publicidade

Imaginário Feminino, Camille Thomaz, Alcantis

Imaginário Feminino
Camille Thomaz - Editora Alcantis
120 páginas - Ano: 2012 (previsão para abril)

Sinopse:
"O amado universo feminino é preenchido por mistérios e dá abertura para abordar os mais variados temas. É poderoso, pode mudar o rumo de uma história. Este universo jamais será desvendado: “Fato.”
Pois bem, saiba que algo singular, nas entrelinhas de uma inteligente narrativa, transborda nas páginas desse livro. As palavras se traduzem em sentimentos, desilusões, vivências e passagens (aparentemente) tão cotidianas que atingem o belo mundo ao qual pertence o universo das paixões. A leitura é ininterrupta: “Comprove.”
Atingirá a mente dos pensantes e o coração dos que já se apaixonaram, dos que estão em pleno prazer, ou, ainda, daqueles que se apaixonarão: nada de meio termo, todos estarão envolvidos. As histórias, ou a história, se reflete como um espelho no coração de cada leitor que se aventurar aqui. Às vezes leia por duas vezes uma mesma passagem, terá diferentes interpretações: “Aceite o desafio.”
A autora trouxe um assunto delicado, ao mesmo tempo necessário. Utilizou de coisas simples para dar uma oportunidade para a reflexão e o desabafo; de encontrar o nosso “eu” — a tanto escondido, que interliga ou busca o sexo oposto. A linguagem, mesmo que simples, trás a mensagem subliminar: “Desvende.”
Camille Thomaz pode ser jovem e uma autora iniciante, mas possui uma mente altamente elevada, graças a bagagem cultural que absorveu no apaixonante mundo dos livros. Essa é uma obra voltada à todos, seja para amar, pensar... Ou jamais esquecer: “Não duvide.”
Skoob



Resenha:
Este é o primeiro livro da Camille e será publicado pela Editora Alcantis, provavelmente em abril. Enquanto a maioria dos jovens escritores estreiam com histórias sobrenaturais ou românticas, Camille é ousada. Ela sai do caminho comum e mais simples e mergulha num mar inseguro, arriscando-se. E o bom disso tudo é que essa empreitada dá certo, muito certo!
Camille cria um livro de pequenas crônicas, utilizando uma linguagem poética, sensível e quase totalmente lírica. São fatos cotidianos ou pensamentos íntimos de uma jovem mulher em busca por sua essência, tentando compreender a si mesma e o mundo a seu redor.

Histórias sentimentais, muitas vezes num tom completamente metafórico. Larissa, a protagonista, expressa seu estado de espírito e visão pessoal das mais diversas situações vividas. Ela conta suas dores e amores (e desamores), sua luta contra a depressão, momentos únicos e inesquecíveis, sejam estes bons ou ruins.
Em alguns trechos nos deparamos com sua visão um tanto irônica ou cômica, trazendo frases inteligentes e críticas. Mesmo diante do clímax do drama, Larissa (ou Camille?) mantém observações interessantes e até engraçadas. Embora a tragédia atinja a personagem, e mesmo que guarde a dor dentro de si, ela consegue desabafar através dos rabiscos no caderno e reflexões pessoais.

O foco e as observações são típicas do mundo feminino. Em alguns momentos imaginamos Larissa como menina, em outros como mulher. E é justamente esse conflito sofrido pela moça: o do crescimento. Ela mostra como crescer dói, mas é bonito. O livro parece um diário, mas não é, pois não existe uma ordem cronológica. Poderiam ser fatos ocorridos num intervalo de meses ou anos; ou o oposto, intervalo de dias ou horas. Esse é um dos charmes da narrativa: a desordem dos fatos. A organização é sentimental. A ordem não é cronológica, e sim emotiva.

Uma menina-mulher que pode ser uma ou todas ao mesmo tempo. Conflitos típicos femininos, momentos, pensamentos e reflexões secretas. Um livro para que as mulheres percebam que não estão sozinhas, que aquele momento estranho ou indecifrável também é o momento de outras. Um livro para os homens mergulharem no interior mais sombrio ou colorido das mulheres - o diferencial pode ser uma simples forma de se observá-las. Mergulhem no íntimo mais escondido que há em cada menina ou mulher. Talvez assim os homens compreendam um pouco mais sobre esse universo. Ou talvez terminem sem entender mais nada. E é essa a beleza da Larissa e das mulheres: a surpresa e o mistério constante. Quanto mais coisas são descobertas, menos compreensão você encontra nelas.

O livro é curto, porém complexo. Você lê um trecho e sorri. E lê novamente. Você precisa tentar compreender o duplo sentido de várias frases, ás vezes triplos. Repita a leitura e perceba mais um detalhe minúsculo que quase passou despercebido e cria uma outra interpretação. Uma mesma linha pode gerar uma nova imagem, um diferente sentimento. Coloque sua imaginação para funcionar e tentar desvendar o mundo particular e rebuscado de uma moça, tão simples e tão complexa. Tudo ao mesmo tempo!

Trechos:

"Boneca de pano. Totalmente maleável. Pegue, vire, dobre, corte, costure. É, boneca perfeita, é o que todos querem que seja. Boneca sem maquiagem, tão bonita assim que não precisa mudar. "
"- Sabe, não me conheço, mas sou tudo aquilo que quero ser, e um pouco mais. – comentou para o amigo que estava ao seu lado. – Ou menos."
"Não quero uma parte sua, eu quero você por completo: seus defeitos, suas virtudes, manias, piadas, toques, sentimentos. Quero poder falar que sou sua sem imaginar que existe outra que também é."
"Via a si mesma, mas não enxergava nada. Muito menos obtinha uma resposta para suas perguntas. Via-se morta, mesmo estando viva. Talvez porque fosse exatamente assim que se sentia."
"Inexplicavelmente, fiquei mais feliz. Sorrindo, boba, com qualquer coisa.Típico de menina apaixonada. Mas não sou mais menina, nem estou apaixonada. Então como explicar essa sucessão de acontecimentos?"
"Descobri que nem todo mundo é justo, nem todo mundo é tão legal e que as pessoas realmente gostam de nos ver felizes – mas nunca mais do que elas. E aprendi a lidar com isso."
"É o presente, pensando no futuro. Presente que é presente, objeto, não pode ser tão ruim; então o meu não deveria se chamar presente. Também não sei como deveria se chamar."
"- O que está fazendo?
- Juntando.
- O quê?
- As migalhas.
- Não estou vendo.
- Essas não foram feitas para serem vistas."

Obrigada Camille por me confiar o e-book para Imaginário Feminino ser resenhado. Estou torcendo pelo sucesso da publicação. Parabéns pelo belo e reflexivo livro.



A autora:

Camille Thomaz é de 26 de Junho, canceriana e carioca. Pseudo-escritora desde quando se entende por gente, mas escritora mesmo só recentemente. Estudante de Artes Visuais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, não sabe desenhar, nem pintar. Passa o tempo fotografando, escrevendo, dançando ou ouvindo música (às vezes resolve cantar também).
Futura editora, é a editora e idealizadora da revista eletrônica cultural chamada Innovative. Eterna apaixonada, adora uma comédia romântica e só comédia e só romance – mas também gosta de ação. Lê de tudo, mas prefere os bem vendidos livros mulherzinha, inspira-se neles de vez em quando e dá uma de senhora escritora.
"Costumo dizer que sou multiuso. Gosto de fazer mil coisas ao mesmo tempo, não tenho receio de ter muita responsabilidade e aprendo rápido. Gosto de me sentir, e ser, útil. Costumo terminar minhas descrições com a frase: 'Tem sempre uma idéia nova na cabeça.', por resumir a mais pura verdade."
website

35 comentários

  1. Hola Tatinda interesante espacio el tuyo,
    ¡¡feliz año 2012!!,
    si te gusta la poesía te invito a mis espacios.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Hola Ricardo, feliz 2012!
    Gracias por la invitación!
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  3. Doida pra ler esse livro *--* Uma personagem com o mesmo nome que o meu \õ

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tatiana!
    E quantos mistérios...tenho algumas amigas e entre elas há aquelas que são incógnitas com pernas! Sério, é muito engraçado ter de lidar com uma lógica às vezes completamente diferente daquela com a qual estamos habituados. Legal ver que logo no primeiro livro a autora resolveu desenvolver um trabalho diferente da maioria que está nas prateleiras das livrarias, isso já mostra uma vontade de mostrar talento e não fisgar leitores simplesmente pelo sucesso do momento. Outra coisa interessante é a autora conseguir mostrar a desordem da personagem por meio da desordem do texto (cronologia inexata), isso deixa a leitura um processo mais envolvente. Pelo visto esse livro pode me ajudar a compreender ainda mais o imaginário tão múltiplo das mulheres...vamos ver...kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com este livro você compreende as mudanças de humor femininas ou as desentende de vez ahaha beijos.

      Excluir
  5. Amei a resenha, essa capa do livro é muito linda... Parece ser um livro que fala acima de tudo, sobre feminilidade e principalmente, sensibilidade. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim esses são os pontos do livro. Obrigada por comentar. Beijos.

      Excluir
  6. Esse livro promete mesmo! Quero ler esse livro o quanto antes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é baratinho, é sócomprar aqui: http://imaginariofeminino.camillethomaz.com/compre.php Beijos.

      Excluir
  7. Um livro de crônicas foi realmente uma coragem, espero que ele faça muito sucesso!! Queria mesmo que esse estilo se populariza-se para incentivar cada vez mais novas obras.

    Pela sua resenha parece que vou adorar o livro, é uma pena que ele não existisse enquanto eu estava passando pelas dores do crescimento ^^

    Enfim, adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Mas este livro serve para qualquer idade, você vai se identificar com alguma passagem. Beijos.

      Excluir
  8. Parece ser um livro nteressante, não é necessariamente o estilo que costumo ler,mas vou dar uma chance!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dê uma chance, talvez você goste do estilo :) Beijos.

      Excluir
  9. Oie!
    Amei o livro *-* Parabens Camille! Parabens pela resenha também!
    Beijos! Loucaaa para ler *-*

    ResponderExcluir
  10. Que livro lindo já começando pela capa. Quero muito ele \o/

    Bjocas

    ResponderExcluir
  11. ADOREI os trechos do final do post... e fiquei curiosa em saber como esse livro sem cronologia tem um certo tempo... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os trechos são algumas passagens que achei interessantes, mas tem muito mais! Beijos.

      Excluir
  12. Parece mt interessante esse livro e com a resenha deu mais vontade de ler, falar um pouco do nosso mundo q a gente diz conhecer bem menina/mulher !!!
    Tb achei a capa mt fofa !!! EU QUERO ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por elogiar a resenha, tentei passar todos os sentimentos percebidos por mim durante a leitura. Beijos.

      Excluir
  13. Lindo livro!!
    Adorei a resenha..
    deu muita vontade de ler..
    adoro livros inspirados em assuntos delicados :)

    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é sensível, voce precisa ler nas entrelinhas os dramas da personagem. se você gosta de livros assim, vai amar Imaginário Feminino. Beijos.

      Excluir
  14. Adorei a resenha!! Espero ler esse livro logo, a arte da capa é prefeita *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! Beijos e espero que consiga ler em breve o livro.

      Excluir
  15. Adorei a resenha!
    É um livro diferente dos que leio, mas acho que vou gostar.
    O tema é bastante atraente.

    Parabéns à você pela escrite e à autora pelo lançamento.

    Beijos,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É legal a gente experimentar novos horizontes literários. :) Beijos.

      Excluir
  16. Ja estava louca por esse livro depois de ver essa resenha me apaixonei necessito urgentemente

    ResponderExcluir
  17. a proposta do livro é bem interessante, já tô querendo ler!!!

    ResponderExcluir
  18. Sinto que de alguma forma me senti tocada pela narrativa , pela densidade , pelo pesar do livro, gostaria de ler !

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Eu achei a capa tudo haver com o conteúdo, o tema também.

    Me identifiquei muito com a protagonista Larissa, seus amores...

    E amei o trecho:
    "- O que está fazendo?
    - Juntando.
    - O quê?
    - As migalhas.
    - Não estou vendo.
    - Essas não foram feitas para serem vistas."

    Estou louca para ler o livro

    Beijos

    @RafaellaHenri

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias