publicidade

Programa Minha Biblioteca

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, realiza dia 23 de setembro às 10h, a entrega de livros do programa Minha Biblioteca para os alunos de educação infantil das escolas municipais de São Paulo.

A cada ano, os alunos vão receber um kit com dois livros e uma maleta com espaço para mais outros exemplares, o objetivo é que ao término do ensino fundamental de oito anos, cada criança tenha em casa a maleta completa com 16 livros.

O projeto contribui de forma significativa para o desenvolvimento da educação no município e também para as editoras selecionadas pela Secretaria Municipal da Educação que participam do programa.

Mais de 70 editoras fazem parte desta primeira etapa Infantil do programa Minha Biblioteca, com um total de 150 títulos.

O evento de lançamento será realizado no CEU – Quinta do Sol – DRE Penha, Av. Luiz Imparato, 564, Cangaiba – SP. Confirme sua presença por e-mail: eventos2@cbl.org.br

A legislação brasileira diz que toda criança tem direito à educação. Mas a cidade de São Paulo foi além. Desde 2007, todas as crianças matriculadas no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino também têm o direito de formar a sua biblioteca pessoal e familiar. O projeto é inédito. Até então, obras de literatura chegavam apenas às bibliotecas das escola, mas nunca diretamente aos estudantes.

E todos os 550 mil alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 4º ano) já receberam os seus dois primeiros títulos e uma maleta, feita de garrafas PET, com espaço para mais outros 14 exemplares. Um mundo de aventuras, sonhos e oportunidades entram a tiracolo no pacote. A cada ano os alunos vão receber mais dois livros ao final de oito anos cada criança terá em casa a maleta completa com 16 livros.

Associado ao Programa Ler e Escrever, aos programas de formação dos professores orientadores de salas de leitura, ao retorno das atividades em sala de leitura à grade escolar e ao desenvolvimento de atividades das escolas voltadas à leitura e escrita, o Minha Biblioteca visa promover o gosto dos  alunos pela leitura e estendê-lo a seus pais e familiares que, muitas vezes, podem ter sido privados da presença dos livros em suas casas.

O Minha Biblioteca é fruto de uma negociação inovadora com editoras, a partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com Câmara Brasileira do Livro (CBL). A idéia é fazer de São Paulo uma cidade de leitores.

A logomarca do Minha Biblioteca, apresentada no lançamento oficial do programa, em junho de 2007, foi desenvolvida por Ziraldo, que também está na lista de autores selecionados. "Eu gosto desse projeto porque ele resgata a função principal da escola, que é ensinar. E o bom dessa história é colocar a leitura, o livro, dentro da casa do aluno, no cotidiano na família brasileira", diz o autor infanto-juvenil, autor de O Menino Maluquinho.

Veja a lista de títulos que fazem parte do Minha Biblioteca.

Um comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias