publicidade

O que ler dos 2 aos 18 anos? Aos 8 anos

Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências, Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a sétima.


2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos |13 anos


Os livros para o 3º ano do Ensino Fundamental foram indicados pela coordenadora Vânia Barone e pela bibliotecária Marilda Mitsul.


Janeiro
Pomba Colomba de Sylvia Orthof, editora Ática:
A autora brinca com as palavras, usando muitos recursos visuais para representar as situações do livro. Por exemplo, a palavra “voar” parece estar no ar; a palavra “não” tem uma forma mais agressiva etc. É um gancho para trabalhar a importância da carta como meio de comunicação. Após a leitura, é interessante propor que as crianças escrevam uma carta e preencham o envelope corretamente.



Fevereiro
Lolo Barnabé de Eva Furnari, editora Moderna:
Uma graça de livro, que retrata, com propriedade, o mundo de excessos em que vivemos. Esse livro tem uma mensagem pertinente para os dias atuais — de que a felicidade pode ser encontrada nas coisas simples da vida.




Março
Ratilda de Elisa Ramón, editora Salesiana:
Transmite a mensagem de que, com organização e persistência, é possível alcançar nossos objetivos. Além disso, é um livro interativo, pois as crianças são convidadas a contar de 1 a 10 com a pequena Ratilda.




Abril
Rubens, O Semeador de Ruth Rocha, editora Salamandra:
Este livro é indicado para uma leitura mais atenta e supervisionada por ser mais difícil e ter uma mensagem mais “escondida”. Ruth Rocha conta a história de Rubens, o ilustrador do livro, que começou a plantar árvores quando ainda era criança. É uma verdadeira declaração de amor às árvores. E com ele as crianças aprendem o nome e as características de diversas espécies.



Maio
Tudo É Possível de Lúcia Maria Teixeira Furlani, editora Unisanta:
É um livro muito bom: bem escrito, bonito e com ilustrações maravilhosas, que fazem as crianças terem vontade de ler a história. Além de passar uma bela mensagem de confiança nos próprios sonhos, permite que o professor faça uma ponte com a História do Brasil, pois a autora cita personagens históricas como o padre José de Anchieta e Santos Dumont.



Junho
A Fada Emburrada de Alessandra Pontes Roscoe, editora Elementar:
É uma linda história, repleta de fantasia e seres mágicos. De forma doce, a escritora fala da felicidade que está por trás das coisas simples da vida. Ela mostra que podemos “contaminar” as pessoas à nossa volta positiva ou negativamente, de acordo com atitudes e forma de encarar a vida.




Julho
Diário de Juleta: As Histórias Mais Secretas da Menina Maluquinha de Ziraldo, editora Globo:
Ler as obras do escritor e cartunista Ziraldo é essencial na infância. Ele criou, em forma de quadrinhos, as divertidas histórias de Julieta, com as quais as garotas irão se identificar.





Agosto
O mais Misterioso do Folclore de Luciana Garcia, editora Caramelo:
O livro agrada principalmente os meninos, que adoram histórias de mistério. E esta envolve personagens do folclore brasileiro que povoam o imaginário infantil, como o chupa-cabra e a loira do banheiro. Um ponto forte são as ilustrações cheias de detalhes.




Setembro
Histórias Á Brasileira de Ana Maria Machado, editora Companhia das Letrinhas:
Ana Maria Machado é uma grande escritora, que pode ser recomendada sem medo, pois tudo o que ela faz é bom. Os três volumes desta obra (A Moura Torta e Outras, Pedro Malasartes e Outras e O Pavão Misterioso e Outras) apresentam às crianças histórias dos folclores brasileiro e universal recontadas pela autora, que as ouviu de sua avó, que, por sua vez, ouviu de sua avó...

Outubro
Onde Já Se Viu? de Tatiana Belinky, editora Ática:
Essa grande autora deve fazer parte da vida das crianças. Este livro, da coleção “Para Gostar de Ler”, é recomendado por conter contos curtos e simples de diversas culturas. O que atrai é a variedade de temas abordados. Tem fantasia, folclore, mitologia...




Novembro
A Árvore Generosa, de  Shel Silverstein, editora Cosac Naify:
É um livro para todas as idades, pois traz uma mensagem muito bonita sobre amizade, lealdade, generosidade e a relação do homem com a natureza.







Dezembro
Coleção A Casa da Árvore Mágica de Mary Pope Osborne, editora Farol:
Essa coleção lançada em 2008 tem tudo o que uma criança adora: muita aventura e suspense. É uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação. Além disso, é protagonizada por crianças, o que aproxima ainda mais o leitor da obra.





Você tem alguma lembrança do que lia aos 8 anos de idade? Tem alguma dica para dar de livro interessante para essa faixa etária? Eu tenho algumas dicas. Me lembro como se fosse ontem! Ainda tenho os 4 livrinhos que tive de ler (com muito gosto!) para as provinhas "do livro" na escola.


Eu recomendo:

Fantasma Só Faz Buuu! de Flávia Muniz, editora Moderna:
Este livro pertence à Coleção Girassol e as ilustrações são de Carlos Edgard Herrero, pelo menos esta minha edição antiga, a 16ª. A sinopse do livro é muito atraente para as crianças dessa idade, que adoram aventuras e histórias com fantasmas e investigações.


Casa de Vó É Sempre Domingo de Marina Martinez, editora Nova Fronteira:
As ilustrações ficam por canta da talentosíssima dupla Ivan & Marcello e o livro é muito detalhado, até o fundo das página é desenhado, como um papel de parede. O livro mostra as aventuras e brincadeiras super gostosas e animadas do menino na casa dos avós muito carinhosos e criativos. O livro é mesmo muito divertido!



Eu Nunca Vou Crescer? de Eva Grant, editora Ática:
A tradução e adaptação foi realizada por Fernanda Lopes de Almeida e as ilustrações foram feitas por Susan Lexa. Este livro pertence a Coleção Sempreviva, que propõe alguns recursos para lidar com problemas específicos das crianças. No caso desta história, o protagonista é o filho mais novo e sente muitos ciúmes do irmão mais velho, pois acha que ele é tratado melhor que si próprio e também tem privilégios perante os adultos e tarefas. Claro que no decorrer do livro o menino percebe que toda essa insegurança não tem sentido algum e que na verdade, sente muita admiração e amor pelo irmão, quando fica um tempinho afastado dele e morre de saudades - tudo escrito com muita sensibilidade em belas ilustrações.
Outros livros dessa coleção: Não Me Chame de Gorducha, Nem Sempre Posso Ouvir Vocês, Minha Irmã É Diferente, Por Que Vovó Morreu?, Meu Melhor Amigo Se Mudou, Minha Nova Mãe e Papai Nunca Mais Voltará Para Casa?


Troca-Troca de Maria Helena Portilho, editora Conquista:
Zé da Cuca é um menino pobre, mas bastante inteligente. Certo dia, ao passar pela praça de sua cidade, ficou curioso ao ler em um cartaz: "Grande feira de troca-troca". As pessoas poderiam levar objetos que não mais lhes interessava e efetuarem, assim, suas trocas. Numa narrativa em que diálogos e a linguagem fluem naturalmente, descobrimos uma grande lição de vida. O menino é um empreendedor em potencial, sabe aproveitar as poucas oportunidades que surgem. O livro é um estímulo ao desenvolvimento das habilidades de cada pessoa, mostrando que a solução de algumas situações dependem da iniciativa e da força de vontade. Ilustrações de MacMiller. Depois de ler este livro me lembro de sair guardando sucatas para fazer arte!

Diário de um Banana de Jeff Kinney, V & R:
São doze volumes em capa dura, por um escritor que também é cartunista. A série se tornou um verdadeiro fenômeno. O texto é superengraçado e divertido e em formato de diário ou livro de memórias. O protagonista Greg Heffley tem 12 anos e vive com os pais e o irmãos. Ele conquista os leitores de todas as faixas etárias desde os 7 anos!


2 comentários

  1. Ahhhh que nostalgia!!! Lembro que li Fantasma Só Faz Buuu! quando tinha uns 8 ou 9 anos, que saudade daquela época hihihi.

    Bjos!
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Aline. Gostei de saber que mais alguém sofre de nostalgia do tempo de leitor mirim. Beijo.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias