Resenha ResenhaSorteioSorteio Sorteio
26 julho 2011

O que ler dos 2 aos 18 anos? Aos 3 anos

Um livro ao mês dos 2 aos 18 anos de idade, que transforma a criança e adolescente em um adulto leitor cheio de boas referências. Serão 17 postagens completas, uma para cada ano. Esta é a segunda.

2 anos | 3 anos | 4 anos | 5 anos | 6 anos | 7 anos | 8 anos | 9 anos | 10 anos | 11 anos | 12 anos | 13 anos

Livros apropriados para a criança na Educação Infantil escolhidos pela assessora pedagógica Célia Cortez.

Janeiro
Grunter: A História de Um Porco Insuportável de Mike Jolley, Editora Brinque Book:
Grunter é um porco mal-educado e chato demais. Seu mau humor está começando a irritar seus amigos, os outros animais da fazenda. Eles decidem mandar Grunter para o espaço, literalmente! Este livro vai chamar a atenção da criança de forma divertida e lúdica para os relacionamentos entre os amigos e mostrar que o exemplo de Grunter não é uma referência.




Fevereiro
Bililico de Eva Furnari, Editora Formato:
História de uma mãe e de seu filho, que se perde e depois reaparece. Ótimo livro para abordar com as crianças os seus medos em relação à separação  de pessoas próximas.





Março
Rima Pra Cá, Rima Pra lá de vários autores, Companhia das Letrinhas:
Coletânea de 66 poeminhas, cheios de rimas divertidas e imagens super coloridas. O nonsense das situações e o jeitinho sapeca dos personagens também vão divertir as crianças.








Abril
O Ursinho Apavorado de Keith Faulker, Companhia das Letrinhas
Um ursinho, que acorda assustado no meio da noite, é o protagonista desta historinha linda. As dobraduras que saltam das páginas deste livro colorido e engraçado também fazem com que o enredo se torne especialmente emocionante.



Maio
Meus Porquinhos de Don e Audrey Wood,  Editora Ática:
Dez porquinhos brincam nesta histórinha simples, que retoma a cada página o início da história. Boa leitura para a espera do sono.











Junho
O Rei Bigodeira E Sua Banheira de Don e Audrey Wood, Editora Ática:
Narrativa envolvente que conta a história de um rei que não quer sair de sua banheira, e no final, só uma criança para encontrar a solução.




Julho
Bruxa, Bruxa, Venha À Minha Festa de Arden Druce, Brinque Book:
Uma menina pede que seres fantásticos apareçam em sua festinha. O detalhe é que bruxas, duendes e fantasmas, entre outros, vão mesmo. Esse é o enredo da história, que mostra como a imaginação infantil pode ir longe, a ponto de fazer as crianças  se divertirem até com temas que causem medo.




Agosto
O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro E O Grande Urso Esfomeado de Don e Audrey Wood, Brinque Book:
Esta é uma história que narra as peripécias e esperteza de um ratinho contra a força de um grande urso esfomeado, que no fim acaba não aparecendo na trama. As crianças ficam literalmente envolvidas com os diferentes planos do ratinho para proteger o seu grande morango vermelho maduro do Grande Urso Esfomeado.



Setembro
Coleção Adivinhe, Editora Salamandra:
Leia as dicas, levante as abas, e adivinhe as charadas. Diversão garantida para os pequenos.




Outubro
Coleção da Ninoca de Lucy Cousin, Editora Ática:
Crianças pequenas adoram essa coleção. Basta manipular as abas nos sentidos indicados para ajudar Ninoca a trocar de roupa, a escrever, dançar...Os livros desta série também ensinam as cores e os números de um jeito muito divertido.



Novembro
Coleção do Bolina de Eric Hill, Martins Fontes:
Serie de livrinhos que mostra as aventuras do cachorrinho Bolinha, que apronta muitas travessuras, As crianças adoram!




Dezembro
Tanto, Tanto de Trish Cookie e Helen Oxenbury, Editora Ática:
Mostra, de forma simples e bem-humorada, manifestações de afeto de uma família em relação ao seu bebê. A família retratada é negra, o que é ótimo para ampliar as referências étnicas e valorizar a diversidade.



Vocês se lembram do que liam com essa idade? Tem alguma sugestão de livro infantil para esta época da vida? Eu tenho! É um livro que ganhei dos próprios autores/ilustradores! Que chique! Meu primeiro livro autografado... meus tios são desenhistas e conheciam os dois e eu ganhei um exemplar com dedicatória e desenho. Guardo com muito carinho na minha coleção de livros infantis (é, tenho uma). Era o que eu gostava de ler aos 3 anos de idade.

Eu recomendo
O Saco de Ivan Baptista e Marcello Barreto (também os ilustradores), Editora Nova Fronteira:
Um livro cheio de rimas com a história de um saco curiosos que aparece do nada no meio do mato. E todos os bichos querem saber sobre o saco e dando palpites, tentam descobrir.
A minha edição é de 1984, a capa é diferente. Essa daí é da edição de 2005. Olhem a foto do meu livrinho:
Ficou escura (pois é foto de celular e são 23:16)

Na próxima postagem, aguarde os livros recomendados para os 4 anos de idade.
Fonte: Educar Para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes da publicação, os comentários passam por moderação, então aguarde, por favor.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos, não serão publicados, assim como pedidos de e-Books ilegais.
Sua opinião é muito importante! Através dos comentários é que posso tentar fazer um blog mais interessante.
Se você tem um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.
Obrigada por participar.

© Copyright 2011 - 2014. | Todos os direitos reservados. | Tema: Way2themes. | Aministração: Tatiana Jiménez Inda. | Tecnologia: Blogger. | Atenção: Direitos autorais.