publicidade

VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Sobre o evento
Entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2011, será realizado mais um capítulo da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Com o tema “Literatura e Cidadania”, a Bienal chega a sua 8ª edição e o pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), volta a ser palco das discussões e debates que fomentam a feira literária referência de Pernambuco.

Nesta oitava edição do evento, livreiros, editores e distribuidores de todo o Brasil estarão reunidos mais uma vez, consolidando o Estado como um dos mais importantes pólos literários do país. O evento, que já faz parte do calendário cultural pernambucano, contempla leitores de todas as idades e escritores de todos os estilos. Um grande acontecimento que estimula o hábito da leitura em todas as camadas sociais, democratizando a informação inteligente.

O poeta recifense Mauro Mota e o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito serão os grandes homenageados desta 8ª edição.



Uma estrutura antes só vista em livros
Para estimular o hábito da leitura, a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco terá uma extensa programação de palestras, oficinas literárias, bate-papos, apresentações infantis e muitas outras atividades. E tudo isso numa grande estrutura, com espaços exclusivos.

Esses espaços são pensados estrategicamente para tipos diferentes de públicos:

Auditórios Beberibe, Brum e Ribeira
Pela primeira vez utilizados na Bienal, os auditórios Beberibe, Brum e Ribeira receberão uma intensa programação acadêmica desenvolvida por diversas instituições como UNICAP, UFPE, APL, UBE, Clube do Livro Espírita e Colégio Damas. No auditório Ribeira o SESC reeditará o CineSESC, que exibirá filmes sobre a temática de literatura e cidadania em todos os dias do evento.

Círculo das Letras
Aqui as crianças poderão conhecer o mundo dos livros. Serão realizadas apresentações culturais, recitais poéticos e narrações de histórias para crianças de todas as faixas etárias.

Café Cultural
Espaço intimista e informal, sob coordenação da Fafire, onde escritores, jornalistas e professores farão leituras abertas, participarão de debates, minicursos e estabelecerão um contato mais próximo com o público.

Círculo das Ideias
O coração dos debates da Bienal. Por aqui passarão os principais autores convidados do evento, além de contar com uma programação variada de oficinas, seminários e mesas de debates.

Excursão escolar
Escolas devem agendar visitas com a Cia de Eventos no telefone (81) 3231-5196.

A Bienal entre números e letras
Promovida pela Cia de Eventos, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é uma grande oportunidade comercial. É o terceiro maior evento literário do Brasil, referência em todo o país, atrás apenas das bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A cada ano, mais personalidades da literatura internacional marcam presença, mais investimentos e receitas são geradas e mais pessoas comparecem, batendo recordes sucessivos de público. Mesmo sendo um evento com foco nas Letras, os números são expressivos.



O maior objetivo da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é fazer uma grande celebração em torno de um produto nobre como é o livro, que sempre agrega valor e estimula a capacidade criativa das pessoas.

Por isso, existe uma preocupação da organização em sempre abrir espaço para editoras ainda de pouca visibilidade, possibilitando uma maior diversidade na oferta de títulos. A idéia é apresentar livros que não são achados na maioria das livrarias. E sempre com o cuidado de viabilizar estas ofertas com preços acessíveis.

Agindo conjuntamente com a Secretaria de  Educação do Estado de Pernambuco, a Bienal  Internacional do Livro desenvolveu também um projeto pioneiro de investimento na Educação e desenvolvimento do hábito da leitura.

Através da distribuição de bônus para os professores da Rede Estadual de Ensino, deu um passo significativo na aquisição, pelo docente, de material didático, promovendo a renovação da biblioteca do docente pernambucano. O bônus mais uma vez está garantido para esta 8º edição.

O caso da Bienal Internacional do Livro e do Governo do Estado é pioneiro no Brasil e de maior sucesso, tido como um passo significativo nas políticas de investimento educacional, sendo um exemplo para outras ações em todo o país.

Links
Para entrar em contato com a equipe de comunicação, vá até a página de Contato;
Para saber o que saiu na mídia sobre a Bienal do Livro de Pernambuco, visite a Sala de Imprensa;
Para saber de todas as novidades da Bienal, acompanhe o Blog do Bienaldo;
Para conferir a programação completa, incluindo por dia escolhido, entre na página Programação;
Para conhecer quem serão os homenageados desta edição, veja em Homenageados;
Para descobrir alguns dos escritores participantes do evento, clique em Escritores.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias