publicidade

Amor Vampiro de vários autores, Giz Editorial

Amor Vampiro
Vários autores – Giz Editorial
176 páginas – Ano: 2008 (reimpressão: 2009)
R$29,00 (impresso); R$21,00 (e-book)

Sinopse:
“Amor! Por ele Mas, também sob sua influência cometeu grandes atrocidades. Diante disto, o que aconteceria se tal sentimento dominasse um ser maléfico e que perambula pelas sombras buscando saciar seu desejo?
Adriano Siqueira, André Vianco, Martha Argel, J. Modesto, Nelson Magrini, Regina Drummond e Giulia Moon, ícones da literatura fantástica nacional, se reuniram para responder a questão e desvendar o Amor Vampiro!

Sombras e sedução dão a tônica em Amor Vampiro, lançamento Giz Editorial. 

A obra, uma coletânea composta por 10 contos de 7 diferentes autores da nova safra da 
literatura nacional, explora a fundo a temática da Literatura Fantástica e de Terror.  

Como o próprio título sugere, os contos seguem um mix de vampirismo com 

pitadas de amor e sedução. Obviamente não faltam aos textos os elementos básicos da 
literatura fantástica, como a inverossimilhança, a imaginação e o distanciamento da 
realidade dos homens.  

Por todos os textos, além de vampiros e sedução, são destacados pelos autores os 
detalhes mais precisos da ambientação das tramas, do perfil das personagens, de suas 
características físicas, dos sons, entre outros detalhes. Tudo isso faz com que a atenção 
dos leitores fique presa do começo ao final da leitura." 



Conto a conto:
  • O Outro Lado do Espelho/O Dia dos Vampiros/A Grande Chance – Adriano Siqueira
  • A Canção de Maria – André Vianco
  • A Flor do Mal – Martha Argel
  • Amante Notívago/O Anjo e A Vampira – J. Modesto
  • Isabella – Nelson Magrini
  • A Velha, O Jovem e O Casarão – Regina Drummond
  • Dragões Tatuados – Giulia Moon


Resenha:
Este livro passou a pertencer a minha lista de desejados desde que li Kaori: Perfume de Vampira da Giulia Moon e descobri que a primeira aventura de Kaori foi no conto Dragões Tatuados. Pesquisei sobre o livro e descobri que ele foi escrito por um time excelente de autores nacionais de literatura fantástica. Depois Amor Vampiro foi indicado ao Codex de Ouro 2011 e saiu vencedor na categoria de melhor antologia em conjunto. Inesperadamente, ganhei este livro num sorteio em dezembro!

O livro realmente merece o prêmio, os autores são realmente fantásticos e a Giz Editorial fez um trabalho completo. Antes de cada conto existe uma apresentação sobre quem é cada autor, o que acho importante para nos sentirmos mais íntimos. Todos os contos são ótimos e todos os autores escrevem bem, cada um no seu estilo.
Este é o livro para quem gosta de histórias de vampiros. Para os fãs de Crepúsculo e afins, que gostam de histórias românticas envolvendo vampiros, eu sugiro que leiam Amor Vampiro. Assim descobrirão como os vampiros de verdade amam: com desejo intenso, com os sentidos a flor da pele, misturados a pitadas de violência e perigo. Drama e receios também estão presentes, mas sem frescura. Não existe apenas o amor apaixonado, o que deixa o livro ainda mais atrativo. A variedade do espaço/tempo também me agradou, pois viajamos para a Florença durante o renascimento até a São Paulo atual.

O primeiro autor é Adriano Siqueira, talvez o maior especialista em vampiros no Brasil. Ele abre a antologia de forma leve e inteligente, com três diferentes e pequenos contos.  Em O Outro Lado do Espelho vemos a paixão entre um vampiro experiente e uma bruxa poderosa.  No conto O Dia dos Vampiros (que eu nem sabia que existia) um marido fantasiado de vampiro espera a mulher para juntos irem a uma festa em comemoração a esta data. O problema é que a esposa percebe que seu acompanhante é um vampiro de verdade, não o marido. Como será essa festa? E no último conto de Adriano, A Grande Chance, um jovem se prepara para se encontrar com a moça por quem é loucamente apaixonado, também numa festa, mas algo estranho ocorre e ela já possui acompanhante: um vampiro. Boas pitadas de humor com vampiros tradicionais.

O segundo autor é André Vianco, que nos transporta para o terror em A Canção de Maria. Este conto é o mais assustador e a vampira é realmente uma morta-viva. André deixa o ar carregado com o medo constante. O lenhador viúvo se vê preso numa bizarra e desesperadora sequência de eventos sombrios. Narrativa excepcional.

Martha Argel traz no conto A Flor do Mal, o conto mais quente e sensual do livro. Em Florença, uma vampira solitária encontra a paixão num jovem que tenta matá-la. Ele se esforça ao máximo para resistir à tentação de se evolver com a vampira ardente. Ela deseja corpo, mente e alma do rapaz. A autora trabalha muito bem as sensações das personagens.

Em Amante Notívago, de J. Modesto, ação e sensualidade se intercalam nas cenas. Num cenário, o Lorde precisa voltar para seu castelo o mais rapidamente possível para então deter seu inimigo. Este se encontra na cama com a Condessa, e é um perigoso vampiro. Adrenalina total e ótimo final. Em O Anjo e A Vampira temos um romance contado da avó para o neto com uma trama recheada de amor e magia - que originaria um livro inteiro mais interessante que muitos romances sobrenaturais que vemos por aí.

É a vez de Nelson Magrini com Isabella. Um cientista se apaixona por uma vampira perigosa e tenta convencê-la de que ela é tão humana quanto ele. O conto mais romântico de todos, mas com o mesmo charme do perigo. Vampiros podem ser humanos?

Em A Velha, O Jovem e O Casarão, Regina Drummond participa da antologia trazendo o conto mais misterioso. Exatamente como no título, as personagens principais são uma velha estranha, um jovem fugindo de casa e um casarão... Sobrenatural. Vampiros e magia circulam por entre os cômodos e o jardim. O destaque do conto fica para a narrativa excelente e para o próprio casarão, que parece ter vida.

Finalizando com grandiosidade vem Gilulia Moon, com sua personagem tão especial Kaori, a vampira japonesa fatal presa num corpo de menina-mulher. Uma personagem complexa e rica, estreante nesse conto: Dragões Tatuados. Samuel é um olheiro de vampiros, que cataloga os que circulam por São Paulo. Embora soubesse dos riscos eminentes, ele nunca imaginou que cairia nas mãos de uma vampira tão poderosa, mortal e... Fascinante!

Contos que mais gostei: A Canção de Maria; A Flor do Mal; A Velha, O Jovem e O Casarão e Dragões Tatuados.

Trechos:
“Tentou gritar, mas a voz não saiu. Ficou olhando para os seus olhos negros. Aos poucos, sucumbiu completamente ao seu poder.” – O dia dos Vampiros, Adriano Siqueira.
“A noite tinha certeza que todas as criaturas assombradas que tinha ouvido falar podiam estar estreitando atrás das moitas do caminho.” – A Canção de Maria, André Vianco.
“Todas as noites, portanto, contentava-me com o menor dos goles do sangue dele, e sonhava com a chance de um dia poder me embriagar com ele.” – A Flor do Mal, Martha Argel.
“O sangue quente e fresco que lhe inundava sua boca e descia por sua garganta aplacava cada vez mais a maldita sede que o torturava.” – Amante Notívago, de J. Modesto.
“A sensação ambígua era terrível e ao mesmo tempo, reconfortante, revigorante. Fazia-a se sentir... Humana?” – Isabella, Nelson Magrini.
“Num pulo macio como o de um gato, o jovem atravessou o jardim e parou, examinando os vultos que a porta deixava entrever, mas foi andando, lentamente, hipnotizado, e voltou para dentro de casa.” – A Velha, O Jovem e O Casarão de Regina Drummond.
“O dragão, que pensara ser parte da meia, era na verdade uma tatuagem, que surgia por debaixo do vestido, enrolando-se na perna esquerda e indo terminar quase no joelho.“ – Dragões Tatuados de Giulia Moon.


Prêmio: Vencedor do Códex de Ouro 2011 por melhor antologia em conjunto.


Texto sobre vampiros encontrado no site da Giz Editorial:
Por definição o Vampiro é um ser mitológico que se alimenta de sangue humano e tem aversão à luz do Sol, ao alho, à água benta e à cruz. São recorrentes em literaturas de terror há muito tempo, talvez os exemplos mais famosos sejam o Conde Drácula do escritor irlandês Bram Stoker e Lestat de Lioncourt da escritora americana Anne Rice. No cinema é inevitável não mencionarmos Nosferatu do Alemão F. W. Murnau, uma adaptação da novela de Bram Stoker.

Tom Cruise interpretou o vampiro Lestat, em
Entrevista com o Vampiro, adaptação do livro de Anne Rice.
Mas para seus seguidores, vampiros são muito mais que isso. São criaturas fascinantes repletas de mitologias, sedução, poder, escuridão. Enquanto muitos de nós os imaginamos apenas no mundo da ficção, muitos dos aficionados os imaginam nos limites entre realidade e ficção. O jeito de ser do vampirismo assume características góticas e os adeptos dessa cultura fazem do negro sua cor preferida. Várias manifestações culturais abordam o tema como o cinema, a música e principalmente a literatura.

No Brasil esse gênero literário cresce  exponencialmente, apesar de seus adeptos parecerem tão obscuros quantos  os vampiros propriamente ditos, para a grande mídia. Prova do sucesso do gênero são as vendagens de autores como André Vianco. Cada obra do autor sai de gráfica com tiragem de 15.000 exemplares em média, sendo que o mais vendido dele Os Sete já atingiu a casa dos 50.000 exemplares vendidos, números expressivos para um país tachado insistentemente como que não lê.

16 comentários

  1. Eu adorei esse livro! O meu conto preferido foi o do Vianco, achei inovador tanto pelo tempo e cenário em que é inserido, quanto pelo tipo de amor que é abordado. Fora a narrativa, que é simplesmente excepcional.
    Parabéns pela resenha, querida!!
    Se quiser, dá uma olhadinha na reenha que eu fiz desse mesmo livro, acho que tivemos impressões parecidas.
    http://www.literaturadecabeca.com.br/2011/10/resenha-amores-imortais.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, também adorei! Meu conto preferido também foi do Vianco, muuuuuito inovador! Fiquei com medo! Ahaha
      Li sua resenha, ótima! Realmente percebemos muitas semelhanças, como a "casa protagonista".
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Tati ^^
    Eu gosto mt de vampiros, apesar de n estar lendo nada deles no momento. Tô meio que em um ressaca deles entende? hhehe
    Achei a capa bem legal, e me interessei pelo mesmo fato que vc. Eu n li o livro da Giulia. mas tenho mt vontade de ler.
    E quando vi o nome dela ali já me animei hehe
    Pra quem gosta do gênero, realmente parece um prato cheio!

    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nicholas, tanto Kaori quanto Amor Vampiro são ótimos! Kaori é muito diferente de tudo. E Amor Vampiro é variado, excelente.
      Beijos.

      Excluir
  3. resenha emocionante e muiito bem produzida. parabéns! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adriano, pelo comentário! Amor Vampiro é excelente e recomendo a todos! Beijo.

      Excluir
  4. Oi!!! Adorei cada resenha e o livro já está em minha lista de desejados. Um beijo grande

    ResponderExcluir
  5. ADOREI TATINDA!!!

    Eu assisti Entrevista com o Vampiro- com Tom Cruise e Brad Pitt!
    Era livro que virou filme. bks, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli, nunca li Entrevista Com O Vampiro, (mas pretendo lê-lo) porém o filme, já o assisti vááááárias vezes, gosto muito! Beijos.

      Excluir
  6. Ainda não me aventurei em uma antologia, não tem um motivo claro, acho que foi só por falta de oportunidade, mas de tanto você falar nelas (e falar bem), tô começando a me cobrar uma leitura dessas.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, a vantagem de ler uma atologia é que encontramos diferentes histórias e estilos, com intervalos. Eu gosto, acho bem relaxante.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi, Tatinda!

    Obrigado pela bela resenha. Muito bom o seu blog.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por "Isabella", pela visita e pelo elogio ao blog. Beijo.

      Excluir
  8. Olá, Tatinda!

    Gostei muito do seu blog e certamente irei visitá-lo mais vezes. Obrigado pela ótima resenha de Amor Vampiro e aguardo ansiosamente as próximas!

    Beijos!

    J. Modesto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J. Modesto, muito obrigada pela visita, fico muito feliz quando os escritores leem as resenhas. Beijos.

      Excluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias