publicidade

Lançamentos: Grupo Companhia das Letras

Lançamentos de fevereiro de 2020 do Grupo Companhia das Letras, incluindo Companhia das Letras, Companhia das Letrinhas, Editora Suma, Editora Alfaguara, Editora Paralela, Editora Seguinte, Quadrinhos na Cia., Fontanar, Portfolio-Penguin, Penguin Companhia e Companhia de Bolso.
Meninos de Zinco
Svetlana Aleksiévitch - Companhia das Letras
368 páginas - comprar

Sinopse:
"Entre 1979 e 1989, as tropas soviéticas se envolveram em uma guerra devastadora no Afeganistão, que causou milhares de baixas em ambos os lados. Enquanto a URSS falava de uma missão de "manutenção da paz", levas e levas de mortos eram enviadas de volta para casa em caixões de zinco lacrados. Este livro apresenta os testemunhos honestos de soldados, médicos, enfermeiras, mães, esposas e irmãos que descrevem os efeitos duradouros da guerra.
Ao tecer suas histórias, Svetlana Aleksiévitch nos mostra a verdade sobre o conflito soviético-afegão: a destruição e a beleza de pequenos momentos cotidianos, a vergonha dos veteranos que retornaram, as preocupações com todos que ficaram para trás. Publicado pela primeira vez em 1991, Meninos de zinco provocou enorme controvérsia por seu olhar perspicaz e angustiante sobre as realidades da guerra.
"A proeza de Aleksiévitch elevou a história oral a uma dimensão totalmente diversa." – Antony Beevor."

Berta Isla
Javier Marías - Companhia das Letras
552 páginas - comprar

Sinopse:
"Berta Isla e Tom Nevinson não passavam de adolescentes quando se conheceram e se apaixonaram. Em 1974, poucos anos depois das primeiras trocas de olhares no colégio madrilenho, já eram marido e mulher. Berta não sabia, mas Tom – filho de pai inglês e mãe espanhola, fluente em várias línguas e capaz de imitar sotaques e dicções com perfeição – fora recrutado para o serviço secreto britânico pouco antes do casamento. Tom engana Berta como pode, até que um incidente horripilante o obriga a revelar a atividade a que dedica boa parte dos dias. A regra, acatada por ela ao descobrir que o marido é um espião, e que deve valer por toda uma vida, é não fazer perguntas. Berta concorda, assim, em ignorar metade da existência de Tom, o que inclui a natureza de seus atos e os lugares por onde ele andou. Vivemos no escuro, diz ela, e mal conhecemos a pessoa com quem estamos casados. O quanto ainda há em Tom daquele adolescente que Berta conheceu e por quem se apaixonou? Javier Marías retorna, aqui, ao tema da espionagem, eixo da monumental trilogia Seu rosto amanhã. Com a prosa elegante de sempre, disseca não apenas os perigos e dilemas morais de se levar uma vida dupla, mas as marcas que as zonas de sombra podem deixar no afeto e na intimidade.
"Haverá melhor romancista vivo que Javier Marías?" – The Independent."

O Inonimável Atual
Roberto Calasso - Companhia das Letras
184 páginas - comprar

Sinopse:
"Turistas, terroristas, secularistas, fundamentalistas, hackers. Todos esses personagens habitam e movimentam o inominável atual – um mundo ilusório, que parece ignorar seu passado, mas cuja forma já fora prenunciada entre 1933 e 1945, quando tudo parecia se voltar para a autoaniquilação.
Nesse livro iluminador, o italiano Roberto Calasso – chamado de "instituição literária" pela The Paris Review – oferece uma elegante reflexão sobre as transformações que ocorrem nas sociedades de hoje, em que a era da ansiedade de W. H. Auden dá lugar a algo muito mais perturbador: a era da inconsistência.
"A erudição de Calasso é deslumbrante." – Times Literary Supplement.
"Um dos muitos prazeres de ler Calasso é poder percorrer com ele os meandros de seus pensamentos." – John Banville, The New York Review of Books."

Heidegger / Wittgenstein: Confrontos
José Arthur Giannotti - Companhia das Letras
488 páginas - comprar

Sinopse:
"Se levarmos em conta a trajetória intelectual de José Arthur Giannotti, professor emérito da Universidade de São Paulo, e a natureza espinhosa da discussão proposta no livro, Heidegger/ Wittgenstein é uma obra combativa, a começar pelo título. De um lado do ringue, Heidegger, costumeiramente associado a uma vertente fundacionista da filosofia, na qual a pergunta pelo ser – por seu significado, por seu fundamento – tem papel proeminente. Do outro, Wittgenstein, para quem a pergunta pelo fundamento deve ser urgentemente substituída pelas condições em que se dá, se for o caso, a pergunta acima. Os confrontos esperados e as surpreendentes proximidades de ambos os filósofos trazem, por mérito do autor, novos problemas e desdobramentos, que giram em torno de dois polos básicos do que denominamos, por conforto, "filosofia ocidental": lógica e ontologia. Dos muitos méritos do livro, um deles parece sobressair, talvez o mais simpático – o convite para que participemos dessas disputas, cuja regra primeira é: não há perdedores."

Contra a Interpretação e outros Ensaios
Susan Sontag - Companhia das Letras
392 páginas - comprar

Sinopse:
"Uma série de discussões provocativas sobre os temas culturais mais prementes da década de 1960, este livro é a coletânea definitiva dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Susan Sontag e foi a obra que a consagrou como uma das pensadoras mais incisivas do nosso tempo.
Publicada pela primeira vez em 1966, esta coletânea de ensaios nunca saiu de catálogo e influenciou profundamente muitas gerações de leitores, assim como o campo da crítica cultural no mundo todo. Inclui os textos revolucionários "Notas sobre o camp" e "Contra a interpretação", e também o debate acalorado de Sontag sobre autores como Sartre, Camus, Weil, Godard, Beckett, Lévi-Strauss, a psicanálise, filmes de ficção científica e o pensamento religioso contemporâneo.
Além da nova tradução, esta edição traz o posfácio "Trinta anos depois", no qual Sontag reafirmou os termos de sua batalha contra os filisteus, contra uma ética frágil e contra a indiferença.
Eleito um dos cem melhores livros de não ficção de todos os tempos pelo The Guardian."

Questão de Ênfase: Ensaios
Susan Sontag - Companhia de Bolso
408 páginas - comprar

Sinopse:
"Susan Sontag foi uma das mais influentes intelectuais contemporâneas. Polivalente, ela nunca se contentou apenas com a crítica literária e, desde os anos 1960, aliava o ensaísmo mais rigoroso a um incessante ativismo político.
Sontag esteve entre os poucos intelectuais que decidiram manifestar sua solidariedade à capital da Bósnia, sitiada e bombardeada diariamente pelos sérvios durante a guerra. "Esperando Godot em Sarajevo", incluído nesta coletânea, relata a estada de Sontag na cidade, onde dirigiu uma versão da famosa peça de Samuel Beckett, em 1993. O espetáculo estreou à luz de velas (a energia elétrica tinha sido cortada) e ao som de bombas e tiros de franco-atiradores. "Cultura, cultura séria, é uma expressão da dignidade humana", afirmava Sontag.
Os ensaios dedicados à literatura e às artes visuais mostram o mesmo interesse pelo mundo. Seus comentários se voltam para artistas e escritores de toda parte: Jorge Luis Borges, Roland Barthes, Robert Mapplethorpe, Joseph Brodsky, Juan Rulfo, Elizabeth Hardwick, Machado de Assis, entre muitos outros."

Flush
Virginia Woolf - Penguin Companhia
160 páginas - comprar

Sinopse:
"Logo após publicar o romance As ondas, Virginia Woolf começou a trabalhar em Flush, uma biografia do cocker spaniel da poeta Elizabeth Barrett Browning (1806-61). Nela, o leitor o acompanha desde o nascimento, passando por sua infância ao lado da escritora Mary Russell Mitford (1787-1855), até suas viagens para Pisa e Florença na companhia de Browning.
Apesar da premissa incomum, este livro é mais do que um mero divertimento literário: explora a ideia de uma vida livre da tirania das palavras e é um testemunho ímpar da trajetória pouco estudada das duas poetas inglesas, praticamente esquecidas desde a década de 1930.
Adotando o ponto de vista de um cão, Woolf sonda com humor inigualável as questões de classe e gênero na Londres vitoriana. Encantador, mas também radical, Flush é um exercício de imaginação, um texto aparentemente leve que aborda temas cruciais que irão perpassar toda a obra da autora."

Consenso e Contrassenso
André Lara Resende - Portfolio-Penguin
224 páginas - comprar

Sinopse:
"Nos últimos trinta anos, o confronto entre a experiência histórica e os postulados da teoria econômica deixaram claro o grave descompasso entre a realidade e o arcabouço teórico que sustenta as políticas públicas. Como argumenta André Lara Resende nesta coletânea de ensaios, trata-se de um dos principais ingredientes da crise que hoje ameaça as democracias representativas ocidentais.
O colapso financeiro internacional de 2008 deixou claro que o pensamento econômico dominante necessita ser reformulado a partir de suas bases mais elementares. No mundo contemporâneo, a tese da moeda como mercadoria é apenas um fetiche anacrônico, que conduz grande parte dos países democráticos a um entendimento equivocado sobre a importância da disciplina fiscal e orçamentária.
Um dos formuladores do Plano Real, Lara Resende demonstra que a busca pelo equilíbrio fiscal, a qualquer custo e em qualquer circunstância – um dos dogmas da política econômica dominante –, tem obstruído uma discussão racional sobre o papel dos investimentos públicos e das iniciativas sociais na criação de riqueza e bem-estar social."

Fora da Curva 2
Vários autores - Portfolio-Penguin
Organização: Pierre Moreau, Florian Bartunek e Giuliana Napolitano
272 páginas - comprar

Sinopse:
"Empreendedores, gestores de fundos, um ex-presidente do Banco Central. Os treze grandes nomes do mercado financeiro retratados neste livro têm histórias distintas, mas exibem algumas características comuns que chamam a atenção. A disposição para arriscar e se destacar da média é uma delas. A maneira como lidam com os erros cometidos ao longo dos anos é outra. Em depoimentos em primeira pessoa, ricos em detalhes, eles falam sobre carreira e investimentos. Contam como tomam decisões financeiras, o que fazem para manter os pés no chão quando ganham dinheiro e como convivem com o fracasso. Revelam ainda as dúvidas que tiveram no início da carreira e os obstáculos que precisaram superar. No final de cada capítulo, há um resumo dos principais conselhos de cada um dos entrevistados, que pode ajudar quem quer investir melhor e aqueles que buscam inspiração para escolher uma profissão ou dar uma guinada na carreira.
Fora da curva 2 narra a trajetória de André Street, Arminio Fraga, Arthur Mizne, Guilherme Benchimol, Henrique Bredda, Leonardo Linhares, Márcio Appel, Martin Escobari, Mauricio Bittencourt, Patrice Etlin, Paulo Passoni, Roberto Vinhaes e Veronica Allende Serra."

Space Dumplins
Craig Thompson - Quadrinhos na Cia.
320 páginas - comprar

Sinopse:
"Para Violeta Marlocke, família é a coisa mais importante de toda a galáxia. Por isso, quando seu pai desaparece durante um serviço arriscado, Violeta manda a cautela para o espaço e, com um grupo de amigos desajustados, sai à sua procura. O universo, porém, é tão vasto quanto perigoso, e ela logo descobre que o pai está numa encrenca bem, BEM grande. Ambientada em um futuro distante, Space Dumplins entrelaça temas como família, amizade e lealdade numa saga espacial de tirar o fôlego, repleta de alienígenas excêntricos, espaçonaves fantásticas, cocô de baleia verde neon e uma crítica aguçada aos riscos ambientais que ameaçam nossa existência.
"Eu amo Space Dumplins!" – Jeff Smith, criador de Bone."

Terror a Bordo
Vários autores - Suma
Organização: Stephen King e Bev Vincent
288 páginas - comprar

Sinopse:
"Stephen King odeia voar. E agora, junto com seu coeditor Bev Vincent, ele está pronto para compartilhar esse medo com você.
Bem-vindos a Terror a bordo, uma antologia sobre tudo que pode dar terrivelmente errado quando se está a 20 mil pés de altura, cortando os céus a 800 km/h, preso em uma caixa de metal com centenas de desconhecidos.
Aqui você vai encontrar todas as maneiras como sua agradável viagem pelos ares pode se transformar em um pesadelo, incluindo algumas formas que você nunca imaginou... mas que vai imaginar da próxima vez em que estiver atravessando a ponte de embarque e entregando sua vida nas mãos de um estranho.
Incluindo histórias inéditas de Joe Hill e Stephen King, além de catorze contos clássicos e um poema de mestres como Richard Matheson, Ray Bradbury, Roald Dahl, Dan Simmons e muitos outros, Terror a bordo é, nas palavras de Stephen King, "perfeito para ler em aviões, principalmente durante aterrisagens turbulentas"."

O Assassinato do Comendador 2
O Assassinato do Comendador - livro 2
Haruki Murakami - Alfaguara
376 páginas - comprar

Sinopse:
"Como um mágico no auge de seu poder, Murakami dá vida a um universo inteiro povoado por personagens, histórias e enigmas que têm o poder inesquecível dos sonhos mais vívidos.
No primeiro volume desta história, deixamos o protagonista ansioso para saber o que está escondido atrás da pintura chamada de "O assassinato do comendador". Ele também aprendeu a conviver com os estranhos personagens e objetos que o cercam desde que se estabeleceu em uma casa nas montanhas. E, a pedido de seu vizinho, ele começou a esboçar o retrato de uma adolescente peculiar, Mariê Akikawa.
Contudo, Marie desaparece misteriosamente no caminho de volta da escola, e nosso protagonista se lança em uma busca frenética. Neste segundo livro, de ritmo acelerado e cheio de suspense, os desfechos são revelados e se encaixam como num quebra-cabeça, para que toda a pintura faça sentido."

O Jovem Hitler
Paul Ham - Objetiva
304 páginas - comprar

Sinopse:
"Biógrafos normalmente deixam em segundo plano a história de Hitler na Primeira Guerra Mundial. Censores nazistas fizeram de tudo para suprimir os fatos de sua juventude, e, para a maioria das pessoas, seu papel na Grande Guerra permanece obscuro.
Quando jovem, ninguém diria que Adolf Hitler seria o futuro líder da Alemanha, conquistador da Europa e exterminador dos judeus. Sem ambições acadêmicas e com poucos amigos, ele era teimoso e obstinado, considerado excêntrico e sem habilidades sociais. Então, quais combinações de traços, circunstâncias e eventos o moldaram para que se tornasse quem se tornou?
As respostas estão nas experiências de sua juventude, em Linz, Viena e Munique, e como um jovem soldado na Grande Guerra. Quando Hitler foi para a guerra, em 1914, com 25 anos, embarcou no que mais tarde definiria como "a experiência mais estupenda da vida". Ao fim da guerra, na cama de um hospital e temporariamente cego pelo gás de mostarda, ele abriu os olhos em um novo e terrível mundo: a Alemanha havia sido derrotada e o Kaiser estava foragido.
Hitler, porém, nunca aceitou esses eventos. A guerra foi uma marca dolorosa em sua personalidade, e dela nasceu a determinação para a vingança contra os "criminosos" que assinaram o armistício, contra os socialistas que ele acusava de esfaquear o exército pelas costas e, mais violentamente, contra os judeus.
"Um estudo conciso de um dos homens mais fascinantes e cruéis da história... Essencial para qualquer um interessado em história militar." – Soldier."


Por Lugares Incríveis - Edição especial
Jennifer Niven - Seguinte
336 páginas - comprar

Sinopse:
"Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e chamado de "aberração" por onde passa. Para piorar, é obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular.
Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: conhecer lugares incríveis do estado onde moram. Ao lado de Finch, Violet para de contar os dias e finalmente passa a vivê-los. O garoto, por sua vez, encontra alguém com quem pode ser ele mesmo, e torce para que consiga se manter desperto.
"Me apaixonei por Violet e Finch antes mesmo de se apaixonarem um pelo outro. A jornada deles é adorável e inteligente e corajosa. Vai partir seu coração e relembrar o que significa estar vivo." – Jennifer E. Smith, autora de A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista."



A Vida É o que você Faz dela
Adam J. Kurtz - Paralela
144 páginas - comprar

Sinopse:
"Da mente inquieta do designer Adam J. Kurtz vem um chamado para todos os que passam pelos desafios do processo criativo. A partir de uma série de miniensaios manuscritos, este livro oferece toda a sabedoria e empatia de Adam Kurtz, em uma conversa de artista para artista.
"Mestre da injeção de ânimo leve e brincalhona." – BuzzFeed.
"Adam cruza a linha entre artista & terapeuta." – Vice.
"Todas as palavras de Adam J. Kurtz são cheias de sabedoria, empatia, acolhimento e boas sacadas." – Alanis Morissette."

Aleph
Paulo Coelho - Paralela
304 páginas - comprar

Sinopse:
"Em Aleph, Paulo Coelho nos leva em uma viagem pela África, Europa e Ásia, passando a maior parte do tempo nos trilhos da rota transiberiana no deserto russo. Ele parte nessa viagem, pois, após anos de sucesso, se vê preso à sensação de estar perdido e insatisfeito, em uma estagnação que o faz repensar toda sua vida.
No meio do caminho, ele encontra Hilal, uma jovem violinista que amou 500 anos antes e cuja traição o persegue até hoje. Juntos, eles iniciam uma viagem mística através do tempo e espaço, que os leva ao encontro de seus medos e pecados, à busca por amor e perdão e que traz a coragem para superar os inevitáveis desafios da vida.
Aleph nos convida a considerar o significado de nossas próprias jornadas."

As Valkírias
Paulo Coelho - Paralela
216 páginas - comprar

Sinopse:
"Os eventos neste livro se passam entre os dias 5 de setembro e 17 de outubro de 1988 e narram a real e impressionante história de Paulo em busca de seu anjo da guarda, o único que pode libertá-lo de uma terrível maldição. Com sua esposa, Paulo atravessou o perigoso deserto de Mojave nos Estados Unidos e nos revela uma história de mitos, verdades, imaginação e inspiração, em um raro combo virtuoso.
Enfrentando tanto a luz quanto a escuridão, Paulo Coelho encara os próprios anjos e demônios em um livro sobre autodescoberta, relacionamentos, amor e espiritualidade.
"Com a força do nosso amor e da nossa vontade nós podemos mudar o nosso destino e o de muitos outros." – Paulo Coelho, As Valkírias."

O Livro que Você Gostaria que Seus Pais Tivessem Lido
Philippa Perry - Fontanar
320 páginas - comprar

Sinopse:
"Todos os pais querem que seus filhos sejam felizes, sem errar na educação. Mas como atingir esses objetivos?
Em vez de mapear um plano "perfeito", Philippa Perry oferece um olhar geral sobre como desenvolver relacionamentos de qualidade. Sem julgamentos e regras, Perry ensina a:
* entender como sua própria criação afeta sua relação com seus filhos;
* aceitar que irá cometer erros e entender o que pode fazer a respeito deles;
* dar fim a ciclos e padrões de comportamento negativos;
* lidar com os próprios sentimentos, assim como os de seus filhos;
* entender o que comportamentos diferentes comunicam.
Repleto de conselhos sábios, este é um livro que todos os pais vão desejar ler e cada filho gostará que seus pais tenham lido."

Capitão Cueca e a Sina Ridícula do Povo do Penico Roxo
Capitão Cueca em Cores - livro 8
Dav Pilkey - Companhia das Letrinhas
184 páginas - comprar

Sinopse:
"Jorge e Haroldo já viveram poucas e boas com o Capitão Cueca, mas essa aventura ultrapassou todos os limites! Ao lado do pterodátilo Bolacha e do hamster Sulu, os meninos vão parar no mundo invertido, um lugar onde o sr. Krupp é muito bonzinho, a biblioteca da escola é cheia de livros, a cantina tem as melhores comidas e eles próprios são grandes gênios do mal! Tudo se complica quando o Jorge e o Haroldo do mal invadem o mundo dos meninos e transformam Sulu em um grande monstro. Parece que o Capitão Cueca vai ter que correr contra o tempo para salvar o mundo dessa vez...
Essa edição vem acompanhada por:
– "Vire o game": páginas animadas pelo próprio leitor.
– Curiosidades sobre Dav Pilkey, o criador da série.
– Um passo a passo para desenhar o sr. Krupp."

Coisas que Eu Queria Ser
Arthur Nestrovski - Companhia das Letrinhas
Ilustração: Maria Eugênia
56 páginas - comprar

Sinopse:
"Quando a gente pensa no que gostaria de ser quando crescer, são muitas as opções que aparecem: professor, médico, bailarino, astronauta... Mas e se pudéssemos ser objetos? Seria divertido ser um lápis e ter o mundo inteiro dentro de si? Ou o bom mesmo é ser um relógio e sair marcando o tempo?
Este livro é um convite para conhecermos as coisas pelo seu próprio ponto de vista – e as meias, os guarda-chuvas, as lâmpadas nunca mais serão os mesmos.
Livro indicado para leitores a partir de 4 anos."

Ninguém É Pequeno Demais para Fazer a Diferença
Jeanette Winter - Companhia das Letrinhas
40 páginas - comprar

Sinopse:
"Greta Thunberg tinha quinze anos quando sua professora falou sobre as mudanças climáticas que vêm acontecendo na Terra de forma cada vez mais acentuada. Ao pesquisar mais sobre o assunto, percebeu que, se não agirmos rápido para reverter essa situação, logo será tarde demais. Sozinha, Greta deu início a um movimento que se espalhou pelo mundo inteiro, liderado por crianças e jovens, e fez com que grandes líderes e políticos ouvissem o que ela tem a dizer: é nossa obrigação cuidar do planeta para garantir um futuro às próximas gerações – e todos nós podemos fazer a diferença.
Escrito e ilustrado por Jeanette Winter, uma artista americana premiada, este livro apresenta aos pequenos leitores a vida e luta de Greta, uma criança como qualquer outra – mas que resolveu ser ouvida e fazer a diferença para mudar o mundo.
Este livro é indicado para crianças a partir de 4 anos."

Pode Chorar, Coração, mas Fique Inteiro
Glenn Ringtved - Companhia das Letrinhas
Ilustração: Charlotte Pardi
32 páginas - comprar

Sinopse:
"Não tem jeito: a morte sempre aparece, não importa o quanto a gente tente evitar. Mas, se os dias de sol são especialmente divertidos porque sabemos que os dias de chuva virão, talvez a relação entre a vida e a morte também seja assim. É o que as quatro crianças deste livro vão descobrir quando a Morte aparece na casa da avó delas. E essa figura tão assustadora se mostra uma gentil admiradora da vida, mostrando às crianças – e a todos os leitores – a importância e a beleza de conseguirmos nos despedir de quem amamos na hora que ela chegar.
Livro indicado para leitores a partir de 6 anos.

Traduzido do dinamarquês."

A Casa
Coleção Arca de Noé - livro 1
 Vinicius de Moraes - Companhia das Letrinhas
Ilustração: Silvana Rando
14 páginas - comprar

Sinopse:
"Bem-vindos à rua dos Bobos, número zero. Venham conhecer um lugar pra lá de engraçado! Assim é a casa descrita em um dos poemas infantis mais conhecidos de Vinicius de Moraes. Graças à sua versão musical, muitos adultos e crianças sabem narrar os versos de "A casa" de cor.
Com páginas cartonadas, acabamento arredondado e ilustrações coloridas, as edições da coleção Arca de Noé são um convite a bebês e leitores da primeira infância para um primeiro contato com alguns dos poemas clássicos da literatura brasileira para crianças.

Livro indicado para leitores a partir de 0 ano."

Para os lançamentos do Grupo Companhia das Letras em janeiro de 2020, clique aqui.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias