publicidade

Fotos do dia 09 de setembro da II Literarte de São Pedro da Aldeia

Oi, Leitoras e Leitores Viciados! A II Literarte de São Pedro da Aldeiaevento cultural em São Pedro da Aldeia (RJ), iniciado no dia 04/09/2012, terminou ontem, dia 09/09/2012. Dentre os convidados, passaram pela feira: Pedro Bandeira, Leila Rego, Patrícia Barboza, João Carvalho Neto, Eduardo Spohr, Maribell Azevedo e Tammy Luciano.

Resido na cidade vizinha, Cabo Frio e pude ir em dois dias do evento (gostaria de ter ido todos os dias). Postei para vocês as fotos do meu primeiro dia, quando estive na noite do dia 06 para me encontrar com as escritoras: Leila Rego, Patrícia Barboza e Tammy Luciano; e prestigiar o evento que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia e da Livraria Sabor & Saber.
Para verem a postagem sobre o dia 06/09 com as queridas autoras, cliquem aqui. Elas fizeram uma palestra,  sessão de autógrafos e distribuíram carinho aos leitores.

Ontem, dia 09 e último dia de evento, foi a vez da Região dos Lagos receber a visita do escritor Eduardo Spohr!


Eduardo spohr e eu.
Famoso por A Batalha do Apocalipse e Os Filhos do Éden - Herdeiros de Atlântida e que prepara para 2013 sua continuação, Anjos da Morte. Ele possui um blogue excelente, o Filosofia Nerd e outros trabalhos como contos em Imaginários volume 3 (o conto pode ser adquirido em e-book para Kindle ou em ePub - resenha) e Geração Subzero, além de ser co-autor de Protocolo Bluehand: Alienígenas. Também escreveu o prefácio de Crônicas da Tormenta e a sinopse de A Companhia Negra.

A palestra e bate-papo começou às 15 horas, mas eu cheguei apenas quase ás 16 horas. Foi uma corrida, pois meu marido trabalha aos domingos de 16 até meia-noite, mas graças a sua colega Alessandra conseguiu trabalhar de 8 às 15 horas. Ele chegou, tomou banho e corremos para pegar o ônibus até São Pedro da Aldeia, e o caminho foi rápido.

O bate-papo divertido e interessante.
Cheguei lá e gostei de ver que todas as cadeiras estavam ocupadas e ainda tinha gente chegando, muitos em pé (inclusive eu). O bate-papo foi muito agradável, informativo, divertido e dinâmico. Tinha fila para esperar pelo microfone para perguntar! Os dois mediadores presentes também fizeram boas perguntas e eu nem vi a hora passar. O público participou intensamente, o Eduardo, além de carismático, sempre respondia a todos com a maior atenção e dedicação. Eu amei o bate-papo e até perguntei duas vezes, só não perguntei mais uma porque o mediador fez a pergunta antes.


Enquanto o bate-papo terminava, meu marido, que embora não seja Leitor Viciado, também adorou a conversa e disse que o Eduardo inspira e motiva qualquer um. Meu marido foi até o estande da Livraria Sabor & Saber e perguntou se já poderia ficar na fila guardando meu lugar e o deixaram. Ele fez amizade com os atendentes muito educados e simpáticos e formaram uma fila mais organizada que no dia 06, com um corredor limitado por uma corrente de plástico.

Eduardo chegando para a sessão de autógrafos.
Iniciada a sessão de autógrafos, o Eduardo não demonstrava cansaço após duas horas de bate-papo e fui a primeira da fila. Ele já chegou com um sorriso no rosto e conversando gentilmente comigo e comentou: "Foi você que fez o marido trocar o horário no trabalho para vir!" (ele lembrou do meu tweet!).
Eu o agradeci por visitar a Região dos Lagos, pois aqui existe carência de eventos literários e ele comentou que era uma pena São Pedro da Aldeia ter apenas uma livraria. Eu disse que era carioca, mas desde que vim morar na Região dos Lagos senti uma mudança brusca e falta intensa de livrarias e onde moro, Cabo Frio possui apenas duas livrarias.
Resumindo: ele foi muito simpático, atencioso e carinhoso com os leitores. Não apenas no bate-papo, mas também na sessão de autógrafos. Autografou meu livro com dedicatória para mim e meu marido, que tornou-se fã dele!

Meu A Batalha do Apocalipse agora estão lindão!!
O pôr-do-sol estava muito bonito na Praça da Praia do Centro, local do evento e aproveitamos um pouco o ambiente. Depois atravessamos a rua e fomos até a Livraria Sabor & Saber, responsável pela vinda do Eduardo. A Livraria está de parabéns! Finalmente encontrei uma livraria com bons preços e muita variedade (o contrário das de Cabo Frio) e agora irei realizar minhas compras lá.

Eu e meu marido na Livraria Sabor & Saber,  em frente ao evento.
Mapa da Livraria Sabor & Saber.

Estou muito feliz em ter conhecido as autoras Tammy Luciano, Leila Rego e Patrícia Barboza e o autor Eduardo Spohr - foi épico! E de uma forma íntima, próxima, totalmente diferente das confusões e correrias da Bienal do Rio, por exemplo, onde ficamos horas na fila para vermos o autor por apenas alguns minutos. O evento foi gratuito, organizado, perto de casa e na praia! Muito legal! E todo mundo podia fotografar e filmar a vontade. Foi inesquecível e guardarei as fotos, as lembranças e os livros autografados para sempre! Pena que não tive condições financeiras de comprar exemplares extras para sortear para vocês, me desculpem.

A Região dos Lagos precisa disso. Notei que muitas pessoas presentes vieram de longe, outras cidades, viajaram para estarem lá! Leitores de Araruama, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Cabo Frio, Saquarema, Rio das Ostras (além dos próprios moradores de São Pedro da Aldeia, claro). Foi muito bom. Espero que mais eventos sejam realizados e que a Literarte cresça e traga todo ano mais autores queridos! Minha tristeza foi não ter conseguido ir ver o Pedro Bandeira!!

Os atendentes do estande da Livraria Sabor & Saber estão de parabéns.
E além disso tudo, encontrei na fila duas blogueiras fofas a Luara Cardoso (do blogue Estante Vertical) e a Bianca Benitez (do blogue Apaixonada por Livros).

Bianca, Luara e eu - temos de marcar um café literário.
Para ver todas as fotos do dia 09 de setembro acesse o álbum na página do Leitora Viciada no Facebook. O álbum possui aproximadamente 30 fotos, não deixe de acessá-lo.

6 comentários

  1. Primeiramente meus parabéns pelo espaço... como blogueiro da raiz por assim dizer (mantive um blog nos "primordios da web 2.0) que deixar um espaço limpo e organizado igual a este é incrivelmente complicado.
    Bom, o evento foi excelente... e, como um dos mediadores, fiquei muito contente em ver a participação do público, pois, o que mais me deixava receoso era ter um público frio e eu e o Ygor termos de levar o bate papo nas costas... graças a vocês isso não foi necessário, deixando a todos satisfeitos (embora eu peça desculpas por ter perguntado na sua frente...) Conhecer mais do trabalho do Eduardo Spohr foi muito bacana, tanto que o dia ficará marcado por muito e muito tempo em minha memória... favoritei aqui o seu espaço... pode ter certeza que este blog será sempre figura garantida quando eu estiver precisando descobrir coisas boas para ler... grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago! Você e o Ygor foram excelentes mediadores, realizaram ótimas perguntas e souberam conduzir o bate-papo. E o Eduardo foi nota mil dando tanta atenção a cada pergunta. Não sabia o nome de vocês porque cheguei atrasada ao evento, mas os admirei pelo trabalho, parabéns! Fiquei com vergonha de perguntar sobre vocês, se eram da equipe do Spohr ou blogueiros. Poderia ter tirado fotos com vocês.
      Perguntou na minha frente, sobre o preconceito do brasileiro sobre livros fantásticos nacionais, comparando-os com os estrangeiros ahaha, mas eu agradeço, porque sou meio tímida, embora tenha feito outras duas perguntas. O importante é mesmo alguém perguntar, não importa quem.
      Obrigada por visitar o blogue, ele é recente, mas feito com carinho. Beijos.

      Excluir
  2. Olá! Realmente a Região dos Lagos carece de eventos deste tipo. Até fiquei um pouco incrédulo quando vi que o Spohr iria participar. Os organizadores estão de parabéns. Senti muita vontade de ir (moro em Rio Bonito) mas por conta do trânsito do feriadão, desanimei. Quem sabe outras prefeituras (inclusive a do meu municipio) não se animem a seguir o exemplo de São Pedro. Fiquemos na torcida.
    Parabéns pela matéria e pelo blog. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Robson, que pena que não veio!! Olha, para ir de Cabo Frio à São Pedro, o trânsito estava excelente, até vazio demais, me surpreendi. Na volta para Cabo Frio, o mesmo, porém no sentido inverso estava ficando congestionado.
      Torço muito para que o interior do RJ, e de outros estados, passem a realizar mais eventos culturais, mais eventos literários, que levem os escritores para fora das capitais. A população do interior também precisa disso, existe público para isso e espero que ocorra em todo o Brasil!
      Muito obrigada pela visita. Beijos.

      Excluir
  3. Caramba, legal poder bater um papo com o Eduardo Spohr. O cara é uma das provas da qualidade que podemos encontrar nas obras de fantasia de autores brasileiros, além de que começou de forma bem singela, vendendo os livros pelo site Jovem Nerd e só depois fechou contrato com uma grande editora. Espero, em breve, também ter a chance de dialogar com o Spohr.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Eduardo Spohr superou totalmente minhas expectativas sobre o bate-papo, e eram alta, hein! Adorei a forma como ele interage com os leitores, em como ele responde com muita atenção, preocupado em realmente sanar a sua dúvida e conversar. Ele é muito carismático, inteligente e bonito. Foi atenciosos e carinhoso com todos, com bom humor, ele é muito gente boa. Foi excelente encontrá-lo. Espero que também o encontre num evento, você vai adorar! Desejo cada vez mais sucesso para ele, após ver que ele é uma ótima pessoa. Merece todo o sucesso do mundo, assim como foi encontrar a Leila Rego, a Patrícia Barboza e a Tammy Luciano. Por detrás desses escritores, vi pessoas comuns, mas iluminadas, guerreiras, que amam os leitores e seu trabalho. Ambas as palestras e vê-los ao vivo, na verdade, surtiu como uma motivação muito grande em mim. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias