publicidade

Rocco reeditará toda a obra de Clarice Lispector em novo projeto gráfico e conteúdo extra

Em comemoração ao centenário do nascimento de Clarice Lispector, a Editora Rocco reeditará toda a obra da autora com um novo projeto gráfico, tanto de capa quanto de miolo, assinado pelo premiado designer Victor Burton, detentor de uma dúzia de Prêmios Jabuti.


Neste mês, chegam às livrarias os três primeiros livros de Lispector, todos escritos antes que ela completasse 29 anos: A Cidade SitiadaO LustrePerto do Coração Selvagem. Além disso, os livros serão enriquecidos com ensaios de importantes críticos e estudiosos, publicados como posfácios. A reedição começa em novembro de 2019 e vai até 10 de dezembro de 2020, data exata do centenário.


A Cidade Sitiada
Posfácio: Benjamin Moser
208 páginas - comprar

Sinopse:
"A cidade sitiada foi escrito durante os três anos que Clarice viveu em Berna, quando seu marido trabalhava no consulado brasileiro local. Ela sentia-se melancólica, solitária e oprimida pelo silêncio da capital suíça. Isso deve ter sido devido ao fato de que a cidade é majoritariamente germanófila e Clarice, que dominava bem o inglês e o francês não falava alemão.
A autora transferiu suas aflições e sentimentos pessoais para a protagonista, Lucrécia Neves, “mulher sitiada” que sentia-se sufocada no insípido subúrbio de São Geraldo. Assim que terminou de escrever o livro, Clarice rumou para a maternidade, para ter o primeiro filho, Pedro. O posfácio É de Benjamin Moser, traduzido da edição norte-americana por ele coordenada desta obra."



O Lustre
Posfácio: Parul Sehgal
296 páginas - comprar

Sinopse:
"O lustre É das obras mais difíceis de Clarice. A narrativa é claustrofóbica, com a ação ocorrendo mais na mente dos personagens do que no mundo externo. Teve recepção crítica morna, o que entristeceu a autora. O posfácio é de Parul Sehgal, crítica literária do New York Times.
Em O lustre a sensação de inquietude é ainda mais intensa. Trafega-se, a maior parte do tempo, pelo mundo interior da protagonista, Virgínia, desde sua infância numa fazendola em um remoto vilarejo do interior até a vida adulta numa cidade grande e solitária. Clarice não permite ao leitor jamais ter completo acesso ao que se passa do lado de fora — a não ser na crua e, talvez, surpreendente cena final. No universo subjetivo da escritora, a única clareza está nos sentimentos. Virgínia ama seu irmão, Daniel, sua alma gêmea, seu senhor. Virgínia ama seu amante, Vicente, a quem conhece tão pouco... A história é contada como num jogo de luzes e sombras, cada parágrafo permitindo apenas antever, de relance, a força sufocante de tanto amor."



Perto do Coração Selvagem
Posfácio: Nádia Battella Gotlib
208 páginas - comprar

Sinopse:
"Perto do coração Selvagem foi a estreia literária de Clarice Lispector, quando a autora tinha apenas 22 anos de idade, e causou grande impacto, suscitando artigos elogiosos de críticos e escritores. Esse foi um ano fundamental na vida de Clarice, além de publicar o primeiro livro, ela obteve a cidadania brasileira, casou-se e diplomou-se em Direito. O posfácio é de Nádia Battella Gotlib, autora da Fotobiografia de Clarice, editada pela EDUSP.
A leitura é caleidoscópica. A protagonista ora tem uma cor, ora outra, conforme o momento ("real" ou onírico). As cores dançam no enredo misturado ao cenário e às sensações da menina-mulher-amante. Joana desfila na vida dos outros personagens, destilando o veneno de víbora, instilado com ironia e respostas cruéis diante dos fatos. A leitura também é lúdica, quando o leitor tenta adivinhar o que a autora preparou páginas adiante e se surpreende com o que presencia."

A autora:
Autora de romances e contos que figuram entre os mais emblemáticos da literatura brasileira, Clarice Lispector é considerada no mundo todo uma das mais importantes escritoras do século XX. Seu modo singular de investigar o mundo e a natureza humana resulta numa escrita igualmente única, que para sorte dos leitores se estende por gêneros diversos, indo do conto e do romance à crônica de jornal, passando pela literatura infantil. Saiba mais sobre a vida de Clarice Lispector aqui, no hotsite da Rocco.

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias