publicidade

Em Busca da Terra Sem Mal, Claudio Rangel, Clube de Autores

Em Busca da Terra Sem Mal - A Pirâmide Amazônica
Claudo Rangel - Clube de Autores
243 páginas - Ano: 2011 - R$42,62

Sinopse:
"Milhares de anos depois do anúncio da existência do continente perdido da Atlântida, feito pelo filósofo Platão, a história ainda é considerada como imaginária em pleno ano de 2012, principalmente pelo cético e crítico jornalista Ivan Braga. Este ceticismo começa a ser abalado depois que Ivan é contratado para realizar um documentário em plena mata. O jornalista nem suspeita da real intenção de seus patrocinadores - dirigentes de uma organização esotérica secreta mundial. “Confesso que eu era bastante cético. Diziam que os guaranis são descendentes dos atlantes e que construíam pirâmides para harmonizar o planeta. Inicialmente, fiz o trabalho por dinheiro. Mas, coisas como um índio vestido de terno portando uma cruz esquisita no peito, mitos sobrenaturais indígenas semelhantes aos contos europeus e histórias fantásticas sobre Atlântida, guaranis e o poder das pirâmides abalaram minhas convicções. Depois de enfrentar na selva índios hostis, traficantes e a ira de um general, parece que fui ‘iniciado’ dentro de uma pirâmide no meio mato. E ainda conheci minha amada”, disse o jornalista Ivan Braga."

Resenha:
Ganhei este livro no sorteio entre blogues literários realizado pelo Clube dos Novos Autores e o recebi com um lindo kit. O livro possui um excelente acabamento e uma capa diferente e enigmática. Ao ver essa capa exótica e a sinopse intrigante, não tem como o leitor, ao menos, não sentir grande curiosidade sobre o livro.

O autor possui uma boa narrativa, fluida e dinâmica. Encaixa-se perfeitamente na proposta de um livro de aventura e ação, gênero predominante da história, apesar de termos também romance.
Além disso o livro é fantástico com muitos ingredientes sobrenaturais, presentes no folclore indígena, lendas milenares e sobre Atlântida. Impressionante como o autor expõe a cultura indígena, mostrando mitos, tradições e hábitos.
Com certeza foi um grande presente ler um livro com essa temática. Quase não encontramos livros genuinamente brasileiros, ou seja, explorando o folclore brasileiro, transformando-o em um bom livro de fantasia.
Aliado a isso, aparecem as teorias do fim do mundo em 2012, com seus terremotos e catástrofes cada vez mais frequentes. A história se inicia em meio de 2012.
Há também uma crítica social, sobre o direito do índio de manter suas tradições e ser respeitado; uma crítica ecológica, sobre como a Humanidade vem tratando o ecossistema do planeta.

O autor acrescenta muitas coisas interessantes a trama, como grupos indígenas rivais, traficantes de cocaína e militares poderosos. Além desses grupos exóticos se enfrentando em plena selva, temos os exploradores que estão em busca de algo totalmente incrível e inacreditável: uma pirâmide mágica em plena floresta Amazônica!

O grupo é formado pelo protagonista Ivan, um jornalista cético que acaba se juntando aos exploradores para gravar um documentário sobre a Terra Sem Mal. Apesar de não acreditar em nenhuma lenda ou história esotérica, ele aceita o convite de dois britânicos que financiam o projeto por causa do dinheiro e por causa da bela mestiça Luana.
Descendente de índios e irlandeses, Luana é antropóloga e arqueóloga; uma mulher lindíssima e culta, e muito corajosa. Ela foi criada em meio aos índios guaranis e é perita em sua cultura.
J. Gomes é um fotógrafo freelancer que adora festas, bebidas, mulheres e dinheiro. Aceita integrar a equipe que produzirá o documentário pelos mesmos motivos de Ivan: Luana e o pagamento.
Kaiowa é um índio experiente e inteligente, com modos europeus, o que faz dele o integrante mais intrigante e misterioso do grupo. Ele tem o mapa e sabe tudo sobre a pirâmide misteriosa.
Vão ainda com eles o cinegrafista e o ajudante, completando o grupo principal - dupla responsável por algumas risadas.

A trajetória não é nada fácil, os perigos da mata, animais selvagens e seus segredos são obstáculos a serem ultrapassados. Os militares que querem impedir que os exploradores cheguem a pirâmide e os traficantes interessados no ouro do local são também barreiras complicadas. Porém o perigo maior talvez seja a magia da selva, com seres fantásticos e acontecimentos chocantes.
Situações de risco e emoção, aonde não se distingue o que é real e o que é imaginário. Através de trilhas e tribos o autor nos faz viajar em meio a emocionante aventura na maior e mais desconhecida floresta do mundo.
Será que Ivan conseguirá romper seus preconceitos contra o desconhecido? Seu ceticismo se manterá intacto após inúmeras provas de que o fantástico existe? E ele conseguirá conquistar o coração de Luana, a bela índia cientista?

Tenho uma reclamação sobre a moça. Não sobre ela exatamente, eu adorei a personagem: ousada e inteligente. O problema está no fato de todos os homens a tratarem como um pedaço de carne. Todos deixam a moça constrangida com tanto que tentam seduzi-la. Mas ela não é boba!

E a segunda reclamação é sobre a revisão precária. Encontrei inúmeros erros gramaticais, alguns grosseiros. Na diagramação os hifens substituem os travessões em grande parte do texto. Mas é claro que nada disso atrapalha a leitura, a história é muito boa para deixarmos de ler por falhas técnicas. Meu conselho é que o autor ao publicar uma segunda edição se preocupe com esse detalhe.

Eu me diverti muito durante a leitura, me lembrei da época em que lia algumas aventuras da série Vagalume quando criança, só que num nível adulto, claro. Ás vezes me sentia como num filme estilo Indiana Jones ou A Múmia, só que em pleno solo brasileiro.

Quem gosta de mistério, mitologia, aventura, conspirações e folclore indígena vai adorar o livro, bem diferente!

Trechos:
"O coronel Peixoto imediatamente iniciou o recrutamento de homens, armas e equipamentos. Iria atrás de Ivan e seus amigos. O objetivo era impedir que o grupo de Kaiowa e Ivan Braga chegasse na pirâmide amazônica."
"Diaz colocou o mapa no bolso. Recebeu um recipiente de mandioca recomendado por um de seus capangas, comeu, voltou-se para o grupo e disse:
— Vocês ganharam mais uns dias de vida. Seguirão com a gente."
"Cerca de quinze mulheres se puseram dispostas em um círculo, no pátio central do povoado. Cada uma empunhava um pedaço de bambu, com que marcavam o tempo do cântico. Luana era uma delas." 
"Seguiu-se um silêncio gelado. Lá estavam eles, três seres humanos parados diante de um lago. Nenhum outro animal ousava a se aproximar daquela área. ... E mais uma vez ouviram o som doce, suave e de tom baixo. Parecia um murmúrio. Um gemido feminino." 
"Ao ver o índio civilizado entrar na sala, Ivan Braga começou a se perguntar se estaria no caminho certo por ter aceitado o trabalho proposto por aquela gente esquisita." 
"Ao sentar em um galho firme, Rodolfo olhou para baixo e viu o monstro que o perseguia. O ser sobrenatural parou por uns instantes."
"Era um cordão de fios dourados. Sustentava um pedaço de material brilhante, uma pequena pedra, mais semelhante a uma pirâmide de cristal, que pousava suavemente entre os seios."

Links: Skoob | Clube de Autores | Degustação

O autor:
Atuando no jornalismo independente há mais de 20 anos, participa de ordens esotéricas e grupos filantrópicos. É formado em Comunicação Social Habilitação Básica em Jornalismo pela Universidade Gama Filho. Tem pós-graduação em Assessoria de Imprensa pela Universidade Estácio de Sá.

8 comentários

  1. Ola querida!

    Obrigada por nos resenhas!
    Li este livro e tive as mesmas impressões que as suas...
    Gostei muito de seu jeito de resenhar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriana, eu que agradeço você e o autor.
    Nunca li um livro nacional tão diferente, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati, adoro suas resenhas pela riqueza de detalhes que você coloca nas suas impressões.
    Um dia, talvez, eu chego lá.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  4. Fer, que bom que gosta das minhas resenhas. Mas vc escreve muito bem! Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Adoro a forma como você resenha Tati! *-*
    Você explora o livro de uma forma surpreendente...
    Parabéns!

    Adorei!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  6. Mi, muito obrigada pelo elogio, você é uma fofa e ótima resenhista! Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Querida Tatiana,
    Obrigado pela bela resenha de meu livro.
    Informo que todo o texto já passou por novas revisões. Mas alguns personagens insistem em falar 'errado'.
    A criação deste texto tem uma história paralela. Antes de concluí-lo, cheguei a entrar em contato breve com remanescentes de uma tribo guarani, em Curitiba. Pesquisei muito os mitos populares e indígenas, a forma como as mulheres da tribo preparam o cauim, os seres sobrenaturais presentes em seu imaginário, etc. A minha intenção inicial era discutir novas formas de organização social, com base no que encontramos no Brasil. Como a economia da reciprocidade dos guaranis. Mas a história acabou tomando outro rumo. Coisas que acontecem durante o ato de escrever. Acabamos nos sensibilizando com as teorias do 'rejeitado' arqueólogo amazonense Bernardo da Silva Ramos sobre a origem dos povos nativos de nossa Terra, as preocupações ecológicas, entre outros temas.
    Em nosso círculo, discutimos muito a necessidade de explorarmos mais os temas nacionais. O momento está muito propício. Cabe a nós, formiguinhas da literatura nacional, começarmos a mostrar toda esta riqueza ao mundo.
    Muito sucesso a você, ao seu blog, a Adriana, e a todas essas mulheres que tornam o Brasil cada vez mais atraente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudio, agradeço sua visita e seu comentário! Amo quando os escritores respondem as resenhas.
      Parabéns pelo seu trabalho e pesquisa, uma obra tão criativa e de temática mágica... os leitores brasileiros deveriam ler mais a literatura nacional.
      Beijo e obrigada.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias