Resenha Sorteio de 07 a 30/11 Resenha Resenha
26 setembro 2011

O que ler dos 2 aos 18 anos? Aos 10 anos

Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências, Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a nona.

2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos | 9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos | 13 anos


Os livros para o 5º ano do ensino Fundamental foram indicados pelas educadoras Ivany Colella Novaes, Adriana Pereira Caporal e Leda Marques Lima.


Janeiro
Ou Isto Ou Aquilo de Cecília Meireles, editora Nova Fronteira:
Este clássico da poesia brasileira é uma ótima forma de introduzir esse gênero literário às crianças, pois é de fácil compreensão e gostoso de ler. Os poemas abordam temas relacionados ao universo infantil e suas fantasias – jogos, brincadeiras, animais etc.
Fevereiro
Mais Respeito, Eu Sou Criança! de Pedro Bandeira, editora Moderna:
Esta é outra obra que desperta o gosto pela poesia, pois os poemas são feitos para crianças e sobre crianças. Preconceito, sonhos e identidade são alguns dos temas tratados no livro.





Março
Será O Benedito! de Mário de Andrade, editora Cosac Naify:
Esta crônica é muito bonita, apesar de triste. É emocionante e faz até chorar. Em forma de bate-papo, Mário de Andrade fala sobre a amizade e as diferenças entre a vida no campo e na cidade, ao narrar a relação entre um homem urbano e um garoto do interior de São Paulo.
Abril
Pluft,O Fantasminha de Maria Clara Machado, editora Agir:
Esta obra de 1955 tem uma linguagem diferente para as crianças, pois é uma peça teatral que estimula a imaginação por meio do seu texto movimentado e de suas belas ilustrações.
Maio
Coleção Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle, editora Melhoramentos:
Falar de suspense sem citar o detetive Sherlock Holmes, famoso personagem da literatura britânica, é praticamente impossível. Os fãs do gênero têm de ler.
Junho
Coleção Turma dos Tigres de Thomas Brezina, editora Ática:
Esses suspenses são mais modernos (começaram a ser lançados na década de 1990) e atraem principalmente os meninos, com histórias sobre fantasmas, monstros, vampiros, caveiras, cavalos assombrados, bruxas, múmias etc.
Julho
Contos de Enganar A Morte de Ricardo Azevedo, editora Ática:
Não se intimide pelo título. Apesar de Azevedo recontar histórias folclóricas que tratam da morte, ele o faz de forma tão natural e com tanto bom humor que consegue arrancar boas gargalhadas das crianças.
Agosto
Planeta Corpo de Antonio de Benedetto, editora Globo:
Cheio de aventuras que divertem as crianças, o livro explora o corpo humano como se ele fosse um planeta, convidando o leitor a viajar por suas diversas partes.



Setembro
Guia Ecokids - Animais Brasileiros Ameaçados de Extinção de Marli Mitsunaga, editora Caramelo:
Esta obra deve ser lida pelas crianças para que conheçam as muitas espécies da fauna brasileira e saibam quais delas podem desaparecer do planeta. Depois da leitura, certamente a vontade de preservar a natureza estará acesa. 
Outubro
Coisas Que Todo Garoto Deve Saber/Coisas Que Toda Garota Deve Saber de Antonio Carlos Vilela, editora Melhoramentos:
Os quase pré-adolescentes têm muitas curiosidades sobre as mudanças que ocorrem em seus corpos e sobre o comportamento do sexo oposto. E esse livro traz ótimas respostas e dicas sobre saúde, beleza, moda e comportamento.
Novembro
Chiclete: O incrível Garoto Que Encolhe e O Incrível Quebra-Queixo Supergaláctico de Megan McDonald, editora Salamandra:
Estes livros atraem especialmente os meninos pois narram, de maneira gostosa, as aventuras de um garoto
Dezembro
Coleção Judy Moody de Megan McDonald, editora Salamandra:
Esses livros de capas coloridas e vibrantes contam histórias que têm tudo a ver com o universo feminino. Além disso, tratam de assuntos importantes abordados na escola, como meio ambiente, de forma divertida e despretensiosa.
Algum(a) Leitor(a) Viciado(a) se lembra do que leu nessa idade e gostou? Alguma dica? Eu tenho algumas:


Eu recomendo:
O Nariz Detetive de Stella Carr, editora Scipione:
Mais um livro da série Calafrio que eu indico nessas postagens sobre o que ler em cada idade. Gargalo, Espirro, Carrapicho e Agulha - em mais uma história de mistério, aventura e suspense! Ilustrações de Avelino Pereira Guedes.














Edição que tenho.
Raul da Ferrugem Azul de Ana Maria Machado, editora Salamandra:
Este clássico atemporal e divertido foi escrito em 1979, e já conta com diversas edições, sempre agradando seu público. A minha edição é a 33ª e já é antiga (1994). Sinopse:
"Raul estava mesmo irritado com aquelas manchas azuis que se espalhavam pelo seu corpo. Ora apareciam em seu braços, e ele não conseguia fazê-las sumir, mesmo lavando com xampu, álcool e até detergente. Ora - que susto! - estavam no pescoço, nas pernas, na língua e até na garganta!
O que estaria acontecendo? O que seriam aquelas estranhas manchas, que ninguém parecia ver? 
Alguma doença contagiosa? De tanto pensar, Raul deduziu: ele Raul, tinha ferrugem azul!
O mistério tinha que ter uma explicação. Em busca das respostas, o menino descobre como a dificuldade de reagir às pequenas - e grandes - violências do cotidiano marcam nosso espírito e nosso corpo."


Uma edição mais atual.




A edição que possuo.
Com A Ponta dos Dedos e Os Olhos do Coração de Leila Rentroia Iannone, editora do Brasil:
Fernando, um menino simples e amável, sofre com a rejeição na escola para onde foi transferido. Porém,com ajuda de sua avó ele aprende que pode vencer a rejeição dos colegas com atitudes fortes e coerentes para as de um menino de sua idade. Todos aguardam pela passagem do cometa Harley, que quando novinha, foi visto pela sua avó. Agora Fernando e todos aguardam o cometa, mas como ela fará para sua avó vê-lo novamente, já que ela não enxerga mais? Lembro que fiquei comovida com este livro.


Edição mais recente.


Coleção Salve-se Quem Puder de vários autores, editora Scipione:
São oito livros ao todo (em negrito os que possuo): Em Busca do Templo Perdido, Assassinato no Avião da Meia-Noite, A Torre Mal-Assombrada, A Maldição do Ídolo Perdido, O Fantasma do Espelho, O Agente Ésse Creto na Selava, O Ônibus das Estrelas e A Incrível Expedição Aos Dinossauros.
Cada livro dessa emocionante série conta uma história repleta de aventuras e de incríveis quebra-cabeças para o leitor solucionar. Muito divertido e dinâmico! Há pistas para ajudar e as respostas são dadas no final do livro. Esses livros foram presentes dos meus pais durante a feirinha do livro que minha escola fazia no final do ano, e eu fiquei super contente com o presente.

A Torre Mal-Assombrada de Susannah Leigh. Duas garotas e um garoto mergulham numa aventura de muito suspense, indo parar numa ilha com uma misteriosa torre. Em busca de um legendário tesouro, o trio se envolve numa emocionante trama, cheia de perigos e surpresas.







Interior de A Torre Mal-Assombrada.


O Fantasma do Espelho de Karen Dolby. Ana, Trico e Dudu resolvem investigar o interior da Mansão Dimais. Misteriosos acontecimentos se sucedem: portas se fecham, surgem passagens secretas, um fantasma no espelho! É hora de desvendar todos os mistérios e enfrentar a todas as supresas. Quem é o fantasma?







Por dentro de O Fantasma do Espelho.


A Incrível Expedição Aos Dinossauros de Karen Dolby. Fred, Zeca e Tê entram no túnel do tempo para a remota era dos dinossauros. Eles deverão enfrentar e vencer desafios e tramas sinistras antes de encontrarem a porta do tempo que os trará de volta para casa.







Um mapa dentro de A Incrível Expedição Aos Dinossauros.


Assassinato no Avião da Meia-Noite de Gaby Waters e Grahaan Round. Quem amtou o passageiro da poltrona 13? Que segredo ele carregava consigo? Por que o silenciaram? Descubra as pistas e encontre as respostas. Acompanhe uma galera que tentará resolver esse mistério.







Páginas de Assassinato No Avião da Meia-Noite.


Os outros quatro da série:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes da publicação, os comentários passam por moderação, então aguarde, por favor.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos, não serão publicados, assim como pedidos de e-Books ilegais.
Sua opinião é muito importante! Através dos comentários é que posso tentar fazer um blog mais interessante.
Se você tem um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.
Obrigada por participar.

© Copyright 2011 - 2014. | Todos os direitos reservados. | Tema: Way2themes. | Administração: Tatiana Jiménez Inda. | Tecnologia: Blogger. | Atenção: Direitos autorais.