publicidade

Editora Draco abre inscrições para a Antologia Solarpunk

Antologia Solarpunk
Guidelines

"Depois da Vaporpunk (2010) e da Dieselpunk (2011), 2012 será o ano da Solarpunk!
Ao contrário das duas antologias punks anteriores, na Solarpunk não julgamos necessário enfatizar o lemento “punk”. Julgamos o “solar” mais importante. Sério? Como assim?
Simples. Ao escrever seu trabalho com vistas à submissão para a Solarpunk, o autor não precisa se preocupar em exalar aquele clima mezzo noir, aquele cheiro mezzo pessimista, referência de boa parte da literatura fantástica punk. Desejamos que o próprio “solar” seja encarado lato sensu: enredos inspirados no emprego não apenas da energia solar em si, mas em formas de energia alternativas, preferencialmente limpas. Neste sentido, chegamos a cogitar batizar a antologia Greenpunk, ideia rapidamente arquivada pelo fato de abrigar — ao menos em aparência — certa contradição de conceitos.
As tramas tanto podem ser ambientadas em cenários históricos alternativos quanto em futuros próximos ou remotos. Como imaginação está aí para isto, não é inconcebível se pensar em enredos “solarpunks”, conforme os conceitos esboçados acima, ambientados em cenários mais típicos do horror ou da fantasia.
Desta forma, pretendemos reunir na antologia Solarpunk contos e noveletas de ficção científica, história alternativa, horror ou fantasia escritos em bom português, com fins de publicação pela editora Draco em 2012.
Fixamos os limites das submissões entre 4.000 e 10.000 palavras. Isto não quer dizer, em absoluto, que submissões fora deste intervalo serão sumariamente rejeitadas. Se o trabalho submetido possuir qualidade literária e se enquadrar na temática proposta, essa qualidade pesará muito em nossa apreciação, ainda que o texto seja menor ou maior do que o limite proposto. No entanto, cumpre esclarecer de antemão que olharemos com mais simpatia trabalhos dentro do intervalo citado. Analogamente, gostaríamos de receber trabalhos criativos e originais cujos enredos dissessem respeito, direta ou indiretamente, às culturas brasileira e/ou portuguesa, mostrando o impacto social do emprego dessas formas de energia alternativas na(s) história(s) dessa(s) cultura(s). Acreditamos que é mais fácil escrever bem sobre o que conhecemos melhor. Não se trata de uma exigência estrita.
Trabalhos que nada tenham a ver com o Brasil ou com Portugal serão apreciados com a atenção devida e poderão ser eventualmente aceitos. Porém, convém frisar nossa predileção irrestrita por textos que sejam lusófonos de corpo (i.e, escritos por autores portugueses e brasileiros) e de espírito (enredo, personagens, ambientação lusófonos).
Considerando o poder infinito da imaginação de nossos autores, a amplitude espaçotemporal da temática proposta é incomensurável. Desde as clássicas velas solares (empregadas ora em viagens a outros sistemas estelares, ora em regatas espaciais dentro da gravitosfera do Sol), dos coletores orbitais e dos sistemas eólicos avançados, até geradores capazes de extrair energia do vácuo quântico e injetores de energia vital, coletores de energia multidimensionais ou saltos hiperespaciais proporcionados por orgasmos, diríamos que, literalmente, os universos físicos e ficcionais são os únicos limites para a mente criativa.
Por falar em limites, nossa deadline é 31 de março de 2012, uma vez que o objetivo primário é lançar a antologia na Fantasticon 2012, no início do segundo semestre do ano que vem. 
A submissão deve ser mandada somente em versão eletrônica, formato rich text file (.RTF), para o e-mail glodir@unisys.com.br, com cópia de segurança para ericksama@gmail.com. Confirmaremos a recepção de cada trabalho submetido.
Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar. Se julgar necessário discutir determinada trama ou certa linha de enredo conosco, sinta-se à vontade. O antologista está aqui para isto.
Aguardamos a submissão do seu trabalho."

Gerson Lodi-Ribeiro (antologista)
Erick Sama (editor).
Setembro de 2011

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias