publicidade

Roteiro Literário: Hospital do Século XVII se torna Biblioteca Pública na Espanha

Nas postagens da série Roteiro Literário mostrei para você uma cidade medieval lotada de livros, uma enorme biblioteca futurística, uma livraria sobre canais, uma livraria paradisíaca e o que são as pequenas bibliotecas comunitárias e o bookcrossing. Agora conheça a pequena e moderna biblioteca pública construída em um prédio muito antigo revitalizado.


A biblioteca pública da cidade de Baiona, em Pontevedra, no oeste da Espanha, foi reinaugurada em julho de 2018 após ganhar novo local e novo projeto arquitetônico realizado pelos arquitetos Murado & Elvira, que tiveram que disputar um concurso em 2010 para isso. Possui área de pouco mais de mil metros quadrados e aproximadamente 35 mil livros. Parece pouco, mas a cidade tem apenas pouco mais de 12 mil habitantes.


O Archivo Histórico y Biblioteca Pública Municipal de Baiona se situa em um edifício do século XVII, originalmente construído para abrigar o Sancti Spiritus, hospital de atendimento aos pobres e peregrinos no Caminho de Santiago. Portanto, além de ser um local agradável para os visitantes, os arquitetos tiveram o cuidado de não alterar o exterior e a base da construção.





Baiona integra o Caminho de Santiago e é visitada anualmente por milhares de peregrinos. O Arquivo Histórico de Baiona é um dos mais relevantes da área, preservando documentos que remontam à descoberta das Américas. Em 1493, o Porto de Baiona foi o ponto de partida de La Pinta, uma das três caravelas lideradas por Cristóvão Colombo.

 


O edifício tem dois andares, um jardim e um pátio interno e é parte do centro histórico da cidade, protegido como "Bien de Interesses Cultural". Sofreu alterações no decorrer dos séculos, afetando principalmente o pátio e o jardim, enquanto o interior foi mais afetado na década de 1970. Por isso o cuidado do novo projeto arquitetônico em renovar mas restaurar a identidade histórica e criar um novo papel dos espaços ao ar livre, além das novas salas e suas novas funções públicas, incluindo uma biblioteca infantil. O visual da biblioteca é composto por imponentes pedras e aconchegantes estruturas em madeiras. Os móveis se interligam às paredes, como se saíssem delas.



Endereço: Rua Manuel Valverde, 4, 36300 Baiona, Pontevedra, Espanha.

Direitos autorais das fotos: Mark Auchincloss para Google Maps e Hector Santos Diez para o Imagen Subliminal.

Gostou? Recomendo outras postagens, caso ainda não as tenha visto:
Libreria Acqua Alta, livraria sobre os canais de Veneza - Itália;
Atlantis Books, livraria com vista paradisíaca e caverna recheada - Grécia;
Tianjin Binhai Library, biblioteca futurística gigantesca - China;
Vila Literária Óbidos, a cidade medieval cheia de livros - Portugal.

Fonte: ArchDaily.com e DossierDeArquitectura.com

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias