publicidade

O que ler dos 2 aos 18 anos? Aos 4 anos

Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências. Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a terceira.

2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos | 9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos | 13 anos

Estes livros apropriados para a criança na Educação Infantil foram indicados pela professora Márcia Tim.

Janeiro
Flicts de Ziraldo, Editora Melhoramentos:
O clássico de Ziraldo, que completa 40 anos, conta a história de uma cor feia, frágil e aflita que procura, procura e procura seu lugar no mundo. Além da poesia visual, o livro trabalha o respeito às diferenças. O final surpreendente emociona a criançada.



Fevereiro
Onde Está A Mamãe? de Theresinha Casasanta, Editora do Brasil:
Este livro aborda a questão do estabelecimento de vínculos afetivos, o que é importante de ser trabalhado desde cedo. Os patinhos que nascem e não encontram a mãe no ninho se veem sem referencia e a partir disso a autora abrange a importância das relações familiares.











Março
Amanhecer Na Roça de Ronaldo Simões Coelho, Editora Le:
Por meio de rimas e ritmos, o autor mineiro traz para as crianças um pouco da diversidade do mundo do interior e dos animais do campo.




Abril
Cobra Zola de Maria José da Serra, Editora Le:
Com um pouco de massa de modelar, as crianças fizeram a cobra Zola e dali surgiu uma divertida história.  O livro desperta para a possibilidade de brincar de modelagem com canções, rimas e exercícios de ritmo.




Maio
...E A Lua Sumiu de Milton Célio de Oliveira Filho, Editora Brinque Book:
Por ter a noite como tema principal, o livro é interessante para despertar a curiosidade dos alunos sobre novos assuntos, como astronomia, mudanças lunares, animais noturnos e o que acontece com a noite.




Junho
Por favor, Obrigado, Desculpe de Becky Bloom e Pascal Biet, Editora Brinque Book:
O livro mostra que aprender boas maneiras, que vão desde o respeito com os colegas até como se comportar em um jantar, pode ser divertido.




Julho
O Sapo Encontra Um Amigo de Max Velthuijs, Editora Brinque Book:
É uma ótima maneira de transmitir às crianças a relevância de sentimentos como o amor, o respeito e a amizade.





Agosto
Gabriel, Já Para O Banho de Ilan Brenman e Silvana Rando, Editora Brinque Book:
De maneira bem-humorada, os autores exploram questões do dia a dia como o banho, que muitas vezes é motivo de briga entre pais e filhos. O livro é legal para conscientizar as crianças da importância da higiene pessoal.



Setembro
Vira Lata de Stephen Michael King, Editora Brinque Book:
A partir da história de um cachorro abandonado, o livro desperta no público infantil o amor ao próximo. Questões como valores, sensibilidade e amizade são colocadas fazendo um paralelo entre a relação dos homens com os animais e com os próprios homens.




Outubro
Anton Sabe Fazer Mágica de Ole Konneche, Editora Martins Fontes:
Enfoca ao otimismo, ressalta o que a criança é capaz de realizar. É legal para aumentar a auto-estima, a auto-confiança e mostrar que as dificuldades podem ser enfrentadas.




Novembro
Coleção Dó Ré Mi Fá de vários autores, Editora Scipione:
Os livros da coleção trabalham de diferentes maneiras as diferenças de opiniões. Em alguns, a rima é bastante trabalhada o que mostra às crianças um outro jeito de contar história.




Dezembro
Coleção Sabor e Amizade de Tatiana Belinky, Editora Paulinas:
Estimula a imaginação e trabalha com as percepções, colocando a criança para pensar em si mesma e em suas questões.




Alguma lembrança de algo que liam para você nessa idade, ou alguma dica de leitura? Minha dica é de um livro que desde que decorei, nunca mais saiu da minha cabeça. Eu tinha uns 8 anos de idade e o lia sempre para minha irmã, que tinha uns 4 anos. Ela adorava a historinha e ficava repetindo as frases. Era uma gostosa brincadeira nossa.

Eu recomendo
A Vaca Rebeca de Regina Siguemoto e Martinez, Editora Scipione:
A história mostra uma vaquinha que tem o nome de Rebeca. Ela ganhou na loteca algo que não lhe serve muito... e existe algo que ela realmente sonha em ganhar. As frases todas rimam com o nome Rebeca e os desenhos são muito fofos.



Na próxima postagem, aguarde os livros recomendados para os 5 anos de idade.
Fonte: Educar Para Crescer

4 comentários

  1. Eu sempre lia Flicts na biblioteca da escola. Adoro toda a obra do Ziraldo, principalmente o famoso Menino Maluquinho. Esbarrei com o Ziraldo uma vez no aeroporto Santos Dumont e falei com ele, muito carihoso e simpático. Tenho uma foto como recordação.

    ResponderExcluir
  2. Quero que chegue em 18 anos logo, pra ver o que devo ler haha
    Adorei as recomendações

    ResponderExcluir
  3. Gleyca, que legal que gostou das recomendações, pode deixar que, aos poucos, chegaremos à sua idade! bjos

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias