publicidade

XV Bienal: personagens de A Turma da Mônica se tornarão adultos

Depois de lançar a versão teen da Turma da Mônica, o cartunista Mauricio de Sousa diz estar preparado para passar à próxima fase. Em entrevista ao G1, na Bienal do Livro, ele dá detalhes sobre seu novo projeto de quadrinhos, em que Mônica, Cebolinha, Cascão e companhia vão virar adultos.

“A turma vai evoluir cronologicamente. Os personagens vão crescer e ter problemas de gente grande: estresse no trabalho, engarrafamento, desencontros amorosos, falta de dinheiro”, conta Mauricio, que planeja lançar a nova versão dos personagens em um gibi semanal.

O autor afirma que temas tão diversos quanto política internacional e casamento vão render histórias de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Ele garante ainda que o sexo não ficará de fora entre os assuntos tratados nos quadrinhos. “Não vou querer chocar, mas quero trabalhar no realismo, e o sexo hoje é tratado até na mesa de jantar da família”, diz. “Se houver censura, vou produzir em outro país”, brinca o autor.

“Vão ser histórias realistas, com referências a questões atuais que aparecem no jornal”, conta o desenhista, prometendo a novidade nas bancas em 2013. “Minha equipe já está se dedicando intensamente a isso, estamos em fase de desenvolvimento”, afirma Mauricio de Sousa, que conta com cerca de 200 artistas trabalhando em seu estúdio.
Para desenvolver o projeto, o criador da Turma da Mônica está contratando consultores de diversas áreas, que vão ajudar na adaptação dos personagens. “São psicólogos, jornalistas, advogados e médicos, por exemplo, que vão dar referências para o comportamento dos personagens adultos”, diz.
O cartunista pretende usar redes sociais como fonte de informação para a nova história em quadrinhos. “Os fãs vão poder opinar sobre as escolhas de vida dos personagens”, revela Mauricio, que se diz “pronto” para as possíveis críticas de alguns leitores.
“Quando lancei a Turma da Mônica adolescente, teve gente querendo me bater na rua. Disseram que eu estava destruindo um símbolo da infância delas. Mas não estou destruindo, estou criando e recriando”, diz.

Pequeno Príncipe e Menino Maluquinho recriados
Na Bienal do Livro, outros personagens infantis tradicionais, como o Pequeno Príncipe e o Menino Maluquinho, aparecem recriados em lançamentos do mercado editorial.
Em “O retorno do Jovem Príncipe”, o autor argentino A.G. Roemmers retoma o personagem clássico do francês Antoine de Saint-Exupéry como um adolescente. No romance infanto-juvenil, o Pequeno Príncipe volta ao planeta Terra e vive uma aventura na Patagônia, sem deixar para trás sua visão humanista impressa na obra original.
“Depois de tantos anos, sigo acreditando que é um livro maravilhoso, com uma linguagem sensível e universal, que chega ao coração. Tentei aprofundar essa mensagem e dar continuidade à história com essa mesma característica positiva”, diz o argentino, o primeiro escritor, em mais de 60 anos, a ter a aprovação dos herdeiros de Saint-Exupéry para publicar uma sequência da história.
A recriação também é palavra de ordem para o autor Ziraldo e seu personagem Menino Maluquinho. Na Bienal, o escritor lança a versão digital do livro, para ser lido em tablets, e promove o livro “Uma professora muito maluquinha”, inspirado no clássico infantil.
“As professoras sempre me pediam para fazer uma versão para elas, e eu fiz essa obra paralela, que recria aquele mesmo universo”, conta o escritor, que diz que nunca faria um novo livro com o Menino Maluquinho adolescente. “O personagem é um menino, não posso e não vou mudar nada, a proposta é o que está lá.”
Ziraldo atribui o sucesso de “O menino maluquinho” com as novas gerações à influência dos pais. “Isso é literatura infantil: se você conquista uma geração, conquista todas, porque os pais sempre querem que os filhos leiam as histórias que os encantaram na infância”, explica.

Fonte: G1

Um comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias