publicidade

30 livrarias e sebos interessantes do mundo e do Brasil

É um momento difícil para as livrarias físicas. As lojas online oferecem preços baixos e sedutoramente a conveniência de comprar sem sair de casa. Os e-books estão mudando a publicação dos livros como a conhecemos, com o mesmo impacto que deve ter sido na época em que os livros passaram da escrita à mão para o processo industrial da impressão. Há notícias quase todos os dias sobre uma outra livraria independente que fechou.
No entanto, muitos leitores acreditam que sempre haverá um lugar para as livrarias físicas. Que a tecnologia chegou para complementar nossa leitura e não assassinar o livro físico.
Abaixo, tentei reunir algumas das livrarias e sebos mais legais do mundo e completei com lojas brasileiras (apesar de não serem tão exóticas quanto algumas gringas) - os lugares que fariam qualquer leitor ignorar seu laptop, esquecer que seus e-readers existem (caso possua essa tecnologia), e sair para comprar ou folhear um livro (ou muitos!).
Aí estão as mais bonitas, impressionantes, diferentes e inspiradoras lojas de livros.
Pesquisei em diversos sites em inglês e espanhol, procurei fotos no Google e no Flickr, visitei sites de livrarias e sebos diversos e tentei criar uma bela e informativa postagem, com o maravilhoso mundo das livrarias e sebos do mundo!
Por mais que o leitor aproveite aquela grande promoção de livrarias e lojas online, existe coisa mais gostosa do que colocar os pés numa livraria de verdade? Dessas de vitrines convidativas, com cheiro de livros reais, sejam novos ou usados... de poder segurar o livro, sentir o peso, a textura da capa, confirmar o tamanho, folhear, observar, sonhar...
Para um leitor não há maior magia do que a de se perder entre prateleiras de livros, sem perceber a hora passar, mesmo que seja para sair sem comprar nada, apenas para adicionar itens às futuras compras.
Mesmo que seja apenas para ser hipnotizado durante alguns minutos, por capas e mais capas!
Para esses Leitores Viciados, fiz a seleção abaixo, com 30 livrarias e sebos:


Boekhandel Selexyz Dominicanen
Maastricht, Holanda




Imagine o que se sente ao ler livros em uma antiga igreja com 800 anos de história... Anos atrás, a Igreja Dominicana ainda era um lugar para as pessoas estacionarem suas bicicletas em Maastricht, Holanda. A Designer Mox trouxe mudanças incríveis para esta igreja, transformando-a numa livraria. A loja tem mantido o estilo arquitetônico original e só mudou um pouco em termos de decoração, adicionando elementos modernos, que também fazem a igreja parecer nova. A sensação da leitura de livros aqui, sob o teto alto e bonito, deve ser fantástica. Não admira que algumas pessoas a  chamam de "loja paraíso do livro". Em 2008 foi nomeada pelo The Guardian como a maior livraria do mundo!



El Ateneo Bookstore
Buenos Aires, Argentina




A loja de três andares tem mais de 2 mil m²  e afirma ser a livraria nº 1 na América do Sul, eu não duvido! Foi reconstruída no local de um antigo teatro. Esculturas e uma cortina vermelha no palco pertencentes ao teatro ainda estão bem conservados. O palco foi transformado em uma área pública com um elegante café para os leitores descansarem com lanches e livros. Possui várias mini salas de leitura.



Livraria Lello
Porto, Portugal




Construída em 1881, a Livraria Lello apresenta um interior luxuoso decorado com vitrais e madeira lindamente esculpidas. Uma escadaria monumental vermelha conecta os dois níveis do espaço. O telhado é de vidro, permitindo que os leitores olhem para o céu em uma visão de 360°. As prateleiras de todas as escadas estão cheias de livros diversos.



Poplar Kid’s Republic
Beijing, China




Esta brilhante e de ar brincalhão "casa espaço" é uma das primeiras e a maior livraria da China para crianças, com mais de 3 mil títulos em muitas línguas. A arquitetura imaginativa da loja cria um espaço fantástico para os pais e crianças se divertirem. Parece um brinquedo futurístico, não?



Cafebreria El Péndulo
Cidade do México, México




Ao mesmo tempo bar, café e livraria, o Cafebreria El Pendulo oferece um ambiente aconchegante e refrescante para ler e descansar. Plantas vivas decoram o interior e seu café é tão famoso quanto sua livraria, parte ao ar livre.



Shaskepare and Company
Paris, França




Apesar dessa lendária livraria ser de origem inglesa, sua loja de maior sucesso fica na França. Tem servido como um local frequentado por grandes nomes literários. A loja é generosamente provida com livros usados ​​e novos, e apresenta uma coleção eclética de livros não para a venda, e sim para serem apreciados no andar de cima sala de leitura. Quase sempre inundada por turistas, a livraria ainda serve como hotel para leitores e escritores, com camas entre as estantes. Uma das mais famosas do mundo.



Gould's Book Arcade
Sydney, Austrália




Bob Gould é livreiro desde 1967 e inaugurou sua loja em 1988. Possui nas áreas públicas da livraria, cerca de 650 mil livros em estoque, e cerca de 70 mil livros online. A maior da Austrália.



Livraria Bertrand do Chiado
Lisboa, Portugal




A Livraria Bertrand do Chiado foi reconhecida pelo Guinness como a livraria mais antiga do mundo em atividade ineterrupta. O atestado, certificado pelo Guinness Book of Records, está exposto desde Abril de 2011 no interior da loja. A inauguração da livraria foi em 1732. Quem quiser conferir, ela fica na Rua Garreth, em Lisboa.




Hay-on-Wye
País de Gales


 


Hay-on-Wye é conhecida através do mundo como "A Cidade dos Livros". Há mais de 30 livrarias na cidade que tem ficado famosa como um centro de segunda mão e livros antigos. O ar medieval e a decoração toda cheia de livros deixa qualquer leitor perdido em desejos.



Secret Headquarters Comic Book Store
Los Angeles, Estados Unidos




A livraria está localizada entre um lote de lojas criativo perto de Hollywood, e só vende histórias em quadrinhos. É também considerada como uma das mais legais lojas de quadrinhos ao redor do mundo e alguns até elogiam-na como a nº1 absoluta.



Scarthin's Bookstore
Cambridge, Reino Unido



A característica definidora da loja é sua simplicidade. Foi inaugurada em meados de 1970 e podem ser encontrados lá tanto livros novos como usados. Tem várias salas cheias de livros, um café e um salão de exposições. É a favorita da população local. Os leitores podem até mesmo passar a noite lá.




Posada Bookstore
Bruxelas, Bélgica




Localizada numa antiga casa pitoresca perto da igreja St. Magdalen, em Bruxelas, a Posada Books é tão famosa por seu interior bem como por sua coleção de livros de arte novos e de segunda mão. Tem uma notável coleção de catálogos de exposições, que nos leva ao início do século passado e possui exposições ocasionais também.



Hatchards Bookstore
Londres, Reino Unido




A livraria é um casarão antigo, com seis andares com quartos pequenos todos ligados entre si em torno de um escadaria central. O que mais impressiona na verdade é que esta loja tem entre seus compradores a rainha da Inglaterra e toda a realeza britânica.



The Bookàbar Bookshop
Roma, Itália




Localizada no Palazzo delle Esposizioni, a maior área de exposições no centro de Roma, a Livraria Bookabar definitivamente é uma das livrarias mais impressionante da Europa. A livraria, companhada por um bar, se espalha em 450 m².



Altaïr
Barcelona, Espanha




Esta livraria entra nesta lista pois é a maior livraria de viagem da Europa. Representa o genuíno espírito viajante. Seu lema é que viajando é a melhor forma de se conhecer diferentes povos, culturas e regiões do planeta. Nem que seja viajando pelos livros.




Keinbusya
Kyoto, Japão




Alguns dizem que é a iluminação do local, outros a decoração com painéis, porém todos concordam: a simplicidade tranquila e convidativa da livraria. Existem montes de livros com arte japonesa para maravilhar-se.



Livreiros e sebos de Fort
Bombaim, Índia




O bairro de Fort, em Bombaim, é o centro de livros usados da região. A arquitetura dos mini sebos impressiona qualquer turista, já que a quantidade gigantesca de livros empilhados como sardinha em lata, formando a própria barraca, é impressionante. Lá vende-se livros incrivelmente baratos, o cliente participa em programa de fidelidade trocando pontos acumulados e pode encontrar livros em diversos idiomas, principalmente em inglês. O sebo mais famoso (uma lojinha que mais parece um metro quadrado, foto do meio) é o Smoker's Conter, que surgiu a mais de meio século atrás quando os marinheiros frequentavam uma loja de tabaco próxima do sebo.




The Travel Book Co.
Londres, Reino Unido




Você pode não encontrar o Hugh Grant para te atender lá, ou se decepcionar ao saber que embora a livraria realmente exista no bairro de Notting Hill, e que servira como a inspiração para o filme Um Lugar Chamado Notting Hill, também com a Julia Roberts, as cenas do interior foram feitas numa livraria construída no set de filmagem. Mesmo assim, a livraria simples porém charmosa é, ainda hoje, alvo de muitos turistas e curiosos.




Books For Cooks
Londres, Reino Unido




Estou sendo repetitiva ao colocar na lista mais uma livraria de Notting Hill, mas esta também não poeria ficar de fora. A Books for Cooks é especializada em livros de culinária e possui uma confeitaria maravilhosa, o leitor pode sentir o cheiro do que é preparado na cozinha misturado ao cheiro de livros novos e conferir, se as receitas dos livros são realmente saborosas. E ainda pode se inscrever numa das diversas aulas e cursos de culinária ou numa palestra com um famoso chef.




Strand Bookstore
Nova Iorque, Estados Unidos da América




Parece mais uma enorme loja de departamentos, mas é na verdade, nada menos que o maior sebo do mundo! Possui livros novos, porém sua especialidade são os livros de segunda mão, todos divididos em diversos setores, incluindo um apenas para livros raros e colecionáveis, muitos autografados e também fora de catálogo. Eles possuem também práticos quiosques de livros em pleno Central Park.




Barter Books
Northumberland, Reino Unido




Numa soberba e antiga estação ferroviária, com quase 3 mil m², funciona um dos maiores sebos da Europa, num ambiente criativo e diferente. Parte da antiga estrutura da ferrovia faz parte, como a bilheteria. Numa das 7 salas da parte principal, o cliente pode sentar-se próximo à lareira e desfrutar dos livros.




Librairie Le Bal Des Ardents
Lyon, França




Esta livraria é muito famosa por essa criativa e bela entrada, um arco de livros convidando e impressionando leitores. Parece cena de filme fantástico. Nessa livraria sempre ocorrem eventos literários e possui um variado  estoque de livros usados.



Sebo desconhecido
Calcutá, Índia


Apesar dessa foto ser famosa no Flickr (fotógrafo FriskoDude), sabe-se apenas que é de um sebo minúsculo em Calcutá, Índia. Tenho apenas essa única e impactante foto, tirada em 2008. Você entraria aí?




Comix Shop Book
São Paulo, Brasil




É a maior loja especializada em quadrinhos e mangás do Brasil, fundada em 1986. Anualmente realiza o maior evento de quadrinhos da América Latina, a Fest Comix. Possui um vasto um acervo atualizadíssimo para todos os gostos.




Livraria Cultura - Conjunto Nacional
São Paulo, Brasil




As instalações no Conjunto Nacional, onde a Cultura está desde 1969, ocupam o espaço em que funcionava o tradicional Cine Astor. A loja, inaugurada em maio de 2007, é a maior livraria do país, com 4.300 m² de área distribuídos por 3 pisos. A Livraria Cultura possui no total 11 lojas físicas pelo Brasil.



Fnac - Pinheiros
São Paulo, Brasil




No subsolo, no térreo e nos 1º e 3º andares você encontra um monte de coisas relacionadas a uma verdadeira megastore, além de exposições e programação cultural. Porém é no 2º andar que o leitor encontra os livros, aproximadamente 100 mil títulos.




Livraria da Travessa - Barrashopping
Rio de Janeiro, Brasil




Livraria da Travessa no Barra Shopping, um dos mais chiques do Rio. Essa é a maior loja da rede, com 1.800 m² de entretenimento, cultura e lazer, entrada independente e auditório panorâmico para 90 pessoas.



Livraria Saraiva - Rua do Ouvidor
Rio de Janeiro, Brasil




Não seu qual é a maior Livraria Saraiva do Brasil, não me responderam sobre isso. Pensei em colocar a Megastore do shopping Rio Sul, mas faltam boas fotos. Coloquei então, a livraria que eu mais frequentei na vida (sou carioca): Saraiva da Rua do Ouvidor no centro. Lembrando que existem lojas em 15 estados brasileiros e a Saraiva é proprietária da Siciliano. (Fotos: Otacílio Rodrigues)



Sebo do Messias
São Paulo, Brasil




O Sebo do Messias possui mais de meio milhão de itens, não apenas livros raros, novos ou usados mas também quadrinhos, cds e dvds. Possui 40 anos de história e bom atendimento, realizando também vendas pela internet. Na última foto, material que acaba de chegar à loja, antes da triagem.




Sebo Brandão
Salvador, Bahia



Mais um dos maiores sebos do Brasil, o proprietário possui um sebo em São Paulo e outro em Recife, mas ele retifica que o maior é o de Salvador. Funcionando desde 1969, o sebo conta com mais de meio milhão de exemplares. Seu público principal é formado por estudantes. Também realiza vendas online. (fotos: Cury)


Espero que tenham gostado da viagem! Eu tenho certeza de que existem ainda muitos e muitos sebos e livrarias interessantes pelo mundo, seja por sua variedade, tamanho, decoração, exuberância, etc. Porém espero que esta pequena lista seja prazerosa para os Leitores Viciados.

Quem gostou dessa postagem vai adorar a postagem das 15 lindas bibliotecas particulares.


Fonte: várias - sites das livrarias e sebos, The Guardian, Google, Flickr.

ATENÇÃO: Não reproduzam este texto, ele contém direitos autorais.
Blogueiros podem utilizar textos de terceiros, citando nome e fonte com link, porém se o autor deixa claro que não deseja ter o texto reproduzido, não se pode copiá-lo, mesmo citando a origem.
O texto está na internet, mas pertence ao autor. Então já peço que se quiser utilizar este texto, apenas recomende-o e redirecione para meu blogue.

18 comentários

  1. Maravilhosos lugares mesmo! Um dia eu ainda quero conhecer os de São Paulo que estão listados aqui... Os estrangeiros, sabe-se lá se nessa vida conhecerei... Fiquei pensando naquela livraria do filme "Nunca te vi, sempre te amei", será que ainda existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, a livraria já não existia à época das gravações do filme. Aquela livraria foi recriada em estúdio... A resposta veio 9 anos depois...rs... Mas veio....

      Excluir
  2. Oi, Bia, um lugar mais legal que o outro não? Um dia quando for conhecer São Paulo gostaria de fazer uma "tour literária"! Agora as livrarias estrangeiras... só em sonho ahahaha quem sabe um dia conheço ao menos um lugar.
    Não conheço esse filme, mas achei interessante a de Um Lugar Chamado Notting Hill. bjos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, pirei com todos esses lugares. Espero conhecê-los um dia. :D

    ResponderExcluir
  4. Acho que as empresas de turismo deveriam fazer um pacote de viagem pra conhecer essas livrarias!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oh. My. God. I love it!

    ResponderExcluir
  6. AAH meu Deus, é uma perdição só kkkkk
    Parabéns pelo post, ta lindo
    beijinhos

    http://geehzbookshelf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei engraçado e curioso o da França, já pensou se ao tirar um livro de lá a pilha inteira caí? KKKK Me apaixonei pelas livrarias. *---*

    ResponderExcluir
  8. Fiz uma viagem navegando no seu site. Muito lindo. Obrigada, por gastar seu tempo para nos oferecer a oportunidade de conhecer coisas tão lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Auta!!! Você nem imagina como fico feliz com comentários como o seu. Me deixam animada, empolgada e satisfeita com meu humilde trabalho no blogue. Seja sempre bem-vinda! Beijos.

      Excluir
  9. Me inspirou para a abertura do meu Sebo que será neste ano em Joinville.

    ResponderExcluir
  10. Não sei, Fatima, talvez seja melhor entrar em contato com cada uma perguntando sobre isso.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de encontrar o livro "Decorar para vender: Manual de Home Staging (Spanish Edition)"

    ResponderExcluir
  12. Estou com aproximadamente uns 100 mil livros e estou interessando a vender para o senhores. A livraria fica localizada no interior de São Paulo.
    (65) 81486713

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, portanto, aguarde aprovação.
Comentários considerados spams, agressivos ou preconceituosos não serão publicados, assim como os que contenham pirataria.
Caso tenha um blog, retribuirei seu comentário assim que possível.

Pesquise no blog

Parcerias