publicidade

11 sagas fantásticas abandonadas pelas editoras: as continuações mais aguardadas parte 4 de 4

Nas três postagens anteriores sobre as continuações de sagas fantásticas superaguardadas você viu as que têm poucos ou muitos livros ainda a serem lançados no Brasil e as que ainda estão sendo escritas. Mas e quais são as com alerta vermelho, as que atualmente foram abandonadas pelas editoras? Algumas são muito boas e merecem uma segunda chance.




Abandonadas.

Corações Valentes
Jack Whyte | Fantasy - Casa da Palavra
Publicado no Brasil: 1/3 | Mais recente: 2012
A trilogia épica Corações Valentes teve seu primeiro volume, O Rebelde, publicado pela Fantasy - Casa da Palavra em 2012 (selo extinto da Casa da Palavra / LeYa Brasil). Cada livro funciona de modo independente, embora formem uma saga única. Este foi um cancelamento que lamentei muito e que seria incrível se o projeto fosse retomado pela LeYa (resenha de O Rebelde aqui). Jack Whyte é autor de romances históricos como a Trilogia dos Templários, que foi completada pela Editora Record, e Legends of Camelot, inédita no Brasil.
Oficialmente cancelada no Brasil.


Comprar: O Rebelde (funciona como história única).



As Crônicas da Companhia Negra
Glen Cook | Editora Record
Publicado no Brasil: 3/12 | Mais recente: 2014
Esta é uma saga dark fantasy que começa com um primeiro arco fechado em uma trilogia, mas que possui mais nove livros. A Editora Record publicou no Brasil de 2013 a 2015 The Books of the North, a trilogia inicial formada por A Companhia Negra (1984), Sombras Eternas (1984) e A Rosa Branca (1985). A próxima etapa é a duologia The Books of the South, composta por Shadow Games (1989) e Dreams of Steel (1990), a quadrilogia The Books of Glittering Stone,com Bleak Seasons (1996), She Is the Darkness (1997), Water Sleeps (1999) e Soldiers Live (2000). Um livro que se passará entre o primeiro e o segundo livros, Port of Shadows, está programado para ser publicado em inglês em setembro de 2018. Há ainda um spin-off de 1989, The Silver Spike. Glen Cook ainda está escrevendo o final da série: A Pitiless Rain. Desde 2014 a Editora Record não publica um livro da saga, por isso presume-se que a mesma tenha sido cancelada no Brasil. Portanto, As Crônicas da Companhia Negra entraram nesta lista de séries abandonadas e não na de séries ainda sendo escritas.


Comprar: A Companhia Negra, Sombras Eternas e A Rosa Branca.



Sevenwaters
Juliet Marillier | Editora Butterfly
Publicados no Brasil: 4/6 | Mais recente: 2015
Juliet Marillier é uma autora neozelandesa conhecida por séries fantásticas como A Saga das Ilhas Brilhantes, As Crônicas de Bridei e Sevenwaters. Esta última é formada por uma trilogia principal e mais três volumes. A Editora Butterfly publicou de 2012 a 2015 Filha da Floresta, Filho das Sombras, Filha da Profecia e Herdeiro de Sevenwaters, os quatro primeiros volumes e aparentemente parou com a série, faltando Seer of Sevenwaters e Flame of Sevenwaters (de 2012). Também foi publicado no Brasil outro trabalho da autora, a duologia A Dança a Floresta e O Segredo de Cybele (Editora Prumo, agora da Rocco).
* A Editora Butterfly garante continuar com a saga. Estamos na torcida!


Comprar: Filha da Floresta, Filho das Sombras, Filha da Profecia e Herdeiro de Sevenwaters.



Ciclo de Avalon
Marion Zimmer Bradley e Diana L. Paxson | Imago Editora / Rocco / Planeta de Livros Brasil
Publicado no Brasil: 11/12 | Mais recente: 2009
Poucas pessoas sabem, mas a saga iniciada em 1979 pela Marion Zimmer Bradley em As Brumas de Avalon (formada pelos livros A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Prisioneiro da Árvore e O Gamo-Rei) se transformou em um universo expandido que mostra a saga da magia de Avalon. A autora publicou posteriormente livros que se passam antes dos acontecimentos de As Brumas de Avalon e que ligam a quadrilogia a outra série de Bradley, a duologia A Queda de Atlântida (A Teia de Luz e A Teia de Trevas). Os livros foram escritos em parceria com a autora Diana L. Paxson: Os Ancestrais de Avalon, A Casa da Floresta, A Sacerdotisa de Avalon e A Senhora de Avalon. Com o falecimento de Marion, Diana assumiu a responsabilidade de finalizar o projeto e publicou dois livros: Os Corvos de Avalon e Sword of Avalon, de 2009 e inédito no Brasil. Eu amo esta saga! Merece muito ser republicada como uma coleção padronizada.
As Brumas de Avalon e A Queda de Atlântida foram publicados aqui pela Imago Editora. Já os livros mais recentes, em parceria com / ou da Diana, foram lançados pela Rocco, com exceção do último. A Planeta de Livros Brasil adquiriu os direitos de As Brumas de Avalon e lançou os quatro livros em um único volume em capa dura, mas não publicará outros livros de Avalon, que se encontram fora de catálogo.
Oficialmente cancelada no Brasil.


Comprar: As Brumas de Avalon.



A Era de X
Richelle Mead | Editora Paralela
Publicados no Brasil: 1/3 | Mais recente: 2014
Richelle Mead possui várias séries no Brasil, como Academia de Vampiros, Bloodlines e Georgina Kincaid (Súcubo). No entanto, sua trilogia A Era de X teve apenas o primeiro volume publicado aqui, Tabuleiro dos Deuses (eu gostei. Resenha aqui.) em 2014. Foi pela Editora Paralela, que disponibilizou também um ebook gratuito com material extra. Mas o motivo do cancelamento é que os dois primeiros livros foram publicados pela editora original em 2013 e 2014 e, desde então, o último livro não foi lançado. Portanto o cancelamento foi nos Estados Unidos, por parte da autora e/ou da editora. Por isso a Paralela não lançou o segundo volume, The Immortal Crown.
Oficialmente cancelada nos Estados Unidos e, consequentemente, no Brasil.



Shannara
Terry Brooks | Editora Arqueiro
Publicados no Brasil: 2/3 | Mais recente: 2014
Shannara é uma série de alta fantasia que foi iniciada em 1977. O autor inicialmente escreveu a trilogia A Espada de Shannara, formada por A Espada de Shannara, As Pedras Élficas de Shannara e The Wishsong of Shannara. Os dois primeiros foram publicados no Brasil inicialmente pela Saída de Emergência Brasil e posteriormente pela Editora Arqueiro. A saga Shannara já passou de trinta livros, fora histórias curtas e contos. Atualmente é composta por sete trilogias, uma duologia e duas quadrilogias. Mas seria muito positivo se a Arqueiro concluísse a trilogia original publicando The Wishsong of Shannara. Tenho os dois livros, mas aguardo a publicação do terceiro para poder ter uma leitura completa e tenho fé na Arqueiro.
O restante da saga Shannara é formado por: trilogia Word & Void, trilogia The Genesis of Shannara, duologia Legends of Shannara, quadrilogia The Heritage of Shannara, trilogia The Voyage of the Jerle Shannara, trilogia High Druid of Shannara, trilogia The Dark Legacy of Shannara, trilogia The Defenders of Shannara e a quadrilogia The Fall of Shannara (ainda sendo escrita).
Oficialmente cancelada no Brasil.


Comprar: A Espada de Shannara e As Pedras Élficas de Shannara.



Kate Daniels
Ilona Andrews | Editora Arqueiro
Publicado no Brasil: 1/10 | Mais recente: 2015
Sangue Mágico, publicado pela Saída de Emergência Brasil em 2015, é o primeiro de uma série de livros protagonizada pela Kate Daniels, que dá nome à saga escrita por Ilona Andrews, pseudônimo do casal Ilona Gordon e Andrew Gordon. Em 2016 o catálogo da SdE Brasil foi incorporado ao da Editora Arqueiro, que se tornou a responsável pelas continuações das séries. Infelizmente ainda não publicou nenhum outro livro de Kate Daniels, que é formada por dez livros principais e quatro extras. Estes são os inéditos da linha principal: Magic Burns, Magic Strikes, Magic Bleeds, Magic Slays, Magic Rises, Magic Breaks, Magic Shifts, Magic Binds e Magic Triumphs. Gostei muito de Sangue Mágico, por isso fiquei triste em não ter mais livros publicados (resenha aqui).


Comprar: Sangue Mágico.



Terras de Neve e Gelo
Ilkka Auer | Editora Gutenberg
Publicados no Brasil: 2/4 | Mais recente: 2015
O finladês Ilkka auer teve apenas dois dos quatros livros da série Terras de Neve e Gelo publicados no Brasil: O Clã dos Dragões e Andarilha das Sombras, publicados em 2013 e 2015, respectivamente, pela Editora Gutenberg. Faltou publicar metade da saga: Icy Tomb (Hyinen Hauta, título original em finlandês) e Everlasting Winter (Ikitalvi).


Comprar: O Clã dos Dragões e Andarilha das Sombras.



Senhores de Roma
Colleen McCullough | Bertrand Brasil
Publicado no Brasil: 5/7 | Mais recente: 2013
Assim como Corações Valentes, esta não é exatamente uma série de fantasia, mas sim romance histórico, mas não deixa de ser ficção especulativa. Senhores de Roma é uma saga longa e de grossos volumes escrita pela mesma autora de A Canção de Troia, Colleen McCullough. A Bertrand Brasil vinha publicando a saga épica no Brasil desde 1993, mas infelizmente parou em 2013 com cinco volumes: O Primeiro Homem de Roma, A Coroa de Ervas, Os Favoritos da Fortuna, As Mulheres de César e César. Faltou apenas O Cavaleiro de Outubro e Antonio & Cleópatra (este último de 2007). Tenho os dois primeiros volumes, mas não os li.



Comprar: O Primeiro Homem de Roma, A Coroa de Ervas, Os Favoritos da Fortuna, As Mulheres de César e César.



As Crônicas Híbridas
Kat Zhang | Galera Record
Publicados no Brasil: 2/3 | Mais recente: 2015
A trilogia As Crônicas Híbridas, ficção científica young adult, teve dois volumes publicados no Brasil pela Galera Record: O Que Restou de Mim (resenha aqui), em 2014, e Um Dia Existimos, no ano seguinte. Há três anos se espera por Echoes of Us, último livro da série.




Os Encantados de Ferro
Julie Kagawa | Editora Underworld
Publicados no Brasil: 3/7 | Mais recente: 2011
A Editora Underworld trouxe em 2011 ao Brasil a série Os Encantados do Ferro e publicou dois volumes, O Rei do Ferro e A Filha do Ferro, além de um conto, Passagem para o Inverno. Na época comprei os dois livros na Bienal do RJ e ganhei este conto impresso em um livreto. A editora fechou e não concluiu a série, deixando de lado A Rainha do Ferro, The Iron Knight e as histórias curtas Summer's Crossing e Iron's Prophecy.
Oficialmente cancelada no Brasil.





Revelações Riyria
Michael J. Sullivan | Editora Record
Publicado no Brasil: 2/3 | Mais recente: 2014.
Revelações de Riyria originalmente foi publicada em seis volumes, porém posteriormente ganhou novas edições em inglês onde foram unidos dois em um, sendo transformada em uma trilogia. Foi assim que ocorreu a publicação no Brasil, mas a Editora Record não lançou o último livro, Heir of Novron. Roubo de Espadas, o primeiro volume foi lançado em 2013 e o segundo, Ascensão do Império, em 2014. Como já tem tempo acredita-se que a trilogia esteja cancelada.



Mas a esperança é a última que morre, não é? Talvez algumas dessas séries sejam republicadas. É difícil, mas não impossível.

7 comentários

  1. Otimo trabalho. Será que rola uma atualização dessas listas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kervin, seria uma boa!

      Desta postagem em si, as únicas que tenho atualizações são Sevenwaters, que continua pela Editora Butterfly e ganhou mais um volume, Vidente de sevenwaters; e o Ciclo de Avalon que ganhou novas edições em capa dura pela Planeta Brasil, que já publicou A Casa da Floresta, As Brumas de Avalon e A Senhora de Avalon.

      Abraço!

      Excluir
  2. Muito bom trabalho, ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Show, poderia continuar atualizando e trazer a parte 5. Na torcida pra continuarem lançando

    ResponderExcluir
  4. Ótima lista. Estava procurando informações a respeito da continuação dos livros da Companhia Negra, imaginei que tivesse sido cancelada, pois não publicaram nada desde 2015, e aqui minhas suspeitas foram confirmadas. Acho que o jeito é comprar os livros em inglês mesmo :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, Tarik45. O jeito é ler em inglês. Obrigada pela visita!

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias