publicidade

[Resenha] Outsider, de Stephen King e Suma (Grupo Companhia das Letras)

Outsider (The Outsider)
Stephen King - Editora Suma / Grupo Companhia das Letras
Tradução: Regiane Winarski
528 páginas - R$ 59,90 (impresso) e R$ 39,90 (ebook) - trecho
Comprar: Amazon | Livraria Cultura | Livraria da Folha | Google Play | Kobo | Saraiva

Sinopse:
"Um crime indescritível. Uma investigação inexplicável. Uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King dos últimos tempos.
O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas.
O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido.
Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? A aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King."

Resenha:

Outsider significa "forasteiro" e é o título do livro do Stephen King lançado nos Estados Unidos em maio de 2018 e que chegou ao Brasil pela Editora Suma apenas um mês depois. A imprensa, a crítica especializada e os leitores fiéis consideram Outsider uma obra "Stephen King Raiz", ou seja, com as principais características que fizeram dele o mestre do terror atual. Contém muito suspense, terror psicológico, horror gore, violência, boas personagens e humor mórbido. Outro motivo para você ler é que será adaptado em uma minissérie televisiva ou de streaming com 10 episódios, produzida por Jack Bender e Marty Bowen e com roteiro de Richard Price, segundo informações do site Deadline.
A primeira metade do livro pode ser considerada literatura policial, pois apresenta um crime, uma investigação e a prisão do suposto culpado e não possui ainda os elementos sobrenaturais. Mas já deixa no ar que a análise da atrocidade possui muitas lacunas e itens bizarros. Sendo uma história do King já se imagina que o desenvolvimento do enredo ainda trará surpresas sombrias ou espantosas. Enquanto isso, o suspense se mantém firme e forte, rodeado por paranoia, medo e ansiedade, assim como a sensação de que há algo muito errado com a investigação da polícia e que o perigo ainda está à solta. O sobrenatural chega de forma explícita aproximadamente na metade do livro, que se antes já estava ótimo, se torna fantástico!


Stephen King homenageia autores de ficção policial e mistério: os contemporâneos Harlan Coben (série Myron Bolitar) e Lisa Gardner (série D. D. Warren), e os clássicos Arthur Conan Doyle (criador do Sherlock Holmes) e Edgar Allan Poe (considerado o pai da literatura policial). Este último tem destaque com referências e citações do conto William Wilson.
Assim como os estilos desses autores, King se inspirou em duas lendas folclóricas muito antigas e tradicionais: uma de origem germânica (Doppelgänger) e outra de origem Ibérica (Coco, ou Cuco, Coca, Cuca, Cucu, Cucuy, Cucuí, Koko). A primeira fala de uma aparição sobrenatural de uma réplica exata de alguém, como um espírito duplo, que geralmente quando visto carrega mau presságio, geralmente morte iminente. É uma crença difundida em várias mitologias. Já a segunda lenda era/é utilizada para assustar crianças desobedientes ou que não querem ir dormir. É de um ser sobrenatural que sequestra crianças e se alimenta delas. Aqui no Brasil é conhecida como Cuca, mas há também outras versões como Bicho-Papão e Homem do Saco.
King foca no ditado "toda lenda tem um fundo de verdade" e junta as duas lendas ao criar a sua própria assombração: o Forasteiro. Uma observação interessante é que não é um monstro fantástico sem sentido ou muito místico; King criou regras de funcionamento para ele. Não é porque é um ser sobrenatural que não siga leis físicas bastante verossímeis, consequentemente, críveis.

"...disse que ele estava flutuando do lado de fora da janela. Falou que tinha cara de massinha e canudos no lugar dos olhos. Qualquer um acharia que foi um pesadelo, não?"



King vai da lenda para a ficção científica, porém de forma mais branda (como um eco da trama), com a teoria da existência de universos paralelos, o multiverso. Isso significará mais para quem já leu a série A Torre Negra.
E se há dúvidas sobre qual livro do King se passa no mesmo universo de outro, Outsider é quase uma continuação da Trilogia Bill Hodges, formada por Mr. Mercedes, Achados e Perdidos e Último Turno. Embora Outsider seja um livro totalmente independente e autônomo e oficialmente um volume único (logo se você busca uma leitura não pertencente a uma série, não se preocupe), uma personagem da trilogia Bill Hodges surge na metade da trama, participa ativamente e possui papel importante e decisivo, de fato se tornando a coestrela. Por isso, Outsider pode também ser considerado quase um spin-off dessa trilogia (acho que é a melhor definição). Quem já leu precisa urgentemente adquirir Outsider, acredito que será empolgante. Já eu que não a li, não estou apta a apontar exatamente, mas existem vários spoilers e pós-créditos diretos da trilogia. Não achei isso negativo, na verdade o contrário, pois fiquei com muita vontade de ler Bill Hodges, mesmo já ciente do futuro, principalmente pela personagem em questão, realmente gostei dela.

"— Não há fim para o universo.
Ela olhou para ele, solene.
— Isso mesmo. Essa merda não tem fim."


E esse é outro ponto forte que sempre aprecio no King: as personagens, sempre tão plausíveis, humanas, cheias de inseguranças e de propósitos  para o bem ou o mal, ou ambos.
Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado, pai de duas filhas, cidadão exemplar e admirado pelos conterrâneos, é suspeito do assassinato cruel de Frankie Peterson, um menino de doze anos de idade. A equipe policial local chefiada por Ralph Anderson (o protagonista) e o promotor público do condado Bill Samuels logo prendem o treinador, com provas inquestionáveis, incluindo amostras de DNA. Mas Maitland possui um álibi também incontestável. E agora, é possível uma pessoa estar fisicamente presente em dois lugares ao mesmo tempo? Assim começa Outsider.
Temos as famílias Peterson e Maitland, testemunhas, investigadores, a esposa de Anderson e o advogado de Maitland no núcleo principal, até a chegada de mais personagens, incluindo o Forasteiro, o monstro da trama.
A narrativa é em terceira pessoa com variados pontos de vista, acontece nas fictícias Flint City e Cap City, no estado Oklahoma, e dura apenas duas semanas, logo tem um ritmo frenético de acontecimentos. São doze capítulos, subdivididos em partes dinâmicas.
Gosto muito de como King apresenta informações e características. Ele costuma preencher suas tramas na medida certa, fazendo você se interessar o suficiente pelas pessoas, lugares e acontecimentos, mas ao mesmo tempo sem sobrecarregar. Por motivos variados, todo livro do King me marca com ao menos uma cena memorável. Outsider possui várias, como a do dia da denúncia no tribunal (uma balbúrdia visualmente interessante) e todas as assustadoras cenas com o Forasteiro!


Minha experiência com Outsider foi incrível, excelente e além das minhas expectativas, pois pensei que se tratava "apenas" de uma trama criminal bem escrita, contudo vai além, é um "terror-policial-sobrenatural" com várias esquisitices sinistras e mistério macabro. Me senti como num excelente episódio da minha série televisiva preferida, Arquivo X (X-Files). Uma curiosidade é que Arquivo X possui um episódio "monstro da semana" da quinta temporada roteirizado pelo King. E não apenas a investigação paranormal me lembrou a série, mas a interação entre certas personagens, quase idêntica a relação Dana Scully e Fox Mulder, onde ela é cética e só acredita em provas reais, enquanto ele está sempre aberto ao sobrenatural e inexplicável. As discussões entre algumas personagens soaram muito semelhantes.
Dizer que recomendo Outsider para leitores fiéis do King é desnecessário, mas se você gosta do King precisa (claro!) de Outsider, impossível não curtir. Consequentemente recomendo para quem quer conhecer seu trabalho e deseja começar por uma obra mais recente. Será um bom primeiro contato, especialmente se a pessoa gostar de ficção policial.


"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem." Adoro esse pensamento do King e concordo cem por cento. A parábola de "os monstros somos nós" é muito intensa em Outsider, principalmente no último terço da história e no desfecho, que é aparentemente simples, mas cheio de significado. Cada assassino brutal é um monstro aos olhos de uma pessoa comum. Quantas vezes você viu uma notícia criminal e logo pensou "que monstro!"? Portanto, em Outsider, o monstro não difere dos serial killers frios e sem empatia e remorso. Há até uma justificativa sobre ser natural para ele praticar tais atos grotescos, quando King reflete rapidamente sobre a ética em matar para se alimentar. Se um vampiro, por exemplo, mata para se alimentar, ele não se considera um monstro. Mas e quando sente prazer em matar?
Mas a mensagem principal de King é o questionamento de onde está a humanidade nessas pessoas cometendo crimes tão hediondos. Nos sentimos incapazes de aceitar, como se somente um monstro ou um ser inumano, sobrenatural, fosse capaz de cometê-los. Embora nesta obra tenhamos um ser sobrenatural terrível e de carne e osso, mais uma vez King alerta sobre como o monstro pode ser qualquer um. A crueldade pode estar dentro de uma pessoa socialmente imaculada ou de alguém que já se arrependeu e se redimiu, por exemplo. Pode partir de quem menos se espera. Porque, lamentavelmente, a maldade não possui rosto e ela pode assumir qualquer um


"— Não parece um monstro, parece?
— Eles quase nunca parecem."



Você pode ler um trecho com o início da trama no site do Grupo Companhia das Letras (clique aqui).
O exemplar possui o capricho tradicional da Editora Suma: miolo em papel amarelado, orelhas e trabalho perfeito de diagramação, revisão e tradução, que é da essencial Regiane Winarski.
Editora Suma já anunciou as próximas publicações dele aqui no Brasil. Além de Elevation, o novo livro ainda inédito (será publicado nos Estados Unidos em outubro), a Suma vai lançar em 2019 na coleção de clássicos Biblioteca Stephen King, aquela linda em capa dura e conteúdo extra, Trocas Macabras e A Metade Sombria, ambos fora de catálogo e muito desejados e solicitados.

O autor:
É autor de mais de cinquenta livros best-sellers no mundo inteiro. Os mais recentes incluem Revival, Mr. Mercedes, Escuridão Total Sem Estrelas (vencedor dos prêmios Bram Stoker e British Fantasy), Doutor Sono, Joyland, Sob a Redoma (que virou uma série de sucesso na TV) e Novembro de 63 (que entrou no TOP 10 dos melhores livros de 2011 na lista do New York Times Book Review e ganhou o Los Angeles Times Book Prize na categoria Terror/Thriller e o Best Hardcover Novel Award da Organização International Thriller Writers). Em 2003, King recebeu a medalha de Eminente Contribuição às Letras Americanas da National Book Foundation e, em 2007, foi nomeado Grão-Mestre dos Escritores de Mistério dos Estados Unidos.
Ele mora em Bangor, no Maine, com a esposa, a escritora Tabitha King.
Site | Facebook | Twitter | Instagram

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias