publicidade

Livros sobre gastronomia tiveram seu espaço na Bienal


Antes do surgimento da internet, os tradicionais livros de receita eram uma importante fonte de informação para profissionais e apreciadores da gastronomia. Hoje, como é possível encontrar na rede uma enorme variedade de receitas em poucos segundos e sem custo, os livros do segmento tiveram que evoluir.

Na Bienal do Livro, que acontece até hoje (11) no Rio, estandes de diversas editoras mostram apostas em memórias gastronômicas, uma espécie de subgênero em ascensão, que toma cada vez mais o lugar dos tradicionais livros de receitas.

“Para publicar gastronomia, tivemos que diversificar nosso foco, o mercado editorial teve que se adaptar; com a internet, os leitores querem ir além das receitas’”, diz a editora Marília Pessoa, responsável pelos títulos do gênero na editora Senac, uma das que apresenta mais títulos na área.

“A tendência mais atual é misturar culinária a uma visão pessoal, memórias, viagens”, diz a especialista, que aponta um crescimento de 113% no segmento no último ano. “As pessoas querem saber a história por trás da comida e querem pratos práticos para fazer para os amigos”, explica.

Dentro dessa aposta, o estande da Senac na Bienal destaca o livro “A mágica na cozinha”, em que Renato Freire, chef da tradicional Confeitaria Colombo, no Rio, mistura lembranças e curiosidades para falar de truques de culinária. Outros títulos que também estão entre os mais vendidos do estande são o manual “O chef profissional” e “Panelinha”, que reúne dicas para o leigo cozinhar para todo tipo de situação.

Já a editora Companhia das Letras lança na Bienal o novo livro do chef e apresentador de televisão Anthony Bourdain, “No ponto”, em que o autor conta histórias de bastidores de restaurantes famosos de Nova York e lembra situações saborosas de sua própria carreira nas cozinhas, embalado por seu habitual sarcasmo.

Na mesma linha, a Record promove o livro “Chocolate amargo”, do chef e apresentador Gordon Ramsay, em que ele conta sua trajetória, desde a infância pobre ao estrelato, com receitas e dicas de culinária salpicadas aqui e ali.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias