela praça de sua cidade, ficou curioso ao ler em um cartaz: "Grande feira de troca-troca". As pessoas poderiam levar objetos que não mais lhes interessava e efetuarem, assim, suas trocas. Numa narrativa em que diálogos e a linguagem fluem naturalmente, descobrimos uma grande lição de vida. O menino é um empreendedor em potencial, sabe aproveitar as poucas oportunidades que surgem. O livro é um estímulo ao desenvolvimento das habilidades de cada pessoa, mostrando que a solução de algumas situações dependem da iniciativa e da força de vontade. Ilustrações de MacMiller. Depois de ler este livro me lembro de sair guardando sucatas para fazer arte!
Diário de um Banana de Jeff Kinney, V & R:
São doze volumes em capa dura, por um escritor que também é cartunista. A série se tornou um verdadeiro fenômeno. O texto é superengraçado e divertido e em formato de diário ou livro de memórias. O protagonista Greg Heffley tem 12 anos e vive com os pais e o irmãos. Ele conquista os leitores de todas as faixas etárias desde os 7 anos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ahhhh que nostalgia!!! Lembro que li Fantasma Só Faz Buuu! quando tinha uns 8 ou 9 anos, que saudade daquela época hihihi.
ResponderExcluirBjos!
escrevendoloucamente.blogspot.com
Obrigada pelo comentário, Aline. Gostei de saber que mais alguém sofre de nostalgia do tempo de leitor mirim. Beijo.
ResponderExcluir