publicidade

O que ler dos 2 aos 18 anos? Aos 9 anos

Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências, Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a oitava

2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos | 9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos | 13 anos


Os livros para o 4º ano do Fundamental foram indicados pela professora Heloísa Paes Leme.


Janeiro
Como Viver Para Sempre de Colin Thompson, editora Brinque Book:
A história deste livro se passa em uma misteriosa biblioteca e desperta nas crianças uma curiosidade tão intensa que elas querem chegar logo ao final. Por ser mais denso e apresentar um vocabulário mais difícil, deve ser lido na escola com acompanhamento do professor.





Fevereiro
O Segredo da Plataforma13 de Eva Ibbotson, editora Rocco:
Todo livro que usa os recursos da magia, do encantamento e do suspense desperta no leitor a vontade de decifrar a trama e o envolve por inteiro. O Segredo da Plataforma 13 é um ótimo exemplo. Como a trama é complicada, com idas e voltas no tempo, é interessante que ele seja lido com o professor, que pode ajudar na interpretação.




Março
Tremendo de Coragem de Sergio Klein, editora Fundamento:
Este livro desperta nos leitores empatia e encantamento, pois muitas das situações já foram vivenciadas por eles. Uma delícia para trabalhar valores.







Abril
Robin Hood de Telma Guimarães M. de Castro, editora Scipione:
A história do herói que roubava os ricos para dar aos pobres é adaptada por Telma Guimarães, que dá o toque ideal para divertir os jovens leitores. É interessante que o professor incentive uma pesquisa à época retratada.






Maio
Aladim e A Lâmpada Maravilhosa de Edson Rocha Braga, editora Scipione:
Essa adaptação de Edson Rocha Braga foi feita com o cuidado necessário para transportar o leitor a uma viagem no tempo e no espaço, num clima típico dos clássicos contos das Mil e Uma Noites. É interessante que os alunos conheçam várias versões da mesma obra para poder compará-las.





Junho
Coleção Desventuras em Série de Lemony Snicket, editora Companhia das Letras:
A cada livro você acha que vai acabar tudo bem, mas um novo fato acontece, preparando o leitor para o próximo volume. Muitas mães não gostam da indicação porque a consideram pesada: no primeiro livro, por exemplo, as crianças ficam órfãs. De fato, é um livro que faz refletir, que gera boas conversas em sala e que é adequadíssimo para a faixa etária de 9 e 10 anos.




Julho
Estátua de Steve Barlow e Steve Skidmore, editora Companhia das Letrinhas:
Persy e André desconfiam da professora substituta, que usa um turbante cheio de pregas, capa de reflexos fosforescentes e óculos escuros horrorosos. Quem é ela e o que pretende? Misturando mitologia à atualidade, o autor consegue criar um clima de suspense perfeito para atrair os leitores na faixa dos 9 anos.





Agosto
Xerloque da Silva- O Rapto da Dorotéia de Josué Guimarães, editora L&PM:
Essa história de mistério aguça a curiosidade do leitor. É um livro leve e divertido, para ser lido “de um só fôlego”. Também é legal para apresentar aos alunos o famoso investigador Sherlock Holmes, já que o personagem criado pelo escritor inglês Arthur Conan Doyle se transforma no Xerloque da Silva.





Setembro
O Clube dos Contrários de Silvia Zatz, editora Companhia das Letrinhas:
Faz a criança refletir sobre a importância das regras impostas pelos adultos, de forma delicada e divertida.







Outubro
O BGA - O Bom Gigante Amigo de Roald Dahl, editora 34:
Este livro é tudo de bom! O BGA é horroroso, mas ao mesmo tempo lindo, desperta o instinto de proteção e emociona a criançada, que vibra muito com os acontecimentos da história, além de dar boas risadas. É interessante também para formar uma bagagem cultural, pois cita, por exemplo, a rainha da Inglaterra e o sistema político do país.




Novembro
Cultura da Terra de Ricardo Azevedo, editora Moderna:
É um livro divertido, que nos leva ao universo fértil, mágico e fascinante da cultura popular brasileira. Esse título reúne contos, quadrinhas e ditados populares, adivinhas, mitos e receitas culinárias das cinco regiões do Brasil. E o Ricardo Azevedo tem um jeito todo especial de contar essas histórias folclóricas às crianças.




Dezembro
Coleção Mitos Gregos de Saviour Pirotta, editora Scipione:
As crianças são seduzidas pelos mitos gregos desde pequenas. Como eles não são tão fáceis de compreender, é preciso que tenham uma linguagem acessível, ilustrações coloridas e letras grandes, como nessa coleção, que traz em cada volume a história de um mito. E a narrativa é tão gostosa que parece um conto de fadas. Por isso encanta tanto as crianças.




Alguma dica para os mini leitores dessa idade? Algum livro que te marcou nessa faixa etária? Eu gostaria de recomendar alguns!

Eu recomendo:
Uma Sombra em Ação de Flávia Muniz, editora Moderna:
Pertence a coleção Girassol com ilustrações de Moacir Rodrigues Soares.O resumo do livro: numa escola, duas turmas rivais da 5ª série e... um fantasma!! A rivalidade entre as turmas ficou tão grande que resolveram descobrir qual é a melhor, numa prova de Matemática. Porém, uma das turmas pega pesado ao invadir a Diretoria para roubar o gabarito dessa prova. Aparece o fundador da escola para impedí-los, mas tem um problema: ele já morreu a muito tempo!

Sopa de Letrinhas de Teresa Noronha, editora Moderna:
Também da Coleção Girassol. Traz ao leitor o assunto de que ler é importante e divertido. E se, para aprender a ler direito, bastasse tomar uma sopa de letrinhas? É que Xande faz, já que ainda se enrola com s, ss, ç, x... e o irmão mais velho vive caçoando dele. Mas Xande vai surpreender a todos com a sopinha!

Quem Tem Medo Fica de Fora! de Stella Carr, editora Scipione:
Este livro é da série Calafrio, que sempre trazia a história envolvendo a mesma galerinha: Gargalo, Espirro, Carrapicho e Agulha. Mistério, aventura e suspense na dose certa para essa idade. Ilustrações de Avelino Pereira Guedes.







Quem Venceu? de Maria Alice Guiar, editora Memórias Futuras:
Um relato apaixonado das turminhas de garotos, dos clubes de rua, sem o tradicional "menina não enra". Menina participa sim, e como! Através das aventuras dos dois times de futebol, empenhados "mortalmente" na vitória final, ganhar ou perder muitas vezes pode ser uma questão de ponto de vista. Uma escolha feita a partir de uma análise da situação. Amor, companheirismo, lealdade e sinceridade são mais importantes que uma vitória. Quem venceu? Peralta ou Canarinho! Ilustrado por Gê Orthof.



Uma coleção comprada por minha mãe na banca de jornal, quando eu tinha 9 anos de idade e eu simplesmente amei:

Coleção Aventuras da Barbie, de Stephanie St. Pierre (volumes 1 e 2 ) e Suzanne Weyn (volumes 3 ao 6), editora Abril Jovem:
A capa é cor de rosa choque, com letras douradas e uma imagem da boneca Barbie com o título em cima. Os volumes são, em ordem: Salvem Os Elefantes,Amiga É Pra Essas Coisas, O Fantasma do Lago, Barbie Bailarina, A Ilha da Sereia e Barbie em Hollywood. Em todos os volumes, as meninas encontram muita diversão na forma como Barbie sempre resolve os casos e problemas.





Na próxima postagem, aguarde os livros recomendados para os 10 anos de idade.
Fonte: Educar Para Crescer

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias