publicidade

Lançamentos: Grupo Companhia das Letras

Absalão, Absalão!
William Faulkner - Companhia das Letras
Tradução: Celso Mauro Paciornik, Julia Romeu e Alceu Chiesorin Nunes
400 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Um Sul de túmulos e fantasmas, marcado pela Guerra Civil e pela segregação racial, num dos romances mais sombrios e violentos da literatura americana.
Numa narrativa composta de fragmentos delirantes de passado, o prêmio Nobel de literatura de 1949 William Faulkner conta a história da ascensão e queda do self-made man Thomas Sutpen que, vindo da miséria das montanhas do estado da Virgínia, torna-se o maior plantador de algodão do condado fictício de Yoknapatawpha. Publicado em 1936, Absalão, Absalão! revisita, através do apuro da técnica modernista, temas comumente identificados a certo gótico sulista, colocando assim em julgamento o estatuto do romance como gênero e construindo uma das mais brutais jornadas ao coração alucinado do século XX.
"Em Absalão, Absalão!, o incesto é menos um tabu para uma família sulista de classe alta do que reconhecer a única gota de sangue negro que sujaria sua linhagem. Em vez de perder sua 'brancura' (mais uma vez), a família escolhe o assassinato." -- Toni Morrison."

Oblómov
Ivan Gontcharóv - Companhia das Letras
Tradução: Rubens Figueiredo
608 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Escrito com humor e maestria, Oblómov é um retrato da aristocracia russa às vésperas do fim da servidão. Por meio de seu personagem principal, Iliá Ilitch Oblómov, rico senhor de terras que mal sai do sofá e passa os dias de roupão fazendo planos que nunca põe em prática, Gontcharóv idealiza uma resistência passiva aos ideais de produtividade que chegam à Rússia em meados do século XIX.
Apático a ponto de abandonar o trabalho, os amigos e os livros, além de dilapidar o dinheiro da família, o protagonista passa a vida esperando. Sente-se constantemente apavorado com a possibilidade de precisar tomar alguma atitude para participar do mundo real, até o dia que um amigo de infância decide ajudá-lo a conhecer o amor. Publicado em 1859, Oblómov retrata com indulgência e ironia a elite russa às vésperas de uma mudança radical.
"Da espécie dos Faustos, Hamlets, Dom Quixotes, um dos heróis típicos da história da humanidade." -- Otto Maria Carpeaux."

Fé no Inferno
Santiago Nazarian - Companhia das Letras
176 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Estamos numa época de minorias perseguidas, de nativos expulsos de suas próprias terras, da religião majoritária se impondo sobre um povo. Estamos no Brasil de 2017, às vésperas de uma eleição reveladora; e estamos em 1915, em plena Primeira Guerra Mundial. Quem une essas duas épocas é Cláudio, um jovem cuidador de idosos que vai trabalhar para Domingos, um senhor armênio, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Como homossexual e neto de indígenas, Cláudio sabe bem o que é ser minoria, e na convivência com Domingos conhece uma história que remonta a mais de um século: o genocídio armênio perpetrado pelos turcos. A partir da leitura de um livro de memórias, Cláudio começa a suspeitar de que possa estar diante de um dos últimos sobreviventes de um dos maiores massacres do século XX, e sua responsabilidade como cuidador é mantê-lo vivo.
Com Fé no Inferno, Nazarian se firma como um exímio contador de histórias, mestre indiscutível do ritmo e da condução. Com duas linhas narrativas que se cruzam e se entrelaçam, e mesclando pesquisa histórica, folclore armênio e uma observação mordaz do Brasil contemporâneo, este romance mantém o leitor emocionado e absolutamente envolvido até seu desfecho surpreendente."

Questões de Viagem
(edição bilíngue)
Elizabeth Bishop - Companhia das Letrinhas
Tradução: Paulo Henriques Britto
176 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
""Teria sido melhor ficar em casa,/ onde quer que isso seja?", pergunta Elizabeth Bishop no poema que dá título ao livro. Publicado em 1965, o volume Questões de viagem é dividido em duas partes: "Brasil", que inclui onze poemas, e "Outros lugares", com um conto e cinco poemas. Estão aqui os célebres "Chegada em Santos", "Manuelzinho" e "O ladrão da Babilônia", que revelam o olhar inquieto, arguto e mordaz da escritora que em 1951 desembarcou no porto de Santos para passar duas semanas no país, mas acabou ficando por quase vinte anos.
Considerada uma das poetas mais notáveis do século XX, Bishop é autora de uma obra monumental e, ao mesmo tempo, concisa: em vida, publicou apenas 101 poemas. Ao observar o mundo com genuína curiosidade, sua poesia examina a própria natureza humana, caótica e ambígua, e demonstra o desejo de pertencer a algum lugar."

Samuel Wainer
Karla Monteiro - Companhia das Letras
576 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
Samuel Wainer (1912-1980) foi dos maiores nomes da imprensa brasileira de todos os tempos. Fundador da cadeia de jornais Última Hora, transformou a indústria da notícia no país, em especial por meio da valorização profissional dos jornalistas, do design arrojado de suas publicações e de extrema sensibilidade às questões de um público antes não contemplado pelos noticiosos.
Testemunha ativa de acontecimentos que moldaram o Brasil contemporâneo, Wainer despertava paixões e ódios na mesma medida. Professando a crença de que a imprensa deveria ter lado -- no seu caso, o do trabalhismo --, enfrentou inimigos poderosos num contexto de extrema polarização ideológica, mas também foi amigo íntimo de presidentes, generais, ministros e empresários, relações das quais sempre soube tirar proveito.
Com amparo em fontes diversas -- muitas inéditas -- e dezenas de entrevistas, Karla Monteiro procura equilibrar as ambivalências desse formidável personagem, e entrelaça a aventurosa e mundana biografia de Wainer às tramas secretas do poder entre a ditadura do Estado Novo e a alvorada da Nova República."

Contágio
David Quammen - Companhia das Letras
Tradução: Fernanda Abreu, Isa Mara Lando, Laura Teixeira Motta e Pedro Maia Soares
544 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Em Contágio , publicado originalmente em 2012, David Quammen demonstra que havia consenso entre os especialistas sobre as características de uma próxima pandemia: o causador seria um vírus novo aos humanos, atingiria primeiro algum tipo de animal selvagem, como um primata ou um morcego, e seria altamente mutável, ao estilo de um vírus influenza ou de um... coronavírus.
Escrito com ritmo de tirar o fôlego, o livro investiga os patógenos responsáveis pelas grandes epidemias da história -- entre elas, a gripe espanhola, a aids, o ebola e a SARS -- e os desafios que elas representam para os seres humanos. Quammen antecipa vários dos embates que enfrentamos hoje, indicando que temos muito o que aprender com os surtos pregressos para combater a atual pandemia. Como afirmou em uma entrevista recente: "Seja uma catástrofe ou algo que consigamos controlar, uma coisa que sabemos sobre essa nova pandemia é que não será a última".
Esta edição inclui um texto de Quammen publicado em 2020 no New York Times sobre o novo coronavírus.
"Uma obra-prima fascinante do jornalismo científico, ao estilo de uma história de detetive." -- Walter Isaacson, autor de Steve Jobs.
"Pertinente e assustador." -- New York Times.
"Um livro impossível de largar, cheio de aventuras e narrado a partir das linhas de frente de prevenção às pandemias." -- Wired."

Notas sobre a Pandemia
Yuval Noah Harari - Companhia das Letras
Tradução: Odorico Leal
128 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"O historiador israelense Yuval Noah Harari examina os dilemas da encruzilhada histórica provocada pela pandemia do novo coronavírus nos artigos e entrevistas reunidos nesta coletânea inédita. Publicados originalmente em veículos como a revista Time e os jornais Financial Times e The Guardian, eles exploram temas como a disputa ideológica entre isolacionismo nacionalista e cooperação global, o risco da ascensão de estados totalitários na esteira das novas tecnologias de monitoramento em massa e os possíveis impactos do vírus na concepção contemporânea da morte.
Harari desenvolve seus argumentos com a clareza de visão e de estilo que o consagrou, entrelaçando os caminhos e descaminhos da humanidade entre passado, presente e futuro. A boa notícia, ele ressalta, é que a maior parte do planeta concorda em concentrar os esforços nos avanços científicos em busca da cura e de uma vacina para o covid-19 - porém isso acontecerá apenas se a cooperação entre as nações for a prioridade dos líderes atuais."

Um Paciente Chamado Brasil
Luiz Henrique Mandetta - Objetiva
228 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"No início de 2020, o então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta enfrentou um dos maiores desafios de sua carreira: conter o avanço da covid-19 no Brasil. Sua defesa dos protocolos científicos no combate à pandemia e a transparência na comunicação com a sociedade acabaram desencadeando uma crise no governo federal.
No mesmo estilo objetivo com que conduzia as coletivas de imprensa do ministério durante sua gestão, Luiz Henrique Mandetta relata, semana a semana, os cerca de cem dias em que esteve à frente da pasta, até sua exoneração, em 16 de abril de 2020. Revela bastidores do seu dia a dia -- muitos até então desconhecidos do grande público, e que lançam uma nova luz sobre as movimentações políticas no Palácio do Planalto durante esse período.
Como ocorreu a formação de sua equipe técnica; a relação do Executivo com os outros poderes; as movimentações e articulações políticas dentro do Planalto; os meandros do funcionamento dos sistemas de saúde de estados e municípios e suas conexões com a esfera federal; o diálogo com entidades e organizações nacionais e estrangeiras; a questão da cloroquina e do isolamento social; o negacionismo do presidente da República; e os caminhos da compra e distribuição de insumos para profissionais da saúde e hospitais são alguns dos temas abordados neste livro.
Um testemunho de um dos momentos mais difíceis da história do Brasil atual."

Com Sangue
Stephen King - Suma
Tradução: Regiane Winarski
 400 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Brilhante em narrativas curtas, King já escreveu alguns contos que viraram sucesso em todo o mundo, como as histórias que inspiraram os filmes Conta comigo e Um sonho de liberdade. Neste livro, assim como em Quatro estações e Escuridão total sem estrelas, ele cria uma coleção única e emocionante, demonstrando mais uma vez por que é considerado um dos maiores contadores de histórias de todos os tempos.
Este é um livro sobre amor, amizade, talento e justiça... em suas formas mais deturpadas. Em Com sangue, Stephen King reúne quatro contos com protagonistas inteligentes e complexos, que têm sua vida comum transformada por algum elemento inexplicável.
"Claro que King ainda é o melhor quando falamos de terror, mas nesta coletânea o leitor se verá envolvido em quatro histórias sobre nossos maiores sonhos e vulnerabilidades." -- USA Today.
"King continua produzindo histórias ricas e variadas, e seu trabalho permanece profundamente sensível e envolvente." -- The Washington Post.
"Stephen King obviamente ama seus personagens, e o cuidado com que ele desenvolve suas personalidades atrai o leitor para experiências perturbadoras." -- Publishers Weekly."

A Era da Escuridão
Katy Rose Pool - Suma
Tradução: Natalie Gerhardt
376 páginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Por muitas gerações, os Sete Profetas guiaram a humanidade. Suas visões do futuro ajudaram a construir reinos, desarmar guerras e unir nações -- até o dia, cem anos atrás, em que eles desapareceram.
Agora resta apenas uma última profecia, que prevê a Era da Escuridão e o nascimento de um novo Profeta destinado a salvar o mundo. Quando, verso a verso, a profecia começa a se realizar, cinco almas colidem rumo ao mesmo destino:
Um príncipe exilado de seu reino.
Uma assassina brutal conhecida como a Mão Pálida.
Um líder dividido entre sua honra e seu coração.
Um jogador com o poder de encontrar qualquer coisa, qualquer pessoa.
E uma garota à beira da morte, cansada de lutar.
Um deles pode salvar o mundo. Um deles está destinado a destruí-lo.
"Um dos livros mais impressionantes do ano." -- Seventeen.
"Um livro bem construído, envolvente e cheio de surpresas." -- Kirkus Reviews."

O Timbre
Scythe - livro 3
Neal Shusterman - Seguinte
Tradução: Guilherme Miranda
560 páginas - comprar na Amazon

Sinopse
"A humanidade alcançou um mundo ideal em que não há fome, doenças, guerras, miséria... nem morte. Mas, mesmo com todo o esforço da inteligência artificial da Nimbo-Cúmulo, parece que alguns problemas humanos, como a corrupção e a sede de poder, também são imortais. Desde que o ceifador Goddard começou a ganhar seguidores da nova ordem, entusiastas do prazer de matar, a Nimbo-Cúmulo decidiu se silenciar, deixando o mundo cada vez mais de volta às mãos dos humanos.
Depois de três anos que Citra e Rowan desapareceram e Perdura afundou, parece que não existe mais nada no caminho de Goddard rumo à dominação absoluta da Ceifa -- e do mundo. Mas reverberações das mudanças na Ceifa e da Grande Ressonância ainda estremecem o planeta, e uma pergunta permanece: será que sobrou alguém capaz de detê-lo?
A resposta talvez esteja na nova e misteriosa tríade de tonistas: o Tom, o Timbre e a Trovoada."

O Caçador
Joona Linna
Lars Kepler - Alfaguara
Tradução: Renato Marques
528 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"O detetive Joona Linna passou dois anos em uma prisão de segurança máxima quando recebeu uma inesperada visita. A polícia precisa de sua ajuda para deter um misterioso assassino: o chamam de O Caçador de Coelhos, pois a única conexão entre suas vítimas é que ouvem uma canção de ninar sobre coelhos antes de morrer. Joona agora tem a chance de sair da prisão para, com a policial Saga Bauer, tentar desvendar quem é esse misterioso caçador e salvar seus próximos alvos. Mas o que aparentemente parece ter motivações terroristas se transforma em um dos casos mais complexos de sua carreira.
Em O caçador, o romance mais vendido da Suécia e da Noruega em 2016, Lars Kepler apresenta novamente sua fórmula imbatível: ritmo frenético, situações limite e personagens impagáveis.
"Com um detetive cativante, um assassino em série hediondo e muito suspense, O caçador confirma Kepler como o mestre dos romances policiais psicológicos, mostrando o lado sombrio da humanidade." -- Library Journal.
"O caçador segura o leitor desde o início. O livro se desenrola em ritmo alucinante e parece ter sido feito para a tela do cinema." -- Bookpage."

Tempos Ásperos
Mario Vargas Llosa - Alfaguara
Tradução: Paulina Wacht e Ari Roitman
280 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Neste romance surpreendente, o prêmio Nobel Mario Vargas Llosa mescla realidade e ficção para narrar fatos marcantes da vida política e social da América Central durante os anos mais agudos da Guerra Fria. Ecoando um de seus romances mais importantes, A festa do Bode, Vargas Llosa volta à luta entre progressistas, subversivos e ditadores, desta vez na Guatemala dos anos 1950, para narrar os conflitos e a propagação de mentiras que acabaram por arruinar um país e atrasar o progresso de toda uma região.
Ele não só entremeia as ações políticas de personagens históricos, montando um panorama preciso do momento, como também vai a fundo em suas vidas, ambições e medos para compor um relato que atinge todos os planos possíveis: dos grandes atos que mudaram o destino de nações às mais delicadas paixões humanas.
"A alternância entre velocidade, expectativa e destino é uma das forças da narrativa, e poucos a utilizam com a sabedoria e a engenhosidade de Mario Vargas Llosa. A simpatia pelos seus personagens é outra das artes que ele domina." -- El País."

Unicórnio Verde-Amarelo
Tania Menai e Paulo Veras - Portfolio-Penguin
280 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Reconhecida como o primeiro unicórnio brasileiro -- status que uma start-up ganha ao ser avaliada em mais de um bilhão de dólares --, em 2018, a 99 foi vendida para o conglomerado chinês de mobilidade Didi Chuxing. Mas o caminho até a venda internacional foi repleto de altos e baixos, trabalho árduo e desafios.
A 99 iniciou sua operação em 2012, época em que pedir táxi por aplicativo de celular estava longe de ser algo difundido no Brasil -- afinal, os aplicativos de carro particular só chegariam aqui a partir de 2014. Com o foco em dominar São Paulo, e em seguida o restante do país, Paulo Veras e os sócios Ariel Lambrecht e Renato Freitas sempre priorizaram a experiência de passageiros e motoristas e a qualidade e dedicação do time como pilares para o crescimento saudável e acelerado.
Embora revolucionária e rapidamente exitosa, a trajetória da 99 teve cada passo avaliado de forma minuciosa. Revelando histórias divertidas e inusitadas, Paulo Veras mostra bem de perto como a 99 partiu do zero e, em apenas cinco anos, se tornou um unicórnio."

Da Ideia ao Bilhão
Daniel Bergamasco - Portfolio-Penguin
224 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Milhares de empreendedores se inspiram no sucesso de negócios como Nubank, iFood e Stone para se destacar na nova economia. Mas como essas empresas conseguiram de fato revolucionar seus mercados e conquistar o status de unicórnio?
A resposta não está nas paredes grafitadas dos escritórios diferentões nem mesmo em tecnologia de ponta, mas sim nas estratégias peculiares para desenhar modelos de negócio, conquistar investidores, formar talentos, encantar clientes e dominar a concorrência. Da ideia ao bilhão detalha as práticas transformadoras por trás do triunfo dos dez primeiros unicórnios brasileiros e mostra por que o país se tornou um dos principais celeiros de empreendimentos digitais.
Cheio de histórias divertidas e surpreendentes que envolvem ousadia, conflitos, reviravoltas, personagens instigantes e, sobretudo, lições valiosas para profissionais de qualquer setor, Da ideia ao bilhão é um livro saboroso e essencial para entender o que de fato é empreender e inovar nos dias de hoje."

Em Defesa do Futuro
Paul Mason - Zahar
Tradução: Berilo Vargas
408 paginas - comprar na Amazon

Sinopse:
"Como preservar o que nos torna humanos em uma época de incerteza? Fomos reduzidos a meros consumidores moldados pelas forças do mercado? Uma sequência de DNA? Uma coleção de instintos básicos? Ou isso não faz mais diferença, porque em breve seremos suplantados por algoritmos e inteligência artificial?
Para confrontar essas questões, Paul Mason propõe um humanismo radical. Para ele, a economia de livre mercado foi a porta de entrada para a cultura anti-humanista e fatalista que domina este início de século XXI. Por isso, a revolução que precisamos promover deve ser menos um evento político e mais a redescoberta da filosofia moral.
Tendo por base suas reportagens sobre rebeliões e grandes protestos em massa -- como em Istambul e Washington --, além de sua infância numa comunidade inglesa de mineiros, o jornalista e escritor atravessa temas variados que vão da economia ao Big Data, passando pela neurociência e as guerras culturais, para mostrar como a noção de humanidade - do valor e da força coletiva e individual do ser humano - tornou-se deteriorada como nunca antes.
Mason argumenta que através da linguagem, da inovação e da cooperação ainda somos capazes de moldar nosso futuro, pois os seres humanos são muito mais que marionetes, clientes ou engrenagens numa máquina.
Obra de otimismo radical, Em defesa do futuro nos faz uma pergunta definitiva: queremos ser controlados? Ou desejamos algo melhor?
"Emocionante, brilhante, radical. Uma defesa admirável dos humanos contra as máquinas." -- The Guardian."

Este é o Lobo
Alexandre Rampazo - Pequena Zahar
64 paginas - comprar na Amazon
Faixa etária recomendada: a partir de 3 anos.

Sinopse:
""Eis uma história distinta de todas as atravessadas por lobos. Aqui não há medo, mas solidão. Alexandre Rampazo sacode, com lindas imagens e palavras, a rede onde estão, presos a velhos sentidos, personagens singulares do nosso imaginário, como a Chapeuzinho Vermelho, sua avó e o caçador, o príncipe, a princesa e os três porquinhos. Ao lado do lobo ou dele apartadas, elas ganham um inédito significado -- graças, sobretudo, à sensibilidade de um menino. Um menino que não é senão o próprio Rampazo e todos nós, leitores, que, por meio de narrativas, redescobrimos (mesmo em condições suspeitas) as maravilhas da amizade." -- João Anzanello Carrascoza."

As Aventuras do Superbebê Fraldinha
Dav Pilkey - Companhia das Letrinhas
Tradução: Daniel Lembo Schiller
144 paginas - comprar na Amazon
Faixa etária recomendada: a partir de 6 anos.

Sinopse:
"Jorge Beard e Haroldo Hutchins não foram responsáveis apenas pelo surgimento do Capitão Cueca, o grande herói sem calças que salva o mundo dos mais perigosos vilões. Eles também criaram personagens pra lá de incríveis como o Superbebê Fraldinha!
Quando o sr. Krupp proíbe os garotos de fazer quadrinhos sobre o Capitão e os obriga a redigir um longo texto sobre boa cidadania, eles têm a ideia desse novo herói. Ele é astuto, ágil e nunca deixa as fraldas em casa. Quando um vilão um tanto quanto fedorento e muito mau surge, o Superbebê Fraldinha mostra todo o seu poder -- mesmo que ainda não tenha aprendido a falar direito."

Carona
Guilherme Karsten - Companhia das Letrinhas
32 paginas - comprar na Amazon
Faixa etária recomendada: a partir de 3 anos.

Sinopse:
"Pronto para ir à praia para pegar umas ondas, um surfista coloca a prancha no carro e parte animado rumo à aventura. Até que ele dá de cara com um mergulhador pedindo carona. Depois com um herói. Depois com um jacaré. Depois com um ladrão...
Nesta narrativa recheada de ilustrações vivas e divertidas, vamos descobrir quantos personagens inusitados cabem no carro desse surfista -- e se ele vai ou não chegar à praia no fim."

Baleia na Banheira
Susanne Straßer - Companhia das Letrinhas
Tradução: Julia Bussius
32 paginas - comprar na Amazon
Faixa etária recomendada: a partir de 0 ano.

Sinopse:
"Uma baleia está na banheira, tomando tranquilamente seu banho... Até que uma tartaruga aparece com dor nas costas, e pula na banheira também! A baleia não se importa, mas o problema é que tem outros animais querendo um espacinho ali...
Da mesma autora de Bem lá no alto, esse conto acumulativo tem ilustrações cheias de graça e é ideal para os leitores bem pequenos -- gostem eles de banho ou não."

E as novas edições de: Limiar (Sidarta Ribeiro, Companhia de Bolso), Guardei no Armário (Samuel Gomes, Paralela), A Dieta da Mente (David Perlmutter e Kristin Loberg, Paralela) e Caim, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, As Intermitências da Morte, História do Cerco de Lisboa e A Caverna (José Saramago, Companhia das Letras).

Nenhum comentário

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias