publicidade

Prêmio SESC de Literatura edição 2011/2012 - até 31/09

Prorrogação
Escritores, o envio do material pode ser feito até o dia 30 de Setembro de 2011! O que vale é a data da postagem via Correios. Foi prorrogado o prazo, já que originalmente terminaria dia 31 de Agosto. Aproveitem!

Apresentação
O Prêmio SESC de Literatura é promovido pelo SESC – Serviço Social do Comércio, e objetiva premiar textos inéditos nas categorias conto e romance, destinados ao público adulto, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Não é permitida a inscrição de menores de 18 anos, bem como de residentes no exterior.


Inscrições
1 - Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas as categorias, as inscrições deverão ser enviadas separadamente, com pseudônimos distintos.
2 - Os textos inscritos deverão ser inéditos, ou seja, nunca terem sido publicados. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que não possuam número de registro no ISBN.
3 - O autor não poderá ter nenhum livro publicado nas categorias em que se inscrever.
4 - Os originais deverão ser enviados em quatro vias encadernadas, com folha de rosto, na qual deverão constar apenas o título da obra e o pseudônimo (obrigatório) do autor, acompanhados de envelope lacrado contendo versão impressa da ficha de inscrição online, comprovante de residência e certificado de autoria.
5 - O texto deverá ser digitado em apenas um lado da folha, fonte Times New Roman tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5 e impressos em papel A4. No livro de contos, cada conto deverá ser iniciado em uma nova página, bem como cada capítulo do romance deverá ser iniciado em uma nova página. Os textos que estiverem fora da formatação indicada serão automaticamente desclassificados.
6 - Para efetuar sua pré-inscrição online, o participante deverá acessar o site do Prêmio SESC http://www.sesc.com.br/premiosesc e preencher o formulário com as informações pedidas. Será gerado um código verificador, por meio do qual o candidato poderá acessar sua pré-inscrição. Após a validação da pré-inscrição será emitido um e-mail de confirmação contendo os dados cadastrais do inscrito.
7 - O candidato deverá imprimir a ficha de inscrição por meio de consulta ao site, que deverá conter o código verificador, e remetê-la anexada à obra em um envelope lacrado, juntamente com a cópia de um comprovante de residência e a declaração de autenticidade e responsabilidade pelos direitos da obra (conforme modelo presente no site). O envelope deverá ser identificado externamente com pseudônimo do autor e título da obra.
8 - Durante o processo de inscrição, o candidato deverá utilizar o CPF como forma de identificação. A confidencialidade do número de CPF é de responsabilidade do participante. O SESC não se responsabiliza pelo uso indevido do documento por terceiros.
9 - Ao se inscrever nas duas categorias, o candidato deverá atentar para o fato de que o preenchimento dos dados de cada obra será feito na mesma ficha online. No entanto, as obras de cada categoria deverão ser entregues separadamente, necessitando da impressão da ficha duas vezes.
10 - No caso de inscrição do autor nas duas categorias, para cada uma delas será gerado um código verificador.
11 - Após preenchimento da ficha de inscrição online, o candidato deverá validar os dados informados, a fim de que a pré-inscrição seja efetivada. Caso seja detectada alguma pendência e/ou irregularidade, o participante será comunicado por telefone ou e-mail.
12 - Para verificação dos dados inscritos, o candidato poderá, a qualquer momento do período de inscrições, consultar seu cadastro, utilizando o CPF para o acesso.
13 - A efetivação da inscrição só é realizada com o recebimento da obra pela unidade do SESC. Caso o candidato deseje se inscrever em ambas as categorias, o envio do material deverá ser feito simultaneamente, após a pré-inscrição das duas obras, seguindo as solicitações contidas no item 9 deste dispositivo.
14 - A obra enviada deverá ter entre 130 e 400 páginas, caso seja romance; e 70 e 200 páginas, caso seja livro de contos. Para tanto, será rigorosamente observada a formatação determinada no item 5.
15 - As inscrições deverão ser feitas entre 1º de julho e 31 de agosto 30 de setembro de 2011. A data que constar no carimbo do correio servirá como comprovante de inscrição no prazo determinado.
16 - As obras somente poderão ser enviadas aos Departamentos Regionais do SESC do Estado de residência do candidato. As obras enviadas a unidades de outro Estado serão automaticamente desclassificadas.

Julgamento
1 - As obras inscritas serão analisadas por Comissões Julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários, indicados pelo SESC.
2 - A comissão julgadora final atribuirá o Prêmio SESC a uma única obra em cada categoria e poderá indicar até 3 (três) menções honrosas por categoria.
3 - O único critério para seleção das obras vencedoras é o mérito literário, cabendo ao júri final a decisão, que será soberana e não suscetível de apelo.

Premiação
1 - O resultado do Prêmio SESC de Literatura 2011 será divulgado em março de 2012.
2 - O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares.
3 - O autor vencedor de cada categoria terá direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização em livrarias. Parte da primeira edição será adquirida pelo SESC para inserção no acervo de bibliotecas da instituição.
4 - A cerimônia de premiação será realizada no Rio de Janeiro, com data prevista para julho de 2012.
5 - O autor vencedor de cada categoria poderá participar de lançamentos da obra em eventos literários promovidos pelo SESC, que assumirá os custos de locomoção e estada do escritor.
6 - Os autores indicados para menção honrosa receberão um certificado emitido pelo SESC, atestando a qualidade da obra para possível análise e publicação no mercado editorial, além de kits com livros publicados pela editora Record.

Disposições Gerais
1 - As inscrições para o Prêmio SESC de Literatura são gratuitas.
2 - Entende-se por romance uma narrativa ficcional longa. E por livro de contos um conjunto de narrativas ficcionais curtas. Não serão aceitas inscrições com apenas um conto.
3 - É vetada a participação de funcionários, estagiários e parentes em até segundo grau de funcionários da Record, do SESC, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Federações do Comércio, SENAC, bem como de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.
4 - Será de responsabilidade do autor o compromisso de que o texto é inédito. Caso seja constatada sua publicação, a inscrição será anulada.
5 - Não serão aceitas inscrições de obras póstumas. A coautoria será aceita apenas para romance.
6 - Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.
7 - Nenhuma obra enviada será devolvida.
8 - O autor vencedor de cada categoria terá direito a passagem aérea – exceto se for oriundo do estado do Rio de Janeiro – e estada pagas pelo SESC para comparecer à premiação, sem direito a acompanhante.
9 - A companhia aérea e o horário do voo para o Rio de Janeiro serão definidos pelo SESC, que também irá definir o hotel e o número de pernoites a que os dois vencedores terão direito.
10 - Ao se inscrever no Prêmio SESC de Literatura, o candidato estará automaticamente concordando que conhece e aceita integralmente os termos deste Edital.
11 - As obras pré-inscritas poderão ser enviadas por correio ou entregues presencialmente nas unidades do SESC em cada Estado, conforme lista divulgada no site do Prêmio SESC de Literatura www.premiosesc.com.br/premiosesc .
12 - As pré-inscrições realizadas pelo site só serão efetivadas a partir do recebimento das obras pelas unidades do SESC.
13 - O e-mail de confirmação citado no item 6 das inscrições não será enviado nas seguintes situações: 1) Caso o participante não tenha informado e-mail, 2) Caso o participante tenha informado um e-mail inválido e 3) Caso o e-mail do usuário possua filtro anti-spam. Mesmo não recebendo e-mail de confirmação, o candidato poderá acompanhar o status de sua inscrição pelo site e imprimir o formulário de inscrição normalmente.

Edições passadas
A edição de 2010 recebeu 1.142 obras provenientes de todos os estados. Destas, 76 foram selecionadas para a etapa final, sendo 37 romances e 39 coletâneas de contos. Habeas asas, Sertão do céu! foi o escolhido pela comissão de jurados de sua categoria, composta pela escritora Alice Ruiz e pelo professor e pesquisador Antonio Vicente Pietroforte.
O romance tem pássaros como personagens, mas durante a narrativa o leitor os sente como seres humanos. A história é apresentada do ponto de vista do céu, habitat dos personagens, e inova na linguagem que, segundo Alice Ruiz, "se alimentou das dicções mais inovadoras, como a de Guimarães Rosa, Haroldo de Campos, Paulo Leminski, Mia Couto e da poesia de Manoel de Barros".

Em Contos de Mentira, a autora Luisa Geisler, moradora da cidade de Canoas, usa uma linguagem ágil, cortada com economia e precisão, para falar de sentimentos humanos antiquíssimos, segundo análise dos escritores Marina Colasanti e Raimundo Carrero, que compuseram a comissão da categoria São pequenas histórias densas, que retratam o ser humano sozinho, acompanhado de sua incompletude.
Os livros foram publicados e distribuídos pela Editora Record, parceira do SESC no concurso literário desde 2003. A cerimônia de lançamento das obras será em 4 de julho, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. 

Os Premiados
Vencedores do Prêmio SESC de Literatura edição 2010, participaram de solenidade na Academia Brasileira de Letras no dia 13 de julho.
O paraense Arthur Martins Cecim e a gaúcha Luisa Geisler venceram o concurso com o romance Habeas asas, sertão de céu! e a coletânea Contos de Mentira, respectivamente.

SESC e Record são parceiros há oitos anos no concurso literário, que tem como prêmio a publicação e distribuição dos livros vencedores, nas categorias Romance e Conto. Catorze autores já ingressaram no mercado literário por meio do Prêmio SESC de Literatura.
Arthur Cecim tem 39 anos, é tradutor e professor de inglês. Criado em uma família de escritores, ele conta que ainda criança começou a escrever e, por meio de contos e pequenos textos, foi se aprimorando até investir nos romances. Habeas asas, sertão de céu! tem como narradores urubus, que apresentam o sertão do ponto de vista do céu. O romance é uma prosa poética sobre a irmandade entre a carne e o espírito. "Gosto de falar sobre realidades não exploradas, figuras cotidianas que passam despercebidas. A ideia do Habeas Asas partiu de observações, imagens que me vinham a cabeça" - analisa Arthur.

Aos 19 anos, a estudante de Relações Internacionais Luisa Geisler, moradora da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, não imaginava que seu primeiro livro seria premiado. Não tenho currículo, disse surpresa. Mas a coletânea Contos de Mentira foi a obra escolhida pela comissão final da categoria no Prêmio SESC de Literatura, composta por Marina Colasanti e Raimundo Carrero.
Dividido em 17 contos, a coletânea permite em torno de si uma órbita de mentiras, tanto literais quanto metafóricas, questionando o conceito de “vida de mentira”. Luisa aponta que há personagens que só falam a verdade através de origamis; outros pensam que mentir juras de amor ao mar pode significar muito; outros estão apenas à espera.

Em 2010, o Prêmio SESC de Literatura 2010 recebeu 1.142 inscrições provenientes de todos os estados. As inscrições para a próxima edição já estão abertas e vão até 31 de agosto 30 de setembro. Leia o edital e participe.



Um comentário

  1. adorei seu blog...sou escritora
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias